Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Troca de comando e autonomia da PF são factoides da Folha, por Armando Coelho Neto

Troca de comando e autonomia da PF são factoides da Folha

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Os ataques à Presidenta Dilma Rousseff por parte dos delegados da PF deixaram claro o alinhamento ideológico daquela categoria. Sem filtros ou escrúpulos aderiram ao discurso falso moralista, seja por ignorância ou má fé. Ignorância por conta do expressivo contingente de desinformados, muitos dos quais afiados em leis, repletos de diplomas, fartos em arrogância, mas com conhecimento zero da história do Brasil. A propósito, não conhecem bem sequer a história da própria instituição a que servem. Esse contingente sequer lê Diário Oficial. Se o fizesse, saberia quem lhe deu salário, instrumentos legais e materiais para trabalhar. A má fé fica por conta daqueles que sabendo de tudo isso, se entregaram à aventura golpista.

A PF está com a credibilidade arranhada e os mais recentes ministros da Justiça, quando conveniente, ignoram o eficiente papel instrumental dela como capitã do mato do golpe, via Farsa Jato. Preferem incensar, por medo, a Procuradoria da República – farta de convicções e contradições, que de forma direta ou indireta alimenta futrica eterna entre instituições.

Nesse contexto, por serem carregadores de piano da Farsa Jato, delegados não aceitam o descaso dos “ministros”. Desse modo, vivem a sonhar com alguém de olhar mais generoso sobre seu corporativismo. Empoderamento, salário, autonomia, regalias, isonomia com outras carreiras jurídicas são eixos dos seus debates, distantes da realidade nacional, até na contramão do golpe que apoiaram.

Tanto a PF quanto os delegados, estes mais especificamente, estão órfãos e reféns da tramoia golpista. Órfãos, pois foram esquecidos pelos golpistas. Questões para eles fundamentais, inclusive relativas à “deforma da previdência”, estão pendentes e a mercê da transitoriedade de uma pasta que só quer proteger o pretenso titular de uma república desmoralizada. República representada por um acusado de ser chefe de quadrilha, com fundamento em malas de dinheiro, filmagens e gravações sorrateiras e comprometedoras. Portanto, além de contraditório e constrangedor, o sucesso do corporativismo dos delegados dependae do covil golpista.

Além de órfãos, a categoria está refém da Farsa Jato, cuja credibilidade vem caindo. O que sempre se soube está cada vez mais claro. Ela não veio para moralizar coisa alguma e sim para servir de instrumento na destruição da imagem do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Ao mesmo tempo em que a PF cumpre o papel sujo do golpe, ela se tornou refém da falta de resultados morais. O inequívoco apoio a Aécio Neves e a aparente omissão ou incompetência na apuração de seus supostos crimes e de outros privilegiados arranham sua credibilidade.

Mas, a PF não se vê assim, ainda que a massa crítica veja. Os próprios golpistas (vassalos do Tio Sam) sabem que a PF não tem essa credibilidade toda. Conhecem dimensão exata do papel dela. Quem num jogo sujo não sabe o papel do outro? A dita grande mídia também sabe, pois sempre soube, apoiou e hoje se vê obrigada, por outras circunstâncias, a divulgar e ou comentar a podridão do outro lado que até poucos dias posava de moralista. Não foi fácil vender a fumaça da Farsa Jato e hoje ser obrigada a cobrar apenas um resultado ou ter que conviver com as manobras dos golpistas que apoiou. Tudo isso faz da PF refém dos falsos resultados que apresentou e mesmo dos que não apresentou.

Eis o contexto no qual a Folha de S. Paulo veiculou, no sábado último, a seguinte chamada: “Ministro planeja troca de diretor da Polícia Federal”. Em situação normal, a PF precisaria, sim, de troca de comando, até por que o dirigente nacional já disse a que veio, a quem serviu, por quem tem preferência. A antecipação de prisões para o ex-impostor da Justiça Alexandre Morais fala por si só. Sem contar que o atual chefe nacional da PF tem a agenda aberta para Aécio Neves “a hora que o senhor quiser”.

Em situação normal, troca normal. Mas, num instante de ruptura democrática (com a conivência do Judiciário), a que se prestaria a mudança de comando da PF? Mas, a dita grande mídia pressiona Torquato Jardim (Justiça), o qual em recente reunião com delegados da PF, se declarou incomodado com esse tipo cobrança. Ele sabe que mexer com a PF é alimentar mais um factoide. Ao mesmo tempo, já mandou às favas o discurso da pretendida autonomia da instituição.

Olhares mais críticos da sociedade e outros que com clareza enxergam o golpe questionam: – como dar autonomia a uma instituição que se diz republicana mas parece ter partido e bandido de estimação?

Do lado golpista paira a prudente ideia de que nem Dilma Rousseff ousou mexer com o comando da PF. Se Dilma foi vítima de excesso de republicanismo, por que o impostor Temer daria autonomia a PF?

Sem embargo, a instituição que traiu a ainda legítima e legal presidenta do Brasil é a mesma traída por Temer e que pode dela receber o troco. Desse modo, as conversam de bastidores dentro da instituição revelam que a matéria veiculada na Folha de S. Paulo teria sido uma provocação do próprio jornal, na busca de factoide político em festa junina. Nem as entidades de classe dos delegados estavam sabendo. Aliás, na PF, onde candidatos disputam quase a tapas o tal cargo, só tomou conhecimento do assunto quando acionadas por aquele jornal, após ser aplicada a mesma pegadinha no impostor Torquato Jardim.

 

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esperando Godot

    Ou alguém que nos salve da miséria moral, etica, institucional do governo Temer. Os outros poderes so se acomodarão, so terão reformas, reestruturação, volta à normalidade juridico-democratica, quando o Executivo voltar às mãos de um governo eleito por vias diretas, com condições morais de governar o Pais. O resto é o papelão que Temer tem feito (como suporta tanta humilhação por tão pouco?) toda vez que sai do Brasil.

  2. PF não quer autonomia, quer uma teta para mamar!!!

    Muito se engana quem pensa que a troca de comando na Polícia Federal vai gerar uma guerra interna pela falta de autonomia… quem pensa assim não conhece o Brasil.

    O Judiciário também estava nervoso, Temer deu um aumento de 70 bilhões, ficaram mansos… a imprensa estava nervosa, as verbas publicitárias aumentaram e ficaram otimistas… agora é a vez da Polícia Federal, adivinha qual será o desfecho dessa novela???

    Não vai haver guerra interna… não vai ter ninguém se demitindo… não vai ter greve… não vai ter manifestação…

    VAI TER UM AUMENTO DE SALÁRIOS GERAL… UM AUMENTO DE BENEFÍCIOS… E PRONTO!!!

    Policial que ficava defendendo Aécio em Facebook vai ter escrúpulos suficientes para não entrar nessa barganha??? Como sempre, uma meia dúzia vai fazer textão no facebook que só vai aparecer em blogs de esquerda e outros vão elogiar a independência do novo comando nas páginas do Globo ou da Veja… e começa o engavetamento de tudo.

  3. Porque os delegados aecistas não confrontam ACN?

    Certamente os delegados aecistas e outros que cometeram diversas ilegalidades criminosas – como competentemente reportadas por Marcelo Auler – lêem esta coluna do ex-DPF Armando Coelho Neto. Por que, será, que esses delegados aecistas não têm coragem de confrontar o ex-colega?

  4. Destruíndo o Estado, não

    Destruíndo o Estado, não cobrando impostos devidos por grandes empresários, engavetando denúncias contra políticos da direita e poderosos + donos do dinheiro (lícito ou ilícito) aos poucos a Carreira da Magistratura e da PF servirá apenas para prender ladrão de galinha e preto, pobre e prostituta + alguns esquerdistas revolucionários. Não poderá ser Juiz do Trabalho, porque nem Justiça trabalhista e direitos trabalhistas existirão,  não poderá investigar crimes tributários porque não se investigará empresários e banqueiros poderosos, se, ainda, existir classe empresarial e banqueiros nacionais no Brasil pós Lava-Jato, etc.

    Não dará status fazer carreira pública e nem teremos aumento de salários e condições materiais do Estado investir em equipamentos e na capacitação profissional de policiais federais, procuradores, etc. Nem se precisará criar novos tribunais, varas e concursos para Magistratura e PF + Polícia Civil, como já acontece, vão rarear.  

    Uma hora dessas não sobra dinheiro nem para pagar o salário de procuradores, policiais federais e civis e juízes. 

    Ai adeus às regalias e se bobear vão ter de deixar o emprego público por falta de salário e falta de trabalho para realizar. 

    Quero ver depois ganhar 40, 50 mil reais ou mais por mês no setor privado, que não vai precisar contratar Advogado porque sequer processadas poderão ser as poucas pessoas ricas deste país. 

    É surreal a ignorância desta turma de classe média e médio-alta tradicional que adentra na Magistratura e na PF e no Ministério Público. 

    Ai vão voltar as horas e horas seguidas de noticiários com os clássicos assassinatos de pessoas ricas e famosas no noticiário. A filha da novelista da Globo, o caso da Rua Cuba, a filha do Engenheiro da Dersa, o caso da criança jogada do sexto andar, o caso do goleiro que mandou matar a modelo, etc.

    Vai precisar de uma sociedade paranoica e violenta para ter algum status na Magistratura. 

    O que essa gente não entende é que sem Estado forte e sem Constituição e leis que possam ser cumpridas de nada serve a Magistratura e a PF. Eles tornam algozes seus defensores e apoiadores e se aliam dos seus próprios algozes e engavetadores. Perseguem quem lhes deu luxo e se aliam de quem não lhes quer dar sequer o pão de cada dia. 

    Vai entender. 

  5. GLOBO NA MIRA DO FBI, BANCOS NA DO DALLAGNOL E BLOGS DE ESQUERDA

    GLOBO NA MIRA DO FBI, BANCOS NA DO DALLAGNOL E BLOGS DE ESQUERDA “PERDIDINHOS”: O “CAOS” DA IRRACIONALIDADE HUMANA

    Por Romulus & Núcleo Duro

    (…) Essa história de “FBI pegar a Globo” está seguindo o esquema normal de política em D.C.: a agência – no caso o DoJ – capturada pelo lobby.

    O Departamento de Estado ainda não deu atenção a isso porque até agora não teve relevância na sua seara.

    Detonar a Globo seria um “game change” no Brasil… de décadas!

    Qual o interesse dos EUA – enquanto ~Estado~ e não enquanto país onde Time Warner/ Disney são sediadas – em implodir a Globo – o maior obstáculo à esquerda e ao nacional-desenvolvimentismo no Brasil?

    Afinal, a direita $EMPRE $E €NT€ND€… £¥NDAM€NT€!

    Mas…

    A Globo é democrata e os EUA tem hegemonia política republicana atualmente.

    A “sorte” da Globo é que o deep-State do Departamento de Estado é democrata.

    O “azar” da Globo é que a operação em que ela está metida é… ~mundial~.

    Assim, a queda da Globo pode acabar como, “apenas”, um efeito colateral. Tolerado! (…)

    *

    O “caos” descabelado… minimamente “penteado”:

    I. Blogs de esquerda fazem demagogia enquanto seus leitores deliram com uma “Revolução de Outubro”.

    II. FHC e Armínio Fraga dão a senha: PSDB é, apenas, a “pinguela” do 1%.

    A “ponte para o futuro” é a… JURISTOCRACIA!

    E, mais uma vez, nós avisamos aqui!

    III. O estilo “caótico” do blog e o seu alcance, necessariamente, restrito.

    IV. “Jeitinhos” e “Jeitões” juristocráticos.

    V. BOMBA! Sim, aquela mesmo: a NUCLEAR – os Bancos!

    Ainda na mão do Dallagnol “candy crush” (!)

    VI. “Lula” – o melhor Presidente que o Brasil ~nunca~ terá novamente??

    – O maior ativo político nacional – e internacional!

    Mas…

    – Esnobado pela “elite” – que, no Brasil, se escreve, necessariamente, entre aspas mesmo.

    VII. Atenção: ~fontes~ confirmam a jornalistas nossas deduções sobre o (não) “julgamento” da delação da JBS no STF!

    VIII. Sucessão na PF – a rapidinha do… “instituições funcionando normalmente” (!)

    IX. Epílogo: a tensão estrutural entre a Juristocracia e a Política no país onde se inventaram os tais dos ~3~ Poderes… hmmm… “independentes” (?) …

    País esse que, inclusive, ~não~ aplica essa ideia!

    Algum motivo haverá de existir…

     

    LEIA MAIS »

     

  6. A PF É BOA, MAS NÃO TODA, PARTE ESTÁ VICIADA.

    Do ponto de vista moral a PF se acha o gás da coca cola, coca cola gente, porém o Aramando já nos iluminou com muitas pérolas escritas sobre a realidade da PF, ou seja, o mundo real. Ao enveredar na política a PF se viciou e não é em nenhuma droga narcótica ou alusão ao candidato escolhido e nem no confiante na PF Zezé do helicoca amigo do candidato escolhido por delegados, é o vício ideológico, o perturbador viés que já destruiu muitas nações, grandes corporações e porque não dizer instituições. O viés ideológico é tão nocivo quanto a perturbação da fé cega religiosa, do cativar do moral e o amoral como se não houvesse outros parâmetros de honra e desonra ou uma virtude que talvez seja totalmente desnecessária para quem tem que investigar qualquer um inclusive a si próprio e também o judiciário. Ao perder a aura natural da imparcialidade, a PF se tornou menor, descredita em parte e jogou a dúvida em quem não duvidava, o vício na política, levou a outro vício, o da midiatização e totalmente inconsequente. A mídia é um vício eloquente e perigoso, pois, esse vício é uma mistura de muitas drogas. A mídia ajuda ao mesmo tempo cobra e ai o interesse público esvai-se justamente onde em quem poderíamos confiar, se enumerarmos casos, citaríamos o consórcio Cachoeira, Veja, procurador/senador e governador de Goiás que teve até PF morto, O caso do Dantas é ainda mais escabroso pelos personagens de até do STF com os famosos HCs da madrugada, em que o delegado Protógenes fora defenestrado porque filmou e investigou  pagamento de suborno, que envolvia um tal DANTAS cujo os desdobramentos levaria com certeza a nata dos privatizadores ou por assim dizer prejuizadores de uma nação com negociatas inimagináveis, o caso Banestado, Metrô, Alston, Zelotes, Aeroporto, helicoca, Nióbio etc. etc. e etc. e tal, ao que parece todas estas citadas e até as não citadas pararam, e param dependendo do viés ideológico da PF. Não posso dar certeza e nem afirmar com contundência o que passa lá dentro, senão pelas palavras escritas pelo Armando Coelho, pois ele parece ter total ciência do caos que isso tudo provocou em nós cidadãos comuns, perdendo nossos empregos, fechando nossas empresas e nos submetendo a falência que humilha a nós e nossas famílias. Como sempre o Armando escreve, se a PF escolheu um lado é bom que leiam pelo menos o Diário Oficial para ao menos saberem quem os pagam e os tornaram grandes no sentido de solidez e deu liberdade de funcionamento a instituição, e não os que lhes jogam nos braços do vício da droga da celebrização midiática, inclusive com filme em que a justiça parece que é para todos, exceto o fator ideológico. Obrigado Armando por mais este texto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador