Psicodélico, por Wilson Ramos Filho (Xixo)

Quem investiria em um país onde o judiciário não respeita o devido processo legal e ignora a tal segurança jurídica?

Psicodélico

por Wilson Ramos Filho (Xixo)

Vivemos em uma sociedade lisérgica. No Brasil economistas estimam crescimento industrial acima de 4% e líderes empresariais apostam em um PIB acima de 3% em 2021. Como?

Temos 15 milhões de desempregados, outro tanto de desalentados, precarizados que ganham a vida fazendo bicos. A miséria aumentou, retrocedendo aos níveis de 25 atrás e a imprensa fala que há recuperação nos níveis de emprego.

O presidente diz que o Brasil está quebrado e somos informados de que os investimentos estão voltando ao país. As pessoas acreditam que os capitalistas realmente investiriam em um país falido onde o presidente não pode fazer nada?

Quem investiria em um país onde o judiciário não respeita o devido processo legal e ignora a tal segurança jurídica? Os que, como credores, já sofreram com a lerdeza do judiciário não têm razões para defender o aparato judicial, mas seus agentes viajam, entorpecidos, aludindo ao aumento da produtividade dos juízes. Não há nenhum serviço público mais ineficiente que o judiciário no Brasil. Nem o Detran ou o INSS são tão ineficientes. Apesar disso muitos recorrem aos magistrados judicializando a política.

No Brasil muitos esperam para logo o início da vacinação contra a Covid. Só pode ser alucinação. Não temos nem seringas! Não há vacinas disponíveis no mercado para serem compradas. Prevaricando, as autoridades públicas brasileiras não compraram vacinas e toda a produção mundial prevista para 2021 já foi vendida para outros países. São Paulo tem 6 milhões de doses? Dá para imunizar 3 milhões de pessoas. E os outros estados? Butantã e Fiocruz podem produzir quantas vacinas em 2021? Dez, doze milhões de doses? Somos 210 milhões de desafortunados compatriotas.

Sem a imunização em massa não haverá recuperação econômica. Nos primeiros meses deste ano teremos uma média de 30 mil mortes por mês. Chegaremos aos 300 mil óbitos pela Covid antes de maio, portanto, antes de que tenhamos vacinado 10% da população. Para a imunidade de rebanho seria necessário imunizar entre 50 e 80 por cento, dependendo da vacina.

Europa e EUA não estão conseguindo imunizar um milhão de pessoas por semana. Se houvesse vacinas e seringas, a partir de março ou abril conseguiríamos imunizar quantas pessoas? No máximo menos de dois milhões a cada semana para a primeira dose. A partir de maio ou junho, a cada mês teríamos no máximo 5 milhões de imunizados mensalmente, com as duas doses. Demorará quase dois anos para atingirmos a imunidade de rebanho. Essa é a realidade, gostemos ou não. Fugir dela, negando-a, é mais confortável, embora não adiante muito.

Os países europeus que já estão vacinando fecharam tudo, lockdown, até o final de janeiro ou início de fevereiro. Aqui está tudo aberto, com aglomerações, como se o vírus estivesse controlado. Morrem mil pessoas de Covid a cada dia. E daí, quer que faça o quê? O país está quebrado e povo alucinado, lisergia, psicodélico.

Apenas a alucinação coletiva explica o desaparecimento das agências de risco (lembram delas? Sumiram depois do golpe de 2016) e o otimismo dos empresários, dos economistas, dos juristas, dos comerciantes e dos meios de comunicação em relação à recuperação econômica e ao controle da pandemia.

A realidade bolsonara, pandêmica, é também psicodélica.

Xixo, 06/01/2021.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Orwell era um profeta.

    Os fatos sendo reescritos conforme a conveniência dos “donos da banca”. Não que na época não o fosse, mas agora ligaram o turbo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador