As bandeiras que a esquerda deve defender

Bandeiras que a esquerda deve defender: 

* Transporte público de qualidade: 
e não somente, mas também o saneamento, habitação popular e outros direitos sociais, básicos e universais, garantidos na constituição de 1988 como saúde e educação. Como financiar? Com um Estado forte. É incoerente defender melhorias nos serviços públicos e, ao mesmo tempo, lutar pela redução de impostos. Deve-se ter claro que a deterioração dos serviços públicos vem junto com uma lógica neoliberal de privatização do público e de redução do papel do Estado, se não revertermos essa lógica não há como avançar.

* Reforma política: 
o financiamento privado de campanhas eleitorais torna o congresso um reflexo do poder econômico da sociedade. O problema não está nos parlamentares, e sim no sistema que os elege. Não adianta desmoralizar o congresso com campanhas contra a corrupção, ele continuará representando o conjunto de interesses que financia as campanhas. Para uma democracia de verdade: proibição do financiamento privado e financiamento público de campanhas eleitorais.

* Democratização da mídia: 
a concentração dos meios de comunicação em poucos grandes grupos dominados pela direita emperra o avanço da democracia brasileira e a construção de uma sociedade mais justa. Essa mídia a manipula a opinião publica e pauta a agenda do governo para preservar os privilégios estabelecidos. É só cumprir a lei brasileira que não permite oligopólios no setor de comunicação. Os governos do PT fugiram dessa briga, mas com mobilização nas ruas e na internet isso pode mudar.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador