39 perguntas a Sergio Moro, por Gustavo Conde

39 perguntas a Sergio Moro

por Gustavo Conde

O Roda Viva já foi um programa importante para o jornalismo brasileiro. Adolescente, eu aguardava ansiosamente o programa, sem me importar com o entrevistado: o formato me agradava. Era o contraditório, o debate, a provocação e, às vezes, a inteligência. Vi Tom Jobim, Chomsky, Darcy Ribeiro, Brizola, Lula, Bresser, Marilena Chauí, enfim, personalidades que marcaram e marcam a nossa história.

De uns tempos para cá, o Roda Viva se apequenou. Tornou-se um braço político do PSDB – sempre foi, é verdade, mas, o “consórcio” acabou por se tornar oficial. Depois disso, até Chico Buarque pediu para que se retirasse sua música da abertura, mais de 20 anos depois.

Desta feita, sou informado que o juiz Sergio Moro debutará no programa neste próximo dia 26. Pensei: o que será que vão perguntar a ele? Como prevejo apenas perguntas amistosas e dóceis da bancada que lhe será a simpatia encarnada, abri uma postagem em minha rede social para coletar algumas perguntas pertinentes e que dessem margem ao contraditório.

Recebi uma enxurrada de sugestões. Prometi que levaria ao programa pelas vias institucionais e levarei. Mas antes, publicá-las-ei aqui neste espaço. Certamente, trata-se de uma fonte interessante de consulta, até para os jornalistas que comporão a bancada do programa. A chance é boa para extrair algum tipo de verdade subjacente àquela personalidade um tanto sombria e retraída.

Jornalismo é isso. É emparedar o entrevistado. É ver até onde ele aguenta. Não há razão para acovardamentos e adesões pusilânimes. Millôr Fernandes dizia: imprensa é oposição, o resto e secos e molhados.

Assim, encaminho à rede pública um volume denso de perguntas. Eu mesmo gostaria de perguntar a Moro sobre Tácla Durán, sobre o Banestado, sobre o auxílio-moradia, sobre a Apae, sobre sua queda de popularidade etc. Mas, deixo as questões com meus colaboradores contumazes, que me autorizaram a fazê-lo aqui.

Apreciem, portanto, a qualidade e a profundidade das perguntas que talvez jamais sejam feitas cara a a cara com Sergio Moro. Ao menos, teremos o habitual silêncio eloquente daqueles que se escondem em suas próprias limitações e vergonhas.

1. Ao copiar a Operação Mãos Limpas italianas, o senhor não tem medo de que as consequências no Brasil sejam tão terríveis quanto na Itália? O vazio do poder e um Berlusconi com a mesma corrupção de sempre? Luciana Hidalgo.

2. É verdade que o doutoramento do senhor se deu em 4 semestres?  Leonardo Mazulo. 

3. Por que Claudia Cruz, Andrea Neves, doleiros e empresários corruptores foram absolvidos? Andrea Borba. 

4. O vazamento das interceptações telefônicas foi advertido pelo STF, ao que se seguiu seu pedido de escusas. Por que em seus pronunciamentos seguintes continua a tentativa de legitimar tal arbitrariedade, admitida em suas escusas, com o argumento ilegal – segundo o STF e a Constituição – de que o povo tem o direito de saber? O direito do povo não seria o respeito às leis, incluindo a do sigilo telefônico de presidente da república, garantindo que a subjetividade do juiz não resulte em decisões parciais e/ou políticas? Ana Clara Duarte Gavião.

5. Fale sobre as alegações de vínculos com a “intelligence community” dos USA. Richard Klein.

6. O senhor teria algo a comentar sobre o Helicoca e o caso Teori? O senhor lamenta por Teori? Terezinha Menger.

7. Por que o senhor soltou Alberto Yousseff? Ana Julia Rodrigues.

8. O senhor acha correto dar palestras do caso Lula e receber por isso? Robson Lopes.

9. É verdade que você chama Lula de nine (por causa dos nove dedos) entre seus amigos? Isso tem relação com os 9 anos e meio de prisão? Ou é só uma mera coincidência? Qual sua relação com o MBL? Aceitar que sua imagem seja vendida em canecas e camisetas é correto? Será que isso seria apropriado para um juiz, considerando que esse grupo é assumidamente uma milícia fascista?  Gustavo Conde.

10. Não configuraria obstrução da justiça ignorar todas as provas produzidas pela defesa? Lola Laborda.

11. Soubemos que seu Green Card foi recusado pelo governo norte-americano. A Cia ou alguma outra instituição não puderam influir para um desfecho positivo? Lola Laborda.

12. Por quê a palavra do delator Tacla Duran não vale para acusar Vossa Excelência mas a de outro delator, Leo Pinheiro, vale para acusar Lula? Lola Laborda.

13. O senhor tem conhecimento sobre as contas de Zucolotto? Elas estão na Suíça, Liechtenstein, Caribe ou EUA? Caetano Vissirini.

14. Quando o Senhor disparou a Operação Farol da Colina, dentro da Operação Macuco (caso Banestado), e prendeu os 63 doleiros concorrentes do Youssef, isto teria sido moeda de troca com o doleiro, para ele mentir e omitir em sua delação de forma a manter inalterada a política de total impunidade para toda a corrupção do Brasil, deflagrada no governo FHC/PSDB, já que ele passou a ter todas as facilidades para assumir a hegemonia na lavagem de dinheiro. O que o senhor teria a dizer sobre isso? Mauro Chuairi.

15. Como o senhor conseguiu comprar um apartamento de 2 milhões por 170 mil? Procede essa informação?  Marcia Botelho.

16. O que o senhor faz durante as viagens aos EUA? Para receber premiações só precisaria de no máximo 3 dias e o senhor passa em média 2 semanas – e ainda recebe como se estivesse no trabalho. O senhor acha justo e moral receber sem estar trabalhando? Lia Leah.

17. Quem paga essas passagens? Solange Pires.

18. Quantas vezes o senhor foi reprovado na prova da OAB? Roberto Nozaki.

19. Por que inocentou a mulher do Cunha mas mandou devolver o dinheiro? Maria Julia Temer.

20. Fale sobre o doleiro Dario Messer. Vilma Viana.

21. Por que barrou as perguntas do Eduardo Cunha ao Temer? Roberto Nozaki.

22. Onde foi parar o dinheiro do Banestado? Lola Laborda.

23. Como o senhor possui imóvel próprio, o senhor seria capaz de utilizar o auxílio-moradia para fazer caixa e comprar outros imóveis? Luciano Santos.

24. Por que o senhor manteve o nome de dona Marisa no processo, mesmo depois de seu falecimento? Por que o senhor absolveu Cláudia Cruz e Adriana Ancelmo, mesmo depois de confirmada as ilegalidades cometidas por ambas? Adriana Tornero.

25. Comente sobre o artigo quinto da constituição. Nelson Silva.

26. O senhor teria algo a dizer sobre o rombo da APAE? Jô Freitas.

27. Onde trabalhou a sua esposa no período de 1997 a 2001, já que esta informação está suprimida até na Wikipédia? Mauro Chuairi.

28. Como foram os bastidores do julgamento do mensalão, já que o senhor era o juiz assessor da Rosa Weber, que condenou o Dirceu com base na tese do domínio do fato, nos exatos moldes de sua sentença contra o Lula? Mauro Chuairi.

29. Porque confiar em Alberto Youssef como delator se no caso do Banestado ele descumpriu as cláusulas do acordo firmado? Aliás, pelo descumprimento no caso Banestado, ele não deveria ser preso por falsidade ideológica ou descumprimento de delação? Alexandre Vaz Pichoneri.

30. Gostaria que o senhor comentasse sobre a correlação entre a denúncia aceita referindo propina dos três contratos da Petrobrás e a resposta dos embargos de declaração que refere jamais ter havido esses vínculos. Como justificar a possibilidade de o senhor ser o Juiz da ação? Carlos Miranda.

31. Como definir “ato de ofício indeterminado”? Se é indeterminado é possível que essa indeterminação tenha ocorrido após a presidência-Lula? A conta de propinas, como explicitado pelo Dr. Euclides Mance em seu livro, era contábil e não uma conta corrente específica. Por que o senhor não mandou rastreá-la? Se era contábil como saber qual montante de dinheiro veio de onde e para quem? Francisco Couto.

32. É compreensível seu indeferimento à solicitação da defesa do ex-presidente Lula de ouvir Tácla Duran, já que em depoimento à CPMI da JBS na Câmara dos Deputados, Duran apresentou provas de tentativa de negociação de sentença com redução de pena mediante propina, por parte de seu amigo e advogado Zucolotto, ex-sócio de sua esposa Rosângela Moro, cuja conta bancária recebeu valores diretamente de Tácla Duran, conforme extrato da Receita Federal. Já que, além dessas provas, há outras de que o sistema MyWebDay foi adulterado pelo MPF, provas da inocência do réu desconsideradas, entre outras nulidades, não seria melhor para todos, para sua família, para o país, que renunciasse para se defender de tais acusações? Ana Clara Duarte Gavião. 

33. Comente sobre Paulo Preto o o desvio da Dersa. Gilberto Lima.

34. O que o senhor quer exatamente dizer com a frase “não vem ao caso”? Itamar Assiere.

35. O senhor pretende prestar mais uma vez o exame da OAB para exercer a profissão de advogado nos EUA, depois que sair do país? Inês Duarte.

36. Após dar ordem para que não fizessem imagens da revista na casa do Presidente Lula e da condução coercitiva, achou normal utilizarem estas imagem no filme “A Lei É Para Todos”? O senhor tem algum conhecimento de quem são os patrocinadores do filme em sua homenagem? O Senhor acha normal a cessão de veículos da PF, incluindo helicóptero para produção do filme? O que o senhor está achando da série da Netflix “O mecanismo”? O senhor, tem alguma participação direta ou indireta na produção da série? O senhor deu consultoria aos produtores? Leandro Pimenta Silva. 

37. O que o senhor achou do livro “Comentários a uma sentencia anunciada – O processo Lula”? Beth Nani.

38. Vossa excelência acha normal frequentar, ser fotografado e palestrar em eventos patrocinados com o logotipo do PSDB e de veículos da imprensa? Adriana Tornero.

39. O que o senhor teria a dizer sobre a quebra do sigilo telefônico de advogados que defendem réus processados na vara de Curitiba? Clau Rota.

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “publicá-las-ei”,
    gente, não

    “publicá-las-ei”,

    gente, não usem mesóclise, além dessa forma ser antiquada ainda lembra um certo vampirão.

  2. O roda morta,

    Não vão fazer nenhuma dessas perguntas, não vem ao caso. A questão primordial será como prender ou impedir Lula a candidatar-se a presidente da república, e outros mimimis com relação ao TRF-4, STJ, e STF. Tudo ingredientes da mesma sopa.

  3. Vai tirar todas de letra

    A todas elas o galã das alterosas responderá com sua voz inconfundível de fuinha domesticada: “ – Não vem ao caso.”

    Exceto a questão 34, para a qual responderá que se recusa a discutir o que não está nos autos.

  4. OAB
    O que tem a ver tirar OAB e advogar NOS EUA?

    Ele teve green card recusado?

    Faltou perguntar se o desembargador do TRF4 é mesmo padrinho do filho dele. E também por que não investigou FHC quando foi delatado que tudo começou no governo dele.

  5. Passando a cola pro moro
     

    1. Ao copiar a Operação Mãos Limpas italianas, o senhor não tem medo de que as consequências no Brasil sejam tão terríveis quanto na Itália? O vazio do poder e um Berlusconi com a mesma corrupção de sempre? Luciana Hidalgo.

    R. Eu não estou copiando a operação mãos limpas e não há vazio de poder no Brasil.

    Faço o meu trabalho patriótico de combater a corrupção no governo.

    2. É verdade que o doutoramento do senhor se deu em 4 semestres?  Leonardo Mazulo. 

    R. Sim. Eu sou muito inteligente e estudioso.

    3. Por que Claudia Cruz, Andrea Neves, doleiros e empresários corruptores foram absolvidos? Andrea Borba. 

    R. Porque não foi provada a sua culpa

    4. O vazamento das interceptações telefônicas foi advertido pelo STF, ao que se seguiu seu pedido de escusas. Por que em seus pronunciamentos seguintes continua a tentativa de legitimar tal arbitrariedade, admitida em suas escusas, com o argumento ilegal – segundo o STF e a Constituição – de que o povo tem o direito de saber? O direito do povo não seria o respeito às leis, incluindo a do sigilo telefônico de presidente da república, garantindo que a subjetividade do juiz não resulte em decisões parciais e/ou políticas? Ana Clara Duarte Gavião.

    R. Eu me retratei e   STF aceitou.

    O povo tem o direito de saber e eu respeito as leis e a vontade do povo.

    5. Fale sobre as alegações de vínculos com a “intelligence community” dos USA. Richard Klein.

    R. Não tenho nenhum ligação com o setor político-jurídico internacional que não seja aquela ue o meu cargo legitima.

    6. O senhor teria algo a comentar sobre o Helicoca e o caso Teori? O senhor lamenta por Teori? Terezinha Menger.

    R. Pessoalmente posso dizer que a morte de Teori foi lamentável. Quanto ao chamado helicoca nada posso dizer. Não conheço o processo.

    7. Por que o senhor soltou Alberto Yousseff? Ana Julia Rodrigues.

    R.Porque não havia mais razão para mante-lo preso.

    8. O senhor acha correto dar palestras do caso Lula e receber por isso? Robson Lopes.

    R. O caso Lula é mais um caso de corrupção e deve ilustrar que ninguém está acima da lei. Nem mesmo um ex-presidente e é por isso que ele é citado em minhas palestras

    9. É verdade que você chama Lula de nine (por causa dos nove dedos) entre seus amigos? Isso tem relação com os 9 anos e meio de prisão? Ou é só uma mera coincidência? Qual sua relação com o MBL? Aceitar que sua imagem seja vendida em canecas e camisetas é correto? Será que isso seria apropriado para um juiz, considerando que esse grupo é assumidamente uma milícia fascista?  Soraya Terra Coury.

    R. Isso é falácia. Os nove anos e meio de prisão foi uma pena justa, nisso não há qualquer coincidência.

    O MBL é um movimento forte, legítimo e abriga a juventude de bem.

    Não posso impedir que minha imagem seja comercializada.

    Se as pessoas gostam de mim e do que eu faço, tenho que ser humilde e aceitar as suas manifestações de afeto.

    10. Não configuraria obstrução da justiça ignorar todas as provas produzidas pela defesa? Lola Laborda.

    R.Nenhuma prova da defesa foi ignorada. Se elas não se prestaram à narrativa da defesa não se pode acusar o juizo.

    11. Soubemos que seu Green Card foi recusado pelo governo norte-americano. A Cia ou alguma outra instituição não puderam influir para um desfecho positivo? Lola Laborda.

    R.Eu não estou sabendo que o meu green card foi recusado.

    12. Por quê a palavra do delator Tacla Duran não vale para acusar Vossa Excelência mas a de outro delator, Leo Pinheiro, vale para acusar Lula? Lola Laborda.

    R. É da conveniência do juízo determinar a hora e o lugar que uma testemunha deve ser arguida, e somente ao juiz cabe discernir a valoração de um testemunho no processo.

    13. O senhor tem conhecimento sobre as contas de Zucolotto? Elas estão na Suíça, Liechtenstein, Caribe ou EUA? Caetano Vissirini.

    R. Ainda que eu tivesse, em se tratando de processo de minha responsabilidade eu não poderia me pronunciar a respeito a não ser no próprio processo.

    14. Quando o Senhor disparou a Operação Farol da Colina, dentro da Operação Macuco (caso Banestado), e prendeu os 63 doleiros concorrentes do Youssef, isto teria sido moeda de troca com o doleiro, para ele mentir e omitir em sua delação de forma a manter inalterada a política de total impunidade para toda a corrupção do Brasil, deflagrada no governo FHC/PSDB, já que ele passou a ter todas as facilidades para assumir a hegemonia na lavagem de dinheiro. O que o senhor teria a dizer sobre isso? Mauro Chuairi.

    R. Sou um juiz e trabalho no estrito cumprimento de meu dever. Prendi  os 63 doleiros porque devia fazê-lo.  As consequências apontadas pelo jornalista são ilações próprias de quem se ocupa de veicular inverdades e atacar reputações.

    15. Como o senhor conseguiu comprar um apartamento de 2 milhões por 170 mil? Procede essa informação?  Marcia Botelho.

    R. A prova da acusação compete a quem acusa. Mostre – me os fatos.

    16. O que o senhor faz durante as viagens aos EUA? Para receber premiações só precisaria de no máximo 3 dias e o senhor passa em média 2 semanas – e ainda recebe como se estivesse no trabalho. O senhor acha justo e moral receber sem estar trabalhando? Lia Leah.

    R. As premiações nos EUA não são motivo de viagem, elas são consequência.

    Se eu recebo como se estivesse trabalhando é porque estou trabalhando

    17. Quem paga essas passagens? Solange Pires.

    R.Se eu viajo a serviço é meu direito receber como complemento de salário e ajuda de custo.

    A legislação assim o prevê

    Se minha viagem é particular o dinheiro sai do meu bolso.

    18. Quantas vezes o senhor foi reprovado na prova da OAB? Roberto Nozaki.

    R. Como qualquer postulante fui reprovado até passar.

    (será que ele passou?)

    19. Por que inocentou a mulher do Cunha mas mandou devolver o dinheiro? Maria Julia Temer.

    R. Para ser coerente. Se ela não tinha conhecimento da origem e a origem era ilicita, elide-se a culpa mas recompõe-se o patrimônio lesado.

    20. Fale sobre o doleiro Dario Messer. Vilma Viana.

    R. O que você quer saber?

    21. Por que barrou as perguntas do Eduardo Cunha ao Temer? Roberto Nozaki.

    R. Porque não interessava ao processo.

    22. Onde foi parar o dinheiro do Banestado? Lola Laborda.

    R. Não me cabe responder, já que não sou banqueiro.

    23. Como o senhor possui imóvel próprio, o senhor seria capaz de utilizar o auxílio-moradia para fazer caixa e comprar outros imóveis? Luciano Santos.

    R. O que eu faço com o dinheiro do meu salário é de competência privada.

    Recebo de salários o que a legislação determina, nos seus estritos termos.

    Serão os legisladores que definirão tanto o soldo quanto os proventos,  pensões  e aposentadorias do serviço público.

    24. Por que o senhor manteve o nome de dona Marisa no processo, mesmo depois de seu falecimento? Por que o senhor absolveu Cláudia Cruz e Adriana Ancelmo, mesmo depois de confirmada as ilegalidades cometidas por ambas? Adriana Tornero.

    R.D. Marisa era consorte do acusado e o processo ainda não transitou e julgado.

    As demais tiveram sua acusação apreciada e nelas não se viu nenhuma culpa.

    25. Comente sobre o artigo quinto da constituição. Nelson Silva.

    O artigo 5.o tem mais de 50 incisos. O sr. quer que os comente todos?

    26. O senhor teria algo a dizer sobre o rombo da APAE? Jô Freitas.

    R. Não. Não sou excepcional e nem tenho parentes excepcionais. Não tenho como saber

    27. Onde trabalhou a sua esposa no período de 1997 a 2001, já que esta informação está suprimida até na Wikipédia? Mauro Chuairi.

    R. Isso vocês têm que perguntar pra ela.

    28. Como foram os bastidores do julgamento do mensalão, já que o senhor era o juiz assessor da Rosa Weber, que condenou o Dirceu com base na tese do domínio do fato, nos exatos moldes de sua sentença contra o Lula? Mauro Chuairi.

    R.Bastidores ficam nos bastidores, não há o que acrescentar.

    A tese do domínio do fato é uma realidade e é bastante apropriada aos crimes de colarinho branco

    29. Porque confiar em Alberto Youssef como delator se no caso do Banestado ele descumpriu as cláusulas do acordo firmado? Aliás, pelo descumprimento no caso Banestado, ele não deveria ser preso por falsidade ideológica ou descumprimento de delação? Alexandre Vaz Pichoneri.

    R. Ele descumpriu?

    Falsidade ideológica quando e por que?

    Descumprimento de qual delação?

    30. Gostaria que o senhor comentasse sobre a correlação entre a denúncia aceita referindo propina dos três contratos da Petrobrás e a resposta dos embargos de declaração que refere jamais ter havido esses vínculos. Como justificar a possibilidade de o senhor ser o Juiz da ação? Carlos Miranda.

    R. Eu sou um juiz com as atribuições especiais que a operação lava jato prevê. Se a distribuição do processo determinou a minha competência é porque havia indício de vínculos.

    31. Como definir “ato de ofício indeterminado”? Se é indeterminado é possível que essa indeterminação tenha ocorrido após a presidência-Lula? A conta de propinas, como explicitado pelo Dr. Euclides Mance em seu livro, era contábil e não uma conta corrente específica. Por que o senhor não mandou rastreá-la? Se era contábil como saber qual montante de dinheiro veio de onde e para quem? Francisco Couto.

    R.Discussão processual a gente faz dentro do processo.

    32. É compreensível seu indeferimento à solicitação da defesa do ex-presidente Lula de ouvir Tácla Duran, já que em depoimento à CPMI da JBS na Câmara dos Deputados, Duran apresentou provas de tentativa de negociação de sentença com redução de pena mediante propina, por parte de seu amigo e advogado Zucolotto, ex-sócio de sua esposa Rosângela Moro, cuja conta bancária recebeu valores diretamente de Tácla Duran, conforme extrato da Receita Federal. Já que, além dessas provas, há outras de que o sistema MyWebDay foi adulterado pelo MPF, provas da inocência do réu desconsideradas, entre outras nulidades, não seria melhor para todos, para sua família, para o país, que renunciasse para se defender de tais acusações? Ana Clara Duarte Gavião. 

    R. Primeiro, que eu não posso responsabilizar pelos atos de meus amigos próximos ou distantes.

    Se o sistema MyWebDay foi adulterado pelo MPF , no que isso possa favorecer à defesa ela que tome as medidas cabíveis.

    No mais, o que a sra. chama de acusações, são meras ilações de pessoas inconformadas com  as decisões da justiça.

    33. Comente sobre Paulo Preto o o desvio da Dersa. Gilberto Lima.

    R.Nada posso dizer a respeito

    34. O que o senhor quer exatamente dizer com a frase “não vem ao caso”? Itamar Assiere.

    R. Exatamente o que a frase diz.

    35. O senhor pretende prestar mais uma vez o exame da OAB para exercer a profissão de advogado nos EUA, depois que sair do país? Inês Duarte.

    R. Nos EUA não tem OAB

    36. Após dar ordem para que não fizessem imagens da revista na casa do Presidente Lula e da condução coercitiva, achou normal utilizarem estas imagem no filme “A Lei É Para Todos”? O senhor tem algum conhecimento de quem são os patrocinadores do filme em sua homenagem? O Senhor acha normal a cessão de veículos da PF, incluindo helicóptero para produção do filme? O que o senhor está achando da série da Netflix “O mecanismo”? O senhor, tem alguma participação direta ou indireta na produção da série? O senhor deu consultoria aos produtores? Leandro Pimenta Silva. 

    R. O descumprimento da ordem é um fato a ser verificado, realmente.

    No mais, não acho que o filme tenha sido feito em minha homenagem. Ele foi, sim, uma satisfação ao povo brasileiro, que está cansado de ver a impunidade.

    Quanto aos veículos eu acredito que tenham sido clones, imitações dos veículos da polícia, como sempre fazem nos filmnes.

    No “mecanismo” eu não tenho nenhuma participação e nem consultoria.

    37. O que o senhor achou do livro “Comentários a uma sentencia anunciada – O processo Lula”? Beth Nani.

    R. Eu não tive tempo de ler.

    38. Vossa excelência acha normal frequentar, ser fotografado e palestrar em eventos patrocinados com o logotipo do PSDB e de veículos da imprensa? Adriana Tornero.

    R. Enquanto autoridade, compareço aos  eventos  que me convidam.

    39. O que o senhor teria a dizer sobre a quebra do sigilo telefônico de advogados que defendem réus processados na vara de Curitiba? Clau Rota.

    R. Se aconteceram em favor de investigação que de outra forma não poderia ser efetivada, sou a favor.

    E agora, é só partir pro abraço

      

  6. A justificativa para o auxílio moradia

    Você tem seu próprio imóvel em Curitiba e afirma que o auxílio-moradia é discutível mas o defende e o recebe como forma de compensar a falta de reajuste dos vencimentos dos juízes federais desde 1º de janeiro de 2015 e que, pela lei, deveriam ser anualmente reajustados. Nos anos anteriores a 2014 você recebia o auxílio-moradia? Você não acha que receber algo indevido é tão ilegal e imoral quanto não receber algo que lhe é devido? Nos anos anteriores a 2015, você recebia o auxílio-moradia? Se positivo, porque você não abre mão de tal verba, a fim de compensar os anos que você recebeu tal auxílio sem fazer jus a ele? Você aprovou a atitude do juiz Celso Fernando Karsburgo, que abriu mão do auxílio-moradia e deixou de receber aproximadamente R$ 172 mil desde 2014? O Sr.  Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula, juiz auxiliar do TJ-MA, também abriu mão do auxílio-moradia e se diz em paz com sua consciência. O Senhor se sente em paz com sua consciência recebendo o auxílio-moradia sem fazer jus a ele e ainda tendo imóvel próprio em Curitiba? Vossa Incelença saberia dizer a quantos salários mínimos equivale o auxílio-moradia por você abofelado mensalmente num país de miseráveis?

  7. TODOS OS BRASILEIROS SÃO GRADUADOS EM DIREITO

    Desde que se formaram dois grupos no Brasil – para mim, ambos fanáticos- é que todos comentam política como se formados em Direito fossem. E pior: alguns, formados realmente, utilizam seu currículo para tentativa de manipulação.

    Se o intuito das perguntas selecionadas era de EMPAREDAR o entrevistado, as de NÚMEROS 19 e 24, por exemplo, são pueris, não emparedam nem estagiário de Direito.

    A de NÚMERO 6, lembro: o helicóptero com 500k de cocaína era de propriedade do tucano Zezé Perrela e, sim, merecia melhor investigação. A polícia federal aqui em MG pouco falou do caso.

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador