Às vias de fato, por Neemias dos Santos Almeida

Às vias de fato, por Neemias dos Santos Almeida

De todas as artes e encantos que desvendamos na vida, temos por prova as vias de fato. O que são as vias de fato? Não sei se é uma via de mão dupla ou de mão única. Penso que apenas vamos chegar em algum lugar.

Quando jovem pensamos em fazer mundos e fundos, todavia descobrimos que as coisas não são bem assim, somente algumas intenções se concretizam e outras nem ao menos levamos adiante.

Hoje, bem pouco se pensa onde se quer chegar na vida (profissão, lazer, cuidados e família), e, para muitos o que importa é o hoje, o agora; esse momento fugaz e desproposital.

Dizem que: “_ Quem não sabe o que quer, não sabe onde quer chegar.” Esse é um adágio popular que funciona como um eco de uma geração incauta e altiva.

Concordando ou não, faço parte dela. Confesso que ainda que para me adaptar tenha que sofrer, melhor seria se a enxergasse de um prisma diferente. Aquele no qual se acredita não saber o que se quer – embora haja esperança para mudarmos a história.

É a tarde de um lindo dia e eu estou a escrever essa reflexão em um dos terminais de ônibus integrados da cidade de São Luís – MA. Sabe o que isso significa? Nada. Quem liga para isso? Tenho que sobreviver, conquistar e manter-me invicto. Essa é a minha via de fato e a sua qual é?

Penso que esse texto pouco ou quase nada mudará a minha vida, porém, esforço-me em escolher bem as palavras e digo que não é interessante você, tão somente, percorrer longas distâncias na sua jornada existencial, o que importa é ser: “(…) um ser afeito ao que faz efeito, mesmo que sejas um defeito.” (ROCHA, Antônio Silveira, 2001).

Sei que ao nosso lado podem existir inúmeros “atletas, encontros e desencontros”. Mas nada melhor que manter a singularidade, a consciência crítica e a perfeita harmonia para, enfim, chegarmos às vias de fato: na vida, no amor e na causa, para assim gozarmos do ‘néctar’ da conquista. O sabor de desfrutar não só do resultado final mas, também, do percurso – o label nosso de cada dia.

Não podemos ficar intimidados, afastados desse debate. Outros, lamentavelmente, no calor dessa batalha, inclusive muitos líderes de nossa geração, têm perdido suas esperanças e assimilado uma perspectiva evidentemente aversiva.

Não há outro caminho a seguir. Nós não precisamos e não devemos nos conformar em viver na periferia do universo intelectual contemporâneo. A hostilidade de nosso tempo não justifica termos que nos dobrarmos à força dessa realidade, nem nos confinarmos em cubículos alienantes.

*Neemias dos Santos Almeida é Professor e Pedagogo. Colunista, Articulista, Membro da ONG Atuação Voluntária, Escritor, Voluntário junto ao órgão internacional PNUD/Brasil, e ávido leitor que vive a internet e suas excentricidades desde 2001.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “a vida é essa, é segundo que se vai depressa…”

    Boa reflexão sobre a efemeridade da vida e falta de preparação de um presente concreto para se ter um futuro menos “anxiogène”.

    Continue a escrever.

     

  2. vias de fato
     

    1. Vias de fato

     

    Significado de Vias de fato

     

    Violência contra a pessoa sem, contudo, produzir lesões coporais.

    Art. 21 da Lei das Contravenções Penais – Praticar vias de fato contra alguém: Pena prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa, se o fato não constitui crime.
    Exemplo prático: Dar empurrão em uma pessoa, ou lançar um objeto contra ela. 

     

    DECRETO-LEI Nº 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 – Dados da …

    Leis das Contravenções Penais. … DECRETO-LEI Nº 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 Lei das Contravenções Penais 

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador