Petrobras opera no limite e não dá conta de demanda doméstica

Jornal GGN – A Petrobras está operando suas refinarias a quase total capacidade, em um esforço para reduzir importações de gasolina e diesel que são vendidos com uma perda diante dos controles de preço de combustível pelo governo. No entanto, as 13 refinarias da companhia não conseguem dar conta da demanda doméstica por gasolina e outros produtos, forçando a sexta maior economia do mundo a comprar combustível de lugares como Estados Unidos e Índia.

A companhia processou, em média, 2,034 milhões de barris de petróleo por dia nos primeiros 11 meses de 2013, o equivalente a 97% da capacidade e um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2012 – quando processaram 1,9 milhão barris/dia.

Representantes do sindicato e especialista da indústria de petróleo dizem que forçar a operação das refinarias tão próxima da capacidade é insustentável no médio e longo prazos, elevando o risco de acidentes por causa de atrasos na manutenção. Trabalhadores nas refinarias da Petrobras alertaram a companhia em outubro de que uma das unidades-chave da empresa – que agora está parada depois de um incêndio – operava “perigosamente” acima da capacidade.
 
O incêndio provocou a parada da unidade de coque na refinaria Reduc (RJ) no sábado. A refinaria processa 242 mil barris de petróleo por dia. A Petrobras disse que espera reiniciar as operações na unidade na sexta-feira (10) e que o restante da refinaria operava normalmente. Especialistas dizem que a unidade é responsável por 30% da produção de diesel e gasolina da refinaria.
Com informações da Reuters.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador