Fabio Assunção e o compromisso, pois bem, por Mariana Nassif

Fabio Assunção e o compromisso, pois bem, por Mariana Nassif

O ator Fabio Assunção afirmou hoje, em suas redes sociais, que a arrecadação com a música que leva seu nome será revertida para ONGs que tratam dependentes químicos. Fabio, que vem tendo a imagem explorada em memes relacionados ao consumo de bebida e álcool, desabafou: “estamos vivendo uma inversão de valores, onde rir das pessoas que estão vivendo o pior momento de suas vidas é engraçado”. Transcrevo o posicionamento completo aqui:

“Oi Gente… eu não pretendia tornar esse assunto público por vários motivos, mas a imprensa resolveu comentar e os meninos foram bem generosos fazendo o video deles explicando nosso acordo sobre a música Fabio Assunção. 

Antes de qualquer coisa eu preciso falar com as pessoas que passam pelo mesmo problema que eu, cada um está nesse momento em um estágio, mas nossa natureza é a mesma. Eu não endosso, de maneira nenhuma, essa glamourização ou zueira com a nossa dor. Minha preocupação é com você que sente na pele a dificuldade e a complexidade dessa doença. Minha vontade é que você tenha sempre um diálogo aberto e encontre um lugar de afeto com sua família, amigos e com a sociedade brasileira e assim merecer respeito e direito a um tratamento digno. 

Jamais me passou pela cabeça censurar a arte do autor e seus intérpretes, mesmo quando vi o tamanho e o sucesso q a música alcançou. Somos artistas e torço muito para que vocês conquistem cada vez mais fãs. Conheço também a luta do artista no Brasil e torço para que vocês prosperem. Mas não censurar não significa que não existe aqui uma oportunidade de conscientizar. 

15% das pessoas do mundo tem problemas de adicção. É muita gente sofrendo por não conseguir controlar suas compulsões e eu acho importante lembrar a todos que isso não tá escrito na certidão de nascimento. Todo mundo começa do mesmo jeito. Achando que tudo bem. E pode não terminar tudo bem. 

Foi pensando nisso q eu, minha equipe de comunicação e o corpo jurídico que me atende, decidimos entrar em contato com os meninos e tornar essa história um ato propositivo de ajuda a quem precisa e de conscientização geral. 100% dos valores arrecadados com a música serão doados para as instituições A e B que vamos informar posteriormente como um ato irmanado entre quem sente essa dor e quem tem voz para ampliar a conscientização. 

Nós não somos super heróis. Cuide de vc, cuide de quem vc ama, cuide dos seus amigos nas festas. Seja responsável pelo todo. Lembrem q eu aqui respeito a zueira, amo a brincadeira, mas quero todo mundo bem, forte, feliz e consciente de seus atos e de sua vida. A luta é essa. Tamo junto. @gabrielbartz @brunomagnatareal

O drama vivenciado pelos adictos é comumente visto como moleza, preguiça ou falta de maturidade com a vida, para dizer o mínimo. São poucas as pessoas que enxergam a real problemática no que diz respeito à saúde emocional, psíquica e física destas pessoas e, sem exagero, de seus familiares e amigos – dilaceram-se estruturas por conta do abuso de álcool e drogas, este comportamento que vem sendo glamurizado e banalizado desde que o mundo é mundo e, talvez por isso, ainda venha carregado de romantismo e interpretações pequenas perante a seriedade dos fatos.

Particularmente, me emocionou o desabafo de Fabio por expor publicamente a questão da brincadeira com a droga, essa coisa que pode começar sem mais nem menos e se tornar uma questão fundamental e dificílima de solucionar. Acho importante o posicionamento sério e maduro que o ator trouxe à tona, além de abrir o diálogo sobre a relevância de pararmos de tomar como graça e piada momentos de extrema dor e desconforto. O consumo de drogas e álcool é, e acho que sempre foi, um dos tabus mais difíceis de serem contornados, conversados e vivenciados da juventude até a idade adulta mas, justamente por o ser, precisa ser abertamente comunicado. No Brasil e no mundo, diga-se, este é um problema de saúde que pulsa e lateja nas nossas caras, que se enfiam nos buracos da discriminação e acabam enxergando somente o morador de rua, o usuário de crack, aquele que não tem rosto, como problemática o que, na minha opinião, deixa espaço para que os níveis de doença e compulsão corram soltos nas classes média e alta, onde o índice de destruição é cada vez maior, mesmo que sigamos calados ou, ainda pior, encontrando argumentos banais para o consumo desenfreado de substâncias perigosas.

Vale assistir o vídeo que o ator reproduziu no Instagram, aqui.

O Nar-Anon tem grupos de apoio aos familiares que, quando interessados, podem frequentar reuniões, trocar experiências e buscar soluções em conjunto para enfrentar as dificuldades reais que o adicto vivencia. O CAPS também fornece amparo e apoio aos envolvidos. O que não dá mais, e concordo cem por cento com Fabio, é seguir fazendo piada, graça e minimizando o buraco dolorido e angustiante da adição. O mundo está mesmo esquisito, e cabe a cada um de nós se posicionar com firmeza para transformar.

 
Mariana A. Nassif

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Força ao Fabio Assunção e a

    Força ao Fabio Assunção e a todos que sofrem com todo tipo de adição e que deixam as pessoas mais fragilizadas. 

  2. QUEM É UM GRANDE SER HUMANO, NADA O FAZ DEIXAR DE SER

    Esse homem Fábio Assunção é um grande exemplo de pessoa humana, é o inverso do “HOMEM DE BEM”, Flávio o do escritório do crime, um pensa em morte e associa a ela comumente, o Fábio se associa a vida mesmo em condições extremamente adversa, vejam que a tal meritocracia proclamada por estúpidos que perderam a modéstia é irreal. Fábio pelo o que me é mais sagrado se eu tivesse condições financeiras abraçaria essa luta com você, isso que você fez é de um caráter sem igual, de lucidez impressionante e de uma visão humana que só grandes seres humanos poderiam ter, obrigado rapaz, eu sou mais velho posso falar assim, obrigado mesmo, você não é nota dez é nota um Milhão. Vejam que onde se propagam que é tudo de ruim na sociedade, saem as melhores coisas porque vem do coração e da índole pessoal e não foi criada por panacas formadores de opinião dos pseudos homens de bem.

  3. Fábio Assunção merece toda a solidariedade

    Admiro Fábio Assunção. Além de um talentoso ator, tem se demonstrado um humanista. Codenou o golpe de 2016 e do contrário que muitos atores, ficou do lado dos progressistas, sempre lutando em prol dos mais humildes.

    Seu vício em drogas e álccol nunca deve ser tratado como um crie ou ato de mau caratismo. Seu vício deve ser tratado como doença. O que significa que Fábio merece todo o nosso apoio. Mas infelizmente, ele obtém o oposto, pois muita gente, ainda cheia de preconceitos, não consegue compreender a situação do ator.

    Fábio merece toda a nossa solidariedade e a cada dia que passa, mais admiro o ator. Força, Fábio Assunção! Nunca dê ouvidos àqueles que não te querem bem. Felizmente tem muita gete do seu lado. Conte sempre com seus admiradores, esses sim compreendem a necessidade sua – e de todos os viciados – de obter apoio e afeto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador