Yes, nós têmo favela !!!

YES, nós têmo favela !

Impressionante como todo estrangeiro que aqui chega, pensando em fazer bonito, de artista a político, impressionante como eles adoram subir morro pra visitar as nossas favelas.

Pior é constatar que deixamos este espetáculo assombroso ocorrer quase que todo ano, e ainda incentivamos, damos mó força.

..pior ainda é ver como tem gente misturada a nossa gente que faz de tudo pra isso acontecer  ..meio que até se orgulhando dessa condição inumana que “insistimos” em não nos remover  ..talvez até tentando passar pro mundo o retrato pavoroso que esse modelo torto,  esse que faz com que nós, de MAIORIA mansos, aceitamos cotidianamente conviver.

Depois, passado o show, esterilizado a roupa, desinfetado as mãos e bocas, percebemos que na verdade, pra nossa realidade, essas visitas nada mudam, ao contrário, de infrutíferas, inclusive ainda abundam.

Ora é Madona, noutra vez foi Mickael Jackson, depois Stallone, Bill Clinton e agora Obama..

YES, yes, yes, nós têmo favela pro cês vê...

Fico imaginando quando essa moda começou ..e provavelmente não erro em dizer que foi pelas mãos de algum bastardo da classe média que vive a custa de recursos vindos dos states ..sei tb  que o RIO de Janeiro, um dos Estados mais cínicos do BRASIL (este aonde ricos e pobres partilham “democraticamente” da mesma praia, dizem eles), sei que lá eles se orgulham de manter aqueles guetos, que até faturam com eles, que cobram tour, visitação é até pernoite (e vai saber mais do que?).

..mas eu aqui, do meu cantinho, fico pensando, que que nós temos a ver com isso? com este comportamento doentio deles e dos que comercializam esta bizarrice ..este comportamento  de ficarmos nos expondo sem sentido, de aparentemente nos “orgulharmos” e de “faturarmos”, ou deixar que faturem, com este nosso triste passivo.

Será, será que pra alguns políticos compensa manter daquilo ?  ..sim sim, sei que pra igrejas, pro poder paralelo, pro mundo do crime, aquilo é um paraíso, mas para a imagem, para a auto-estima do brasileiro, para a construção da nossa identidade como NAÇÃO, confesso, tenho muitas dúvidas  ..e vergonha, muuuita vergonha tb.

Sempre disse, se fossemos sérios JAMAIS permitiríamos que favelas se instalassem, e aonde elas já estão, correria pra removê-las a machado, não sem antes, claro, pensar seriamente em dar opção praquela gente poder ter uma vida digna, ela e sua vizinhança tb afetada ..e não em ficarem sendo expostas como mercadorias de um grande circo de bizarrices, ou de criaturas que vivem num grande zoológico social.

-oh lá mãe, olha aquilo? é cocô, xixi, olha aquele menino ??! ..deve gritar as duzias dos filhos dos ilustres turistas antes de nos atirarem alguns “peanuts” (amendoins)

FAVELA não é e nem nunca será sinônimo de comunidade, de espírito comunitário, favela é justamente o retrato da falta completa do espírito de solidariedade.

..mas que, melhor deixar pra lá, afinal, entra ano sai ano, se não é a BUNDA, é o glamour da favela que “nos enfeitiça” cada vez mais  ..se não pela realidade, então através das películas que nos caricaturam e que são feitas sob medida pra bombar nos festivais internacionais  ..ou, ou inclusive pelas mãos de bandeiras ditas sociais que precisam delas, assim como do vento, pra continuarem a flamular.

eu hein  ..que sociedade mais sádica eu fui nascer, doente mesmo…

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador