A antipatia e a eficiência de Marta

Marta Suplicy é madame, é esnobe. É antipática, também. Seu universo de convivência é o da elite paulistana, os salões frequentados por empresários e pela mídia. Ela divide os amigos entre os bem vistos e os mal vistos pelos jornais. Se alguém de sua relação cai em desgraça com a mídia, cairá em desgraça com ela também. Tem um nariz insuportavelmente empinado.

Com toda essa soma de defeitos, porém, na condição de prefeita Marta logrou uma administração inesquecível, especialmente para a periferia. Literalmente inesquecível, especialmente para a população periférica.

Junte todos os defeitos apontados no primeiro parágrafo, a antítese de um político popular e compare com a gratidão que lhe é devotada pela periferia, para se ter uma ideia da grandeza de seu trabalho. A periferia de São Paulo aprendeu a gostar, a admirar e a ser grata a uma madame incapaz de um gesto populista. Tão madame que não repetia roupas, em lugar do populista padrão, com caspas no cabelo e sempre disposto a tomar uma no boteco com os eleitores.

Não sei o caminho que trilhará daqui por diante. Mas o PT perde um grande quadro.

Luis Nassif

124 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PT, desde a posse de Dilma

    O PT, desde a posse de Dilma em 2011, está perdendo os seus melhores quadros…a direção nacional do partido resolveu abraçar Dilma e escorraçar os militantes históricos…o resultado já começou: nas eleições de 2014, houve redução da bancada e uma eleição de Dilma com uma diferença de meros1,6% dos votos…

    *Moral da história: Dilma Roussef está matando o PT…

  2. O PT, desde a posse de Dilma

    O PT, desde a posse de Dilma em 2011, está perdendo os seus melhores quadros…a direção nacional do partido resolveu abraçar Dilma e escorraçar os militantes históricos…o resultado já começou: nas eleições de 2014, houve redução da bancada e uma eleição de Dilma com uma diferença de meros1,6% dos votos…

    *Moral da história: Dilma Roussef está matando o PT…

  3. Infelizmente estou vendo cada

    Infelizmente estou vendo cada vez mais Martha apontando sua saída do PT. Mas se for para ela ter espaço político, é melhor assim. Prefiro uma eleição em que no segundo turno tenha Martha (sabe-se lá por qual partido)  e Hadad. A cidade de Sampa sairia ganhando. Acho que a gota d’água entre ela e o PT foi a aposta e, principalmente, a manutenção da candidatura de Padilha, quando qualquer analfabeto político já via que a candidatura não ia nem pro segundo turno e , pior, custaria a perda de espaço político do Pt na estado de SP. Devia o partido ter colocado Martha no lugar de Padilha. Acho que ela não ganharia, mas o pt não seria surrado da forma vergonhoso que foi. Mas a teimosia de Lula (eu tenho por mim, puro feeling, que Lula não é grande fã de Martha ) custou muito caro ao PT. 

      1. Uma coisa leva à outra = a

        Uma coisa leva à outra = a incompetência na parte econômica de Dilma pode matar o projeto do PT de continuar na presidência.  Me ‘preocupo’ com o PT porque é o único partido que  até hoje mostrou na teoria e na prática alguma preocupação com a melhoria dos que são sempre esquecidos pelo estado. E isso eu vejo  onde moro = quase todas as melhorias que foram feitos aqui foram frutos de duas gestões do PT – a de Martha e a de Erundina. Critico Dilma porque vejo o quanto ela pode ameaçar as conquistas do período Lula  por erros graves na condução econômica (erros que o próprio Nassif, vira e mexe, aponta). Nesse exato momento ela tem mais quatro anos para fazer as correções de rumo nesse setor. 

        Tudo bem que você detone as minhas opiniões, Anarquista Lúcida. Faz parte do jogo. Mas nunca achei que o que você escreve não seja verdadeiro. Agora, para você,  tudo o que escrevo é uma mentira. Disse num post que votei em Dilma e você disse que eu mentia. Bem, o máximo que posso fazer é lhe dar a minha palavra de que não era mentira..  

         

         

    1. Martha lá!

      Concordo plenamente com seu comentário, Joel. Enquanto a elite esquerdista e direitista fica se digladiando nas redes sociais julgando o jeito madame de ser de Martha, o povo que mora longe e levanta cedo pra viajar duas horas pagando uma passagem só reconhece o ótimo governo que ela fez em São Paulo. Se as eleições fossem hoje eu não hesitaria em votar novamente nela, mesmo que contra Fernando Haddad. Aliás, Haddad está devendo algumas coisas muito importantes como, por exemplo, o hospital de Parelheiros, tão prometido na campanha dele. Como também está devendo dados sobre a investigação das propinas milionárias na explosão imobiliária desenfreada e criminosa na nossa cidade na gestão do Kassab. Martha é uma administradora corajosa e moderna. A mim e à maioia do pessoal da periferia não importa se a bolsa dela é de grife, se a roupinha não foi repetida. Quem presta atenção nesse tipo de coisa precisa direcionar a leitura para fora de seu mundinho e acompanhar melhor as boas realizações. Martha deveria ter sido a candidata do PT no lugar do Padilha, sem dúvida. Mas talvez ela seja muito compretente e cause um certo desconforto às grandes lideranças do seu partido. Que ela volte ao cenário eleitoral rapidinho. Um abraço.

  4. Marta

    Quem é Marta, de onde ela veio? Como arranjou este sobrenome Suplicy? O que faz para sobreviver? Trabalha em quê?Para falar a verdade não sei de onde ela apareceu?

        1. Não é de barões ingles.
          Jose

          Não é de barões ingles.

          Jose Smith de Vasconcelos, Barão de Vasconcelos, nasceu em Lisboa em 1831, o tutlo é

          português, veio do pai, José de Sousa e Vasconcelos,  casado com a inglesa Martha Tustin, aristocrata mas sem titulo herdado. Do lada materno Martha é neta deJulio Fracalanza, industrial metalurgico de ascendencia italiana.

          1. O titulo de Barão de

            O titulo de Barão de Vasconcelos não vem da Inglaterra mas do Rei de Portugual, portanto são barões portugueses e não ingleses. A mão inglesa não transmitiria titulo ao filho se o tivesse, a herança de titulo de nobreza se dá pela linha masculina, , assim sendo os Smith de Vasconcellos NÃO são barões ingleses e sim portugueses.

    1. marta Suplicy
      Nossa, me admira muito nos dias de hoje alguém ainda se questionar sobre quem é Marta Suplicy. Quanta ignorância. Prefiro alguém de nariz empinado mas que faça algo pelos mais carentes do que os ditos simpáticos que só fazem pelo próprio bolso. O que você prefere?

    2. Marta se tornou famosa como

      Marta se tornou famosa como sexóloga do extinto programa TV Mulher, da Globo, no início dos anos 80. Falava tão francamente de assuntos tabus que gerou um protestos de um grupo ridículo chamado “Senhoras de Santana”, uma versão arcaica do que mais arcaico existe na cidade de São Paulo.

  5. “Não sei o caminho que

    “Não sei o caminho que trilhará daqui por diante. Mas o PT perde um grande quadro.”

    … o PT perde sua prima-donna de gestão político-administrativa boa, eficiente, marcante, principalmente, para o povo paulistano pobre sem-calçada da fama populista…

    eu sei o caminho que trilhará, e sem cair do salto alto, a diva platinada do Seu Nassif:

    AGUARDEM PARA 2018 – ANO NOVO CHINÊS DO CÃO…

    PRIMA-DONNA dos pobres sem-creche X SAPO BARBUDO dos ricos y poderosos

    1. Sim, Alessandre, é exatamente

      Sim, Alessandre, é exatamente desta forma: é um ótimo quadro, uma grande companheira, mas, se sair do PT, ora, então é recalcada, nunca foi petista (meu Deus!), já vai tarde… Lamentável. E Marta, a melhor prefeita que esta cidade já teve, terá sempre o meu voto, não importando aonde vá. 

      1. Rita

        Eu gosto da Marta Suplicy desde os anos 80, quando eu era garoto e a assistia falando de sexo na TV Mulher hehe. Ela tinha um quadro, lembra? Para mim, ficar criticando a Marta não tem nada a ver. Essa mania dos petistas de destratarem antigas lideranças é profundamente lamentável, uma tremenda mediocridade, coisa de gente mesquinha. Se a Marta estivesse sendo respeitada como deveria no PT, ela não estaria insatisfeita. Mas fazer auto-crítica é sempre difícil. Para os petistas então, sai de baixo.

      2. A questao nao é essa Sou fã da Marta mas ela tá fazendo jogo suj

        Ficar atirando contra o partido a que ainda pertence para ser expulsa e nao perder o mandato é jogo sujo. Se quer sair saia, tem todo o direito a isso; concorra à prefeitura de S. Paulo por outro partido, já que é o que mais quer. Mas devolva o cargo de senadora ao PT, arque com as consequências do seu desejo, nao traia. 

        Pessoalmente lamentarei a saída dela, se realmente sair. 

        1. Mas se ela sair

          Mas se ela sair discretamente, sem fazer um showzinho, não cai nas graças da mídia velha. Para ganhar espaço na mídia velha tem que falar mal do PT. E pra ter alguma chance de ser eleita pra qualquer coisa no estado de SP tem que falar mal do PT. Do contrário ela perde pra qualquer um. Perdeu duas vezes depois que deixou a prefeitura.

          É curioso que uma pessoa que se apresenta como fina e sendo parte de uma classe social que valoriza boas maneiras e regras de etiqueta, dê um showzinho deste nível.

          Será que ela teria coragem de ser recebida numa festa na casa de alguém do  perfil social dela e depois sair falando mal do que serviram a ela? Tá bom… a resposta é sim, se alguém recebesse mais atenção do que ela… como aconteceu agora.

           

           

    2. Essa carapuça do sectarismo

      Essa carapuça do sectarismo partidário eu não visto, Argolo. O Zé Cardoso continua no PT, e acho-o um péssimo quadro. Assim como o Bernardo e a Gleise. Também não gosto do Mercadante. Considero vários de outros partidos melhores que esses quatro e que alguns outros também. Exemplo: Aldo Rabelo, Jean Willis, Jandira Fegalli, Erundina, Ciro Gomes, Requião. Esses são os que lembro agora. Todos de esquerda claro, não iria preferir alguém contrário a minha ideologia.

      Quanto à Marta, considero que fez uma ótima gestão na prefeitura. Mas suas atitudes agora foram deselegantes, mostrando falta de grandeza e muito ego. E se voltar a atrás ficar no PT, não mudo uma letra do que escrevi agora 

      1. E o PT nao tem OBRIGAÇAO de dar a candidatura a ela…

        Ainda mais tendo um prefeito bom, que pode concorrer à reeleiçao. Auto-crítica do quê? 

  6. Refletindo o texto.

    Não seria do tipo, nós, da espécie daqui, aqui, e, vós, da espécie de lá, lá? O que realmente significam essas adjetivações: “gostar, a admirar e a ser grata”? Isso não revela e, também, não realça um, pleonasticamente falando, fosso abissal entre “eu” e “tu”? Não seria mais consentâneo, por exemplo, se o contexto da administração da “perua” permitisse que o “povo” da periferia também pudesse não repetir a roupa na feira da segunda-feira? Ou possibilitar que as “donas de casa” pudessem ir no “corgo” lavar roupa a cada dia com uma roupa diferente? Não parece ser o caso de o semideus, lá do olimpo, cuidando dos pobres mortais, aqui na terra, o que nada muda, ou seja, mesmo que esse ajutório seja relevante, não neutraliza o fato de existir semideus e mortais?

    Tenho “quase que certeza absoluta” que na concepção do PT não cabia essa espécie e militante – como também não cabia a de muitos que parasitam no partido! Se o PT se extinguir certamente vai ser por autofagia!

  7. Ela fundou, junto com o

    Ela fundou, junto com o marido e tantos outros, o PT. É de se pensar em como se trata aqueles que foram importantes para o partido.

     

    Acredito que seja porque o PT mudou… pra pior. 

     

    E não falo de corrupção, falo do organismo do partido, e do seu desgaste junto ao eleitor.

    1. Sim, exatamente. Tanto Marta

      Sim, exatamente. Tanto Marta quanto o Suplicy , desde o início, apontavam para este universo utópico que a esquerda almejava. Marina também. Isto tudo não estava claro, como as utopias nunca são. É com a concretização administrativa que se perflam as realidades. Marta pode ter sofrido, mas muito menos do que os injustiçados anteriores, Olívio, Erundina e Buaiz, que foram os primeiros a realmente ter de lidar com a difícil contradição entre a utopia e o cotidiano da administração. Para mim, os 3 sempre serão heróis. Foram autênticos, e foram apedrejados. Olívio se salvou da fogueira, porque no PT do RS a disputa de tendências era mais renhida, permitindo divergências fortíssimas mas salutares. Nunca estive perto de SP, mas eu queria ver uma disputa entre a Erundina e a Marta. Duas grandes figuras, admiro ambas. (Eu lembro da disputa entre Erundina e Plínio, é, Plínio!) quando Erundina foi considerada como representante da “esquerda” diante do “igrejismo” do Plínio, ao menos lá longe no RS…) Como as análises são bobas…

  8. Ela fundou, junto com o

    Ela fundou, junto com o marido e tantos outros, o PT. É de se pensar em como se trata aqueles que foram importantes para o partido.

     

    Acredito que seja porque o PT mudou… pra pior. 

     

    E não falo de corrupção, falo do organismo do partido, e do seu desgaste junto ao eleitor.

  9. Coitada da Marta vai se

    Coitada da Marta vai se juntar ao Helio Bicudo, HH, Marina, Chico Pinheiro, Suplicy, Erundina  no altar de sacrificio mantido pelos pelegos.

    Lugar destinado a todos aqueles que ousaram se levantar contra os dogmas , pois só há um Deus ( o PT ) e seu unico profeta ( São Lula )

    Nada que eles façam esta errado, se estiver os outros tambem estao logo esta tudo certo…rs

      1. Sem esquecer, daqui do Rio, o

        Sem esquecer, daqui do Rio, o Chico Alencar, Eliomar e outros da esquerda de ipanema…

        Embora o Chico Alencar seja tijucano, etc., etc., são todos o que o Brizola um dia chamou de “UDN de macacão”.

    1. Hum…para vc é pelego enquanto não romper com o PT

      Hum…para vc é pelego enquanto não romper com o PT. A carreira política destas pessoas deve ter caido do céu, obra do acaso, e não resultado de um belo trabalho do PT. Como vc é direitona, entendo seu comentário tosco.

  10. E Marta vinha sendo uma

    E Marta vinha sendo uma ministra eficiente, sob seu comando, o Ministério da Cultura era uma fonte de notícias boas para o governo Dilma.

  11. Se ela sair  Marina que se

    Se ela sair  Marina que se cuide!

    Marta é bom quadro para qualquer partido mas não é

    um ” bom partido ” para qualquer legenda.Lembrando

    que foi a primeira a bater de frente com a máfia dos

    tarnsportes entre outros feitos.Talvez não seja  “a

    admirada “mas merece respeito, se enrola as 

    vezes ..mas é muito corajosa.

  12. Saiu pois não aceitou ser

    Saiu pois não aceitou ser preterida na indicação para candidata a governadora, ambiciosa  sem medida e traira como Marina, vai beijar e bjular a “casa grande” para ser eleita e adotada pela elite, como fez  a Marina Silva, “a cabeça de vento”.

      1. Pra você ver o nível

        Pra você ver o nível intelectual e de conhecimento de muitos militontos…

        Por isso eles acreditam em absolutamente tudo o que dizem o partido e o governo… 

  13. Nassif ela foi uma boa

    Nassif ela foi uma boa prefeita, e o Partido deveria ter mais consideração com ela , o pessoal ingrato este do PT,o dia que vc ou qq outro blogueiro virarem “persona non grata” pelo PT, irão perder um mar de seguidores.Critica ali passa longe.

  14. não fortaleceu o PT

    Marta foi uma das liderenças do PT de São Paulo que mais enfraqueceu o partido na região. 

    Fortaleceu em sua gestão práticas da política tradicional e se beneficiou de planos de governo gestados no universo petista. 

    É mais uma política que foi criada pelo PT e que deixará o PT criticando o partido para se posicionar à sua direita. 

    Somente Lula é liderança política maior que o PT.

    Todos os demais se beneficiaram da força da sigla que hoje é tão criticada, mas que segue sendo a maior força política da esquerda do Brasil,  referência para a esquerda mundial. 

     

     

  15. A madame que roda a baiana e põe a criadagem no devido lugar.

    Marta sempre foi o que havia de mais psdbista dentro do PT. É no que havia de mais serrista.

    Do que me lembro do governo Marta? Da martaxa.

    Governou como madame. Cuidou da mudança para a casa nova, da reforma do jardim e da festa do aniversário. Profissionalmente inaugurou um showroom.

    Quanto à periferia, bem, periferia é onde os outros moram.

    1. CEUs, Bilhete Único, material

      CEUs, Bilhete Único, material escolar e uniforme para os alunos do ensino municipal (que geralmente não fazem parte da elite dos Jardins)… De fato, a Marta não fez nada pela periferia. Aliás, vc sabe onde fica a periferia de São Paulo? 

    2. Discordo, há pior, há

      Discordo, há pior, há petistas que são mais psdbistas que os próprios tucanos.

      O petismo fisiológico está tomando conta do governo, é um petismo oportunista e egoista, que só pensa em si memso, Eduardo Cunha é a grande referência para essa ala petista, que tem no “primeiro-ministro” Aluizio Mercadante seu grande líder.

      É esse oportunismo que explica o silência do partido e do governo diante da violência perpetrada contra suas lideranças históricas na AP 470. Mercadante, por exmeplo, nunca deu um pio acerca das graves violações de direitos e garantias de seus antigos companheiros, mas, quando críticas ao apoio que a Folha de São Paulo deu a ditadura começaram a surgir, ele correu defender o jornalão.

      O PT está rapidamente se tornando um PMDB, isso pelo menos abre espaço para a criação de um partido de esquerda de verdade, como o PT era antes de provar das regalias do Poder.

    3. Tipo assim,

      deu vale-transporte para a doméstica para que esta não mais tivesse a desculpa “esfarrapada” da falta de dinheiro como argumento para faltar ao trabalho! 

      1. Doces lembranças.

        Tipo assim, lembro do bilhe único, mas desconheço o tal vale transporte exclusivo para domésticas.

        Lembro dela ter enfiado sobre-taxas no IPTU, lembro dela ter deixado as obras viárias para o último ano de governo e entregue com falhas as que terminou. Falhas que tiveram de ser corrigidas pelo governo seguinte.

        Lembo dela ter inaugurado uma ou outra escola “padrão FIFA” mas sem recursos previstos para a universalização do modelo. Lembro dela ter deixado escolas de lata.

        Lembro dela ter alterado a legislação para poder empregar o “marido” da época na prefeitura.

        Lembro dela acusando os eleitores paulistanos de preconceituosos e indo se recuperar da derrota em Paris.

        Tipo assim.

          1. Serio?

            Sou paulistano, mas essa me passou desapercebido.

            Se bem que, na época, eu também tive quem ajudasse em casa. Com carteira assinada e dinheiro para a condução acrescido ao salário.

            E veja que eu nunca morei no Jardim Europa.

  16. Marta é a mais paulista petista do que muios petistas de SP

    Marta é a mais paulista/paulistana de todos os quadros do PT. Nâo à toa quando resolveu apoiar Haddad a população só gritava seu nome na periféria. Andar por São Paulo e falar da cidade não há beneficio que não seja criado e citado pela ex prefeita. Ceus, Vai e Volta, uniforme escolar, corredores de ônibus e tantos mais. Dizem que Marta saindo do PT seria uma Heloísa Helena, Erundina e outros tantos nomes que diminuiram sua legenda. Pois se enganam Marta tem cacife político para levar eleitor para qualquer partido. Entre ser petista, lulista, dilmista em SP sou muito mais martista.

    O partido que contar com Marta nas próximas eleições já começam com grande chance de vencer. Acho que ela deveria sair candidata ao governo seja por qualquer partido, e se quiser tirar Haddad da prefeitura Marta apoiando outro nome em qualquer partido leva junto muito do que o PT obteve em 2012.

    Marta Suplicy em São Paulo é a mais petista do que os candidatos que o Pt lançou ao governos nos últimos anos que mais pareciam um braço do PSDB. Marta a melhor prefeita de SP.

    1.  “Pois se enganam Marta tem

       “Pois se enganam Marta tem cacife político para levar eleitor para qualquer partido. Entre ser petista, lulista, dilmista em SP sou muito mais martista.” (trecho do comentário principal).

      Sim, tanto que foi derrotada à reeleição e derrotada em outra tentativa. 

       

    2.  “Pois se enganam Marta tem

       “Pois se enganam Marta tem cacife político para levar eleitor para qualquer partido. Entre ser petista, lulista, dilmista em SP sou muito mais martista.” (trecho do comentário principal).

      Sim, tanto que foi derrotada à reeleição e derrotada em outra tentativa. 

       

    3. Marta está queimada.

      Perdeu para o Serra, perdeu para o Aloysio Nunes e, se o cara não tivesse batido em mulher, perdia até para o Netinho de Paula.

      1. Uma pitadinha de VERDADE

        Uma pitadinha de VERDADE cairia bem, amigo.

        Aloysio só entrou no SENADO, porque espalhou com a ajuda dos meios de comunicação que TUMA JÁ TINHA MORRIDO, NA MANHÃ DA ELEIÇÃO. ISSO é a prova do “caráter ético” do tucano. Ou a falta dele! 

      2. Uma pitadinha de VERDADE

        Uma pitadinha de VERDADE cairia bem, amigo.

        Aloysio só entrou no SENADO, porque espalhou com a ajuda dos meios de comunicação que TUMA JÁ TINHA MORRIDO, NA MANHÃ DA ELEIÇÃO. ISSO é a prova do “caráter ético” do tucano. Ou a falta dele! 

  17. Marta Suplicy é uma especie

    Marta Suplicy é uma especie de Neca Setubal do PT, sem banco, é claro.

    São as peruas, ricas, pobres, ocupando mais espaços no poder politico, a direita ou a esquerda..

    Confesso que sempre me foi dificil entender como uma pessoa com os valores e postura de  Marta Suplicy, poderia ser vista como uma” liderança popular”.

    Mas a politica muita vezes transita pelo universo do surreal..

    Não me tornei petista por jamais entender o seu papel num partido de esquerda..

    Apesar de tudo o que a ex ministra falou sobre o novo ministro da cultural é uma absoluta verdade.

    Não é desse Juca que o Brasil e a cultura precisavam.

    E o povo esta precisando  ter maior acesso a cultura.

    A Presidente, em sua posse, se comprometeu pela melhoria da educação.

    Educação sem cultura não significa a melhoria da capacidade intelectual de um povo.

    Cultura é o  elemento definitivo que transforma o aprendizado adquirido na escola em instrumento real de progresso.

    Enquanto o governo não entender o papel fundamental da cultura, estaremos formando mais medicos que estupram colegas, para talvez no futuro vilentarem tambem as pacientes.

  18. MARTA VAI A LUTA

    Caetano Veloso leva a pecha de ter uma opinião formada sobre tudo e sobre tudo opinar. Isso não é de agora, vem de muito tempo quando, pasmem os senhores, sequer existia Facebook ou twitter. No entanto o próprio Caetano esclareceu o porquê de tanto pitaco: “Telefonam em casa e me perguntam”, respondeu o ilustre baiano em uma entrevista.

    Ou seja, sua opinião era dada quando alguém queria saber e não o contrário. O que nos leva ao motivo dessas linhas: A quem interessa a opinião de Marta Suplicy?

    Lula sempre demonstrou simpatia pelo casal Suplicy, quando ele existia e, depois da separação, uma tolerância  acima da média com Eduardo e um especial carinho por Marta, principalmente depois da convenção a Presidente de 2002 onde ambos – Lula e Eduardo – disputaram indicação para Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores.

     Lula e Marta sempre estiveram juntos, contrariando a tese de que o Capital e Trabalho são antagônicos e contraditórios. Mas o amor em política, assim como nas ruas de Copacabana, tem seu valor e para Lula é melhor uma Dilma no palácio do que uma Marta na esplanada ou na prefeitura paulista.

    Marta sai do PT sem sair, este é o mote. Marta quer ser expulsa, por isso faz birra e ameaça jogar caca no ventilador sempre que a ocasião aparece.

    O que Marta faz não é novidade, muitos já o fizeram. Saíram do PT depois de criar certa visibilidade a sua figura de persona persecutus, ou seja, de uma pessoa cuja complexidade e visão da política não se coadunam com os rumos do Partido. No caso de Marta, o Partido é autoritário e só faz cacada não reconhecendo nela todo o potencial eleitoral que possui, além de toda a capacidade de tolerância que ela já não tem mais com os menos esclarecidos – vulgo Lula da Silva – que ela chama eufemisticamente de PT.

    De agora em diante, Marta sempre irá contestar qualquer coisa que venha do Partido dos Trabalhadores, vai se “pintar” de visionária e independente e dar a sua opinião sempre que possível até para quem já a bloqueou no twitter como eu. Quem sabe algum Partido a acolha, que não seja o PSOL, pois de Brothers of Brazil já estamos cheios.

     

     

  19. Mãe Dinah lá do inferno anda

    Mãe Dinah lá do inferno anda vibrando!

    Sente que Marta pode entar na disputa

    pela prefeitura paulistana!Sonháticos

    acuados ?Martaé esperta, será

    o PT do PT dentro de qualquer partido.

     

    Obs. Caiu na “rede” não é peixe!

  20. Atitudes inoportunas dos Suplicy

    O que não se discutiu aqui é o peso de sua acusação. Esta, por um lado, é inoportuna no momento por coerência com o PT e com o próprio passado recente de Marta. Se Juca foi ruim, Marta foi pior ao não apontar seus equívocos durante a sua gestão. Se apontou para a presidenta, que prove. Marta foi uma grande prefeita, foi mais produtiva e dinâmica que o  Eduardo Suplicy  em 24 anos de senado. Mas ambos têm em comum adotarem atitudes erradas  e, as vezes, estapafurdias  e fora de hora. O primeiro quando passava do ponto falando e, principalmente, cantando no plenário. Ela, nesse atirar de pedras em Juca e Padilha. Pareceu puro ressentimento. Marta é mais espontânea, inclusive na vaidade que nunca omitiu poe poppulismo. Votei nela para prefeita (não me arrependo) e para senadora.. Agora… tenho minhas dúvidas. Levo em conta também a idade. E como senadora, acho que ela deixou a desejar.

  21. Perifeira

    Morei na periferia classe média baixa de São Paulo antes, durante e depois da gestão da prefeita petista e não tinha percebido tal fenômeno. De qualquer forma , nesta mesma periferia comparativamente Maluf ficou anos luz à frente de Marta.

  22. Lembro do debate na campanha

    Lembro de um debate na campanha dela pela reeleição em que ela dizia: “eu gooosto de ser prefeita, eu goooosto”, no mais puro trejeito,  jargão, papinho “MBA” super híper na moda…

    Perdeu!

    Taí a influência “do salão” e das relações públicas dela – afinal, quem não “gostaria” de ser Prefeita?

    O Ministério da Cultura foi dado, dado a ela por pura consideração pra ela se reconciliar com a verdadeira base dela, já que não fez nada, nada no turismo, além de criar caso.

    E ainda saiu fazendo desaforo…

    Numa palavra: mal criada!

    1. Para complementar, bom texto

      Para complementar, bom texto sobre essa questiúncula la do 247.

       

      O barraco de Dona Marta

      Lelê  TelesLELÊ TELES31 de Dezembro de 2014 às 09:25Dona Marta calçou as botinas do filho punk e saiu a dar coice nos companheiros como uma forma de fazer barulho, ela joga para os holofotes, madame é, como o filho, punk de boutique

       

       

      Ressentida e recalcada, madame Suplicy dispara, deselegante, contra Juca Ferreira e Padilha. Mas, todos sabemos, seu alvo é Lula e Dilma.

       Ela não os perdoa por tê-la colocado em seu devido lugar.

       Preterida para a disputa da prefeitura de São Paulo e, em seguida, igualmente descartada para disputar o governo de seu Estado, Dona Marta abriu a janela do barraco e passou a gritar, acordando os vizinhos.

       Ela repete Heloísa Helena e Cristóvam Buarque, ambos saíram do PT, quem não se lembra?, atirando para todos os lados.

       Helô terminou, melancolicamente, ilustrando as páginas das revistonas em uma fotografia infeliz onde saltava, sorridente, ao lado de ACM, Agripino e toda a malta direitista no Congresso ao votar com eles contra o governo e contra o povo.

       O recalque virou sabotagem.

       Ainda desfrutando seus 15 minutos de infâmia, HH ganhou capa e perfis nas revistonas e jornalões ao enfrentar Lula nas urnas.

       Derrotada, foi descartada pela mídia e o povo lhe deu uma ostra.

       Cristóvam, o monotemático, também se arvorou a enfrentar seu ex-partido. Termina o ano em penúltimo lugar no ranking da revistaveja que avalia a atuação dos parlamentares. E pede desculpas a seus eleitores.

       O senador, veja você, era um bravateiro.

       De gravata e de bravata, o professor aprendeu pouco no Congresso e ruma ao ostracismo.

       Dona Marta, oh imagem terrível, calçou as botinas do filho punk e saiu a dar coice nos companheiros como uma forma de fazer barulho.

       Ela joga para os holofotes, madame é, como o filho, punk de boutique. Quer sair do partido dando a impressão que foi forçada a isso.

       Repete à risca os ex-companheiros. Segue um mau exemplo!

       Ganhará holofotes enquanto for útil aos golpistas, reverberarão suas bravatas, vão fotografá-la sempre pelo seu melhor perfil, à direita agora, mas aposto que no final de 2016 deixará a vida pública como os ex-companheiros, com uma ostra nas mãos, pesaaaada!

       Palavra da salvação.

       

       

      1. “Cristóvam, o

        “Cristóvam, o monotemático”

        Não pude deixar de rir.

        Mas o adjetivo é ao mesmo tempo perfeito (Cristovam “mania de educação” Buarque, quem poderia ser mais monotemático do que esse politicastro de uma nota só?) e injusto para com quem pensa que sabe de absolutamente tudo sobre todos os temas, capaz de ensinar gari a varrer rua.

        Votei quatro vezes nessa nulidade, as três últimas apenas por obrigação, sem nenhum entusiasmo; mas com o seu apoio a Aécio, o professor e futuro ex-senador resolveu esse problema. O PT que arranje candidato próprio ao Senado em 2018, ou apoie alguém do PCdoB ou similar, por que esse aí agora é carta fora do baralho. Não voto nele nunca mais.

  23. marta

    Entendo as atitudes dela com base em duas verdades. Ao envelhecer

    A) nos tornamos mais amargas e menos conciliadoras.

    B) nossas qualidades e defeitos estão mais a flor da pele..

     

     

     

    Uma coisa é clara, entre o PT, a periferia e o seu umbigo ela escolheu o último.

    1. Concordo inteiramente

      Concordo inteiramente contigo,

      Politicos velhos, com uma sede infinita de poder, sao figuras que me fizeram  concordar inteiramente com Lula e a necessidade da velharia do PT começar a permitir os novos, como Haddad e Padilha alçarem voos.

      Ela Eh uma mulher exemplo de determinação e trabalho, agora, sua vaidade exacerbada eh um perigo em qualquer estrutura democrática de poder. São poucos os políticos que colocam o interesse público acima da vaidade, esse eh um problema terrível na nossa Democracia. 

      1. Quero ver essa predileção do

        Quero ver essa predileção do Lula pelos novos quando começar a disputa pela candidatura em 2018. E aliás, novos desde que indicados por ele, que às vezes acerta, e em outras padilha.

  24. Um ego maior que o de FHC…

    Não acho compatíveis, os defeitos comentados pelo Nassif no primeiro parágrafo, na minha opinião, minimizados, com o comentário feito logo depois, de que o PT perderia “um grande quadro”.

    Provavelmente não há político desprovido de vaidade, de um pouco de narcisismo e desejo de se impor, além do que vemos nas “pessoas comuns”. Talvez até seja necessário, para quem quer ter uma carreira vitoriosa no meio. Mas tudo tem limite! A vaidade excessiva, o narcisismo exacerbado, é normalmente acompanhado de duas doenças terríveis: a inveja e o ressentimento, porque “o ego da criatura não pode suportar derrotas, contrariedades”.

    FHC me parece quase imbatível nesses quesitos: é vaidoso, ressentido e invejoso em doses cavalares.

    Uma das pessoas que parece ser “superior” a ele nisso tudo, é justamente Marta Suplicy. Não são poucos, os que a consideram insuportável. Penso que o PT não perde nada, só lucra, Já vai tarde!!!!  

    1. FHC deslumbrado

      Marta em matéria de ego, jamais chegará aos pés de FHC, quem você elegantemente chamou de vaidoso, não, ele era e ainda é um  idiotia “deslumbrado”, sendo um total capacho sem opinião e decisão própria, esqueça o que escreveu. Quanto a Marta  já tá na hora do PT rever sua filiação. Creio que não faz falta alguma. Ela tem criado problemas e tem uma carência de flashes a la estrela global.

      1. Vaidoso sim, deslunbrado com

        Vaidoso sim, deslunbrado com que? O deslumbramento é para pés de chinelo que de repente sobem  na vida. FHC nunca foi pé de chinelo,  bisneto, neto e filho de Generais, sobrinho de dois Ministros da Guerra,  professor na França, no Chile e na USP, anfitrião e interprete de Jean Paul Sartre na sua visita ao Brasil,  Ministro do Exterior e Fazenda, vai se deslumbrar com que?

        Seria melhor se contrapor à sua politica economica do que a caracteristicas pessoais, aliás, achar um politico sem vaidade vai ser dificil.

        1. Deslumbrado sim.Embasbacado e

          Deslumbrado sim.
          Embasbacado e imbecilizado com o poder. Deslumbrado com viagens,   cerimoniais, flashes, títulos…diria até abobado. Vendeu o patrimônio público  a preço de banana em troca de reconhecimento e medalhinhas “Deslumbradus subalternus condecorari”. Ele  Venderia a própria mãe para aparecer. Um capacho lesá-patria deslumbrado.

  25. Como diriam antigamento no

    Como diriam antigamento no Maracanã:

    A ADERJ INFORMA:  “Substituição nos militontos… Sai Marta Suplicy, entra Kassab”…

     

  26. Fenômeno Global

    A imagem da Marta na Periferia é um legado dos tempos de sexóloga na Globo.

    E, era forte somente junto às mulheres que eram o Público Alvo desta saudosa era de “Liberação Sexual”.

    Pergunte ao Público Masculino quem é (era) Marta…

    Nunva houve interação dela com os mais “necessitados”.

    A fila anda.

    O PTdeveria pagar uma fonoaudióloga ao Fernando Haddad.

    Parece que o Cabeleireiro já foi resolvido.

    Aí veremos o que é um Líder Carismático da Periferia.

     

    1. Como pode interpretar qual

      Como pode interpretar qual  voz da periferia?

      O tal programa que menciona muita gente nem se lembra mais. Mas perguntem pra eles quem implantou o Bilhete unico?

  27. O prestígio de Juca Ferreira é tanto

    Que até o Fernando Meirelles (militante marinista) pediu a Marta a manutenção do atual presidente da Ancine (Manoel Rangel), Rangel chegou ao governo indicado por Juca Ferreira/Gilberto Gil.

    Marta fez um papelão ao criticar seu sucessor no ministério, mostrando que perdeu a relevância.

  28. marta pode ter defeitos, mas

    marta pode ter defeitos, mas fez parte

    da construção do pt.

    posiciona-se, talvez, para 2016, 2018…

    pode ter muitos ciúmes é do haddad, que tá dando bons exemplos

    e compete com ela, certamente,,…

  29. Marta Suplicy saiu do PT?

    Se saiu do PT vai pra onde? Vai pra o PSB, que mais parece um campo de refugiados de ressentidos e rejeitados do PT?  Marta é irrelevante para a maioria dos brasileiros. E Irrelevante para o PT. No Congresso todos os seus mandatos foram pifios, mediocres mesmos.  A imagem de paulistana quatrocentona, dondoca, arrogante e ambiciosa ela carregará sempre, dentro ou fora do PT. Grande quadro onde?? Como?

  30. Marta e a periferia

    Eu sei que a periferia não a reelegeu.

    Ma temos também que admitir que a mídia a massacrou cotidianamente. Tudo o que acontecia em Sampa era culpa dela, até a chuva. Mas ela visitava as regiões inundadas, contrariamente aos tucanos, que vivem de renda (concedida pela mídia).

    Então, nariz empinado ou não, ela foi uma boa prefeita, talvez não soube escolher bem seus colaboradores, quem sabe?

    Como sempre acontece no PT. Péssima comunicação e péssimo habito de achar que bajulando a Globo via cair nas graças dos donos do poder midiático (imperdoável a Avenida “Jornalista Roberto Marinho”, essa foi demais).

  31. Concordo com o texto de

    Concordo com o texto de Nassif em quase tudo. Marta foi uma excelente prefeita, encarou a elite de que faz parte e que por isso nunca a perdoaram. Mas dizer que a periferia a agradece é um tanto irreal. Se fosse assim ela teria se reeleito e não perdido para o pústula de Serra.

  32. Que isso Nassif, preconceito ?

    Defender a gestão de Marta na prefeitura tudo bem, mas dizer que populista tem caspa e bebe no bar, de forma pejorativa, foi péssimo. Vargas era chamado de populista sim senhor, Brizola também e até mesmo Lula. Sua consideração vale para eles ? Se Marta foi revolucionária na prefeitura, ultimamente, inclusive na cultura, vinha sendo pífia. As cicatrizes da política parece que tiraram muito da grandeza que ela possuía como administradora pública.

  33. Duas  das piores coisas que

    Duas  das piores coisas que pode ser acometido um eleitor são: 1) falta de memória; 2) julgar uma administração segundo suas simpatias pessoais e partidárias.

    Vamos voltar no tempo, tipo túnel do tempo… Marta Suplicy pegou uma prefeitura pós Pitta. Alguém por acaso se lembra como foi a administração desta criatura do Maluf? Era assim: quando eu saia de casa eu não sabia se encontraria ônibus funcionando. Frequentemente as empresas/ motorista/cobradores entravam em greve assim, do nada. Muitas vezes era porque era colocado fogo nos ônibus. Havia também  os perueiros que mandavam no pedaço. Aliás, havia uma Mafia no transporte que dificultava a vida do passageiro. Além disso,  os ônibus eram todos velhos e  com acentos duros. Creio que muita gente parece não se lembrar disso. Provavelmente não tomavam ônibus ou têm um bumbum soft.

    O lixo na era Pitta  ficava solto nas ruas. Parece que a prefeitura não tinha dinheiro para pagar as empresas, sei lá. Lembro das ruas do meu bairro, que nem pode ser considerado uma periferia, em estado deplorável com toda sorte de lixo espalhado. Na verdade o Maluf deve ter entregue a prefeitura com zero de recursos, e o Pitta precisou contornar a falta de dinheiro sem abrir a boca, afinal o homem era o seu padrinho político.

    As ruas estava com asfaltamento em estado péssimo! Lembro da avenida Braz Leme, em Santana, em estado lamentável, esburacada. A rua onde eu morava idem.

    O bilhete único foi uma promessa de diversos candidatos a prefeito, não só da cidade de São Paulo como de outras cidade do Brasil. Isso porque bilhete assim não era novidade no mundo. Várias cidades de diversos países já usavam este tipo de bilhete, ou parecido, mas ele nunca chegava no Brasil, era só promessa a cada eleição. Pois bem, só por isso a Marta já mereceria o nosso respeito. Ela chegou e fez funcionar o bilhete único, mostrando que ele era possível. Foi a primeira prefeita do Brasil a fazer isso, depois os outros tiveram que seguir.

    Marta praticamente trocou toda a frota de veículos, agora  com assentos descentes. Também mexeu nos corredores de ônbus. Os antigos, pouco e feios  foram substituidos por novos e mais bonitos, sem enfeiar a cidade. Lembra-se daquel corredor horroroso implantado por Covas na Nove de Julho? Olhe o que Marta  fdeixou no seu lugar? Ela ainda implantou novos corredores.

    No meu bairro, Santana, várias ruas foram recapeadas, praças forma remodeladas.

    No transporte, ela foi uma prefeita embatível.  Ninguém foi melhor do que ela. Quem toma ônibus, como eu, precisa se lembrar como era a vida do passageiro.  Lembram-se quando ela teve que andar com colete a prova de bala por causa da Mafia do Transporte que ela teve de enfrentar?

    E os Ceus que construiu? Parece que isso é coisa de Madame?

    Meu IPTU não teve aumento. Algúem vai dizer…. e a taxa de lixo? Pois eu pagava sem rancor, pois no lápis eu estava no lucro, somando o IPTU barato e o bilhete único.

    Não me interessa se ela é ou não é simpatica, se é madame, se casou com argentino e se separou do Suplicy, se ela tem a boca mole. O me interessa é ter um transporte de qualidade, não ser esfolada no meu IPTU, saber que a crianças da cidade tem boas escolas, que as ruas não estão esburacadas e que eu não tenha que tropeçar no lixo das ruas. 

    Eu acompanhei as críticas ácidas e machistas que muitos fizeram contra a Erundina. Diziam que porque ela era feia e nordestina. Alguns duvidavam até de sua preferência sexual etc. A Marta era a antítese do perfil da Erundina, mas como ambas era petistas e mulher e sofreram ataques cruéis e machistas. Mesmo agora aqui no blog pude ler alguns assim, meio disfarçados, mais machistas.

    Marta Suplicy fez besteiras na sua administração? Sim, claro que fez. Mas devemos observar duas coisas: Em qual condições ela pegou a cidade? Fazer as contas colocando tudo na balança, qual foi o saldo? Na média ela fez uma das melhores administrações, não tenho dúvida disso! O resto é blá blá blá de eleitor desmemoriado e gente preconceituosa.

     

  34. Marta, segundo a Wikipedia

    Marta é a denominação comum dado aos mamíferos mustelídeos do gênero Martes. Estes animais são carnívoros e semidigitígrados e têm uma pele muito apreciada. Sua gestação dura 2 meses, tendo em média 2 ou 3 filhotes. Já chegou a ser centenas de milhares na Europa, mas foram tão caçadas por causa de sua pele, que estão se tornando raras. Capturar um mustelídeo é relativamente fácil, por ser muito curiosa, basta colocar um objeto brilhante em seu ninho, que ela cai na rede. É um animal solitário que vive em lugares rochosos e arborizados, de difícil acesso, o que torna a sua situação de conservação pouco preocupante. Costuma demarcar seu território com um rastro da secreção das glândulas anais, como faz a doninha sua parente próxima, porém de odor menos desagradável.

  35. O perfil social de  Marta  se

    O perfil social de  Marta  se adequa mais a de um  Psdbista ,mas

    trabalhou na fundaçaõ do PT , e até onde se sabe porque quis .

    Mesmo sendo da elite paulistana  se posicionou sempre ao lado

    do Lula nos melhores  e  piores momentos.Esse “ar  de dondoca ou

    Dr .Jekyll e Mr.Hyde sempre fez parte da militância duvidar

    de suas pretensões, isso desde sempre.Fez uma prefeitura

    corajosa,complicada,com falhas e acertos..algumas afetações

    mas de muita fidelidade.Erundina tambem comeu o ” o pão que

    o diabo amassou” ou seja, não há inocentes ai ..inclusive parte

    da militância. O que pegou mesmo ( tem que ser dito) foi a 

    rompimento de seu  casamento em circunstâncias que não 

    vem ao caso.O moralismo ainda permeia a sociadade de forma

    viril ,reacionários,conservadores de sempre,progressistas,

    lumpens,operários,intelectuais e etc.etcetc.Na feira..no bistro

    na perifa e nos jardins por muitos  de toda parte o apedrejamento

    se ouviu .Isso em detrimento de uma história política que   não é pior 

    que a de vários outros políticos de lida e fé.

     

  36. A Marta o Que é de Marta

    Marta foi e continua sendo sua maior inimiga. Excelente prefeita, rompe o persistente ciclo provinciano na prefeitura, traz o cosmopolitano à cidade e com realizações fundamentais como o enfrentamento e organização dos transportes, com a eliminação do caos das máfias das lotações, o bilhete único, os corredores de onibus e com realizações transcedentais como os CEUS e a descentralização das atividades culturais à periferia, transforma a cidade ao agitar o junto rumo ao misturado, destino e vocação maior dessa metróplole de DNA modernista.

    Mas absurdamente, com tudo isso, consegue perder a reeleição garantida para Zé Bolinha, ao esnobar decretando a dispensa da militância da campanha, em função de te-la  planejado ao estilo profissional americano, com contratação de milhares de kombis e equipes remuneradas para complementarem a propaganda encomendada ao oráculo do planalto central (que nada conhece de planalto paulista), conforme o planejamento meticuloso onde não cabia a “amadora” anarquia militante. Coisas de Dona Marta, que solamente só com o oráculo, prescindem de estarem também juntos e misturados, tanto ao partido, quanto ao povo, por serem polítegos.

    Completando a arte de atirar nos próprios pés, comanda a desastrosa operação de separar-se de Suplício, emendada com a cinemascópica “bodas com o argentino”, fazendo com que, além de ser atacada por 100% da  mídia paulista, 24 horas por dia, 30 dias por mês, como é habito contra tudo que é PT em São Paulo, passe também a ser alvo de comentários sobre sua vida pessoal, por parte da população. 

    Nessa altura, com a militância isolada da campanha, completamente fria e desarticulada, não deu outra, consegue perder a reeleição para prefeito mais ganha do país, façanha essa só possível com o estóico esforço contra si para torna-la realidade.

    Na eleição seguinte, em piores condições, pois contra a reeleição de Kassab (que substítuiu Zé Bolinha), novamente a dupla Marta/oráculo, repetem a dose “profissional”, metem o pé na jaca e conseguem perder para o boneco do Kassab (sem maldade, por favor, trata-se realmente do boneco, aquele utilizado intensamente na propaganda do Kassab).   

    Agora tenta mais um auto tiro, o que é uma pena pois poderá leva-la ao ocaso, o que seria lamentável, pois junto e não separada, é dez.             

    1. A Marta O Que É De Marta.

      Bom dia.

      Fr@ncisco, onde eu assino o livro de presença? Sua análise foi, para dizer o mínimo, felicíssima. É isso mesmo. Marta e o seu antípoda interno. Parabéns.

  37. Marta quer ser Presidente

    Marta está jogando. Está buscando apoio da elite raivosa, que Anna de Holanda pertence, para saudá-la. Se colar ela sai do PT como Marina Silva e fica a disposição da elite brasileira para “trabalha-la” como candidata a Presidência da República em 2018. Um nome forte, bem mais forte que Marina Silva pela consistencia e experiência política.

  38. Tudo muito bem, tudo muito


    Tudo muito bem, tudo muito bom, mas projetos pessoais colocados diante do projeto nacional em momentos “delicados”, não me despertam muita admiração. As mulheres petistas ou ex-petistas estão muito afoitas, desde 2003, para assumirem seus projetos pessoais e acabam por virarem apenas ex. Na verdade, acho, que marta está receosa em não conseguir concorrer para presidente, pois o HADDAD, está vindo com força(mesmo com a máfia midiática já tetando detoná-lo).

  39. VISLUMBRAR O FUTURO NA ARTE DO IMPOSSÍVEL.

    Marta não é perfeita como ninguém é, ela se julga maior que a terra, quiçá do universo. Ela ao ver a enxurrada de votos que a elite catapultou para o Aécio em São Paulo ela simplesmente e freneticamente enlouqueceu. A Marta sente inveja até do cabelo que ela usou ontem, ao dizer que o PADILHA foi rejeitado é o comum da Marta, Ela também foi, o seu ex. também. Será que a elegância é própria da falta dela? Sei que não entendo de elegância, más entendo de PEIXE e de pessoas em que não se encaixam com um, mas encaixa com muitos, é só ter a oportunidade, como diria Maluf. Os oportunistas usam o presente e vislumbra o futuro como conquista dos planos apenas pensado, Na verdade o PT não perderá com a saída da Marta, ganhará e ganhará muito, é a depuração, só não sei qual será o pedido das madames da Paulista, se o COQUE da Marina ou o cocô CHANEL da Marta. Não se sabe também qual será o próximo defunto surgirá na comoção BONNERISTICA do JN e fará da Marta a nova carpideira fazendo em rede nacional SELFIE debruçada no caixão e com o apoio da viúva. A arte do impossível passa pela “mascara da sanidade”, isso é caso de saúde. Tem pessoas que se tem confiança e outras não, mas uma coisa é certa não precisa nem pensar neste caso em quem confiar. Como dizia Vinicius de Moraes, “rico rir a toa”, não precisa nem piada. A Marta é uma piada elegantemente pronta, mas ela tem também o direito de ser assim, os sexólogos entendem o que estudam, sabem da teoria à prática, talvez o êxtase passe pela palavra “REJEITADO”.  Vou nesse momento também rejeitar a Marta para ver se sinto o mesmo prazer que ela. 

  40. Minha experiência (muito) tangencial com Marta

    Trabalhei no primeiro ano da gestão de Marta na prefeitura de São Paulo. Eu tinha um cargo secundário na ára de comunicação. A Secretaria de Comunicação não existia antes do seu mandato, tudo funcionava de forma muito amadora. Como de resto, me pareceu que acontecia também em outras áreas.

    Penso, por isso, que o primeiro movimento da gestão foi organizar a parte administrativa da Prefeitura. Para isso, as secretarias buscaram profissionais inclusive fora de São Paulo. Mesmo os secretários, em geral, foram bem escolhidos, políticos para áreas políticas, técnicos em áreas sensíveis. A família Tatto no abastecimento, Arlindo Chinaglia na implantação das subprefeituras, a dupla João Sayad e Fernando Haddad na Fazenda, Jorge Wilheim no Planejamento, entre tantos outros. E funcionou.

    Mesmo ainda em processo de reorganização, a Prefeitura fez muitas coisas no primeiro ano da Marta. Começou a implantar os CEUs, os Telecentros (não sei se ainda existem, saí de São Paulo ao fim daquele primeiro ano); desbaratou uma máfia na área de cemitérios; retomou os piscinões; melhorou a infraestrutura das então administrações regionais, hoje subprefeituras; enfrentou as empresas de ônibus.

    Pessoalmente, tive um ou dois contatos superficiais com a prefeita. Em uma ocasião, inclusive, na distribuição de uniforme escolar para filhos de famílias carentes, me perguntaram se eu era filho dela… Marta realmente não faz questão de ser simpática no trato com quem não conhece, sem no entanto ser deselegante ou antipática. Era apenas educada e distante. Mas é extremamente competente como persona pública. Ela genuinamente cativava as pessoas da periferia. Minha impressão é que a viam como um raro exemplar da elite que se preocupava com os pobres.

    Por ter vivenciado o começo de seu mandato e o esforço que fez pra recuperar a cidade, não entendi realmente porque perdeu a reeleição. Credito grande parte disso ao machismo latente, que a estigmatizou por ter se separado do Suplicy e casado logo em seguida com um argentino… Me lembro que, na mesma época, foi descoberto um caso do falecido ACM e a amante dele era tratada como “namorada” pela imprensa, num exemplo escandaloso da diferença preconceituosa de tratamento.

    Depois disso, acho que Marta cometeu alguns erros políticos menores, que foram explorados até com sadismo. O caso do “relaxa e goza”, por exemplo. No entanto, penso que ela é um grande quadro, que até agora defendeu as políticas públicas petistas com mais ênfase do que muitos outros parlamentares até mais incensados pela militância. O PT pode perder politicamente caso ela realmente esteja preparando sua saída do partido.

    1. O PIG tucano nao deixa.

      O PIG arrebentòu com Marta em Sao Paulo por isso nunca mais ganhou porque ela é  do PT. E o PT nunca ganhara governo do estado  de SP enquanto nao reguoamentar democraticamente a midia e quebrar o monopolio e os oligopolios dos baroes da midia. E tenho dito isso a muito tempo. Essa é a realate tai bem.

  41. MARTA É LINDA, CARINHOSA, CONCILIADORA E NEM FALA DE REJEIÇÃO..

    A Marta é espetacular, conciliadora, simples, não abandona ninguém e nem fala de rejeição, sempre estende a mão para ajudar as pessoas, ela é tão nobre que quando deixa o cargo nem sai atirando para todo lado como faz certos políticos. O mundo inteiro reconhece a Marta como quase uma santa, companheira, nem parece aquela que discutiu com uma moradora atolada na lama das enchetes de SÃO PAULO, a mulher estava totalmente errada, como pode uma moradora reclamar simplesmente porque esta atolada na lama da enchente, era só ela esperar o sol voltar logo tudo estaria seco. A Marta é assim compreessiva e tudo mais.

  42.  
    Ando de saco cheio com

     

    Ando de saco cheio com essas pessoas de venta empinada. Esses merdas que se consideram superior não valem porra nenhuma.

    Marta deveria se abrigar no ninho tucano, antro apropriado para abrigar boçais e arrogantes metidos a merda.

     

    Orlando

  43. Marta não saia do PT,será um

    Marta não saia do PT,será um suicidio e uma grande perca para o PT.  se a Marta tentar concorrer a Prefeitura em outra legenda ,pois já tem uma galera que gostou do Haddad e mais a galera de sempre que a odeia.ela não ganha a prefeitura.Mais em 2018 tenho certeza que ela leva o Governo do Estado.

    Marta fica !!!!

  44. A dupla Suplicy embarcou no
    A dupla Suplicy embarcou no PT para expansão pessoal. Nunca jogaram pra o partido. Só pensaram no varejo apesar dos diversos cargos que ocuparam. Eles por eles. Excesso de soberba e excesso de auto importância. O ninho tucano será ideal para os dois – sempre foram tucanos. ..infiltrados no PT – onde poderão conviver e harmonizar com FHC e suas “brilhantes” e ressentidas opiniões pessoais. Já vai tarde. O PT é maior …é uma usina de criatividade pra o menos assistido.

  45. Marta e a periferia da periferia…

    “… na condição de prefeita Marta logrou uma administração inesquecível, especialmente para a periferia. Literalmente inesquecível, especialmente para a população periférica.” Afirmação de todo discutível. O que a Marta fez de benéfico para à periferia? 1) O transporte por micro-ônibus, desconfortáveis, cujas cooperativas desde antes são suspeitas de ilicitudes? 2) O “modelo educacional” na Escola pública municipal, concebida na gestão da Luiza Erundina por Paulo Freire se sua equipe não foi retomado e sim esvaziado pela burocrata da educação Cida Perez, que não secretaria não competência e sim por conta do “loteamento” do secretariado da Marta…; não se pode deixar de falar da destruição do “movimento de educação de jovens e adultos” até então vigoroso na periferia da periferia, durante a gestão da Marta Suplicy. A equipe da Cida Perez cooptou as “lideranças voluntariosas” e burocratizaram o MOVA. Poderia aqui, apontar outros “desbenefícios” para contestar a afirmação citada… Cabe lembrar que no plano macro-político, coube à Marta Suplicy e sua turma de burgueses esnobes, decadentes econonicamente, lá nos anos de 1980…, seduziram (ela é sexóloga) e manietaram as “lideranças trabalhadoras” do PT… deu no deu, depois… os desvios políticos e éticos da legenda são por demais conhecidos. Enfim: a Marta é a origem do “aburguesamento ideológico” do PT que se expressa no uso intensivo marketing político no lugar da ação substancial da militância, hoje aposentada. Também não se deve esquecer que São Paulo é uma cidade gigantesca. O centro expandido, tão ao gosto tucanato tem sua periferia. E existe ainda, a periferia da periferia.

  46. Não sei não…

    Não sei até que ponto o PT perde, Nassif…uma pessoa, um quadro do partido, que sai do cargo que ocupava atirando contra dois ministros e um candidato a governador do próprio partido não me parece uma grande perda. Por mais méritos que tenha, não justifica criticar aos quatro ventos nomes importantes do próprio partido.

  47. AVALIAÇÃO POR QUILATE

    Rusgas normais que não se possa conversar e aparar as arestas.

    Marta foi infeliz em várias das suas posições e colocações e muito feliz em tantas outras.

    Astuta e inteligente não deixará que a ambição lhe suba a cabeça antes das cartas na mesa.

    Não é hora de perder nomes ainda mais um desse quilate nos dois sentidos da palavra.

     

  48. Não sei se é o PT que está

    Não sei se é o PT que está perdendo Martha… ou se Martha, com seus sapatos caríssimos, deu o primeiro passo na prancha para o “desembarque”. Do André Singer:

    O critério da verdade

    por André Singer, na Folha de S. Paulo

    Dilma Rousseff encerrou a mensagem ao povo reunido para a sua segunda posse em Brasília com um juramento. “Nenhum direito a menos, nenhum passo atrás, só mais direitos e só o caminho à frente. Esse é meu compromisso sagrado perante vocês.”

    No entanto, três dias antes, o governo anunciou que cinco benefícios previdenciários sofreriam cortes de R$ 18 bilhões. A tesoura vai cair sobre o seguro-desemprego, o abono salarial, a pensão por morte, o auxílio-doença e o seguro defeso (voltado para os pescadores). Todos de interesse direto dos pobres. O montante subtraído equivale a cerca de 70% do gasto com o Bolsa Família em 2014.

    A desconexão entre palavras e atos constitui perigosa sequência daquela produzida por uma campanha à esquerda e a montagem de um ministério à direita. Em geral, o chamado povão já tende a considerar que o universo dos políticos lhe é alheio. Mas a ruptura de qualquer elo lógico entre o que se diz e o que se faz tende a potencializar as reações de violento descrédito que virão quando o efeito real das medidas começarem a ser sentidas na pele.

    O argumento apresentado para compatibilizar a gritante contradição é que não se trata de retirar direitos e sim corrigir “distorções”. Essa é a justificativa principal da doutrina que, nas últimas décadas, dedicou-se de maneira sistemática a desmontar o Estado de Bem-Estar Social onde ele existia e a impedir a construção do mesmo onde era incipiente, caso do Brasil.

    Desde o início, neoliberais procuraram mostrar, por exemplo, que, nos países avançados, as transferências de renda para a força de trabalho desempregada tinham produzido gerações de preguiçosos. O apoio àqueles que temporariamente não encontravam colocação teria sido “distorcido” na forma de um estilo de vida permanente baseado na previdência pública.

    A força do argumento está em que ele corresponde à verdade em certo número de casos. Com efeito, é plausível que alguém prefira viver com o muito pouco ofertado pelo Estado do que aceitar uma vaga no mercado, em geral precária. Em nome disso, muitos direitos foram diminuídos nas últimas décadas mundo afora.

    Mas o ponto principal é que a “distorção”, embora exista, tende a ser amplamente minoritária quando se olha o conjunto dos beneficiados. A grande maioria destes é constituída por homens e mulheres que desejam encontrar, o mais rápido possível, inserção produtiva com remuneração digna, que lhes permita viver sem precisar de qualquer auxílio.

    Ao jurar que nenhum direito será diminuído, Dilma concorda com isso. Ao diminuí-los, adere ao contrário. Como dizia o velho barbudo, é na prática que se demonstra a verdade.

  49. Conversa com Fundador do PT e já antigo Militante continua PT:
    Desculpe(m) a anterior pressa em curtíssimas palavras enviadas por meios diversos: um conhecido meu – só não fez nem faz parte da direção nacional do PT, ele é dos fundadores do PT e continua PT, porque , entendo, e suponho que já tem gente lá, e seu perfil não se coaduna muito em direção máxima) esteve em Recife, já mais velho, mas conhece muita coisa porque passou por entranhas dos órgãos estatais e privados.Conversamos bastante. 

    1. (continuação 1 )
      (pra não ser texto longo que percebe-se que parte das pessoas não expandem pra lerem até o fim, satisfazem com pouco, ou têm capacidade de premonição contra o que escrever ese ou outro participante minoritário não fanatizado) :Apesar de Mangabeira Unger ao comparar (há vídeo no youtube e no site oficial deste professor brasileiro de Harvard que “fala com sotaque, mas não pensa com sotaque”, nas palavras dele diante de críticas tolíssimas),  ao comparar com os países emergentes (Rússia, ìndia, China, África do Sul, parece que Singapura, México), ele afirma categoricamente que a corrupção não é nem o problema maior no Brasil, nem que o índice de corrupção que ele já manifestara publicamente no Governo Lula está abaixo de demais países equivalentes emergentes). 

      1. (continuação 2 )

        Porém fiquei de queixo caído, minha ingenuidade é infinitamente maior do que eu supunha, nas minhas pretensões. Há muita corrupção em todas as esferas governamentais, em todos os partidos, Sindicatos, os ditos Combativos, os mais exaltados e mais convictos por sinceridade ou pelo jogo para a platéia, militantes intermediários e simpatizantes de coração, que são tão fáceis de cairem em contos de carochinha. Claro, em todas (esses todas é força de expressão, mas se aproxima da literalidade)

        1. (continuação 3) Um equivocado senso de democracia de maioria

          (eu vejo isso na quase totalidade deste blog GGN e mais acentuadamente , especificamente nos Posts Recentes dde cada Dia, da Semana, do Mês, do Ano). Mas não pensava que, de agora em diante, vou ter muita reserva e muito silêncio, pois é de bom senso em casa de ferreiro , não se falar em espeto de pau, nem contrariar o senso comum do ambiente, como em visita a uma casa, não se comportar de maneiras não bem aceitas pela parte majoritária da casa/blog. de Porto Alegre e Recife. O GGN tem seu papel, que preenche, e é útil para uma parcela de pessoas. Que tiram bom proveito e aprendem, discutem ou “discutem”, “trocam” idéias”, etc. Não sou melhor nem pior, apenas com pontos de vista na maior parte que fogem à linha editorial consagrada (até mesmo alguns de meus gostos musicais não são sempre bem recebidos, apenas deduzo, pis visito mais o Multimidia do Dia) e vejo um equivocado senso de democracia de maioria de manifestações, mas não como verdadeira comunicação, como um artigo reprisado coloquei por aki sobre a solidãodas redes sociais)

          1. ERRATA ( Na penúltima linha do post “Continuaçao 1” )

            Na penúltima linha do post “Continuaçao 1 ), enganei-me:

            substitua-se “abaixo” por “acima”.

            Há, portanto, segunda Mangabeira Unger, esses países emergentes mais corruptos do que no Brasil.

          2. deixo claro sobre silenciar e não intervir com um pnto de vista

            sinto que vou ser um dos muitos que só olham e mantêm distância, os nao cadastrados, os que jamais se manifestaram, muito menos nao pediram o cadastramento pra facilidade de recursos. Por uns dias, o GGN postou um sinal de que aproveitara alguma sugestão minha, mas foi um desastre, tanto que tirou o ridículo “este é um blog fechado e o blog pode a qq momento deletar, excluir, etc e tal por critéiors prórpiso). Deturpa algumas sugestões para a melhoria do blog. Melhor que desapareceu aquela plaqueta ridícula, mais ridícula do que alguns oumuitos possam achar de manifewrtações deste ou daquele, ou deste nickname tambem que não reza por cartilhas, nem acredita em papai noel.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador