Há coisas que só acontecem com o Botafogo, por Sérgio Saraiva

Na falta de Sergio Moro, vamos de Rodrigo Maia. Pobre Manequinho, há coisas que só acontecem com o Botafogo.

Rodrigo Maia

Há coisas que só acontecem com o Botafogo

por Sérgio Saraiva

A pesquisa Datafolha que especulava sobre a intenção de votos para presidente trazia uma informação relevante que aparentemente passou sem maiores apreciações. Parece uma curiosidade, mas é sintomática no que revela. Na simulação para segundo turno, Lula só perde para Sergio Moro – um empate técnico, na verdade, mas, mesmo assim, Moro está à frente de Lula por dois pontos percentuais. É também o cenário onde há menor porcentagem de indecisos.

Datafolha jun2018 2turno

Ocorre que Sergio Moro não será candidato. Então, ao campo antilulista restou se aglutinar em torno de uma ilusão. Na prática, não tem candidato viável de consenso.

Essa ideia – a da falta de um candidato viável e de consenso – voltou-me à mente agora que parece encaminhada a substituição de Michel Temer por Rodrigo Maia. É o que restou aos golpistas. Temer tornou-se inviável. Ainda que sobrevivesse às denúncias de Joesley Batista, teria a seguir as delações de Geddel Vieira Lima, Lucio Funaro e Eduardo Cunha. E que mais surpresas?

Ocorre que Rodrigo Maia não é solução. Sua principal referência é ser filho de Cesar Maia. Alguém sabe quem é Cesar Maia? Rodrigo Maia não é líder de nada e essa foi a principal característica que o levou à presidência da Câmara. A quadrilha no poder não iria se arriscar com um novo Eduardo Cunha. Prefiro um asno que me carregue a um cavalo que me derrube.

Que presidente seria Rodrigo Maia no Executivo tendo sido um não-presidente no Legislativo?

Não poderá formar sua própria equipe. Henrique Meirelles é uma autointitulada cláusula pétrea do ministério de seja lá quem for o presidente até 2018. Maia não poderá se desfazer do “núcleo duro” do governo Temer – Moreira Franco e Eliseu Padilha. Perdendo o foro privilegiado, seriam presos em semanas – dias talvez. Ocorre que Moreira Franco é o sogro de Rodrigo Maia. Não podendo lançar o sogro ao mar, deverá conservar Padilha. Que importam os demais ministros?

E mesmo Rodrigo Maia é o “Botafogo” da lista da Odebrecht. Não que isso não possa ser contornado, mas o coloca em uma posição muito frágil. Assim que assumir, o hino a ser tocado nas redações e nas relações entre o Planalto e o STF será o “Botafogo, Botafogo, campeão… desde 1910”.

Temer tem de sair porque mantê-lo tem um custo que ultrapassou o limite do mínimo benefício. Mas Rodrigo Maia não será a solução. Não tem a menor capacidade de gerir as pressões que surgirão logo após assumir. E elas surgirão. 2018 está às portas e as próximas eleições estão com cara de salve-se quem puder.

Rodrigo Maia é o “Botafogo”, mas não é Zagalo. O líder fraco, o não-líder que serviu de amortecimento entre os egos das estrelas fulgurantes da seleção de 70, mantendo assim o time coeso.

O tal acordo “com Supremo, com tudo” de Jucá deu na inviabilidade de Temer. Qual acordo seria agora costurado em torno de Rodrigo Maia? Maia parece-me mais uma improvisação, a solução surgida da necessidade de alguma ação e da falta de opção.

Na falta de Sergio Moro, vamos de Rodrigo Maia. Pobre Manequinho, há coisas que só acontecem com o Botafogo.

 

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia – tenhamos esperança. Às vezes, quando as coisas estão tortas, é quando estamos mais perto delas darem certo. Veja os exemplos de Deus com as linhas e de Garrincha com as pernas. 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A lista, em sigilo, da Odebrecht é grande.

    Os codinomes são criativos, a lista é grande – alguns falam em até 400 nomes, vários estão em postos chaves da República, mesmo assim a Suprema Corte teima em manter o sigilo.

  2. Muita gente ainda confunde

    Muita gente ainda confunde justiceiro, à serviço sujo de bandidos, com brasileiros honestos que respeitam as Leis a todos impostas E que resistem à bandidos.

    É por isso que aqueles que constroem uma imagem falsa de brasileiro honesto, não se aventuram a ser candidatos a presidente da república, pois sabem que fora de seus esconderijos, serão DESMASCARADOS e suas velhas também.

     

  3. Creio que a polícia, os MPs e

    Creio que a polícia, os MPs e a justiça federal e carioca sabem muito bem quem é o cesar maia. Aliás, o Brizolla também ficou sabendo muito bem quem sempre foi esse escroque. Portanto, se o botafogo chegar ao planalto leverá com ele seu “querido” pai ladrão: como no futebol, poderão informar: sai o quadrilha, entra o bando todo. Sempre sob os auspícios merdiáticos e dos apavorados (algum associado?) ministrecos.

  4. Olhando para estes números

    Olhando para estes números chego a conclusão que não há futuro para o Brasil. Eles comprovam de forma cabal que o brasil tem 75% da população ignorante e analfabeta funcional.

    Olhem os adversários do Lula e os números deles. É inacreditável que serem tão incompetentes, mesquinhos, ladrões, golpistas e criminosos lesa pátria tenham aqueles números.

    Temos o que merecemos.

  5. O desmonte de PF e a seguir

    O desmonte de PF e a seguir do MP, abriu o caminho para que os deputados e senadores fiquem tranquilos, mais contentes e arrisquem a trocar 6 por meia dúzia…

    As pessoas precisam trabalhar e negociar – periga do golpe ir passando e devorando as pessoas sem que os problemas sequer venham a ser propostos!

    A divida pública garantida pela PEC 55 já drena quase 50% de tudo que se arrecada!

    E quando passar de 60% vão tirar do FGTS?

    Fazer novas reformas trabalhistas ou obrigar a cada empregado a doar de seus salários?

    O fim de ano e inicio do ano que vem será doloroso para saúde e educação!

    O que mais ficará sem verba?

    Em junho acabou a verba dos passaportes, e olha que nossa economia está em depressão!

    O PiG continua sonegando os desastres que estão acontecendo e nem se lembram que nos governos petistas previam um apagão a cada 6 meses!

     

  6. 2º turno em 2018

    É importante lembrar que Lula tinha, nos seus bons tempos, mais de 80% de aprovação. Ainda, deve ser considerado que não existe no Brasil tanto coxinha assim de direita, do andar de cima (digamos assim). Conclui-se que muita gente de povão é ainda anti-Lula e anti-PT, o que impede passar de 45% para cima a atual votação de Lula.

    Há uma parcela ainda iludida pela lava-jato e que considera Lula e o PT como tendo algum grau maior de corrupção do que realmente possa ter tido, o que é comprovado pela votação em Sérgio Moro. Esta parcela irá diminuindo (e aumentando o apoio em Lula) na medida em que o combate à corrupção aprofunde no PMDB e nos tucanos.

    Mas, ainda existe uma grande parcela da população, de baixa renda, que está sendo induzida pela igreja evangélica, tanto pela proliferação de pequenos partidos de pastores que hoje apoiam o centrão do Temer, como por aqueles evangélicos “conservadores” no seu cotidiano, que sentem alguma rejeição pela mensagem modernosa demais de alguns setores da esquerda brasileira.

    Lula, então, terá garantida a sua eleição em 2018 na medida em que a sua rejeição seja diminuída, comprovando a sua inocência (e também a inocência “relativa” do PT perante outros partidos) e, ainda, na medida em que a sua candidatura esgrima bandeiras mais gerais e proativas, com base na defesa da nação brasileira e da justiça social. A saída do Brasil é nacionalista e social e não apenas de “esquerda por ser de esquerda”.

  7. Botafogo

    Neu caro missivista, descukpe mas estas incorrendo em ledo engano, o BOTAFOGO não tem nada haver com o que seus torcedores, imcluindo eu e outros, ´por mais nobre que seja seu cargo, com o que fazemos. A instituição BOTFOGO e seu belo hino é uma delas não deve andar na boca de Matilde sendo inserido para pautar nenhuma reportagem como a sua ou do Juca KFURY, se voce quiser falar fale do diretor do Flamídia envolvido em escandalos da Lava Jato com BNDES,quando vc falar do nosso amado BOTAFOGO seja sincero e diga que o que de fato não acontesse ao BOTAFOGO é deixar de ser fragorosamente roubado por sopradores de apito e outros timecos que são invejosos da história que junto a do Grande Santos são histórias inesquecíveis e a própria FIFA assim já definiu em seus anais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador