Tsunami, um pesadelo, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Tsunami, um pesadelo

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Ontem sonhei algo muito, muito estranho.

“O carro para na estrada no alto de um morro. Desço a pé até um vale e sigo até uma bela cidadezinha do interior banhada por um rio caudaloso. A estação de trem está deserta, mas as pessoas transitam pelas ruas. Não vejo nenhum carro circulando pela cidade.

Dou uma volta e retorno ao rio e noto que ele está subindo muito e rapidamente. Decido voltar para o carro. Quando chego na estrada a água que desce ladeira abaixo e muita. Logo uma torrente de lama começa a dificultar minha caminhada. Saio da estrada e procuro outro caminho até o topo do morro onde está o carro. Mas uma onda de água, lama, árvores e arbustos desce pelas encontas dos outros morros.
Fico preso numa elevação, a salvo do tsunami e impedido de seguir em frente. O cheiro nauseabundo da imensa torrente de sujeira me incomoda. Começo a ficar desesperado e começo a praguejar.

Perto de mim, um pouco abaixo, um camponês faz pequenos sulcos na terra para desviar a inundação. Idiota, penso… A inundação é grande e ele será levado pela lama junto com seu enxadão. Mas então algo diferente ocorre.

O tsunami diminui de tamanho quando chega na pequena vala aberta pelo camponês. O camponês sorri para mim. Tenho a impressão que ele está rindo de mim.

Observo o que o camponês fez é fico aliviado. Ele se salvou e me salvou também. Olho para o tsunami que continua imenso morro acima e abaixo da vala aberta com aquele modesto enxadão e continuo desesperado. Ser salvo quando tudo o mais vai sendo destruído não me tranquiliza. Acordo.”

Não consigo interpretar muito bem este estranho sonho. Pequenas ações humanas não podem deter fenômenos naturais incontroláveis. A justiça não deveria ser aleatória. Quando as vidas de muitas pessoas estão em risco não faz sentido algum se preocupar consigo mesmo ou apenas com uma outra pessoa.

O tsunami neoliberal iniciado por Michel Temer, que amplificou a crise política e resultou em depressão economica, está apenas no começo. Alguns, os ricos e muito ricos (não estou entre eles), estão salvos do desemprego e da fome. Mas a maioria vai sofrer as consequências dolorosas da destruição deliberada do Estado.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aprendi com a superstição

    Aprendi com a superstição popular que sonhar com água suja significa que a pessou que sonhou vai obter um grande lucro de forma inespeada.

    1. “A justiça não deveria ser

      “A justiça não deveria ser aleatória. Quando as vidas de muitas pessoas estão em risco não faz sentido algum se preocupar consigo mesmo ou apenas com uma outra pessoa.”

  2. Caro Fábio, tenho também a

    Caro Fábio, tenho também a intuição de que o tsunami está apenas começando. A lama do golpe transformará o Brasil numa grande Mariana. 

  3. Que onda, caro Fabio!

    Serão aprofundadas as indigências econômica e cidadã.

    Corremos o dedo sobre a tela do celular à procura de algum esquema milagroso de Ponzi, “basta US$1 por dia”, para ver se conseguimos pagar a prestação da SUV, a mensalidade da escola “americana” dos nossos filhinhos preparando-os para serem não-cidadãos que lutam uma briga mortal entre si pela sobrevivência: “A vida é uma selva mas eu gosto disso. Reprimo meu medo com doses industriais de cinismo, pensamentos mágicos e arrogância: serei o campeão! E se não for, farei com que mais ninguém o seja! O celular alguns-gês vai me salvar, não a vala cavada à enxada!”

  4. critica

    Tsunami§ É catastrofe, tragedia, desgraça, miseria, destruição isso sao adjtivos para se referiri a este imbecil traidor chamado Temer.

    Tsunami é um movimento da natureza que tras mudanças e renovação, incomparável a este imbecil.

  5. Depende de quem vê a tsunami neoliberal

    Parece que o que vc viu é como deve se encarar essa tal de Tsunami Neoliberal, que no contexto de eras, é muito pequeno, aí aparecem soluções. Quem tem medo de bixo-papão (crianças), amplifica até um pequeno bezouro, ou imagina que se pisar nas linhas das calçadas vai aparecer um jacaré e pegar a perna.

  6. Pesadelos

    Eh incrivel a angustia em que vivemos desde a reeleição da presidente Dilma Rousseff e o aprofundamento da mesma com esse caos politico-juridico que vive o Pais.  Hoje comentei no post sobre o procurador José Lima Santos, que estamos vivendo um tempo muito estranho, como a Itaguai de Simão Bacamarte… Disse o poeta “sonhos, sonhos são”, porém eles podem nos dizer muito sobre nos e nossos medos. Em psicologia, sabemos que quanto mais impotentes e angustiados nos encontramos, mais essas sensações virão através dos sonhos. Tanto se falou em mar de lama no governo de Vargas, depois Lula e, enfim, Dilma, mas o mar de lama em que vivemos hoje não tem paralelo na historia brasileira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador