Algo acontece no reino da Lava Jato, por Luis Felipe Miguel

Algo acontece no reino da Lava Jato

por Luis Felipe Miguel

O fato político mais importante de ontem não foi o discurso com as bravatas de Michel Temer, que simplesmente seguiu o script. Foi a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, revertendo o veredito de Sergio Moro e absolvendo João Vaccari.

Quatro elementos tornam a decisão memorável. Primeiro, Vaccari não é personagem secundária da história. Se a Lava Jato tem apenas um alvo prioritário, que é o ex-presidente Lula, Vaccari certamente vem logo depois, no segundo batalhão. Trata-se de um revés importante para Moro, ainda mais porque (e este é o segundo elemento) a condenação anulada é a mais pesada das cinco que o juiz do PSDB paranaense aplicou a Vaccari.

A anulação parece também sinalizar uma mudança no comportamento do TRF-4 em relação a Sergio Moro. Não custa lembrar que foi este Tribunal que, no dia 22 de setembro do ano passado, consagrou o estado de exceção no Brasil, ao determinar que o juiz de primeira instância de Curitiba estava desobrigado de cumprir a lei, tornando facultativo, para ele, o respeito às regras processuais vigentes.

Por fim, o mais importante de tudo: os juízes do TRF-4 entenderam que a condenação não se sustentava porque era baseada exclusivamente nas denúncias acertadas nas delações premiadas. Estabeleceram, em suma, a ideia revolucionária de que são necessárias provas incriminatórias. É fácil imaginar o impacto que esse julgamento, caso se consolide como padrão no tribunal revisor, terá sobre outras decisões de Moro.

Pode ser que, em função de novas pressões, o TRF-4 recue no futuro breve. Afinal, a política da Lava Jato é intrincada. Mas que há algo acontecendo, isto há.

Luis Felipe Miguel

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tácito: babou o

    tácito: babou o golpe

     

    ninguem mais topa estar na foto ao lado de golpista.

     

    sem crime, em impeachment. vem mais por aí.

    como os canalhas falaram por anos: vamos limpar o brasil.

    mas agora é sério. 

    e os canalhas q tombarão são os outrora falastrões convictos. hj enciurralados, queimados, sozinhos e com medo.

    escolheram andar com canalhas agora se viram sozinhos com sua covardia. canalhas naõ estende a mão pra ajudar.

    quem vai ajudar aécio? gilmar? um pior q outro…outro menor q o outro.

    quem ajudar temer? e afundar com ele, mamá e jojoes  no esgoto?

     

    coragem janota! anula o impeachment sem crime. vc leu, sabe q dá.

    sabe q pode,.

    compete a vc.

    mas se quiser cagar o nome de sua familia pra todo o sempre..;.;..vc q sabe….

    todos estão de olho. segue daí.

     

  2. O que está acontecendo é que

    O que está acontecendo é que Moro tentou ser maior do que realmente é. Logo logo será enquadrado antes que desmoralize ainda mais o Judiciário

  3. OS CRIMES DA LAVA JATO

    1º Delito
    As empresas brasileiras, principalmente as empreiteiras, avançavam no mercado mundial, tomando o mercado das empresas americanas e européias. A Lava Jato colocou por terra este esforço do Brasil em virar potência mundial.
    Penalizados milhões de brasileiros que tiveram seus empregos destruídos.

    2º Delito
    Ao uso do lawfare, o uso da justiça para perseguição política a Lula e ao PT.
    Penalizados milhões de brasileiros que votaram em Lula e no PT

    3º Delito
    A Lava Jato e a Globo forçaram o impeachment da presidenta Dilma, colocando no poder os golpistas Michel Temer e quadrilha no poder.
    Penalizados milhões de brasileiros que estão tendo seus empregos e aposentadorias zerados pelos golpistas.

  4. Mas há algo de podre no Reino do $TF: Moraes/Aécio

    A roleta russa do $TF caiu nas mãos do papagio Alexandre Moraes.

    Aécio tem mais sorte do que filho de puta: Gilmar Mendes e Alexandre de Mores

  5. O Procurador Carlos Fernando reclama de que mesmo?

    De acordo com o procurador Jato-Morista Jato Carlos Fernando dos Santos Lima,  ‘o governo Temer sufoca a Polícia Federal. Nem dinheiro para a emissão de um documento necessário como o passaporte. Imagine como está a continuidade das diversas investigações pelo país. Na Lava-Jato a equipe da polícia foi significativamente reduzida. A quem isso interessa?’

    Se os delatores substituíram os investigadores, a equipe da polícia tinha que ser extinta, não reduzida.

    Bando de babacas, vão investir os $upersalários de vocês em ações da petrobrás.

    1. Sufocamento

      No governo do tucano de Haia as repartições da polícia federal não tinham sequer papel sulfit. Os prédios não recebiam manutenção e os policiais federais, assim como os demais servidores, ficaram 11 longos anos sem reajuste. Mas, pela grande misericórdia de FHC, após esses anos todos sem reajuste, receberam compensadores 1% de aumento.

      É assim que se governa sem corrupção.

      MP engavetador e polícias desmanteladas.

      Funciona em Sampa também.

      PSDB dá o exemplo.

       

  6. Algo mais

    Acho que é um sintoma ainda mais importante.

    Lula e os outros vêm costurando decisões nos bastidores, até então insuspeitáves para “nosotros”.

    Nesse cenário, o poder judiciário é apenas um instrumento a serviço dos interesses dos  poderosos, e nem sempre sabe tanto o motivo quanto a consequência de seus atos.

    O moro é também um objeto útil.

    Não existe inimigo mais perigoso ao poder do que um servidor público consciencioso e incorruptível. Se presentes, não sobrevivem, a menos que sejam calados.

    Esse, acredito, é o motivo de se reservar cargos de poder efetivo para o preenchimento através de escolha política, dentre eles as chefias para os funcionários de carreira ( só os simpáticos ao poder vigente – quer saibam, quer não)

    1. 2.0

      “O moro é também um objeto útil. Não existe inimigo mais perigoso ao poder do que um servidor público consciencioso e incorruptível.”

       

      As definições de non sequitur foram atualizadas.

      1. Puxa!

        Não existe inimigo mais perigoso ao poder do que um servidor público consciencioso e incorruptível,  e esse, o sistema rejeita.

        QUANDO O SISTEMA ABRAÇA É PORQUE ELE SE ADAPTA.

        Tendo sido o nobre magistrado, abraçado pelo sistema, conquanto útil, é ainda objeto.

        O mais, deduz-se.

        Nesses casos, melhor ser dúbio.

  7. Acrescente-se a série de ações retiradas de Moro por Fachin

    Acrescente-se a série de ações retiradas de Moro por Fachin

    Nos últimos dias, 5 ou 6 ações, que estavam debaixa da saia da toga do Moro, foram dele retiradas por Fachin, inclusive nada menos que 3 nas quais Lula estava arrolado. Isso diminui, e muito, o poder do juiz estadunidense para fazer política e lawfare com a toga. Parece que agora, além da ação do triplex, carta que o juizeco já usou, resta com ele apenas a do sítio.

  8. E aí, quando mantiver a

    E aí, quando mantiver a condenação sem provas de Lula, ninguém poderá dizer que o TRF4 não é justo. “Inclusive absolvemos João Vaccari Neto”.

    Manter Vaccari preso serviria para que, afinal? Vaccari não ameaça o golpe em nada, eventualmente até mostrou que pode ser “bonzinho” solto. Quero ver é o TRF4 cobrar de Palocci a delação dos bancos e das firmas de comunicação de massa, isso sim.

    Mas se o TRF4 livrar Lula da cadeia é porque mantê-lo preso seria mais prejudicial ao golpe. O que está em jogo é se o capital financeiro (dólar) e sua tropa de ataque (firmas como a “Globo”) continuarão dando as ordens aqui, se continuarão cumprindo as ordens do capital internacional baseado nos EUA. Lula solto e neutralizado pela mídia não faz mal algum. Pelo contrário, absolvê-lo desmonta o argumento de que foi vítima de injustiça.

    Moro não é nada para essa turma do poder, é apenas uma migalha. E que vai ter que engolir eventual soberba, eventual arrogância, mas que será premiado com prestígio e facilidades para morar em Miami.

  9. Muito cedo para soltar fogos,

    Muito cedo para soltar fogos, portanto, vou mantê-los dentro da caixa devidamente embalados.

    Se o Lula for reeeleito em 2018, ai sim, comemoro.

    Desconfio sempre desses tribunais ligado ao Moro.

    A baleia orca nessa historia é o Lula, os outros são tubarões.

    Querem a baleia assassina.

    1. No meu entender, caro Gilson,

      No meu entender, caro Gilson, mesmo que Lula seja eleito em 2018 será preciso se manter atento e mobilizado. Nem Lula nem ninguém é o super herói que nos salvará. Só nós, unidos, é que podemos, todo dia e sem negligência, cuidar dos nossos próprios interesses.

      Além disso Lula seria eleito apenas para a chefia do Executivo, não para todos os cargos públicos desse poder. Também não chefiará o Legislativo e o Judiciário e menos ainda os poderes econômicos privados. E olha que estamos falando só da esfera federal, hein?

      Parece muita coisa para cuidarmos mas com o tempo a gente vai se acostumando a cuidar da gente mesmo. A gente está devendo a nós mesmos esse cuidado desde a fundação do nosso país. Esse o momento mais propício que temos para fazer isso. A hora é agora.

  10. “Estabeleceram, em suma, a

    “Estabeleceram, em suma, a ideia revolucionária de que são necessárias provas incriminatórias.”

    Ufa! 

    Quem sabe, com essa decisão, a tal “pausa democrática” – proposta e defendida pelo grande jurista propriaense, Ayres Britto -, esteja sendo devolvida ao seu devido lugar, ou seja, ao esgoto.

  11. Deve ser…

    porque o Janot ficou p. da vida pq um juizeco do Paraná estava fazendo mais sucesso que ele próprio. Decidiu então , cortar um pouco as asinhas dele, ou então recebeu uma ordem de alguém.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador