Nos EUA, Bolsonaro defende golpistas do 8/1 e ataca governo Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

"Chefes de família, senhoras, mães, avós", disse Bolsonaro sobre golpistas presos.

Jair Bolsonaro em evento nos EUA – Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

Com sinais de regresso ao Brasil em breve para liderar a oposição a Lula, Jair Bolsonaro começou nesta semana a disparar diversos ataques e comentários contra o presidente vencedor, aos moldes de como fazia quando era presidente.

Foi o Florida SA Summit 2023, nos Estados Unidos, o palco para Bolsonaro desfilar seus ataques, incluindo a aproximação de Lula a países africanos, ironias e ataques contra ministros do presidente e a defesa dos golpistas do dia 8 de janeiro.

“Turnê pela África”

Na palestra a investidores, conservadores e público de direita dos EUA, o ex-mandatário brasileiro chamou as visitas oficiais de Lula aos países africanos de “turnê pela África” e disse que o Brasil teria que “buscar países que podem nos oferecer alguma coisa”, rebaixando o continente.

“Quem está no governo atualmente, infelizmente, tem se aproximado de ditaduras na América do Sul e fora também. Agora vai fazer uma turnê pela África. Devemos sempre buscar, não desprezando os mais humildes, mas buscar países que podem nos oferecer alguma coisa.”

Sobre “política internacional”, além de associar Lula aos países africanos, tratando tal relação exterior como inferioridade, o ex-mandatário disse que Lula “é amigo” do ditador de Nicarágua, Daniel Ortega.

“Não podemos entrar nesse trenzinho de Cuba, Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia. Brasil entrou no trenzinho, tem que descarrilar”, disse.

Ironizando ministros de Lula

Ao falar dos ministros de Lula, todos especialistas e estudiosos em suas respectivas áreas e segmentos, Bolsonaro disse que “voltou agora esse tipo de loteamento político no Brasil”. “Vi agora a do vôlei, Ana Moser, falando ser ministra do Esporte”, ironizou a ministra, indicando que ela não tem conhecimentos.

Moser foi atleta olímpica, integrante da seleção brasileira e conquistou a primeira medalha nas Olimpíadas do vôlei feminino.

Defendendo golpistas

Por fim, na Flórida, Jair Bolsonaro chegou a defender os golpistas que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, tentando derrubar o governo recém eleito de Lula.

“Vai completar dois meses, 900 pessoas presas, tratadas como terroristas. Que não foi encontrado, quando foram presos, um canivete sequer com elas. E estão presas. Chefes de família, senhoras, mães, avós”, disse.

Ele próprio comparou o episódio ao do Capitólio, nos Estados Unidos, aonde os acusados estão “respondendo ao devido processo em liberdade”, mas disse que no Brasil eles estariam ilegalmente presos.

“No Brasil, não. Não tem formal de culpa, não tem testemunha. As pessoas, a grande maioria, sequer estava na Praça dos Três Poderes naquele fatídico domingo, que nós não concordamos com o que aconteceu lá”, manifestou.

A participação de Bolsonaro no SA Summit 2023, na Florida, ocorre em meio à agenda do ex-mandatário no país e precede o CPAC, maior evento conservador do mundo, que ocorrerá em Washington, nesta semana. Além de Bolsonaro, palestrará Donald Trump e outras lideranças conservadoras.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ninguém pode ser forçado a fornecer prova contra si mesmo. Mas a auto-incriminação voluntária publicamente feita, como ocorreu no caso desse genocida golpista e vagabundo, pode e deve produzir consequências jurídicas criminais. Bolsonato se apresentou como mandante ou ideólogo dos crimes cometidos em 8 de janeiro de 2023. Essa é a única coisa importante em relação ao que ele disse.

  2. Se Lula, proibido de falar, aparecer, mandar recado ou manifestar preferências, preso, foi capaz de sobreviver, reaparecer, recuperar o protagonismo de seu partido e se reeleger presidente da república pela terceira vez, COMO SERÁ que dando palco para esse maníaco frustrado ex-presidente vamos nos livrar dele? Está na hora de desterrar o inominável.

  3. Se Lula, proibido de falar, aparecer, mandar recado ou manifestar preferências, preso, foi capaz de sobreviver, reaparecer, recuperar o protagonismo de seu partido e se reeleger presidente da república pela terceira vez, COMO SERÁ que dando palco para esse maníaco frustrado ex-presidente vamos nos livrar dele? Está na hora de desterrar o inominável.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador