AGU anuncia força-tarefa para apurar irregularidades da Lava Jato

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Grupo analisará a conduta de procuradores da República e membros do Poder Judiciário que atuaram nos casos da extinta força-tarefa

Moro e Dallagnol. | Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom e Lula Marques/Agência Brasil

Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou, nesta quarta-feira (6), que criará uma força-tarefa para apurar desvios de agentes públicos da extinta Operação Lava Jato, a fim de promover a reparação dos danos causados pelas decisões proferidas por meio da 13ª Vara Federal de Curitiba.

De acordo com o governo, o grupo a ser criado analisará a conduta de procuradores da República e membros do Poder Judiciário que atuaram durante a instrução e julgamento de casos da extinta força-tarefa. 

Uma vez reconhecidos os danos causados, os desvios funcionais serão apurados, tudo nos exatos termos do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal [STF]”, explicou o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Após a devida apuração, poderá ser cobrado dos agentes públicos, em ação regressiva, o ressarcimento à União relativo às indenizações pagas, sem prejuízo da oportuna apuração de danos causados diretamente à União pelas condutas desses agentes”, diz a nota.

A ação é uma resposta a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli  que anulou as provas obtidas a partir de acordo de leniência com a Odebrecht, que inclusive serviram de base para a prisão do presidente Lula (PT).

A AGU destacou que a medida visa sanar os males da extinta força-tarefa causados ao presidente e outros agentes públicos.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador