Carta aberta aos Ministros do Supremo, por Luís Nassif

O jogo da Lava Jato está decidido. No caso dos inquéritos e processos da primeira fase – contra o PT e o PMDB – dê-se continuidade e abram-se quantas representações forem possíveis com base em qualquer tipo de indício – como demonstrou ontem a 11a Vara Federal do Distrito Federal.

Em relação à fase tucana, duas formas de anulação.

Na fase dos inquéritos, direcionamento para Policiais Federais do grupo de Aécio Neves.

No âmbito do Supremo, a distribuição dos inquéritos e processos para o Ministro Gilmar Mendes, através da inacreditável coincidência de sorteios,

Depois dos processos de Aécio Neves, José Serra e Aloysio Nunes, hoje Gilmar acabou sorteado para relatar também o do senador Cássio Cunha Lima.

É uma sucessão de coincidências.  

E vamos falar um pouco de escândalos e da capacidade de gerar indignação.

Escândalo é uma das formas de controle da sociedade sobre autoridades, desde que gere indignação. A maneira de reagir ao escândalo, de avaliar objetivamente o escândalo, mostra o grau de desenvolvimento de uma sociedade e, especialmente, da sua mídia.  Em sociedades permissivas, os escândalos produzem pouca indignação.

Quando se cria um escândalo em torno da compra de uma tapioca com cartão corporativo e se cala ante o fato de um presidente ser denunciado por crimes e se manter no cargo, algo está errado, como observou recentemente Herta Däubler-Gmelin, que ocupou o cargo de ministra da Justiça na Alemanha entre 1998 e 2002. Ela lembrou o caso do presidente Christian Wulff, que renunciou devido a um depósito de 700 euros em sua conta.

Por aqui, há tempos a mídia aprendeu a conviver com o escândalo seletivo e fugir dos escândalos essenciais. Com isso, um dos freios centrais de uma democracia, contra abusos de autoridades  – as reações públicas a atitudes escandalosas – perde a eficácia.

Só um notável entorpecimento moral para explicar a falta de reações dos Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) às atitudes de Gilmar Mendes.

Tanto no STF quanto no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é idêntica a (não) reação a Gilmar. Para não ter que enfrentá-lo, colegas inventaram o álibi da excentricidade. Ele é excêntrico, ninguém leva a sério, logo a melhor política é ignorá-lo.

Pessoal, não dá mais! Esse álibi para a não-ação não cola.

Admitir que um Ministro do STF fale o que Gilmar falou sobre o Procurador Geral da República, aceitar que ele visite um presidente da República que está sendo processado e o aconselhe, a sucessão de processos sorteados para ele, os patrocínios aos seus eventos por corporações com pleitos no Supremo, é de responsabilidade pessoal de cada Ministro do Supremo.

Não há biografia que resista, por mais elaborada que seja, à tolerância a um Gilmar. Cada vez que Gilmar extrapola, e Celso de Mello se cala, o silêncio não é um grito, nem solidariedade corporativa: é sinal de medo, de falta de solidariedade e respeito para com o país, porque é o país que sai humilhado e se rebaixa ao nível das nações onde impere a ausência de qualquer regramento. E não se compreende um Ministro indicado para a mais alta corte do país, que não saia em defesa dela, quando exposta a atos que a desmoralizam.

Celso de Mello tem medo, assim como Marco Aurélio de Mello, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, a presidente Carmen Lúcia,  Luiz Fux, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Rosa Weber.  E não adianta tirar o corpo: Gilmar desmoraliza todo um país, mas é um problema do STF e de responsabilidade individual de cada um dos Ministros, porque os únicos em condições de contê-lo.

Com esse silêncio ensurdecedor, o que fazer?

Vocês, senhores Ministros, obrigam pessoas sem nenhum poder de Estado, a externar em um blog a indignação ante a falta de reação aos abusos e de desrespeito ao país, ficando exposto a processos e retaliações de Gilmar. Nós estamos pagando, com as ações abertas por Gilmar, para cumprir uma tarefa que deveria ser dos senhores.

Esperamos que, passada a fase do espanto ante Gilmar, possa se esperar dos senhores uma atitude à altura do poder que representam e do país que deve merecer seu respeito.

Luis Nassif

162 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esta vendo ai Dr.Clever
    Esta vendo ai Dr.Clever Mendes de Oliveira por que esses pulhas nao merecem o respeito que o senhor os reverencia.Seria tambem por medo Dr.Clever?Nenhum daqueles cretinos valem o dedo mindinho de Nassif.

  2. Erro no texto (nome da sigla)

    Nassif, há um erro no primeiro parágrafo: você fala da primeira faze na operação que teria atingido “PT e PSDB”, quando parece claro que vc estava se referindo ao “PT e PMDB”

     

    Abraço 

  3. Esta vendo ai Dr.Clever
    Esta vendo ai Dr.Clever Mendes de Oliveira por que esses pulhas nao merecem o respeito que o senhor os reverencia.Seria tambem por medo Dr.Clever?Nenhum daqueles cretinos valem o dedo mindinho de Nassif.

  4. Nassif, prepare-se não para

    Nassif, prepare-se não para mais um processo de Gilmar, mas dos outros 10 ministros. Esse é o nível baixíssimo dos que representam as três esferas de poder do Brasil. Toda vez que Gilmar fala e faz o que bem entende, me lembro da ministra do Supremo Americano, Ruth Ginsburg, que antes da eleição americana, disse que Trump era uma fraude (provavelmente o adjetivo mais ameno que esse palhaço laranja ouviu rs ) foi pedir desculpa por ter dito isso. Enquanto isso, Gilmar Boca Mole só não xingou, diante a TV, seus desafetos de FDP. Mas falta pouco pra isso. 

    Mas isso não é inédito no nosso supremo. Quando a coisa aperta, o jogo é pra valer e não amistoso de final de ano, a instituição se acoelha. Foi assim em 64, que docilmente endossaram o golpe dado por militares. Agora, a  única diferença é que o golpe é civil. 

     

     

  5. A Que Ponto Chegou o Supremo Tribunal Federal

    Apoio plenamente a sua indignação, Nassif! É um absurdo o estado de deteriorização moral a que chegou o nosso STF. Não representam mais a guarda da nossa constituição. A postura acovardada, ante Gilmar Mendes, de seus pares revela o estado a que chegou a Justiça brasileira. A mudança virá da população, que não mais assistirá a isso inerte.

  6. O Sr Gilmar Mendes, em lugar de…

    O Sr Gilmar Mendes, em lugar de ministro do STF, é na verdade o plenipotenciário do tucanato junto ao mesmo com a missão de defender e decidir, de modo exclusivo, incontestável e soberano, sobre quaisquer interesses desse grupo, pois para isso foi por ele entronizado ali.

  7. É só telefonar

    Em sociedades permissivas, os escândalos produzem pouca indignação.

    Pessoal, não dá mais!

    Nassa, e não está dando mais mesmo, o estômago não aguenta mais, nem o fígado e muito menos a alma.

    Quando houver reação de gente grande, me avisem, é só ligar.

    No mais…

     

  8. Gilmar Mendes é útil ao STF
    O STF viu o golpe se armar, deu-lhe tempo e fermento, blindando-o contra todo ataque, conferiu-lhe constitucionalidade e o materializou em sessão. Todas as estarrecedoras evidências do golpe que se seguiram não bastaram para desviar o tribunal de sua missão; confirmá-lo e fazer avançar a agenda que serviu de cavalo de batalha. Enfim, venia permissa, não há elementos que autorizem a conclusão de que a voz do min. Gilmar Mendes não seja mesmo a voz do STF.

  9. Medo ?

    Eles tem medo do gilmar ? Mas que raça de ministros tem esse tribunal ? Se tivessem um pingo de vergonha na cara, aliada ao medo, deveriam era tirar a toga e pegar o boné . Mas parece que não conhecem este sentimento, o da vergonha na cara, sobrando só o medo. Vocês tem medo de que ? vocês tem medo de que ?

    E não gostaram nem um pouquinho da sugestão da reforma política, que lhes dá 10 anos de trabalho. Mas adoraram quando o Cunha aumentou a idade de aposentadoria compulsória, de 70 para 75 anos. Né memo ?

  10. Carta aberta ao STF – Por Luis Nassif

    Me junto aos milhares, milhões de brasileiros que pensam exatamente igual a você, por isso, peço sua permissão para também assinar esta carta aberta junto com você. Não é possível convivermos mais com um STF acovardado.

    #ReageSTF

  11. Podreciário

    nunca, nos meus 58 anos de descrença na justiça senti tanta náusea por esse poder, eles deveriam ser processados por corrupção ATIVA, independente das cifras que possam ter recebido para serem cumplices, tudo neles exala, exibe a corrupção, seus andares, olhares, declarações, e sobretudo suas ações ou inações em favor de empresas, dos tucanos, dos pmedebistas, DEMistas, PPistas. NOJENTOS, PÉRFIDOS, são culpados por tudo de ruim que acontece no momento no país, guilhotina é pouco para eles!

    NÁUSEA!

    Se houver qualquer ação possível para acabar com o podreciário no país podem contar comigo, seja nas ruas, seja nas vaquinhas, seja nas assinaturas. Só lamento ter sido uma idealista, humanista e pacifista, se tivesse ,20 anos menos, iria aprender a manejar uma arma!

  12. Parabéns ao Nassif e a todos

    Parabéns ao Nassif e a todos que colocaram seus comentários. Acho que a solução pra enfrentar esses desmandos e desrespeito pelo nossa constituição é fazer nas médias e grandes cidades do país em vários bairros plenárias debatendo com a população, já que a mídia golpista só faz manipular. É dizer a todos porque o golpe aconteceu e o prejuízo que está acontecento com nossa nação. Quando o presidente Lula fez um desabafo com a presidente Dilma indignado com a suprema corte por tudo que ele passou naquela condução coercitiva feita de maneira vergonhosa. 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=BB0re2cOY3A%5D

     

  13. Parabéns ao Nassif e a todos

    Parabéns ao Nassif e a todos que colocaram seus comentários. Acho que a solução pra enfrentar esses desmandos e desrespeito pelo nossa constituição é fazer nas médias e grandes cidades do país em vários bairros plenárias debatendo com a população, já que a mídia golpista só faz manipular. É dizer a todos porque o golpe aconteceu e o prejuízo que está acontecento com nossa nação. Quando o presidente Lula fez um desabafo com a presidente Dilma indignado com a suprema corte por tudo que ele passou naquela condução coercitiva feita de maneira vergonhosa. 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=BB0re2cOY3A%5D

     

    1. Manifestação de Celso de Melo

      Lida a carta de Nassif, com os termos da qual concordo “in totum”, não precisei de mais que alguns segundos de audiência da manifestação de Celso de Melo, para declarar meu apoio irrestrito à fala de Lula, mais não fosse por me deixar este discurso enojado e descrente da honestidade e da ética nas ações de nosso STF, quando seu decano, supondo ser nossa sociedade composta por um bando de beócios, julga-se autorizado a criticar a fala de um ex-presidente ultrajado por uma condução coercitiva amplamente ilegal decretada por um juizeco de primeira instância, cujo maior apoio e incentivo vem de uma mídia manipuladora, corrupta e suja, enquanto este mesmo decano não se peja de, junto com seus outros pares, conviver diuturnamente com as diatribes e impropérios de seu colega Gilmar Ferreira Mendes, useiro e vezeiro de manifestações espúrias, inclusive sobre processos em curso na suprema corte, além de uma indiscutível e altamente deletéria atuação política de cunho partidário com fins nada republicanos, posturas estas totalmente inadequadas e absolutamente condenáveis por parte de um membro do STF, ou de qualquer das cortes superiores.

      Por outro lado, por razões sobejamente conhecidas, soma-se à indignidade da fala de Celso de Melo, além da postura acovardada, quando não descaradamente cúmplice de seus pares, a atitude vergonhosamente deliberada de proteção ao boquirroto Gilmar Mendes adotada pelo Senado Federal, a quem cabe constitucionalmente o poder de defenestrar o membro (ou membros) das cortes supremas que desonrem o exercício da suprema magistratura.

  14. Nassif, com o devido

    Nassif, com o devido respeito… De todas as formas disponíveis para se livrar de um parasita como Mr. Mendes, você decide usar a mais ineficaz que é pedir providências dos outros parasitas? TODO o STF é composto por criminosos e vocês só irão se livrar deles com o uso de violência física, a situação da “justiça” brasileira já chegou nesse ponto. Vocês não têm mais um sistema judicial, vocês têm um bando de criminosos fantasiados dando ordens arbitrariamente.

    1. Somebody, o que me deixa mais

      Somebody, o que me deixa mais assustado não é nosso STF e, de tabela, a justiça como um todo aliada aos golpistas, mas é as lideranças de esquerda entrarem nesse teatro e darem razão aos que dizem que tudo está feito sob a lei. Todos sabiam que Dilma não ia escapar do impeachment como todos sabem que Lula não escapa do TR4. O único jeito do Brasil interromper essa caminhada pro PMDB tornar-se o nosso PRI ( República Velha 2.0) é uma atitude fora da curva. O exemplo que temos é quando Vargas, vendo que seu impeachment e até prisão já estavam selados, fez uma atitude totalmente fora do radar do golpista mor, LAcerda, e possibitou a eleição de JK e o adiamento do golpe por 10 anos. Não sei qual seria essa atitude hoje, mas sem ela é distritão ontem, parlamentarismo amanhã e PMDB de cima a baixo

  15. Quem tem que puxar uma reação

    Quem tem que puxar uma reação na rua são os formadores de opinião, gente de prestígio, respeitada, por suas personalidades, talentos, competências, habilidades, honestidade e admiração. Gente que chama mais gente por se ver representada e identificada. Então cacete, porque não começam a se mexer que o povo vai atrás. Toda semana, palanques caminhadas, shows, exibições, manifestações, peças. Tudo ao ar livre. Tudo que se fala nos blogs, na internet, falado direto na rua, entre música, discurso, oratória. Prioridade ao sentimento, ao improviso, a descontração, sem bandeira de partido, pessoal, sem discriminar, mas sem valorizar mais o partido que a fala pessoal, unir, agregar, compartilhar, endurecer mas sem perder a ternura. Valorizar o que nos une, o bem maior.

    assim, quem tem que puxar: Chico Buarque, Chico César, Wagner Moura, Trajano, Juca Kfoury, Luis Nassif, Aragão, Camparato, Jose de Abreu, Sonia Braga, Luis Nassif, Mino Carta, Bob Fernandes, Leticia Sabatela, Herson Capri, Lula, Requião, PHA, Milton Leite, Paulo Coelho, Flavio Gomes, Ciro Gomes, Crioulo, MAtheus Nastchergale, Gilberto Gil, Serrano, Tico s. CRuz, Paulo Betti, ….Pô..nós vamos junto, atrás, e levamos o pessoal na esteira.

  16. Aplausos, Nassif!
    Nesta
    Aplausos, Nassif!

    Nesta perda contemporânea de valores que vivemos no Brasil, estamos absolutamente sem saber mais o quê dizer. Ou até sabemos, mas também sabemos que não há ninguém para nos ouvir.

    Falo do ponto de vista institucional, do poder judiciário, que é a uma instância da discussão, da polêmica, da disputa.

    Uns mais, outros menos, mas com certeza o Ministro Gilmar Mendes ao invés de cumprir seu papel institucional de juiz, ele assumiu outros papéis além daquele de julgar.

    Hoje, ele discute, polemiza e disputa. Desde os holofotes até a militância política. Quebra o decoro jurídico dia após dia.

    De fato, não dá mais. Não há sustentação para uma autoridade da mais alta corte do país atuar como militante político, de forma tão pequena. Partidarização em suas decisões, politização em suas falas e um serviço jurídico incompatível para com a grandeza de um Brasil.

    Custa para o conservadorismo neoliberal acreditar que um brasileiro sem formação acadêmica, possua a legitimidade nacional e internacional que o ex, e há de ser o futuro presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, desfruta mundo afora.

    Custa muito para a “elite intelectual conservadora neoliberal” a quantidade de títulos honoris causa e qualidade do reconhecimento do mundo acadêmico nacional e internacional para com o Lula.

    Sofrem por demais os verdadeiros corruptos conviverem com a ausência de provas, documentos, gravações ou vídeos que comprovem o ilícito cometido por Lula, ao passo que a maioria ou totalidade dos que o acusam figuram no rol dos partidos políticos mais corruptos, com robustas provas.

    E por fim, sofrem de insônia indigestiva oriunda da capacidade política e de liderança, nacional e internacional que o ex-presidente desfruta.

    Já não sabem mais o quê e como fazer para deter a vitória de Lula em 2018.

    Aplausos pela sua Cidadania e pelo seu desempenho jornalístico.

    Se o país está um pouco melhor informado, é devido a jornalistas como você.

    Abraço fraterno.

    1. Só os assusta o Lula

      A cada pancada dos traidores e dos parças da camarilha, a resposta é a cada vez maior sustentação do preesidente LULA.

      Filiemo-nos todos ao PT e sejamos o andor desse que é a encarnação da utopia brasileira.

    2. Aplausos Nassif

      Aplausos Nassif ! Parabens pela iniciativa e…copio na cara dura “Aplausos pela sua Cidadania e pelo seu desempenho jornalístico”. Você nos representa, deu um alento a nossas esperanças e fez a catarse que queríamos nossa.  Grande Abraço 

  17. Aplausos, Nassif!
    Nesta
    Aplausos, Nassif!

    Nesta perda contemporânea de valores que vivemos no Brasil, estamos absolutamente sem saber mais o quê dizer. Ou até sabemos, mas também sabemos que não há ninguém para nos ouvir.

    Falo do ponto de vista institucional, do poder judiciário, que é a uma instância da discussão, da polêmica, da disputa.

    Uns mais, outros menos, mas com certeza o Ministro Gilmar Mendes ao invés de cumprir seu papel institucional de juiz, ele assumiu outros papéis além daquele de julgar.

    Hoje, ele discute, polemiza e disputa. Desde os holofotes até a militância política. Quebra o decoro jurídico dia após dia.

    De fato, não dá mais. Não há sustentação para uma autoridade da mais alta corte do país atuar como militante político, de forma tão pequena. Partidarização em suas decisões, politização em suas falas e um serviço jurídico incompatível para com a grandeza de um Brasil.

    Custa para o conservadorismo neoliberal acreditar que um brasileiro sem formação acadêmica, possua a legitimidade nacional e internacional que o ex, e há de ser o futuro presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, desfruta mundo afora.

    Custa muito para a “elite intelectual conservadora neoliberal” a quantidade de títulos honoris causa e qualidade do reconhecimento do mundo acadêmico nacional e internacional para com o Lula.

    Sofrem por demais os verdadeiros corruptos conviverem com a ausência de provas, documentos, gravações ou vídeos que comprovem o ilícito cometido por Lula, ao passo que a maioria ou totalidade dos que o acusam figuram no rol dos partidos políticos mais corruptos, com robustas provas.

    E por fim, sofrem de insônia indigestiva oriunda da capacidade política e de liderança, nacional e internacional que o ex-presidente desfruta.

    Já não sabem mais o quê e como fazer para deter a vitória de Lula em 2018.

    Aplausos pela sua Cidadania e pelo seu desempenho jornalístico.

    Se o país está um pouco melhor informado, é devido a jornalistas como você.

    Abraço fraterno.

  18. Se têm medo que renuciem.

    O stf já se submeteu as barbaridades da lava jato e do sr guilmar. Medo? Só pode ser.

    Se têm medo, tenham um pouqinho de decência, renunciem.

  19. Ninguém tem medo sem motivo.

    Ninguém tem medo sem motivo.

    Se as excelências do STF têm medo do “rei dos juízes”, alguma coisa ou muitas coisas eles têm à desaboná-los, para que justifique esse medo todo.

    A impressão que fica é que todos ali tem o rabinho bem suginho.

    Se o Gilmar abre a boca o Supremo desaba. 

    Não vislumbro horizontes para o Brasil. A solução é mudar pro Paraguai.

     

     

  20. DICA DE INVESTIMENTO: IGP, TENDÊNCIA DE SUBIDA EM BREVE!!!

    Se grampear Gilmar numa hora dessas vai ter música no fantástico!!!

    O Ministro Gilmar vai pedir reembolso… o plano de telefonia dele deve ser o melhor de brasília!!!

    Deve estar fazendo uma conferência com a nata do que há de pior no Brasil!!!

    Coitado do Flexa… deve estar com a orelha quente!!!

    Eu quero ver de onde ele vai conseguir reunir cara-de-pau suficiente para engavetar tanta maracutaia!!!

    Talvez a Odebretch pague o aluguel de um container… manda desapropriar as quinquilharias do Lula e ocupar com os casos que Mendes vai mandar para debaixo do tapete!

    COLOQUEM AS AÇÕES DO IGP NA BOLSA!!! EU QUERO INVESTIR MEU DINHEIRO NESSE INSTITUTO… ALGO ME DIZ QUE NO FUTURO ELE VAI PASSAR O VALOR DA MICROSOFT!!!

  21. O juiz da globo do PSDB-PR e

    O juiz da globo do PSDB-PR e o juiz da globo do PSDB-MT cagam na cabeça desses vermes e eles não esboçam uma simples reação. Não é possível esses caras não sentirem vergonha de serem o que são. 

  22. Caro Nassif, concordo com sua

    Caro Nassif, concordo com sua carta na totalidade do texto.

    Tenho consciência de que entre os seus leitores sou o mais inexpressivo. Faço apenas o exercício de externar neste espaço meus pensamentos, e agradeço por sua permissão.

    Uma busca (inútil) nos arquivos deste portal, desde seu lançamento, permitiria encontrar inúmeros comentários meus sobre a reprovação do STF, desde que esse órgão imprestável existe.

    Permita-me discordar de você apenas em um ponto: não são os atuais ministros os acovardados. Essa é a história de nossa Suprema Corte. Sempre acoelhados diante dos poderosos, inúteis, pomposos, argentários. Para não alongar, cito os casos de Olga Benário, “candidamente” entregue aos esbirros de Hitler e a atuação escandalosamente covarde diante da ditadura militar de 1964. Hoje apenas cumprem seu destino, de costas para o povo.

    O triste espetáculo do chamado Mensalão, da célebre frase: “Não tenho provas mas condeno porque a literatura me permite” é a essência dessa gente. Frase lapidar de uma madame teleguiada pelo “Imparcial de Curitiba”.

    Gilmar Mendes é apenas mais um, talvez aquela mais transparente, com seu estilo tosco de coronelão do interior, saudoso dos tempos da escravidão. Os outros são simplesmente dissimulados, mas nada diferentes.

    O povo precisa ser despertado desse torpor midiático e tomar seu destino em suas mãos, sem as falácias do “paz e amor” ou “republicanismo”. Acreditar no que gritávamos nos tempos da ditadura militar: “o povo unido jamais será vencido”.

    Pronto, desabafei, ainda que ninguém leia.

    1. Eu li e gostei

      Eu li, gostei e assino o teu comentário.

      Se você fosse tão inexpressivo como se apresenta, não teria escrito esta ótima reflexão sobre o STF.

      Estou também convencido que, diante da total falta de escrúpulos com que se apresenta a maioria dos atores políticos e autoridades deste país, as políticas de “paz e amor” e do “republicanismo” estão ultrapassadas. 

  23. Nassif, parabéns pela tua coragem.

    Nassif, parabéns pela tua coragem.

    O que mais me conforta é saber que cada um deles está lendo esta carta.

    Eu a leio e ergo a cabeça, e eles?

    Obrigado, bravo jornalista.

  24. Assino em baixo Nassif.
    Assino em baixo Nassif. Concordo contigo e tem mais, no Brasil somente com sangue nas calçadas desses canalhas para o povo conseguir algum respeito. É muita canalhice. É os hipócritas que antes se indignavam, sumiram, escafederam. Sinto vergonha de ser brasileiro.

  25. Vamos falar o português

    Vamos falar o português rasgado: Perderam totalmente a vergonha nesse país,

    executivo com meliantes no poder, judiciário retrógrado, caro e ineficiente, legislativo com a maior escumalha da história desse país, midia quadrilheira e vendida querendo empurrar as reformas como benéficas para a população, o Brasil está a deriva, e cada um dos poderes só pensa no seu quinhão: legislativo em salvar os meliantes com reformas toscas, judiciario com seus retorativos e pedidos de aumento de salários sem porpósito, e o executivo, esse é um caso á parte, totalmente alheio ao povo, ás instituições, entregue á sanha dos abutres do “mercado”, essa praga de eufemismo que inventaram para esconder os larapios que asslatam o país………

     

  26. Não vale de nada o alerta

     Nassif,não gaste seu latim.

    Não se exponha mais dessa forma.

    A sua boa fé republicana para com as instituições no Brasil de hoje, beira a inocência mais pura e singela, de uma criança que ainda não conheceu as dores do mundo.

    Observando tudo que aconteceu com o país desde o final do segundo turno das eleições de 2014 para cá;como ainda acreditar ou ter um fio de esperança nesses personagens?O Brasil precisa aprofundar muito mais suas dores e expurgar toda a hipocrisia reinante,o país vai precisar estar completamente destroçado,além da situação inaceitável de hoje,para se reerguer etica e moralmente.O sistema com suas engrenagens e personagens,precisa cair de podre,para reconstrução.

    Essa turma toda é muito egoista e mal sequer tem a dimensão de nação e dos cargos que ocupam.Desprendimento? Civismo?Patriotismo?Justiça? Todas palavras que impõem atos e autodisciplina moral muito distante do exercício do poder exercidos no dia a dia dessas figuras bizarras.

  27. Nassif, todo meu apoio a este

    Nassif, todo meu apoio a este desabafo. Idoso, aposentado e desprovido de qualquer recurso além de comentar em blogs populares, vanho manifestar da mesma forma minha indignação contra autoridades e congressistas que nos entregaram a quadrilha que nos governa.

  28. Mas o STF não tem eira nem beira não é de hoje…

    Esses GOLPISTAS CALHORDAS E CANALHAS não estão preocupados com biografia. Que moral tem quem não tem moral? Essa CORJA só vai se preocupar na hora em que o cheiro de carne queimada lhes subir às narinas.

    “Qu’un sang impur abreuve nos sillons!”

  29. Gilmar Mendes é o representante perfeito do STF

    Triste mesmo, Nassif.

    Mas eu não acho que o Gilmar Mendes seja um escárnio para o STF: na verdade, ele é só a versão mais aguda, mais explícita, mais despudorada desta triste instituição, que possui um histórico notável de desgraças nas costas – só os estultos e os canalhas dizem o contrário.

    O Supremo Tribunal Federal não é exemplo positivo algum para o Brasil, muito ao contrário, é uma das forças mais poderosas que mantém e manteve nosso país em condição muito aquém ao que sua capacidade permite e seu povo merece. Com raríssimas e honrosas exceções, o STF é e sempre foi uma força do atraso, uma das âncoras, uma das bolas de ferro que a sociedade brasileira carrega presas ao pescoço.

    Nesta conjuntura, Gilmar Mendes não é exceção a regra, mas sim a cereja do bolo, o representante perfeito deste Supremo.

    Ver um impeachment ser guiado por um chefe de quadrilha, um gângster como Eduardo Cunha e todos estes ministros não fazerem nada, não é coisa de pessoas que se calam ante as diatribes de um excêntrico, mas um comportamento claro, uma escolha política e moral muito definida.

     

     

    P.S.: Não esqueçamos que a oportunidade histórica de mudar a identidade do Supremo nos foi dada. Lula, Dilma e o PT a desperdiçaram clamorosamente. Mas o castigo, por óbvio, veio a cavalo.

     

     

  30. Quando o juiz é o bandido

    ../../Desktop/Untitled%20collage%20copy.jpg

    Quando o juiz é o bandido: o sequestro dos cofres públicos pelo Sistema de Justiça

    Por “Dom Cesar” & Romulus

    “Jabuticaba”: doce para uns (poucos) e amarga para outros (tantos). Os números evidenciam com clareza, numa análise comparativa com outros países ocidentais, que os custos do Judiciário e do Ministério Público brasileiros são anômalos.

    Consumindo ambos, juntos, 1,62% do PIB (!) …

    (atenção: nessa conta ainda não entram nem a Polícia Federal, nem as defensorias públicas!)

    – … a “escolha” institucional-orçamentária em favor do Judiciário/ MP foi longe demais.

    – Num contexto de desequilíbrio fiscal relevante, com queda de receitas e compressão dos investimentos públicos, tão necessários num quadro de depressão econômica, isso está perdido em algum lugar entre o escândalo e o…

    – … escárnio!

    Inexiste incentivo para o Poder Judiciário/ MP controlarem as suas próprias despesas. Como resultado, há um claro descasamento entre as despesas com o Sistema de Justiça, hipertrofiado, e as demais variáveis do gasto público.

    Diante desse quadro, cabe à sociedade realizar esse trade-off.

    No Estado democrático de direito, ela o faz por meio de mandato (“procuração”) conferido aos Poderes políticos do Estado para tanto.

    (como todos sabemos, é após a iniciativa do Executivo que o Legislativo elabora e, finalmente, aprova o orçamento geral do Estado)

    Ocorre que, no presente, os Poderes políticos foram virtualmente sequestrados pelos atores do Sistema de Justiça. Seja no nível de atores individuais, seja em nível corporativo. Não só na cúpula (STF/ PGR) como também na base (e.g., Moro/ Dallagnol/ ANPR/ AJUFE).

    Arrancam seus (crescentes!) privilégios por vezes com “doçura”, por vezes com…

    – … “chibata”!

    Fãs (em demasia…) da cultura pop americana, não hesitam em adotar a tática do “good cop, bad cop” no “diálogo” (??) institucional.

    A “cenoura e o porrete”:

    – De um lado os velhos laços do compadrio oligárquico;

    e, do outro…

    – As chantagens (mais ou menos explícitas) contra a classe política…

    – … “corrupta” (!)

     

    LEIA MAIS »

    http://bit.ly/JuizBandido

     

  31. O Supremo faz parte do problema

    Infelizmente o Supremo Tribunal do Brasil faz política. Atuam como políticos. Transformaram o Brasil numa piada mundial. Lamentável………………….

    1. Gilmar Mendes
      Prezado Luis Nassif,
      Assistir a esse senhor ministro vociferar na mídia é altamente estressante, deprimente e nauseante.
      Gilmar ultrapassou todos os limites aceitáveis, degrada a mais alta corte de Justiça do país.
      O mais preocupante é a omissão, negligência e prevaricação dos demais membros dessa corte (STF), altamente manchada e abominável.
      Em alguns momentos se vê sofismas com retóricas claramente tergiversantes de seus membros, noutros um silencioso ensurdecedor que já se tornou a marca indelével dessa Justiça-mor acumpliçada com a torpeza ignóbil de uma quadrilha que assaltou o poder e desmilinguiu a Democracia

    2. Atuam como cafajestes.

      Assim vc joga todos os políticos no lamaçal da bandidagem. Eles atuam como cafajestes, como fazem os piores políticos que são por eles protegidos e só existem por conta dessa proteção. Não confundir política com formação de quadrilha de bandidos. Quem deu a melhor explicação sobre o fenômeno social que constrange suas excelências, preocupados apenas em proteger o sigilo sobre os seus próprios rabos, foi, como sempre, o maior sociologo brasileiro de todos os tempos: “Eles estão acovardados!!” Que, por sinal, é um POLÍTICO. O maior e mais respeitado político que o Brasil já produziu e sabe-se lá se um dia produzirá outro desse quilate.

  32. Ninguém fica ferido na estrada da elite

    Nassif, em nome de todos neste blog lava a nossa alma e diz o que todos aqui sentimos.

    Com raras exceções, o STF esta composto por juízes que, de um modo ou outro, tinham cometido pequenos pecados ao longo da sua vida pública, mas tudo permitido dentro do antigo jogo “democrático”. Juízes com imóveis em Miami, filhas apaniguadas com cargos importantes do judiciário, irmão com problemas na justiça, salários acima do teto e etc., nada demais em tempos de ignorância do povo.

    Quando começou a caçada a Lula e ao PT, com operações de diferentes nomes (mensalão, Lava jato e outras), o que o Supremo tem feito “no verão passado” começou a incomodar, pois a caçada ao Lula foi abrindo feridas também na elite, mesmo que elas nunca venham ao caso. Barbosa, depois de dar uma de Catão condenando sem provas, teve que renunciar ao ser pego com a compra de apartamento em Miami mediante empresa de fachada registrada em apartamento funcional de Brasília. Barbosa não é do clube da elite e, portanto, poderia servir de bode expiatório da turma inteira do STF. Barbosa é um sujeito que a elite poderia deixar ferido na estrada. Caiu fora para não correr esse risco.

    É só procurar no Google e vai achar os pecadinhos de todos os atuais juízes do Supremo.

    Como Pilatos, o único que irá salvar às elites é justamente a condenação do Lula, dando mensagem ao povo de que todos pecam inclusive o maior representante do povo, passando uma borracha acima dos pecadinhos de toda a elite corrupta. Pelo contrário, se Lula for inocentado, as elites ficarão com as suas vísceras expostas e morrendo de vergonha.

    Juiz comum manda à prisão uma ladra que pegou 1 pacote de manteiga em supermercado, mas abafa helicóptero com drogas. O exemplo da justiça sempre é dado apenas ao povão: não roube, não faça crime, mas nunca essa mensagem é dada ao andar de cima, pois, o Juiz faz parte desse clube, bebe uísque com o réu e entra nu na sauna com ele. O rico é um sujeito fino e respeitável, que rouba mas faz, “a la Maluf”.

    Hoje, existe apenas isso, uma luta de classes cada vez mais evidente e descarada, que saiu da urna, do executivo e está hoje no legislativo e judiciário. A luta do Judiciário é de tentar passar uma borracha em tudo o que eles e os seus colegas de classe fizeram no verão passado e, a melhor forma para isso, se chama Lula. Moro, por exemplo, depois da sua escandalosa ação em favor de corruptos que desviaram dinheiro para o exterior, no caso Banestado, com o mesmo Youssef de delator de estimação, agora tenta condenar Lula como uma forma de apagar as pisadas, de lavar as mãos, de expiar os seus crimes de ontem. Pior ainda, com as passagens prontas para fugir aos EUA.

    O STF, hoje, é apenas isso, onde todos morrem de vergonha e o demonstram com o seu silencio e covardia, e apenas o Gilmar tenta dar um aspecto normal, agindo como marido que trai a mulher, mas que nega veementemente e não mostra fraqueza, para não perder a discussão. Gilmar é o único que tenta agir como líder de grupo, de falar como se tudo estivesse bem e, através das suas ações, o resto da turma do STF fica calada, como um bando de jovens bêbados deixando apenas o Gilmar falando com a policia, mostrando normalidade, para livrar a barra de todos.

    Gilmar é o melhor exemplo do ditado que diz que “autoridade que não abusa do seu poder perde prestígio”.

  33. Enquanto o Nassif enfrenta

    Enquanto o Nassif enfrenta corajosamente (até demais, eu não recomendaria não) esse poderosíssimo ministro, o PT está lá no Congresso caladinho.

  34. Gilmar é a cópia escarrada do

    Gilmar é a cópia escarrada do STF. São elitistas, golpistas e estupradores da constituição. Estão ali não para defender os interesses do povo mas seus próprios e os de suas relações. Visto  o caso do Aécio e dos outros de sua curriola, que são protegidos por todos os ministros igualmente. O Gilmar é apenas o falastrão testa de ferro. Os outros calam por, no fundo, concordarem com seus desmandos.

  35. Carta aberta aos Ministros…
    No futuro estes tempos em que vivemos será conhecido como “idade média do Brasil”. Virá o renascimento, mas por hora o que temos são as Trevas.

  36. Carta aberta aos Ministros do Supremo

    o impeachment jamais deveria ter sido proposto, e caso proposto jamais deveria ter sido encaminhado. e se encaminhado, jamais deveria ter sido votado. e se votado, jamais deveria ter alcançado maioria. e tendo alcançado, deveria ter sido rechaçado no Senado. ainda assim, caso tivesse passado pelo Senado, deveria ter sua nulidade declarada pelo STF.

    com os três poderes sem qualquer legitimidade, o Judiciário se tornou o maior de todos os nossos problemas. completamente blindado à soberania popular. uma casta venal, seletiva, classista, corporativa e partidarizada.

    como no Antigo Regime, todos se iludem com a inexpugnabilidade de suas Bastilhas e a invulnerabilidade de seus pescoços.

    nas gravações de Sérgio Machado está detalhado o mapa do golpe: todos tem um rabo imenso e o rabo de cada qual está amarradinho no rabo dos demais.

    quando a ética e a política faliram, é pela estética e pela utopia que virá a redenção do Brasil.

    vídeo: Moçambique  guerreiros do quilombo de Ambrósio – Patos de Minas (MG)

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=vvQTiUcH3QQ%5D

    .

  37. Luis Nassif, me espanta um

    Luis Nassif, me espanta um homem com sua idade e vivência publicar tal carta, é um atestado de ingenuidade e boa-fé  no que não mais existe. Prepare-se e preparem-se os seus, acredito que os cães serão lançados ao encalço. Só posso oferecer solidariedade.

    1. Prezado, só os grandes
      Prezado, só os grandes conseguem se destacar num mundo onde só tem pequenos. Quando alguém acha que não vale à pena resistir, se indignar, se rebelar contra o que está estabelecido, das duas uma: ou é ingênuo ou alienado

  38. Nivelar todos por baixo
    Nivelar todos por baixo retira o efeito da crítica. Ao cobrar dos outros dez, Nassif os empodera ao mesmo tempo lhes cobra a responsabilidade de deter o dragão. Atualmente é um dos poucos meios de interromper a carreira desse cardeal Richelieu às avessas.

  39. Endereço errado  ..deveria

    Endereço errado  ..deveria ter carta dirigida ao SENADO ..Gilmar precisa ser impeachado ..aonde noutros tempos se demandaria, FUZILAMENTO !!

    ..e não só ele ..no TSE foi flagrante a CONIVÊNCIA de magistrados lenientes, omissos, mancomunados com o CRIME e com o GOLPE  ..no STF, as sentenças CASUÍSTICAS (desde as tais quadrilhas do mensalão) ilustram o nível daquela MALOCA

    ..mais ainda …agora mesmo a associação de NABABOS protesta por aumentos IMORAIS aos seus proventos, isso em tempos de crise, e não bastando todos os PENDURICALHOS que eles recebem, estes que os fazem ter dos MAIORES salarios do mundo sem se comprometeram com a devida prestação de serviços a sociedade que os TOLERA,

    Realmente  ..O JUDICIÀRIO brasileiro representado por GILMAR MENDES  (incluso defensorias, procuradoa e ministério público) algo como 300 mil almas descolados da realidade do BRASIL ..precisa ser ENQUADRADO como um todo 

  40. Porque os ministros não

    Porque os ministros não esboçam nenhuma reação à aberração judicial GM?

    A resposta é mais simples do que se imagina. 

    Porque eles são iguais a GM. A diferença é que GM se expõe, é um sujeito totalmente desprovido de decência, despudorado, truculento ao estilo coronel de latifúndio enquanto os outros são discretos.

    Se pegarmos algumas decisões ilegais e inconstitucionais de joaquim barbosa, rosa weber, barroso, celso de mello… veremos que eles não são tão diferentes de GM, suas atuações durante o processo fraudulento do impeachment não os colcam tão distante assim das decisões da aberração.

    A falência é do sistema, do STF enquanto corte pseudo constitucional e não de uma pessoa específica.

    1. lembro

      Ainda me lembro da cara de tacho partidária do m. Lewandovski ao condenar à forca a presidenta Dilma, sabidamente não criminosa.

      Fez exatamente o que a globo esperava dele.

    2. não é uma resposta, estou

      não é uma resposta, estou simplesmente exprimindo minha solidariedade ao comentário. Tá tudo pútrido nestes 3 poderes que já viraram quatro ou cinco.

    3. Exatamente

      Parece que não queremos ver.

      Fingimos que existe parcialidade, técnica jurídica, princípios involáveis, etc.

      E fazemos isso porque queremos nos enganar. Não conseguimos ver saída então figimos que está tudo bem. Ou melhor, que tem alguns malvados, mas a maioria é boazinha, séria, etc.

      Ora. Quando não é Barbosa, é Ayres. Quando não é esse é Gilmar, Moro, Alexandre. Quando não é Fernandes, é Gurgel. Quando não é esse é Janot, ou Dallagnol, Carlos Fernando. e la nave va

      Ora, o problema não é psicológico, pessoal ou comportamental. É POLÍTICO-ECONÔMICO e INSTITUCIONAL. Trata-se de uma burocracia a serviço de uma plutocracia.

      Fechamos os olhos e fingimos que não vemos, porque não sabemos como superar esse dilema. Eleger novos legisladores ou governantes é difícil, porém, factível. Mudar a Justiça e o MP? Impossível. Ainda mais quando esta se alia com a grande mídia e o capital financeiro nacional e internacional. Então, fingimos que não é assim. Que o problema é pontual. Apelamos ao coração, aos homens e mulheres de bem. Fingimos que esta seria a solução.

  41. Esse Moreno de Pocos a cada
    Esse Moreno de Pocos a cada Xadrez me surpreende ainda mais.Nesse ele conseguiu da um no no dicionario Aurelio.Segundo Aurelio,frouxidao significa:covarde,pusilanime,portador de incontinencia urinaria,diarreia,caganeira,etc.Vem o Moreno de Pocos e acresenta:excentricidade.Que divino,maravilhoso,nao achas Dr.Clever.

  42. O Brasil não tem mais

    O Brasil não tem mais insituições nem Constituição esta é a verdade nua e cura. Esse STF se vergou completamente aos interesses mais escusos, perdeu qualquer ligitimidade que poderia ainda ter.

    Há que exilar todos esses corruptos e seus capangas do executivo, legislativo e STF, dar posse a um governo provisório encabeçado por Dilma Rousseff e reconstruir o país. Qualquer outra medida é colaboração com o atual estado de coisas. Espero que o PT dê o exemplo, abandonando de vez o congresso, e que as forças armadas apoiem a legitimidade da Presidente eleita, que é a única que resta no país.

     

     

  43. O Brasil não tem mais

    O Brasil não tem mais insituições nem Constituição esta é a verdade nua e cura. Esse STF se vergou completamente aos interesses mais escusos, perdeu qualquer ligitimidade que poderia ainda ter.

    Há que exilar todos esses corruptos e seus capangas do executivo, legislativo e STF, dar posse a um governo provisório encabeçado por Dilma Rousseff e reconstruir o país. Qualquer outra medida é colaboração com o atual estado de coisas. Espero que o PT dê o exemplo, abandonando de vez o congresso, e que as forças armadas apoiem a legitimidade da Presidente eleita, que é a única que resta no país.

     

     

  44. Cadê os “bravos Ministros”da AP 470?

    Cadê os falastrões Ministros(entrevista em Shopping  e na rua enquanto Presidente Dilma estava nos Estados Unidos?) da era pré-Impeachment?

    Suprema seletividade!

    Suprema omissão!

    Suprema coninvência!

    Foram citados pelo Ex-Senador Delcídio do Amaral e logo veio a prisão e cassação.

    Foram  esculhambados pelo Senador Romero Jucá : fizeram cara da paisagem e o Senador virou lider do (des)Governo participando do comando político da Nação de mais de 200 milhões de habitantes. .

  45. Suprema Vergonha

    Concordo totalmente com sua indignação. Realmente, um supremo que apoia golpe, que age partidariamente, que condena mesmo sem provas, que protege visivelmente alguns dos seus, que compra casas em Miami meio fora da lei, que manifesta indevidamente na mídia sua opiniões, etc, etc, e que não age em favor da nação – esse é o retrato do supremo que envergonha o Brasil.

  46. Muitos e muitos aplausos!

    Nassif parabéns, você consegue exteriorizar toda a indignação raivosa daqueles que tem consciência dos malefícios causados pelo STFcorrompido e corrompedor, consegue representar todos aqueles que esperam que a Justiça e a Constituição, a legalidade, a democracia, o governo do povo PELO povo prevaleçam.

    Parabéns!

  47. A tchurma do supremo tem medo

    A tchurma do supremo tem medo dele, isso que você falou é verdade. Resta saber do que tem medo. Se são chantageados, por quê? Como? Com o quê?

    “Onde um juiz for destrado, eu também sou”. Pode ser apenas um arroubo corporativo dessa concursada e indicada política, mas também pode ser interpretado como um grito de socorro cifrado, alguém no cativeiro moral da sociedade de aparências.

    O Brasil tem projeto, há uma ação planejada, há uma meta e há objetivos. Infelizmente, quem está coordenando é o Gilmar Mendes.

  48. Crítica ao Gilmar
    Prezado Nassif, Parabens pela crítica! Concordo em gênero, em número e em grau. Deviamos entupir a caixa de e-mail do supremo pedindo providências  para barrar esse estado de exceção que nos encontramos,  e diga-se de passagem, pela ausência da corte. Cabe reforçar, que são funcionários do povo e são muito bem remunerados.  marcos antônio rebello – professor universitário.

  49. Nassif, a pergunta que fica,

    Nassif, a pergunta que fica, e que faço há muito tempo, é a seguinte: quem garante as costas quentes do Gilmar Mendes? Sua desenvoltura e desfaçatez sugerem algo muito mais poderoso do que podemos imaginar. Ou serão apenas tão pequenos e medrosos os outros ministros do STF? Será apenas covardia dos colegas? Ou sabem de algo maior, que não ousam questionar? Teorias da conspiração a parte, Mendes me parece muito seguro e respaldado para agir como age. Repito: quem o garante?

  50. Parabéns Nassif, escreveu o

    Parabéns Nassif, escreveu o que muita gente tem vontade de escrever, sem ter a importância de um Blog como o seu. Parabéns !

  51. A nossa voz

    Parabéns Nassif,

    Você conseguiu registrar de forma belíssima o sentimento de milhões de pessoas. Infelizmente esta situação já vem de longe; durante o julgamento do chamado mensalão assistimos a momentos constrangedores, até mesmo para um leigo, como o momento do questionamento do ministro Marco Aurélio ao então ministro Joaquim Barbosa, se um outro processo que envolvia tucanos, colocado sob segredo, tinha relação com o processo do mensalão e o ministro Joaquim Barbosa afirmou que não, mesmo sabendo que era parte um processo desmembrado e tinha toda relação, todos se calaram. Um ministro do STF além de conhecimento jurídico e moral ilibada, tem que tem coragem e compromisso com a verdade.

     

  52. Carta Fechada

    Nassif: quem tem  coragem, no Çu-premu ou no Brasil, de peitar o Carrasco de Diamantino, diga?

    O Lewandowski até que ensaiou uma reaçãozinha. Dizem que foi visitado por um “mensageiro”, à boquinha da noite, e botou a viola no saco. É que lembrou do que aconteceu com o Morcegão, que se mandou rapidinho pro seu cafofo de Miami, pois um Capitão do Mato tava na cola dele.

    O libertador de Mineirinho (dizem que também foi visitado por um “mensageiro”) falou uns rimés poéticos, em versos decadentes. Mas logo calou o bico, quando sentiu que o buraco era mais em baixo.

    Tinha aquele que parece ameaçava Don Raton da Catalunha e o bando político-governamental do golpe, mais desse cuidou pessoalmente Poseidon, filho de Crono e Rea, que com seu enorme tridente espetou a eronave e arrastou-a às profundezas do mar, que nem do inquérito se tem notícia.

    Alí, cite um com aquilo roxo?

    Tem aquele que o Carrasco, antes de banhar-se (quando entra na banheira) tem de avisar antes para não matá-lo afogado. Mas esse nem se conta.

    A Matriarca já vai saindo de campo, que de boba não tem nada. Penelope Charmosa é do time. Os Mellos melaram, o que já era esperado. Kojak tá na sua, só aguardando a revisão pra botar a escola na Sapucai. 

    Dos outros novatos ninguem revela a que veio, apesar de apontarem algumas tendências, não das melhores. Até este, da Suja-Jacto. Mas tão falando que toda vez que toma uma atitude que desgosta o Mordomo de Filme de Terror, logo um serviço de inteligência de um certo governo estrangeiro manda um alô, sobre umas pontinhas do passado. Lembram sempre do que tá prá acontecer com o Procurador Geral, que foi escarrado. Dizem que dona “Charged” vai fritá-lo em óleo frio. Mas isso já é outra histórinha do Judiciário.

    Por isto tô te mandando esta “carta fechada”. Se o cara escrever seu nome na unha nem o Capeta te protege. Dizem que assim que o sol se põe e antes dele reunir-se no Jaburu Deus o consulta para saber o que ele pretende no dia seguinte. Se guarde, viu…

  53. Nassif e o STF

    Esse temor dos Ministros do STF a Gilmar Mendes demonstra que há algo de ilícito por trás disso. Logo, faltam-lhes moral para contrapor-se ao romance entre GM e o tucanato. Tudo, porém, tem um limite. Temos um número considerável de jornalistas corajosos como Nassif que vai conscientizando a população, criando um justo clima de indignação e, em não havendo mais a quem apelar judicialmente, só restará para ela a desobediência civil e até mesmo a rebelião.

  54. Apatia, é isso que move o

    Apatia, é isso que move o brasileiro hoje, apatia com relação aos julgamentos e investigações contra tucanos, apatia contra o Governo Temer por ter revisto a maioria de seus direitos, apatia contra o Congresso e apatia sobre as notícias falsas da Rede Globo

    Essa indiferença aos desmandos do país veio do exemplo maior de nossas autoridades e principalmente dos guardiões da Constituição, os ministros do STF não tem trabalho algum a não ser resguardar todos os princípios da nossa Carta Magna

    Só que não fazem nem isso e quando o fazem o fazem mal e porcamente

     

     

    Íntegra do discurso presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Dr. Ulysses Guimarães

     

    “Senhoras e senhores constituintes.

    Dois de fevereiro de 1987. Ecoam nesta sala as reivindicações das ruas. A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. São palavras constantes do discurso de posse como presidente da Assembléia Nadcional Constituinte. 

    Hoje. 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou. (Aplausos). A Constituição mudou na sua elaboração, mudou na definição dos Poderes. Mudou restaurando a federação, mudou quando quer mudar o homem cidadão. E é só cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa. 

    Num país de 30 milhões, 401 mil analfabetos, afrontosos 25 por cento da população, cabe advertir a cidadania começa com o alfabeto. Chegamos, esperamos a Constituição como um vigia espera a aurora. 

    A Nação nos mandou executar um serviço. Nós o fizemos com amor, aplicação e sem medo. 

    A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.

    Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério. 

    Quando após tantos anos de lutas e sacrifícios promulgamos o Estatuto do Homem da Liberdade e da Democracia bradamos por imposição de sua honra.

    Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. (Aplausos)

    Amaldiçoamos a tirania aonde quer que ela desgrace homens e nações. Principalmente na América Latina. 

    Foi a audácia inovadora, a arquitetura da Constituinte, recusando anteprojeto forâneo ou de elaboração interna.

    O enorme esforço admissionado pelas 61 mil e 20 emendas, além de 122 emendas populares, algumas com mais de 1 milhão de assinaturas, que foram apresentadas, publicadas, distribuidas, relatadas e votadas no longo caminho das subcomissões até a redação final. 

    A participação foi também pela presença pois diariamente cerca de 10 mil postulantes franquearam livremente as 11 entradas do enorme complexo arquitetônico do Parlamento à procura dos gabinetes, comissões, galeria e salões. 

    Há, portanto, representativo e oxigenado sopro de gente, de rua, de praça, de favela, de fábrica, de trabalhadores, de cozinheiras, de menores carentes, de índios, de posseiros, de empresários, de estudantes, de aposentados, de servidores civis e militares, atestando a contemporaneidade e autenticidade social do texto que ora passa a vigorar.

    Como caramujo guardará para sempre o bramido das ondas de sofrimento, esperança e reivindicações de onde proveio. 

    Nós os legisladores ampliamos os nossos deveres. Teremos de honrá-los. A Naçao repudia a preguiça, a negligência e a inépcia.

    Soma-se a nossa atividade ordinária bastante dilatada, a edição de 56 leis complementares e 314 leis ordinárias. Não esquecemos que na ausência da lei complementar os cidadãos poderão ter o provimento suplementar pelo mandado de injução. 

    Tem significado de diagnóstico a Constituição ter alargado o exercício da democracia. É o clarim da soberania popular e direta tocando no umbral da Constituição para ordenar o avanço no campo das necessidades sociais. 

    O povo passou a ter a iniciativa de leis. Mais do que isso, o povo é o superlegislador habilitado a rejeitar pelo referendo os projetos aprovados pelo Parlamento. 

    A vida pública brasileira será também fiscalizada pelos cidadãos. Do Presidente da Repúblcia ao prefeito, do senador ao vereador. 

    A moral é o cerne da pátria. A corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune toma nas mão de demagogos que a pretexto de salvá-la a tiranizam. 

    Não roubar, não deixar roubar, por na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública. Não é a Constituição perfeita. Se fosse perfeita seria irreformável.

    Ela própria com humildade e realismo admite ser emendada dentro de cindo anos. 

    Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora, será luz ainda que de lamparina na noite dos desgraçados. 

    É caminhando que se abrem os caminhos. Ela vai caminhar e abri-los. Será redentor o caminho que penetrar nos bolsões sujos, escuros e ignorados da miséria. 

    A socidedade sempre acaba vencendo, mesmo ante a inércia ou o antagonismo do Estado. 

    O Estado era Tordesilhas. Rebelada a sociedade empurrou as fronteiras do Brasil, criando uma das maiores geografias do mundo. 

    O Estado encarnado na metrópole resignara-se ante a invasão holandesa no Nordeste. A sociedade restaurou nossa integridade territorial com a insurreição nativa de Tabocas e Guararapes sob a liderança de André Vidal de Negreiros, Felipe Camarão e João Fernandes Vieira que cunhou a frase da preeminência da sociedade sobre o Estado: Desobeder a El Rei para servir El Rei. 

    O Estado capitulou na entrega do Acre. A sociedade retomou com as foices, os machados e os punhos de Plácido de Castro e seus seringueiros. 

    O Estado prendeu e exilou. A sociedade, com Teotônio Vilella, pela anistia, libertou e repatriou.

    A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram. (Aplausos acalorados)

    Foi a sociedade mobilizada nos colossais comícios das Diretas Já que pela transição e pela mudança derrotou o Estado usurpador. 

    Termino com as palavras com que comecei esta fala. 

    A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança.

    Que a promulgação seja o nosso grito. 
    Mudar para vencer. Muda Brasil.” 

    Redação: Eduardo Tramarim
    Câmara é História
    Rádio Câmara

     

     

  55. Carta aberta ao STF

    Não adianta. O STF se apquenou de vez. Desde o mensalão, passando à lava-jato e agora se omitindo diante de um golpe de estado e um presidente sem moral. Infelizmente, a população está entorpecida por ter aceito a manipulação grosseira da mídia e do aparelho do estado. Tempos difíceis!!! O desalento é grande, hoje impera no Brasil o lema: cada um por si e Deus por todos e salvem-se quem puder. 

  56. É por essa e por centenas de

    É por essa e por centenas de outras, que é urgentíssimo a aprovação de uma emenda constitucional que acabe com mandato vitalício para essa casta. E mais: que os membros desses tribunais superiores seja escolhidos nas mesmas regras da escolha dos cargos máximo das Forças Armadas. Assim eles não devem chegar lá antes dos 60 anos, bem como não devem ocupar o cargo por mais de 10 anos.

    Estamos, nos da sociedade que lê a História e estuda o país, perplexo com tanto desmando e omissão dentro da instância máximo de nossa Justiça. Que diga-se de passagem, sempre foi assim.

  57. Carta aberta aos Ministros do Supremo, por Luís Nassif

    Com a manutenção de uma reconhecida internacionalmente quadrilha no poder nada mais há o que fazer.

    Só a movimentação popular decidida e atuante pode mudar.

    A montanha parirá um rato, ou vários.

    Corruptos por décadas, iniciantes despreparados, chefetes ideologizados, com as instituições nacionais carcomidas por vermes de diversas extrações, a dignidade nacional esvaiu-se em meio a sopa fétida dos que nos “comandam”.

    Juízes usam e abusam de vieses políticos, conselhos nacionais são órgãos carimbadores de processos adrede definidos, préjulgamentos, entrevistas sobre processos, ditados de julgamentos, são corriqueiros e normalizados e não causam qualquer reação.

    O Brasil virou uma fossa a ceu aberto.

    A dignidade nacional já não existe.

    Para as excelências, seus umbigos e berloques valem mais do que o país.

    Para o sr, Gilmar Mendes lembro as palavras do JB: chefe de capangas.

    É isso que nos restou.

     

     

  58. O poder tem dono e não é o povo

    Infelizmente, nada podemos esperar do STF. Tudo isso que Nassif corajosamente denuncia é do pleno conhecimento dos demais ministros.

    Da mesma forma que o PSDB é o instrumento político da plutocracia, a maioria dos membros do Judiciário é instrumento para dar aparência de legalidade à violência contra os adversários da plutocracia. Para os “amigos” valem os direitos constitucionais; para os adversários, a Constituição é ignorada e substituída por decisões fascistas.

    Não nos iludamos. É preciso informar, mobilizar e organizar o povo para instituir uma República Democrática.

     

  59. Os ministros do STF não

    Os ministros do STF não condenam Gilmar porque são todos iguais. Gilmar Mendes tem uma vantagem sobre os outros: não é hipócrita. Nenhum deles tem respeito pelo pais Brasil e menos ainda pela nação brasileira que lhes proporciona os salários, as mordonias e o status social/comercial. 

    É trágico assistirmos a briga de egos e de negócios nos podres poderes de Brasília. Eles brigam entre si para obter mais vantagens e ninguém briga pelo Brasil. O Brasil que eu aprendi a amar com meus pais imigrantes. Meu pai italiano refugiado de guerra e minha descendente de judeus que foram expulsos da Russia num pogrom, vagaram pela Europa e acabaram por encontrar paz e guarida no Brasil. Meus pais estrageiros amaram e me ensinaram a amar esse país mais do que essa elite que o explora a 500 anos. A elite dos setubals que a cada 30, 40 anos insiste em destruir esse país, transformando-o à semelhança deles num país exótico, desprezível e vulgar. 

  60. Mil mãos

    Se mil mãos tivesse assinaria em baixo com todas elas esse grito de estupefação e protesto do jornalista Luís Nassif para o qual deixo a minha mais completa solidariedade. 

  61. A Carta de Nassif deve ser

    A Carta de Nassif deve ser considerada em termos de fixação de narrativa  No STF, todos são Gilmar. O supremo homologou o golpe e a entrega do país à banca financeira e aos interesses norte-americanos. Os ministros da suprema corte cometeram o crime supremo contra o Brasil e os brasileiros. São supremos em sua infâmia. 

  62. Adesão

    Peço humilde e publicamente licença, Jornalista Luis Nassif, para subscrever vossa carta.

    Se algo de bom e até mesmo belo brotou e brota desses tempos terríveis semelhantes a chão inóspito, ou ausência de chão, é descobrirmos ou redescobrirmos mulheres e homens que representam a consciência, a dignidade, a Civilização; Luis Nassif é uma dessas pessoas, o imprescindível de quem falou Brecht.

    Como se dizia e às vezes se diz: uma carta que lava a alma.

    Remetente: um país.

  63. Certa vez, morei em um

    Certa vez, morei em um condominio onde veio morar uma invasora (gente da pior classe possivel), ela alugou um apt em nome de outra pessoa, pois nao tinha renda para morar naquele domicilio.  Com o passar dos anos, ela deixou de pagar o aluguel e por coseguinte o condominio tambem.  Por um periodo de alguns anos o predio teve cerca de uns 3 ou 4 sindicos diferente e nenhum deles ousava enfrentar, digo, entrar na justica contra a dita cuja.  Motivo? O seu passado e a conduta criminosa de filhos e posteriormente netos.  Descobriu-se que a vadia tinha sido prostitituta e seus filhos dignos marginais, assassinos e foragidos da justica.  Ela usava a tatica de intimidar e afrontar condominos e condominio usando os filhos para tal mister.  

    Ate que um dia elegeram uma sindica, senhora ja de uma certa idade que nao teve medo de enfrenta-la e botou a causa na justica.  Sofreu todo tipo de intimidacao possivel e imaginavel, a senhora em questao era do tipo que nao se intimidava nem com o capeta, fazia parte da personalidade dela. Conclusao. a justica levou uma decada e meia para expulsa-la do condominio, a senhora sindica em questao, ja tinha morrido nesse interim e nao teve a felicidade de ver a invasora indigna, ser devidamente  defenestrada do imovel.  

    E a mesma tatica que usava aquele ex presidente de um clube de futebol carioca que nao deixava o posto e foi por muito tempo vice, mas mandava mais que o presidente do clube.  Dizem as boas linguas que ate o finado empresario Artur Sendas foi sondado para se candidatar a presidencia do tal clube e nao o fazia por medo do perigoso elemento, que segundo dizem usava de todas as baixarias e veleidades para atacar quem ousasse enfrenta-lo.

    Pra enfrentar esse tipo de gente, somente um ser de casta superior, superior em moralidade, em civismo, em grandeza de alma e altivez de espirito.  Aquele Galileu que viveu a cerca de 2000 anos atras, interpelado por seus apostolos que o perguntaram porque eles ( os apostolos) nao conseguiram expulsar certo demonio do corpo de uma crianca, aos quais o  galileu respondeu/  pra enfrentar essa horda de demonios, so se faz com muito jejum e oracao. 

    1. A situação que você

      A situação que você descreveu, em um país de justiça inexistente como o Brasil, só pode ser resolvida usando-se a forma terceiro-mundista de justiça: Na bala. O problema é que vocês se borram completamente com a idéia e os criminosos que tomaram o seu país sabem disso muito bem.

      E o seu relato reflete bem a situação atual do Brasil: O país foi tomado por uma quadrilha de criminosos e a população é covarde e domesticada demais para expulsar os invasores.

  64.  
    Por pressão de Itamar

     

    Por pressão de Itamar Franco, Carmen Lúcia tirou a vaga da jurista Misabel Derzi. Hoje, vemos um STF  desmoralizado. 

  65. Carta aos ministros do STF

    Quando ainda havia espaço para supor que era possível barrar o GOLPE pela via da “Justiça” – um dos braços mais potentes do golpe –, acreditando que a poesia ainda era uma arma, arrisquei inocentemente uma fábula pensando na traição do Temer à Dilma e no gesto pilático do Supremo Tribunal.

    A Fábula ainda faz sentido hoje. Pena que sua lição moral, ao que parece, está longe para se concretizar.

     

    Recado de uma pomba ao Supremo Tribunal

     

    Dona Pomba, certo dia,

    Ao romper-se de um casal

    Decidiu que bem faria

    Construir a moradia

    No Supremo Tribunal

     

    E ficou bem arranjada

    Quando enfim pôs tudo em pé

    Porque fez sua morada

    Numa casa que é sagrada

    Disso tinha muita fé

     

    Mas lhe veio a filharada

    Com a casa desprovida

    Mesmo assim foi sossegada

    E saiu bem animada

    À procura de comida

     

    Eis que surge uma serpente

    Bicho feito de pecado!

    Passa os filhos pelo dente

    Quando sai fica somente

    Um lugar abandonado

     

    Ao se ver violentada

    Cai a pomba no lamento

    Grita e geme desolada

    Porque sabe: não há nada

    Que lhe estanque o sofrimento

     

    “Não se abale, companheira!”

    Lhe consola, Seu Pardal:

    “Pois não é nem a primeira

    Isso é coisa corriqueira

    Meu destino foi igual”

     

    “Não é por meu próprio mal

    Esse choro que me atiça

    É que o pobre em geral

    Crê que neste tribunal

    1. Deveria haver

      Deveria haver justiça!”

       

      Isso é fato comprovado

      E lição da mais sincera

      Fica o povo revoltado

      Quando o crime e o pecado

      Surgem donde não se espera

  66. Boa, caro Nassif!

    Também não consigo abrir mão da esperança de que uma fagulha de consciência consiga despertar o pessoal que hoje está na STF.

    Mas acho que mais do que Gilmar Mendes, o que quase todos os outros ministros temem é o gelo que o “clube” poderia lhes impor caso passassem à legalidade. Não mais medalhas de firmas privadas como a firma Globo ou a OESP, não mais prestígio nos convescotes de gente importante, não mais tim-tins de flutes de champanhe, não mais convites para palestras em Lides da iniciativa privada, Instituto Millenium etc… Ou seja, não mais participação naquilo com que sonharam a vida toda. Ou alguém acha que esses sonhos eram de fazer Justiça? Como Dallagnol, Santos ou Moro, o ingresso na carreira pública se dá pela esperança de se dar bem no privado através do que é público. Coisa do capitalismo…

    E digo “quase todos” os ministros porque parece que o Min. Lewandowsky se deixa levar muito pouco por essas vulgaridades coloridas e o Min. Alexandre de Moraes, bem… esse parece ter compromisso para além da celebridade, com o lado escuro da política. Esse, me parece, é caso perdido.

  67. Vem muito mais

    Vale uma observação além de tudo que já foi dito: este é um processo que como tudo na política, na verdade o stf entrou indevidamente na má política, tem uma forçada continuidade. O que está ruim agora para eles vai ficar cada dia pior, cada dia mais intolerável. É da política. Intolerável para eles próprios.

    Deviam atender ao Nassif.

  68. Ate que enfim
    Ate que enfim alguem enfia nos ministros do Supremo a VERDADE. PURA E SIMPLES VERDADE. Acovardados pela pressão da midia, não reagem. Ajudaram no golpe com sua inercia. Ajudando estão na destruição acelerada da democracia.

  69. Crítica ao STF
    Análise perfeita. Se STF não tem coragem para enfrentar o Coronel, que doe os seus salários para pagar os advogados do pobres mortais que não aguentam mais tanta injustiça!

  70. Verdade dura, dita por um jornalista sério

    Nesta carta, Luís Nassif, com elegância e respsito, diz mais ou menos o mesmo que eu digo de forma dura, incisiva, cortante, direta: não apenas o STF, mas TODO o ‘sistema de justiça’ brasileiro está tomado pelo crime organiado, pelas ORCRIMs institucionais, sempre oligáquicas, plutocratas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas.

    Sem a cooptação e corrupção de instituições como a PF, o MP e o PJ (com destaque para a justiça federal, o TRF4 e o STF) não estaríamos nesse estado/estágio de degradação moral, política, econômica e pricipalmente institucional.

  71. Nassif, valeu a coragem e a

    Nassif, valeu a coragem e a inspiração!!!!

    O judiciário no Brasil é corrupto, hipócrita, parcial, seletivo, corporativista, midiático, vagabundo, perdulário, insensivel e entreguista mas acima de tudo é burro e despreparado juridicamente.

    É a causa secular da imensa desigualdade social do nosso Brasil, pois se este “poder” agisse minimamente de forma imparcial não haveria tanta miséria.

    A que iremos nós??? Está claro que somente nos resta uma saída.

    Genaro

  72. Para acabar com o
    Para acabar com o entorpecimento dos ministros, só através de um grande abalo, de um grande choque, que deixem todos com temor e tremor. Alguma coisa fora da ordem.

    O único que bateu de frente com Gilmar, foi Joaquim Barbosa, acredito que pelo seu temperamento e suas origem.

    Algumas vezes foi desaconselhado a não bater boca com Gilmar publicamente. Isso mostra como os ministros o temem. Estão mais preocupados com escândalo na corte,que com o país.

    Todos os ministros tem sim MEDO, PAVOR, TEMOR do Gilmar. Não adianta negar senhores(as).

    Gilmar foi o responsável direto pelo golpe, quando não permitiu a posse do Lula como ministro da Casa Civil da Dilma.

    Se naquele momento o Lula tivesse tomado posse, talvez conseguisse estancar o golpe, através da articulação política.

    Moro perto do Gilmar em maldades, artimanhas e armações é recém nascido.

    Para parar o Gilmar, só com uma grande manifestação popular ou com uma força do capeta.

    Enquanto nem um nem outro se manifesta, Gilmar vai nadando de braçada, destruindo um país e chamando todos de otário.

    Mas não tenho dúvidas, em algum momento no futuro as forças do Gilmar serão quebradas.

    É questão de tempo.

  73. Na entrevista que o PHA fez

    Na entrevista que o PHA fez com o professor Valim, autor do livro “Estado de exceção e neoliberalismo” fiquei sabendo de uma frase do presidente Roosevelt.

    No contexto de uma briga com a suprema corte, em que esta não deixava ele governar com seu new deal que salvou os EUA da recessão, disse: “É preciso salvar a constituição americana dos juizes da suprema corte”. Daí partiu para cima e o resto é história.

  74. Apelo completamente inútil

    Apelo completamente inútil porque os ministros do STF não têm como subverter a si mesmos, muito menos o pensamento majoritário da corporação. Se quer apelar, apele para os lideres políticos para que tenham como prioridade das prioridades o esfacelamento dessa oligarquia nefasta chamada judiciário.

    Quando digo esfacelamento da oligarquia não digo obviamente extinguir o sistema judiciário, mas democratizá-lo.  E isso é até ridiculamente simples de ser obtido…

    Nada de complexas instituições de controle e novas normas constitucionais que no final poderão é gerar outros monstros. A solução efetiva e duplamente útil é simplesmente reduzir os salários e aumentar substancialmente o número de juizes.

    http://www.ligiadeslandes.com.br/20/11/2015/custo-da-justica-no-brasil-injustica-social/

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Ga3VUTnx0_g%5D

  75. Futura Assembleia Constituinte

    No futuro terá que haver uma Constituinte para redefinir o nosso pacto social. Não deveriam mais existir poderes imunes à escolha direta dos cidadãos, caberia a um amplo espectro de estudiosos e sociedade civil buscar e propor formas pelas quais isso seria atingido. O exercício da democracia direta, sempre que possível, também deveria ser implantado.

    Mas, antes de mais nada, haveria que se conscientizar, informar, empoderar o povo, e que este se organizasse. Infelizmente, a rara janela de oportunidade para isso, aberta por 13 anos, não foi aproveitada.

  76. Carta Aberta é Pouca, Quem Sabe Escancarada Faça Efeito?


    Parabéns e assino embaixo, LN, mas de nada adianta carta aberta exigindo decência e reação às traquinagens jurídicas do insólito supremo membro, por parte dos que escancaram, desde priscas eras (reveja que escreveu Saulo sobre celso), também terem aprendido conforme ensina a mesma escola maçônica da vida jurídica-política, agora também midiática, frequentada pelo destoante, por espevitado, insólito membro, também conhecido pela alcunha, “toga falante”.

    Reconsidere e pense enviar uma carta escancarada, explícita, direta, visceral e enojante, não ao “toga falante”, mas, aquele que diz matar no peito, junto e misturado a totó, o melhor amigo do insólito, mais, aquela que a convicta literatura jurídica morista, permite condenar sem provas, a benta carneira, ao que admira o ‘político aécio’, ao que pensa-se lorde engomado e age como banana de fraque, ao facinho paúra das araucárias e ao kinder ovo, sem poupar de recebe-la também, o equilibrista Lewandovisky, sepulcramente silencioso há muito, para que saibam todos, supremos guardiães do golpe, estarem peladões e sob holofotes, no supremo picadeiro federal, comandados, de direito pela benta e de fato pelo “toga falante”, diante do pasmo e traído povo brasileiro. 

    1. Desde que voce atalhou-me de
      Desde que voce atalhou-me de maneira incorreta,atribuindo pendores do maestro Isaac Karabtchevcsky a Ze Cardoso,quando muito tocador de realejo,tomou doril.De volta ao aconhego,viu corretamente na Ministra Carmen Lucia,uma beocia,feicoes de Benta Carneiro,sinal mais que eloquente de que meu Fa Clube ganhou seu mais novo integrante.

  77. comentário

    Concordo plenamente com o seu raciocinio, é muita coincidência tudo que é contra o PSDB cair nas mãos de Gilmar Mendes e ele manda arquivar tudo, é um sorteio dirigido a este senhor que não tem meu respeito e nem de milhões de Brasileiros que já perceberam o jogo do STF, que também perdeu o respeito de pelo menos 54 milhões de Brasileiros.

  78. Individualizar a crítica

    Você fez muito bem em individualizar a crítica. É preciso dizer pra cada um dos acovardados ministros o que eles representam pro país:

    Carmen Lúcia, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Celso de Mello, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Marco Aurélio de Mello, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Ricardo Lewandowski, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Luís Roberto Barroso, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Edson Fachin, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Luiz Fux, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Dias Toffoli, você envergonha o Judiciário brasileiro.

    Alexandre de Moraes, você envergonha o Judiciário brasileiro. (muito embora não era de se esperar nada diferente).

    Rosa Weber, você envergonha o Judiciário brasileiro.

     

  79. De um ministro que tem
    De um ministro que tem “capangas” como Joaquim Barbosa falou não se pode esperar outra coisa além submeter pessoas descompromissadas com a democracia.

    Falta cidadania aos brasileiros.

  80. redes

    Se você concorda com a carta a maneira mais correta de assinar em baixo é distribui-la em todas as suas redes sociais e de email.

    Você sabe: Se voce enviar imediatamente para cinco amigos, em treze minutos ela será do conhecimento até do povo         inca-venuziano.

    Faça a sua parte, participe!

  81. Nassif, temo que minha

    Nassif, temo que minha indignação esteja chegando ao fim… Você grita, esbraveja e cada dia aparece uma pior. Nesse caso do silencio dos ministros do supremo em relação as estapafúrdias declarações do colega Gilmar, penso que todos tem telhado de vidro, nenhum se salva.

  82. supreminho
    De uns tempos pra cá ando preocupado, minha capacidade de indignação sinto se exarar. E sinto a impotência de não ser jovem. Nossa população, não somos um POVO, não reage e isto é histórico. Não somos uma Nação nem um País. A populacao não reagiu ao absurdo do sequestro dos depósitos bancários de 1990, e o stf nada fez. Hoje a corja de bandidos no poder faz o que quer.

  83. A reprimenda teria que ser maior

    Nassif está coberto derazão, falou tudo o que se presa sobre o comportamento cumplíce dos ministros do STF com as condutas desrespeitosas do ministro Gilmar. Seu linguajar é o fim. Mas a reprimenda teria que sr maior, lembrar a omissão de outros membros  do judiciário, inclusive dessas associações que vem a público protestar pelo cancelamento do aumento de vencimentos (uma demanda ofensiva ao povo) e da OAB. A tolerância dos ministros do Supremo com Gilmar  passou dos limites e é mais um passo para o imenso descrédito que cerca a nossa leda e dispendiosa Justiça.

  84. Quem vai tomar a

    Quem vai tomar a responsabilidade de fazer o que deve ser feito não irá criar uma página no Facebook, colocar cartazes nos postes, anúncios em jornais e nem mesmo mostrar o próprio rosto ou revelar o nome verdadeiro. Luz no fim do túnel só será visível quando o trem terminar de fazer a curva. Parece até mensagem em código, mas não é. Não precisam chamar o Russel Crowe encarnando o matemático para tentar decifrar. É o que eu acho, só isso.

  85. Humilhação

    Nunca, nem mesmo no tempo das ditaduras o nosso país sofreu tanta humilhação. Éramos o povo do “jeitinho brasileiro” e hoje o escracho universal. De Gaulle um dia disse “esse não é um país sério” por conta do episódio chamado de “guerra das lagostas” e hoje a ex-ministra da justiça da Alemanha desanca com nosso judiciário. Quem pariu Gilmar Mendes? Quem deu tamanho poder a esse usurpador? Somos um país de fracos que permite que a ilegalidade e a corrupção tome conta de todas as instituições. Nassif, ninguém até hoje tocou o dedo na ferida como você o fez nesse excelente artigo. Parabéns.

  86. Clap, clap, clap ! Agora, we

    Clap, clap, clap ! Agora, we need to talk about…A indignação do Nassif é a minha, a sua, a nossa. Li praticamente todos os comentários e não observei ninguém questionando. Vou questionar, não o texto, já inserido na série antológica dos escritos lúcidos desta não lúcida época. Questiono o resultado, a nossa posição, talvez o erro mesmo que estejamos cometendo em não identificar as bombas semióticas e guerras hibridas tão bem explicadas num post de hoje, aqui no GGN, do Wilson Ferreira. Alguém espera que esse brilhante texto do Nassif seja algo mais que uma indignação ? Nem digo um supremo ministro,  mas um “simples descolado”, vai ler ? E se se der a esse “trabalho”, ao qual não está afeito, vai entender ou ao menos pensar no assunto ? A letargia de nossa sociedade vai ser modificada ? Seria apenas Jabor a pensar que a volta de Lula é uma desgraça? Dez ministros supremos têm medo de um ou são cúmplices de um ? Aécio Neves, cantado por toda esquerda em prosa e verso como morto politicamente, morreu mesmo ? Eduardo Cunha não seria eleito se pudesse se candidatar ? E Temer? (obviamente não a presidente ). Enquanto ficamos aqui questionando, indignando, eles agem na calada do dia. Enquanto a esquerda ideologiza a direita é pragmática, nos ensina Wilson Ferreira. Se houvesse ao menos uma eleição poderíamos ter uma idéia de quantos são os da elite + simples descolados + coxinas 2.0 + novos tradicionalistas + rinocerontes. Se fossem em número superior aos que não são aquilo, nós presumivelmente, ponto, perdemos essa guerra, aguardemos a virada na próxima, ao menos aquilo tudo seria legítimo. Como não há eleição a vista, a indignação manifesta em computador só atingirá o alvo ser for transferida para as ruas, até para inventariar o quanto somos.

  87. O Judiciário sempre foi essa

    O Judiciário sempre foi essa imundície por isso, achava engraçado o pessoal dizer, ah, mas Lula e Dilma só escolheram bosta pto STF…. Até parece que o resto é maravilhoso… A indignação se dá por conta da escolhs do melhor trambiqueiro pelo governo anterior… Os trambiqueiros dos otros são melhores pq os nossos ficam um pouquinho constrangidos em escancarar o funcionamento da Justiça. Com o MP é a mesma coisa. O STF é só a cúpula de um poder que abriga Milhares de moros na primeira e segunda instâncias e MPF idem, para milhares de lavajateiros distribuídos pelo país, todos vendendo direitos e/ou denúncias, absolvições e/ou condenações de acordo com seus proprios interesses. Faturam com respaldo da mídia, desde sempre. O que preocupa, agora é como conseguiram colocar o narcotráfico no poder, resolveram escancarar o funcionamento da estrutura para ” pescar” os inimigos. Parece uma pegadinha tipo, vamos esticar bem a corda até que as ” lideranças” ponham a cabeça pra fora pra que identifiquemos, claramente, quem deve ser eliminado. Já mataram um ministro do STF, um candidato à presidência e, sabe-se lá mais qtas pessoas( modelo, policial, jornalista…), Sei não. Se até hoje  nenhuma instituição se interessou pelos assassinatos de Teori e Campos, não há qq razão pra acreditarmos que vão se mexer por defuntos mais baratos. Melhor contar até dez, antes de explodir. Tá phoda… No FB tão dizendo que a tal de Raquel Dodge é casada com um primo de Aécio…

    Enfim, esse é o debate que eu quero ver entre os canditatos à presidência em 2018. Quero saber o que cada um tem a dizer acerca dessa tomada do poder Judiciário pela bandidagem escancarada e, aconsequente captura de lideranças adversárias. Lembrando que cada um dos que estão liberados para concorrer em 2018, só está ali pq não foi considerado um adversário da organização criminosa que tomou o país e, não por ser cheiroso e limpinho.

    Nassif, os blogs são mesmo uma preocupação a mais. Por óbvio, todos vcs são monitorados. Vc, então,nego nem disfarça, manda a forte ao vivo e em cadeia nacional como fez GM que, do plenário do STF soltou um, tem um blogueiro aí da agência dinheiro vivo….. kk

    O espaço dos blogs, expõe os blogueiros que ficam sujeitos à extorsão mediante decisão judicial, disfarçada de multa, indenização, etc… Na verdade, só um meio de calar adversários. O paradoxo é assistir o crime organizado, usando o poder judiciário para eliminar os que não querem integrar a quadrilha e duro é que os blogs e as redes são o único espaço para as vozes contra o crime organizado já que a mídia nativa faz a assessoria de imprensa pra bandidagem;e, aí a revolta de todos e, de cada um fica registrada. Cada vez que cada um de nós posta reclamando do silêncio e/ou omissão das autoridades, deixa o grito de revolta registrado com nome, endereço e foto pros criminosos. #TáPuxado!

    1. Com certeza, foi ele que

      Com certeza, foi ele que expulsou JB da Corte e que vai enquadrar qq PGR que ouse enfrentar a quadrilha que assaltou a República. O pessoal do MPF ficou deslumbrado com o impulso da mídia e começaram a achar que tavam podendo e entraram numa de disputar poder, aí coroné GM deu crise.

  88. Bravo Nassif, tudo isto faz

    Bravo Nassif, tudo isto faz lembrar aquela expressão: “Tá tudo dominado”. Como muita gente falou aí, os outros não são muito melhores que o Gilmar, não. O Gilmar só é mais despudorado. Basta ver a atuação, por exemplo de figuras como Celso de Mello e Rosa Weber. Esse tal “decano”, inclusive, muitas vezes me parece foi um mentor da palhaçada do “Mensalão”, botando a maior pilha nos outros, incentivando de forma entusiasmada, dizendo que eles tinham que ter coragem. E depois no voto de condenação demonstrou extrema arrogância e ódio do PT, desbordando da imparcialidade e da postura correta de um magistrado. Votou igualzinho ao Gilmar.

  89. Pela quantidade de

    Pela quantidade de comentários, tá cheio de gente querendo mandar um papo reto pros ministros do supremo. Que situação…

  90. Aplausos ao grande Nassif

    Aplausos ao grande Nassif  !!

    Repulsas aos canalhas togados que destroem o nosso País, e que neste momento, apoiam a agressão yankee contra os nossos irmãos venezuelanos .

  91. Sendo assim eu decreto o fim
    Sendo assim eu decreto o fim da então democracia no Brasil e anuncio o surgimento da era ditatorial exploratória comandada pelos protagonistas do golpe e seus financiadores!
    Obs:NA PRÁTICA É O Q JÁ OCORRE,SÓ NÃO ASSUMEM POR VERGONHA DO MUNDO!
    Obs2:O BRASIL REALMENTE É UM MUNDO À PARTE, AQUI TEMER/GILMAR SÃO REIS,LÁ FORA NO MUNDO “REALMENTE REAL” SÃO UM NADA!
    Obs3: QQ SEMELHANÇA COM A ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO ($$$)NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.

  92. Vale tudo!

    Tem que ter um momento de absoluta depuração!

    Desde o dia em que a mídia dizia que não era golpe e o STF aceitou essa tese, deveríamos ter esquecido a idéia de instituições sólidas!

    As instituições reagem como partícipes do golpe, pois esboçam a reação de quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro!

    No salve-se quem puder é o indício que participaram do golpe!

    O aécio nunca seria pego, ele foi usado como boi de piranha, mas se livrou de uma forma tão abjeta e nenhuma reação aconteceu!

    Se acobertam é por que não terão NENHUM pudor na hora de enfiar a mão no cofre!

     

  93. Carta aberta aos Ministros do Supremo, por Luis Nassif

     

    Me solidarizo com você, na indignação, Nassif. O STF MAIS CARO DO MUNDO, tem a obrigação maior de fazer cumprir a Contituição Federal. Já que foi confirmado cientificamente, pelo Procurador da República Ivan Marx que NÃO HOUVE CRIME DE RESPONSABILIDADE; o dever do STF (para não desrespeitar a Constituição Federal) é, imediatamente, ANULAR O IMPEACHMENT, sob pena de não o fazendo, a OAB e todo o povo brasileiro (dentro da Constituição) exigir o AFASTAMENTO de todos os ministros. 

    Na sua carta, você não fez menção que vários dos ministros são empregados do ministro Gilmar Mendes, na sua Escola – Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

  94. “O problema de vcs é que
    “O problema de vcs é que apenas reclamam”. Essa frase ouvi de um italiano. É continuou “no dia que resolverem agir TUDO vai mudar…”. Fiquei com vergonha. Verdades que escutei de uma pessoa que veio morar no Brasil por sua escolha e estava indignada com nossa passividade. Estamos chegando a um não retorno. “O problema é que vcs só reclamam…”

  95. Máfia fhc! Esgoto a céu aberto desde 2002…antes era na moita!

    Quando você ataca apenas um membro de uma gangue, não mencionando o cabeça e os demais cupinchas mórs, você está praticando o mesmo modus operandus que êles praticam entre êles impunemente para os holofotes, já que estão auto blindados. Se você pratica o mesmo modus operandus, você em dúvida alguma faz parte da gangue.

    Resultado de imagem para fhc compro golpe imagens   Resultado de imagem para fhc gilmar mendes imagensResultado de imagem para fhc aecio imagens

    Resultado de imagem para fhc gilmar mendes imagensResultado de imagem para fhc compro golpe imagens   Resultado de imagem para fhc aecio imagens   Resultado de imagem para fhc aecio imagens

  96. Blog tambem e cultura.Amanha
    Blog tambem e cultura.Amanha e o dia em que se homenageiam todos os Pais.Peco permissao ao editor para fazer a minha.Li em uma faixa afixada na porta de entrada de um tradicional Colegio aqui de Salvador”:Felicidade e viver em sua companhia,felicidade e estar contigo todo dia”.O Papai via a falicidade por outros olhos.Veja o final do Poema a Felicidade,marca registrada dele:”Oh felicidade se voce soubesse como doi uma desilusao,seria muito mais humana,teria pena do meu coração.Felicidade voce se lembra do sonho que me deu sorrindo e que voce mesma terminou matando,felicidade saia do meu caminho,prefiro mesmo caminhar sozinho”.E indescritivel,fora do comum,fere minha alma a falta que ele me faz.

      1. Eu ate que entendo voces.Nem
        Eu ate que entendo voces.Nem todo mundo teve a sorte de ter tido na vida um amigo que eu tive,o orgulho toma conotacoes estrelares, quando esse amigo e seu Pai.Vida dura,muito dura,durissima levam os cadastrados daqui.O cipo de arueira come solto quando nao falam,quando desandam a falar,vao para agua e sal.So antevejo uma solucao:Tomem um dreher.

  97. STF ?

    Caro Nassif, sem dúvida, assino em baixo. O supremo, assim como o senado são coisas da época do império, e como tal se portam. Todos estão acima da lei, melhor, cada um é uma constituição própria de estimação na cabeça, que aliás é uma característica da nossa justiça.

  98. tudo que ate os 60 por cento de ignorantes ja estao percebendo

    Aos poucos OS 60% DE IGNORANTES VÃO SE INFORMANDO, e percebendo “”TUDO O QUE OS GOVERNOS DO PT DO LULA E DA DILMA FIZERAM E TUDO O QUE OS GOVERNOS DA DIRETA do SARNEY, COLLOR E FHC FIZERAM””””; como em relação a justiça, onde dá perceber que “”OS MINISTROS DO STF, DA PGR E DO TCU; indicados pelo LULA E A DILMA, seguindo orientação dos magistrados através de listas; SÃO MAIS CONFIAVEIS DO QUE OS INDICADOS pelo Collor, o Sarney, o FHC e o TEMER; pelo CRITERIO DE AFINIDADE E AMIZADE”””.

  99. A justiça brasileira sempre

    A justiça brasileira sempre foi isso que está aí, talvez menos escancarada por preservar uma aparência de séria e virtuosa. Mas o caos que ela não soube, ou não quis deliberadamente enfrentar, reportou-me a uma digna frase de uma filha sobre seu pai: A coragem dá sentido à liberdade. Quem disse foi Miruna sobre seu pai, Genoíno. Sua mãe bordou com outras mãos solidárias uma colcha onde passarinhos evocam a liberdade no verso de Mário Quintana: Eu passarinho, eles passarão. Nossa democracia descendo morro abaixo num lamaçal sem tamanho tal como em Mariana, a injustiçada cidade mineira e esses juízes, nada. Tudo com cara de paisagem. Penélope teceu um manto que bordava de dia e desmanchava à noite à espera de Ulisses. Tecer, bordar nos dá tempo para escapar da crueldade imposta por uma minoria besta, sem qualificação humana. Hoje, propus as minhas irmãs bordarmos uma colcha em homenagem aos nossos brasileiros que tanto fizeram pelo nosso país em tempos difíceis e em tempos brandos. Disse a elas que fico e começo com Genoíno e Dirceu. Vamos selecionar muitos outros, entre eles Sobral Pinto, D. Pedro Casaldálida, Betinho e Henfil, Frei Tito, Zuzu Angel e seu filho, Cecília Meirelles, Raimundo Pereira. Ainda é um projeto, o projeto que pensa e deseja a democracia, a igualdade e a liberdade. 

  100. Os Ministros do Supremos são;

    Os Ministros do Supremos são; MEDO, MEDO, MEDO…..

    Medo de Gilmar; medo do PSDB, medo da Globo.

    Quando Dilma escolhia, eu dizia aqui, teem que ser um homens políticos q respeitem a Constituição e tenham muita coragem e fibra p enfrentar a perseguição q recai sobre homens em um posto tão vital p o país. O tal saber jurídico, ele se arrodeia de grandes técnicos e o problema está resolvido. Saber jurídico sem coragem e bom senso, é lixo.

  101. O STF está no olho do

    O STF está no olho do furacão. As leis brasileiras, frutos de uma dialética histórica que se arrasta desde tempos imemoriais, exigem posicionamentos de todos. Especialmente daqueles que hoje estão investidos na função de zelar pela Constituição Federal de 1988, que conseguiu transpor e consubstanciar os desejos mais profundos do povo brasileiro diante de uma história que determinava o posicionamento urgente de homens que desejavam conquistar a liberdade em tempos de pós-ditadura. Hoje, impera o caos, e uma pergunta paira no ar: Quem irá dar fim à bagunça que foi espalhada por bandidos, gente criminosa que está pisoteando os mais de 200 milhões de brasileiros? Esta pergunta tem resposta fácil: O Supremo Tribunal Federal, que tem a incumbência inafastável de interpretar os anseios que nortearam o difícil processo que determinou a criação da nossa Lei Maior.

    Se o STF não assumir esta responsabilidade, qual destino estará reservado aos covardes que o compõem?

  102. esse texto tem que ser divulgado

    é muito importante que isto chegue aos ministros, acredito que eles são chegados aos elogios (principalmente da rede globo) e esquecem as críticas.

     

    é possível que sejam todos GM? espero que não! 

     

    Eles devem estar sendo chantageados e estao com medo porque pensam que estão sozinhos (estão cercados de coxinhas). 

     

    mas se eles acreditarem na justiça o Brasil lhes será grato e serão eternamente perdoados!!!

     

     

     

  103. Os nossos supremos ministros
    Os nossos supremos ministros estão todos acovardados, está claro. Mas quem sustenta toda essa prepotência e empáfia do Coronel Gilmar Mendes? Serão as mesmas forças ocultas que sustentam um presidente com 95% de reprovação sem apoio nem da Globo, que o alçou até lá?Quem se arrisca a ser o proximo Teori?

  104. “Esperamos que, passada a

    “Esperamos que, passada a fase do espanto ante Gilmar, possa se esperar dos senhores uma atitude à altura do poder que representam e do país que deve merecer seu respeito.”

    Vamos cansar de esperar.

    O STF é composto por dez ratos e uma ratazana. Não vale nada é ajudou o país a seguir o caminho do abismo.

    O mesmo se pode dizer do MPF, da PF e grande parte do judiciário, curiosamente os ditos “incorruptível” e sem voto. Este bando de asnos acabaram com o país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador