À Marta o que é de Marta, por Fr@ncisco

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Ref. ao post: A antipatia e a eficiência de Marta

Marta foi e continua sendo sua maior inimiga. Excelente prefeita, rompe o persistente ciclo provinciano na prefeitura, traz o cosmopolitano à cidade e com realizações fundamentais como o enfrentamento e organização dos transportes, com a eliminação do caos das máfias das lotações, o bilhete único, os corredores de onibus e com realizações transcedentais como os CEUS e a descentralização das atividades culturais à periferia, transforma a cidade ao agitar o junto rumo ao misturado, destino e vocação maior dessa metróplole de DNA modernista.

Mas absurdamente, com tudo isso, consegue perder a reeleição garantida para Zé Bolinha, ao esnobar decretando a dispensa da militância da campanha, em função de te-la  planejado ao estilo profissional americano, com contratação de milhares de kombis e equipes remuneradas para complementarem a propaganda encomendada ao oráculo do planalto central (que nada conhece de planalto paulista), conforme o planejamento meticuloso onde não cabia a “amadora” anarquia militante. Coisas de Dona Marta, que solamente só com o oráculo, prescindem de estarem também juntos e misturados, tanto ao partido, quanto ao povo, por serem polítegos.

Completando a arte de atirar nos próprios pés, comanda a desastrosa operação de separar-se de Suplício, emendada com a cinemascópica “bodas com o argentino”, fazendo com que, além de ser atacada por 100% da  mídia paulista, 24 horas por dia, 30 dias por mês, como é habito contra tudo que é PT em São Paulo, passe também a ser alvo de comentários sobre sua vida pessoal, por parte da população. 

Nessa altura, com a militância isolada da campanha, completamente fria e desarticulada, não deu outra, consegue perder a reeleição para prefeito mais ganha do país, façanha essa só possível com o estóico esforço contra si para torna-la realidade.

Na eleição seguinte, em piores condições, pois contra a reeleição de Kassab (que substítuiu Zé Bolinha), novamente a dupla Marta/oráculo, repetem a dose “profissional”, metem o pé na jaca e conseguem perder para o boneco do Kassab (sem maldade, por favor, trata-se realmente do boneco, aquele utilizado intensamente na propaganda do Kassab).   

Agora tenta mais um auto tiro, o que é uma pena pois poderá leva-la ao ocaso, o que seria lamentável, pois junto e não separada, é dez. 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem perde mais …..

    Claro que a Marta perde sai de um partido estruturado e no qual ela esta identificada mas o grande perdedor vai ser o PT que esta esfacelado em São Paulo e seu unico nome de peso vai embora. 

    1. Grande nome sim, único nao; há HADDAD

      E outros. O próprio Padilha, que dessa eleiçao deve ter lucrado ao menos com o conhecimento público. E Márcio Ponchman. E provavelmente outros que eu, que nao sou paulista, desconheço. 

  2. Uma petista que se prese

    Uma petista que se prese jamais tomaria tais atitudes. Uma coisa que consagra o PT como o maior partido, e o que mais tem força política, em que pesem os problemas com o mensalão, é ver seus afiliados sempre dispostos a seguir as regras do jogo político ditadas por Lula, que, como diz Dilma em seu discurso de posse, é o maior líder que o Brasil já conheceu. A posição de Marta Suplicy não condiz com uma militante do PT. Ela, provavelmente, deve ter suas razões para tomar essas atitudes, que não devem ser apenas ódio e adversidade em relação a Dilma. Aí tem coisa que somente o tempo dirá. Mas, para um partido grande como o PT, no comando desd 2003, a ausência de Marta vai doer tanto quanto doeram as ausências de Marina e de outros. Ou seja, não doeu nada.

  3. Tem razão, Francisco. Ela é o

    Tem razão, Francisco. Ela é o seu próprio  e principal adversário. A mais recente bola fora foi o seu manifesto contra o Juca Barbosa, logo depois de sair do ministério atirando pra todo lado. A meu ver, não cabe mais no PT, que talvez seja o seu movimento dissimulado – sair do partido como se fosse uma vítima. Igual a outros tantos, que andam por aí.

  4. Realmente, o maior problema

    Realmente, o maior problema da Marta é ela mesma. Uma ótima administradora, porém faltou mais atenção com a política.

  5. O Eduardo Guimaraes tem uma

    O Eduardo Guimaraes tem uma teoria sobre as eleições em Sampa. Ele sustenta que o eleitorado, mesmo o da periferia, é majoriatariamente reacionário. Só elege Erundina, Marta e agora Haddad, para consertar a cagada da direita. Quando a cidade chega no fundo do poço. Depois volta ao anti-esquerdismo natural e bota qualquer um da direita.

    Isso explicaria porque nem Erundina e nem Marta se reelegeram (ao contrário de Kassab), perdendo para nulidades como Pitta, por exemplo. Não sei, o Edu conhece mais que eu, que sou do Rio. Mas creio, espero sinceramente, que essa teoria caia por terra com a reeleição do Haddad, uma maravilhosa revelação. Paulistanos, dessa vez voces não terão desculpa!

     

  6. Marta Suplicy é tudo o que

    Marta Suplicy é tudo o que esta dito acima e ainda mais.

    Porem, o que falou sobre o novo ministro da cultura é a absoluta verdade.

    Mas parece que ninguem se interessou pela critica.

    Talvez porque a esquerda passou a enxergar, como a direita, a cultura como objeto apenas de decoração, entretenimento, sem importancia.

    O ministro da cultura pode vir de qualquer lado, partido, ser indicação de artistas explicitamente reacionarios, que a “esquerda” não se incomoda.

    Afinal, para ela, a cultura não muda nada mesmo.

    É cereja de bolo.

    Que pena para o Brasil e para sua rica cultura.

    E não adianta a presidente falar em melhoria da educação.

    A educação, sem o fortalecimento da cultura não assegura o desenvlvimento itelectual de um povo.

     

    1. Cara, a classe artística é

      Cara, a classe artística é unanime em relação ao Juca, tanto que fizeram petições para ele continuar como ministro da Dilma no preimeiro mandato.

      O resto é o ego ferido da Marta.

      1. “Cara”:
        Não sei sobre qual

        “Cara”:

        Não sei sobre qual “classe artistica” voce se refere.

        A que eu conheço entende que a cultura necessita bem mais de que de um Juca no MINC.

        Acredito que voce se refere a “classe artistica” formada por ivetes sangalos e “artistas” de telenovela.

    2. Acho que a Marta tem que

      Acho que a Marta tem que contextualizar e indicar as criticas: quais desmandos?

      Mas, do ponto de vista das políticas públicas, Marta só conversou com empresários e gente que acha que cultura é a cereja do bolo. 

      Do outro lado, a dupla Gil/Jucá abriu o MINC para agentes antes excluídos: negros, ciganos, jovens, LGBT, comunidades tradicionais, gente para quem Cultura é a própria vida.

  7. Ninguém pode tudo

    Sou de Minas mas sei que Marta foi boa prefeita.

    No entanto, sempre foi arrogante e geniosa. Não sabe lidar com o poder, acha que pode tudo e fala muita besteira. Não sabe lidar com a falta de poder, fica ressentida e agressiva.

    Portanto, como alguém disse aí embaixo, se ela sair, quem perde é ela. Tem muitas estrelas no céu e uma a nemos ninguém vai notar.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador