Aos 90 anos, morre Fidel Castro

Jornal GGN – Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, morreu nesta sexta-feira aos 90 anos. A morte foi anunciada em pronunciamento de seu irmão, Raúl Castro, na televisão do país.

Fidel foi símbolo da Revolução Cubana em 1959, derrotando Fulgencio Batista e ficando 47 anos no poder.  Em 2006, ele deixou o cargo por problemas de saúde e seu irmão assumiu o posto, primeiro provisoriamente, e, em 2008, de maneira definitiva.

Leia mais abaixo:

Do El País

Morre Fidel Castro, o último revolucionário

Raúl Castro anuncia pela televisão o falecimento do seu irmão, líder histórico da Revolução Cubana

Fidel Castro morreu. Aos 90 anos de idade, o líder histórico da Revolução cubana faleceu na noite desta sexta-feira em Havana, Cuba. O presidente Raúl Castro, seu irmão, comunicou o fato em uma mensagem transmitida pela televisão. “Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite [1h29 de sábado, pelo horário de Brasília] faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, declarou o mandatário, comovido.

(FILES)This 1959 Fidel Castro e Che Guevara, em 1959 em Havana.
 
Fidel e Che Guevara em 1959
 
Após 47 anos ininterruptos à frente do regime socialista que construiu em torno da sua liderança, Castro abandonou o poder há dez anos, em 2006, por problemas de saúde. Raúl Castro, cinco anos mais novo, assumiu o comando, primeiro provisoriamente, e dois anos depois, em 2008, de forma definitiva, como presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros.
 
Raúl Castro acrescentou em sua mensagem que nas próximas horas serão anunciados detalhes do funeral de Fidel Castro, com quem Raúl esteve pela última vez em 15 de novembro, quando o veterano líder recebeu em sua casa o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Na semana passada, deveria ter recebido também o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, mas o encontro foi cancelado.
 
Desde que se viu obrigado a abandonar o poder em 2006, a principal atividade pública de Fidel Castro foi a publicação de artigos na imprensa cubana. Sua frequência foi se espaçando gradualmente, mas se manteve presente até os últimos tempos, como quando, em março deste ano, dias depois da histórica visita de Barack Obama à ilha, publicou um texto em que expressava suas reticências com a aproximação entre o presidente dos Estados Unidos e o Governo cubano. “Não necessitamos que o império nos dê nada de presente”, foi sua frase mais significativa, sua rejeição final, pouco antes de morrer, ao país com o qual brigou durante décadas, seu inimigo irreconciliável.

A morte de Castro significará uma enorme sacudida emocional em Cuba, tanto para seus partidários como para seus detratores, pelo peso esmagador que sua figura exerceu sobre a vida cubana durante gerações e gerações. Politicamente, é o símbolo do fim de uma era, embora não caiba esperar mudanças substanciais imediatas no sistema cubano. Resta agora, como o último entre os líderes históricos da Revolução, seu irmão Raúl Castro.

Redação

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Viva Fidel

    Morre aquele que embalou os sonhos de uma geração que desejava igualdade e liberdade para todos os povos, para o ser humano. Morreu aquele que fez com que uma pequena ilha enfrentasse o gigante imperealista e contra  todas as expectativas jamais ficou de joelhos, jamais se dobrou.

    Fidel e o Povo Cubano mostraram ao mundo e principalmente às Américas que sim, é possível, a humanidade ser solidária e igualitária.

  2. Foi-se um grande líder e

    Foi-se um grande líder e herói de um tempo! Junto com Che Guevara representa a vitória da luta pela bem comum e pela igualdade!

    1. Falou a voz da

      Falou a voz da “equinorância”? Ou seria da simples burrice?

      Liberdade para este tipo de cafajeste é ser escravo do capitalismo dos banqueiros, ou seria ele parte dos 0,001%???

      1. Nasceu em tempos.

        Jorge, não vou de responder  suas ofensas. Más uma coisa não posso concorda com você, com sua ideologia  de governos ultrapassados, que somente ficou restrita  a Cuba, e que no entendimento de seu povo vão enterrar de vez esse sistema falido e atrasado. Senhor,  JORGE LEITE PINTO,  por suas convecções, nasceu em época errada, seu conceito retrata bem o inicio do século XX,  idos de 1920/1930. Um abraço de todo o meu coração, somos diferente em pensamento  e, iguais perante Deus.

         

         

         

         

  3. Fidel

    Amigos

    Morre o maior lider político dos últimos 60 anos!

    Liderou a pequena ilha, altiva e independente do imperialismo mundial, lutou pela igualdade entre os povos!

    É exemplo para todos os cidadãos do mundo!

  4. Acho que tão grande foi Fidel

    Acho que tão grande foi Fidel e tão emblemático o que fez que, para mim, o século XX só terminaria com sua morte. Então, ontem acabou o século XX.

    Muito mais do que um homem. Um mito.

  5. Brasil

    Até este momento não vi nenhuma declaração do presidente a respeito. Será que o chanceler da “República dos Estados Unidos do Brasil”, segundo ele próprio, não o instruiu ou mesmo desaconselhou?

  6. Viva Fidel !!

    Em Cuba, um menino volta da escola para casa, cansado e faminto e pergunta à mãe:
    – Mãe, que tem para comer?
    – Nada, meu filho.
    O menino então olha na direção do papagaio da casa e pergunta:
    – Mãe, que tal papagaio com arroz?
    – Não temos arroz.
    – E papagaio ao forno?
    – Não temos gás.
    – E papagaio na grelha elétrica?
    – Não temos eletricidade.
    – E papagaio frito?
    – Não temos azeite.

    Foi então que o papagaio, contentíssimo, gritou:
    VIVA FIDEL!!! VIVA FIDEL!!!

     

    1. Sim, que viva Fidel!

      Num local miserável do Brasil, um menino volta da rua, depois de servir ao tráfico e observa a sua mãe doente.

      Que tem mãe?

      Estou doente filho!

      Então vai para o posto de saúde?

      Não tem médico meu filho!

      Mas, assim e tudo a senhora está com cara de felicidade?

      Sim meu filho, estão chegando médicos cubanos para atender ao povo!

      VIVA FIDEL!!!!   VIVA FIDEL!!!!

  7. Fidel – o ícone !

    Um dos maiores estrategistas que o mundo conheceu ! Várias citações  de espionagem e contraespionagem envolvendo Cuba e ela ali firme, ao lado do americano e não cedendo, como poucos, as submissões americanas.

    Fidel e Cuba são exemplos vivíssimos de revolucionários que não se dobraram aos encantos ( nefastos, vide Brasil e o mundo não americano) da globalização que impôs “quem tem grana manda e quem não tem obedece”.

    Fidel-Cuba será o simbolismo que continuará a ser ovacionado/criticado, mas lembrado por muitos anos a frente!

  8. Fidel

    Há muitas histórias sobre o velho lider, mas nem todas são verdadeiras. Uma delas diz respeito às idéias políticas que o levaram a chefiar a revolução cubana. Pois é, Fidel não era comunista: ao contrário, na década de 50, parecia um udenista brasileiro e seu objetivo era acabar com a corrupção em seu país, transformado em um grande bordel pela máfia dos Estados Unidos. Tanto era assim que recebeu irrestrito apoio da população americana, que financiou seu movimento desde o início.  Sabem por que o iate que levou os 82 revolucionários se chamava “Granma”? Essa é a abreviatura de grand mother – vovó, em ingles – e designava um velho barco dado ao grupo de Fidel (hoje, é o nome do diário oficial do partido comunista). Em cima da Sierra Maestra, os americanos acompanhavam a evolução da guerrilha – que eles sustentavam – através das notícias transmitidas por Herbert Mattews, um dos principais jornalistas do New York Times, que cobria os fatos no local em que ocorriam. Depois de vitorioso, em janeiro de 59, Fidel foi para os Estados Unidos, sendo recebido como heroi.  Em meio aos parabens, alguém do governo – não creio que tenha sido o presidente Eisenhower – lhe disse que ele poderia fazer o que quizesse em Cuba, desde que não mexesse com os interesses americanos. Ao desembarcar de volta em Havana, Fidel proclamou: ” A revolução começa agora”. E começou mesmo, com a desapropriação de terras e usinas de açucar,  a partir das propriedades de seu pai. Daí os Estados Unidos tentaram derrubá-lo, com a invasão da baia dosPorcos, e ele aproximou-se da potência rival, a União Soviética.  Conhecí o primeiro americano preso, já em 61, pelo novo regime: chamava-se Robert Berrelez e era o diretor do escritório da Associated Press em Havana (anos mais tarde, depois da queda de Allende, ele confessaria em depoimento ao Senado que era agente da CIA). O que ele contava sobre o país antes de Fidel deve ser proibido para menores de 21 anos, mas começava pelo vôo da Cubana dos Estados Unidos para Havana: trancadas as portas do avião, as aeromoças começavam o striptease para entreter os passageiros.  Embora tenha sido submetido a fuzilamentos simulados em La Cabana – que o deixaram de cabelos brancos – Berrelez não falava mal de Fidel.

  9. Um verdadeiro herói da latino

    Um verdadeiro herói da latino – Ada Humanidade, ao lado de Mandela, de Gandhi.  mérica . Fidel viverá para sempre na História da Humanidade ,  ao lado de Mandela, de Ghandi. Fidel Vive.

  10. Meus sentimentos aos familiares

    Fidel Castro não passou de um ditador ignorante do seu pobre país, por isolamento dos meios de pagamento, a partir da liderança da URSS, contra um sistema mundial hegemônico acumulado internacionalmente pela potência liberal dos EUA.

    Aprisionado em Cuba, o socialismo de mercado do trabalho não conseguiu levar a efeito uma proposta de moeda que pudesse elevar-se ao engendramento global da economia, de volta a origem dos meios da produção interna; pois o socialismo científico se compõe com a verdadeira mais-avalia, o valor do trabalho e as classes reais num dinheiro comum de todos, e não com a sua própria destruição – ou isolomento revolucionário.

    Nisto, se perderam cinco décadas de história da democracia, tanto pela exclusão da existência nacional como pela falta de humanidade dos direitos sociais da propriedade civil, lamentavelmente constituído no atual sistema financeiro.

     

     

      1. Seu nariz de ignorante é quem

        Seu nariz de ignorante é quem diz o que não compreende! 

        Sei e sei muito bem que o comunismo mal elelaborado é pior do que o capitalismo que te guiou a pensar no qual é menos burro quanto. 

        A diferença está em quem monta nas suas costas

          1. Não me refiro aos méritos de

            Não me refiro aos méritos de Fidel, mas imagine o tamanho do desastre se o Brasil, com as dimensões e a população que tem, caisse no mesmo pressuposto?

  11. Fidel viverá para sempre,

    Fidel viverá para sempre, como Mandela e Ghandi, na História da Humanidade ,  como um herói que lutou pelos ideais de Justiça, de igualdade tão desejados pelo mundo.

  12. Fidel morreu, sua obra continua viva

    Todos os elogios a Fidel são insuficientes. Os latino-americanos que honram suas origens estão de luto. Descanse em paz, Comandante.

    [Este 2016 está de lascar]

  13. A pequenez de um pasquim

    Assim fica difícil te defender, Dona Folha.

    Um jornal se revela pequeno quando a mesquinharia prevalece diante do  momento histórico que vivencia e deveria reportar.

    Por que a insistência, neste momento, em reduzir a figura de uma das mais impactantes personalidades históricas do mundo nos últimos 57 anos?

    Não vi isso, nem em seu concorrentes; no Brasil ou no mundo.

    É possível descrever a figura histórica complexa que foi Fidel Castro, o que este representou para seu pequeno país diante da agressão furiosa da maior potência do mundo, suas ações e contradições, seus êxitos e seus fracassos, seus amigos e seus inimigos, sem apelar, como fez este pasquim, para o uso de termos reducionistas que mais retratam a “personalidade” da Folha, do que a do líder cubano.

    O mundo perdeu um grande líder. E a Folha não esteve à altura do acontecimento.

     

  14. Grande Fidel  !!!!
    O que

    Grande Fidel  !!!!

    O que seria da América Latina sem o exemplo da luta de décadas sob teu comando.

    Que teu exemplo nos anime neste momento difícil por que passa o nosso Brasi.

    Obrigado!!!! Hasta la victória siempre!!!!

    Genaro

  15. grande ídolo

    Foi-se um dos dois grandes ídolos da política . O outro era Che Guevara. As palavras de Fidel soavam como hino aqueles que desejavam igualdade. Assombrou a grande potência do norte a partir de uma ilhota onde os ianques despejavam seus imundos e podres poderes. Serviria de exemplo a sua luta contra a asquerosa nação do norte , se não fossem os latinos tãó subservientes a eles. O mundo está cada vez pior. E  nós aqui tendo que aguentar o Serra, o São Geraldo , o FgagáC, o cheirador das alterosas , Temeroso do alvorada e outras porcarias. ET: eu entendo que socialismo e comunismo não são a mesma coisa. E Fidel era , assim como Lenin, comunista. Se a adesão veio originalmente ou depois da ida aos EUA, não sei , mas a tendência dos homens bons, é ser comunista.  

  16. Último revolucionário?

    Faço uma homenagem à memória de Fidel Castro mediante o questionamento do título da reportagem de El País: o líder cubano não é o último revolucionário. A indignação com as crescentes injustiças sociais desmentirão o prognóstico desse jornal. A história é pródiga em exemplos de homens que surgem em momentos importantes e tornam a assombrar as estruturas do poder. E isso a imagem de Fidel ainda tem o condão de inspirar.

  17. Quem conhece sabe

    Um dos meus irmãos viveu 3 anos aqui no Brasil e, antes disso, 8 anos em Cuba.

    Ele me explicou e valorizou a vida digna do povo cubano. Temos aí um exemplo de sociedade fraterna que, pelas voltas da vida, está prestes a ingressar novamente á comunidade global, mas, diferentemente de 55 anos atrás, agora com plena competência para lidar com o mundo capitalista.

    As pessoas falam muito pelo que recebem da mídia, com visão normalmente enviesada.

  18. Comandante

    Venero todos os corajosos ! E Fidel foi o maior deles em nossa , sempre curvada, américa Latina.

    Embora não aprovando o comunismo, fiquei deslumbrada , quando lá estive, pelo sentido humanitário do seu povo. E que pudemos constatar na atuação de seus médicos no Brasil, tão diferentes dos nossos, onde o que vale mesmo é o dinheiro. Com exceções, lógico.

    ” Hasta siempre “!

  19. Fidel poderia ser um pós

    Fidel poderia ser um pós graduado em economista? – e se gloriar de Cuba chegar pior ainda do que a escassez do capitalismo no século XXI? Não.

    Hoje, na sua morte, o povo não o perdoaria.

    A questão é que o comunismo foi apenas uma enganação de Marx, que, ao meu modo de ver, elaborou ideias para economistas; de que a mais-valia é a exploração do trabalhador pelo patrão, quando, na verdade oculta, a tese da exploração pertence ao capital internacional e aos banqueiros para arruinarem a democracia da mais-valia, no crescimento econômico interno. 

  20. ETERNA CONSAGRAÇÃO HISTÓRICA

    Máxima reverência à memória do eterno Comandante Fidel Castro Ruz, símbolo maior da militância política voltada para a defesa coerente das causas do povo.

    Fidel Castro, que diante de um farsesco tribunal de exceção afirmou com firmeza profética “Condenem-me, senhores. Não importa. A História me absolverá”, pôde partir deste mundo com a certeza inabalável de que, muito mais do que apenas absolvê-lo, a História consagra sua biografia como um belíssimo exemplo da edificante fusão de coerência, perseverança e dedicação aos ideais de justiça social.

    O Comandante Fidel foi, acima de tudo, um homem movido pelo imenso ao amor ao povo de sua pátria, a idolatrada ilha de Cuba, Pérola do Caribe. Nascido em uma rica família de latifundiários, renunciou ao conforto da origem abastada e, como admirável estrategista e cientista político, Fidel foi o motor da vitória histórica do povo cubano, que transformou um país castigado por ditaduras sangrentas e corrupção endêmica numa nação reconhecida por sua excelência humanística.

    A República Popular de Cuba ainda sofre com muitas debilidades econômicas, que são a decorrência inescapável do criminoso bloqueio imposto pelo imperialismo há mais de meio século, mas ainda assim é uma referência mundial em programas de solidariedade e assistência social, em especial nas áreas de saúde, educação e cultura.

    Hoje, quando os milhões de militantes e admiradores do Movimento 26 de Julho, marco principal da Revolução Cubana, lamentam a irreparável perda do grande líder da permanente defesa das causas populares, não cabe chorar, mas sim reverenciar a bela lição de vida do eterno Comandante.

    Fidel soube enfrentar a dura realidade de um país assolado por um autoritarismo cruel, violento e assassino, e foi capaz de reconstruir uma sociedade que foi o playground do capitalismo selvagem, e era caracterizada pela espoliação, repressão e dissolução, para transformá-la no símbolo internacional da solidariedade e da reestruturação.

  21. O ultimo Grande

       Um grande na história não terá sido realmente “grande”, importante e modificador de seu tempo, apenas referido por seus acólitos, puxa-sacos e bajuladores, mas principalmente pela amplitude da raiva que desperta em seus detratores, como se lê hj., inclusive neste sitio, onde tantos o veneram como tantos o criticam.

        Fidel errou muito, acertou bastante, não foi “perfeito” ( perfeitos só os aprovados no concurso do MPF brasileiro, e Sérgio Moro ), nenhum LIDER de fortes convicções o foi, o exercicio do poder é para poucos, os que tem a coragem de exerce-lo até as ultimas consequencias, serão os sempre lembrados, ninguem modifica, sequer interfere na História, sendo um covarde.

         Um Grande da História é reconhecido, avulta-se, quando comparado a seus inimigos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador