Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Gustavo Franco elucidou a História, por Rui Daher

Gustavo Franco

Gustavo Franco elucidou a História, por Rui Daher

O economista Gustavo Franco, 62, foi presidente do Banco Central do Brasil, por alguns meses, lá indicado por FHC. Filiado ao PSDB por 28 anos, componente vital das equipes econômicos tucanas, hoje em dia, está no Partido Novo e é presidente do Instituto Millenium, antro profundamente tucano, o que me foge à percepção.

Mas, à direita, é um quadro que deve ser levado em consideração.

Escreveu para o Valor, sucursal de O Globo, em São Paulo, o artigo “Do lado errado da História”.

Logo pensei, como terá sido difícil ao Gustavo entender lados certos e errados da História? Mas, se ele conseguiu, como gênio se acha, vale a pena ler e comentar.

Interessei-me. Nunca consegui, por mais leitura e reflexão, tal identificação bipolar, pois não. História errada e não?

Os primeiros parágrafos, que se seguem, giram na questão inflacionária e nos fatores de abertura comercial, em polêmica com Roberto Gianetti da Fonseca, dono de trading, que pede abertura total, via câmbio ou não.

Ah, como a Federação de Corporações é óbvia. Criticam o papel do BNDES, como esperado. E a indústria nacional, por certo, se calará. Já estão em outro “mercado” ou país, não perceberam?

Gustavo, corretamente, diz não se tratar disso, pois “a maior parte de 1/3 da indústria sequer é nacional´”. Em 2015, o que deve ter crescido, 1/3 do PIB era produzido por empresas estrangeiras.

Em essência, Gustavo defende a política cambial por eles tramada e desfeita, após a eleição de FHC. Defende, então, a “âncora cambial”, por eles até pouco tempo mantida, sem olhar a História.

Quando, no seu artigo, passa a atacar a política cambial proposta por Ciro Gomes, Gianetti e Brésser Pereira, penso que o “lado errado da História”, está enfurnado, tal robalo, no rabo de Gustavo Franco.  

De que lado da História, então, estará a China com sua política cambial?

Gustavo, entenda-se com Brésser, Nassif e Laura Carvalho.

Eu, apenas, achei que não deveria ter perdido meu tempo com você. Vou ler Ignácio Rangel mais ma vez.

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Novo?

    Muito boa análise!

    Esse partido Novo do qual o Franco faz parte como “cabeça” intelectual me decepcionou demais. Eu até fiquei feliz quando surgiu a ideia de um partido liberal de verdade, mas logo surgiu o “banqueiro” Amoêdo (fundador e financiador do partido) e eu percebi que não passa de uma versão esquizoliberal de um povo pouco estudado que acha que ser liberal é ser a favor da posse de arma, a favor da CRIMINALIZAÇÃO das drogas e do aborto e que o certo é privatizar tudo. Eles inventaram que são “liberais na econômia e conservadores nos costumes”.

    1. Obrigado, Collingwood

      Meu desespero, que acompanha seu comentário, está na resposta que dei acima. Desespero, mesmo. Temos como parar essa sangria insana?

      Abraços

  2. Temos hoje ideia do que foi

    Temos hoje ideia do que foi GF com o que aconteceu com PEdro PArente. A turma cabeção de planilha excel. Pedro Parente jogou a pá de cal no putrefato governo Temer com a sua sandice de acompanhar a cotação do preço do petróleo sem ter um plano B em caso de estouro do dólar e do barril – que aconteceram ao mesmo tempo. Criou um problema que até agora não foi resolvido, ou melhor, piorado, pois Temer, melhorando seu lemar de voltar o país 20 anos atrás, fez voltar mais de 30, pois voltamos a falar em tabelamento de preços. GF não queria mudar o cãmbio fixo mesmo o país já pra quebrar. FH disse que era ele ou GF. GF frente ao espelho deve-se achar uma mistura de Keynes com Friedman. 

    1. Joel, meu caro

      Talvez o mesmo aconteça com você. Desespero-me vendo que a cada dia eles acabam com patrimônios valiosos do Brasil a troco de futuro e soberania irreversíveis. Chego a chorar e não sei de quem cobrar uma reação, Lula preso ou não, questão do que temos e construímos. Desculpe-me, mas estou desesperado com esse rolo compressor soberano.

      Abraços

    2. Gustavo Franco

      Você me fez lembrar de uma observação do Paulo Francis, de uns vinte anos atrás, de que nos países desenvolvidos os economistas NUNCA são designados para o Ministério da Fazenda por “não saberem pegar o boi pelo chifre” (essa é uma homenagem minha ao Rui). Lá, “eles são escalados para redigir documentos, de forma a não haver ambiguidades nas resoluções dos homens de negócio que dirigem e formulam a economia”.  

  3. Entre os filósofos há

    Entre os filósofos há discussão, desde a antiguidade, se o conhecimento tem origem sensorial, cerebral, ou ambas. Quando há questionamentos sobre um determinado assunto, PELA PRIMEIRA VEZ, entende-se que mesmo aquele que estiver errado estará contibuindo para a melhor compreensão, o seu erro poderá servir para firmar a conviccão contrária. O que não se entende é alguém continuar preso às idéias COMPROVADAMENTE erradas depois da experiência sensorial. É só perguntar a uma pessoa analfabeta (por ser vítima da segregação de classe), que tenha dificuldade de entendimento cerebral, mas que não é imune ao sensorial, o que ela acha que foi o governo FHC, com as diretrizes econômicas de gustavos nem sempre francos. A resposta será uma aula ensinando que um torneiro mecânico apedeuta sabe mais que um frequentador da Sorbonne. 

    1. Eduardo, meu caro (aqui é só você, não tem “outro”,

      Você me enriquece. Pena que somente intelectualmente. Não dá pra me vender para Folha, Globo e demais?

      Abração

      1. Claro que dá, caro Rui ! Só

        Claro que dá, caro Rui ! Só que eu não faria isso nunca ! Sou turco não, nem bobo também, sei negociar, vender uma “mercadoria” que vale mais, muuuiiito mais que o comprador ?  Grande abraço e me desculpe pelas aspas, é que também me sinto entre elas ultimamente e não quero estar só.  

  4. SHELL/PAULINIARHODYA/CUBATAOHYDRO/BARCARENA.QUEM MATOU MARIELLE?

    Alguém tinha dúvidas que aos 44 do segundo tempo, Michel Temer e PFL dariam total apoio a Picolé de Merda, quero dizer Chuchu? Parente foi acaso? E Meirelles? E a volta de Bacha? E Arida? E Gustavo Franco? Até Malan já dá as caras. Qual era o slogan da marionete Dória? PRIVATARIAS JÁ !!! Sumiu o medíocre. Tragédia depois farsa. Realmente quem não aprende com sua história…O Brasil é tão óbvio, tão mamador, tão provinciano, de Elites tão mediocres que os chavões explicam nossa miséria humana. Mas a discussão nem é esta crendo nos Pais da Honestidade. Fariam Politica de outra forma. AntiCapitalistas. Política não é Profissão e outras pérolas esquerdopatas. A Bolha Financeira e Imobiliária foi inflada em Paris, devido a tanto dinheiro anticapitalista de 40 anos redemocráticos brasileiros. Não é mesmo Dona Marta?! FHC finge que o dele é puxadinho deixado pelo sogro. SABEMOS. Lembro dos Aeroportos da Anistia de 1979. Arraes, se não me engano, carregado pelos ombros. Eu lembro deste dia. Como lembro que fazem 30 anos da Libertadores do Maior de Todos. SOBERANO. Estava lá e invadi o campo. A esperança e ilusão eram nosso combustível. Ilusão e esperança num país que saia de Período Ditatorial com todas as possibilidades infinitas de finalmente se tornar a maior potência econômica e financeira da Terra. Apenas por seus Soberanos Recursos. Décadas depois, estamos a caçar desculpas. Prenderam o Bandido. Ele é Bandido mas é meu amigo. Se Dom Sebastião voltar à Presidência seremos “FELIZES PARA SEMPRE”. Por que o ‘Meu Bandido’ está preso e o seu não?! É a Justiça que não presta !! Como um Juizeco usa desta PORCARIA de Constituição para se fazer de REI? Se fazer de REI com esta porcaria de Constituição só podem os “Representantes do Povo”. Ele é CAUDILHO mas faz. Rouba mas Faz. E O Brasil em décadas de redemocracia é o país de 2018. 100.000 assassinatos por ano. Mais 100.000 mortes no trânsito. 98% sem esclarecimento judicial. E ainda estamos caçando desculpas e ouvindo Gustavo Franco. O Brasil é de muito fácil explicação. abs. 

    1. Desastre Ambiental n DOW Quimica em Candeias.Alguém viu o IBAMA?

      E MARINA? E WWF ou GREENPEACE?…é tão mamador…? Parasita é “mamador”. O Brasil é ‘AMADOR’

  5. Na boa, Nassif é cracaço em

    Na boa, Nassif é cracaço em política, mas a proposição do parágrafo final seria como comparar um Boeing com um teco-teco (isso levando em conta o somatório do conhecimento dos 3 em economia).

    1. Ô MEU REI,

      nuntendi. Brésser foi meu professor na GV. Uma enciclopédia em teoria econômica. A Lauroca, espero, possa ser professora de meus netos. O Nassif? Ora, além disso tudo, a experiência, desde a Folha, em viver o cotidiano da economia real. Lembre-se: fez ECA.

      Abraços

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador