Dilma ataca os EUA em discurso na ONU e Obama prioriza Oriente Médio

Dilma abre fogo contra os americanos em discurso na ONU

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff utilizou seu tempo de discurso na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar as práticas norte-americanas de espionagem descobertas após as revelações de um ex-funcionário da NSA, a agência de segurança dos EUA (Estados Unidos).

Em discurso tido como o mais duro feito por um chefe de Estado, Dilma considerou o programa de inteligência norte-americano “uma grave violação de direitos humanos e das liberdades civis; de invasão e captura de informações sigilosas relativas a atividades empresariais e, sobretudo, de desrespeito à soberania nacional”.

A presidente aproveitou também para propor uma regulamentação do uso da internet, para evitar que atividades como essa, que classificou como um “ataque à soberania do Estado”, voltem a acontecer. “O Brasil tem sido objeto desses intrusos”, bradou Dilma, mostrando seu total repúdio às supostas atividades de espionagem que vieram a público após as denúncias do norte-americano Edward Snowden, hoje exilado na Rússia.

Transparência e regras para uso da rede

No acordo de regulamentação, Dilma sugeriu um compromisso mais sério, a garantia de que invasões como essa não mais acontecerão entre nações. A presidente alertou ainda que é preciso haver transparência e regras para o uso da rede, alegando que tais atividades não contribuem para a democracia, nem mesmo para o bom relacionamento entre as nações, num discurso duríssimo.

Em seu pronunciamento, logo após o de Dilma, o líder norte-americano Barack Obama deixou claro que o caso de espionagem está longe de ser uma prioridade, preferindo falar sobre segurança e as relações com o Oriente Médio. Em nenhum momento, Obama citou o caso do Brasil, que minutos antes, foi classificado pela própria Dilma como uma violação dos direitos humanos. Foi bastante rápido no comentário de que os EUA “já estão revisando sua maneira de coletar informações” e limitou-se a isso.

Obama preferiu concentrar-se nas questões diplomáticas com o Irã, as quais defende para solucionar anos de conflito e problemas políticos. Falou nas seguranças dos Estados Unidos e mundial, dizendo que a preocupação americana é global.

Confira o pronunciamento nos vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=F9JTrl5Jy1o]

http://www.youtube.com/watch?v=RReQxP4YteU

[video:www.youtube.com/watch?v=0GMApm_20ok

 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como resultado pratico o

    Como resultado pratico o discurso deixará um ponto abrasivo  nas relações Brasil-EUA, fora disso não terá nenhum efeito real.  Traduzindo, o que discurso pede é que os EUA deixem de ser potencia.

    Dircusos com “agenda negativa” não trazem dividendos em relações internacionais.

    Os outros modelos de reguação da internet são o chinês, o russo, a cubano e o norte-coreano, o Brasil deveria propor um deles como padrão já que não tolera o padrão americano que criou a internet.

    Em outros tempos o Brasil mandava na ONU, hoje vai lá para ir ao guichê de reclamações, do lado de fora.

    1. Defenda o seu país!

      Não foi isso que você falou para quem estava criticando o funcionário aloprado da embaixada brasileira em La Paz?

      Você gosta mesmo é de falar grosso com a Bolívia e fininho com os EUA?

    2. O que você diaria no caso de

      O que você diaria no caso de uma denúncia de que o Governo Federal Brasileiro está espionando você, suas ligações telefônicas e e-mails, será que seu complexo de vira latas é de tal dimensão que permite apenas que o Governo dos Estados Unidos o vigie. Se o padrão da Internet, seja la o que for este padrão que você fala seria o TCP-IP?, é o americano e o Brasil fica na américa então é tão dono do padrão quanto os EUA. Que mania estúpida de se referir aos EUA como américa.

      1. Ninguem está espionando voce,

        Ninguem está espionando voce, em Cuba sim o Governo espiona todos, para 99,9999% dos cidadãos brasileiros não há espionagem alguma,

        se monitoram um ou outro não muda nada, afinal a rede Internet é deles, dos EUA, eles são o unico pais que pode desligar a rede quando quiserem.

        1. Hummm… Deixa ver se entendi

          Hummm… Deixa ver se entendi direito.

          PRIMEIRO: os EUA podem espionar o mundo inteiro porque o governo cubano também espiona os cubanos. 

          SEGUNDO: os EUA podem espionar o mundo inteiro porque foram eles que criaram a internet.

          Acho que entendi, totó.

    3. Menos, André.

      André.

      Primeiro: para ser potência não é preciso necessariamente espionar, conforme você sugere na sua primeira frase.. 

      Segundo: discursos sumbissos também não trazem dividendos nas relações internacionais.

      Terceiro: desde quando o Brasil “mandava na ONU”?

      Não exagere. 

    4. “Brasil mandava na ONU”

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Sensacional… Nunca tinho ouvido uma piada em tão poucas palavras. Com certeza deve ter origem em conhecimentos intergaláticos, de algum planeta onde tenha outra ONU e outro Brasil. Já vi tentativa de manipular a realidade, mas essa foi genial. Parabéns!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Não consigo parar de rir. Fala a verdade, isso deve estar em algum livro do FHC, não é? Ou é de algum livro de piadas?

      Bem, saiamos do sonho-troll-lunático e voltemos à realidade: PARABÉNS DILMA! Somos um País de verdade agora, e não submissos como na era FHC-FMI- DEMO!!! Viva o Brasil! Viva Dilma! 

    5. “Traduzindo, o que discurso

      “Traduzindo, o que discurso pede é que os EUA deixem de ser potencia”:

      Os Estados Unidos podem ir ser “potencia” ate o fim dos tempos, mas primeiro eles vao ter que sair do meu cu.

    6. Ecos nos leitores americanos.

      Muitas vezes saem determinadas notícias sobre repercussões de fatos ocorridos no Brasil no exterior, a imprensa tradicional cita um ou outro texto em um jornal on-line de alguns países, nada de relevante.

      Agora o discurso da Presidente Dilma teve uma forte repercussão principalmente no público norte-americano. Se olharmos os comentários dos sites de grandes órgãos de imprensa norte-americano vemos neles muito mais apoio a posição da Presidente Dilma do que repúdio (a não ser de brasileiros que tentam puxar o assunto para problemas internos e desqualificar o protesto).

      O que mais se vê nas respostas dos leitores é a concordância de que a violação da internet é uma violação das liberdades individuais.

      Grandes comentaristas dão ênfase que é a primeira vez que um governo norte-americano é atacado com força por um governo amigo e bom parceiro comercial.

      Não vi nenhuma recriminação em mais de 100 entradas que verifiquei na imprensa norte-americana a atitude da nossa presidente, ou seja a repercussão está sendo mais forte no interior do próprio Estados Unidos, que já estão cheios das bisbilhotices do NSA, do que no exterior.

      A linguagem dura de Dilma, tocou forte e favoravelmente no povo norte-americano, que identifica o Brasil como uma nação amiga e não como alguém a ser espionado.

      Logo falar que não houve repercussão do discurso da Dilma é não saber ler a internet.

  2.  O discurso de Dilma: a ONU

     

    O discurso de Dilma: a ONU transformada em palanque eleitoral

    A cada vez que a presidente Dilma falava “senhor presidente”, eu entendia “eleitores brasileiros”. Um discurso totalmente desprovido de pragmatismo e foco nos interesses nacionais. Puro marketing eleitoral. É a presidente pegando carona na espionagem que vazou, para posar de vítima de um império poderoso.

    Davi x Golias vende bem. Sempre vendeu. Até hoje a ditadura cubana aproveita essa imagem de vítima do império para preservar seu regime totalitário na ilha. Em1984, George Orwell deixou clara essa necessidade que os governos autoritários têm de ter inimigos externos.

    Dilma sobrevalorizou a questão da espionagem, ao contrário dos demais. Reuniu-se com a camarada Cristina Kirchner para fortalecer a imagem de coitadismo latino-americana, alimentando o antiamericanismo tupiniquim responsável por boa parte de nosso atraso.

    Depois, começou a fazer propaganda política escancarada, falando que sempre lutou pela liberdade (mentira, lutou pelo comunismo!), e que o Brasil, sob seu governo, teve vários avanços sociais, voltados para a inclusão dos pobres. Constrangedor. Não há resquício algum de estadista em Dilma. Apenas populismo preparado por seu marqueteiro.

    Tentou, ainda, apropriar-se novamente das manifestações nas ruas. Seu governo “ouviu a voz das ruas”, que pedem mais do mesmo, e não a volta ao passado. “A democracia gera mais desejo de democracia, a inclusão social gera desejo de mais inclusão, e qualidade de vida gera desejo de mais qualidade de vida”. A ONU transformada em palanque eleitoral para 2014!

    Por fim, ainda tentou pleitear (mendigar?) o sonhado assento no Conselho de Segurança da ONU. Tal obsessão já fez o PT perdoar bilhões em dívidas com ditadoras africanas. A presidente resolveu dar lições sobre o conflito no Oriente Médio, sempre com mensagem vazia de “multilateralismo” e “pacifismo”. Que pretensão!

    Está certo que a ONU é, em si, caracterizada por discursos vazios, mais voltados para os próprios e seus ouvintes do que para resultados concretos. Mas Dilma conseguiu superar o baixo padrão. Foi constrangedor.

    Rodrigo Constantino.

     

  3. Estou tentando compartilhar a

    Estou tentando compartilhar a notícia mas recebo aviso de “acesso negado”. Algum motivo em especial Nassif?

  4. Obama é só mais um hipócrita

    Obama é só mais um hipócrita na Presidência desse grande País. Realmente a política lá é feita da ignorância de um povo alienado. O discurso do novo Busch fala em defesa da democracia e combate ao terror. Retiraram o Sadam do poder e até hoje não conseguiram estabelecer a ordem naquele faroeste, apesar da grande quantidade de assassinatos cometidos em nome da “democracia”. Mentiram sobre armas de destruição em massa e continuam mentido para tentar a invasão da Síria e para anular a influência do Irã no Oriente Médio, espionam os países que podem lhes fazer sombra no futuro, tudo em nome de combate ao terror, quando o verdadeiro terrorismo é patrocinado por eles. No passado armaram todos os ditadores que depois derrubaram e colocaram no poder em lugar de legítimos representantes eleitos os Xás e Pinochets, tudo com o interesse subreptício de controlar a produção de petróleo e outras riquezas de que precisavam para manter sua máquina militar de destruição azeitada. Pobres norteamericanos.

  5. “Foi bastante rápido no

    “Foi bastante rápido no comentário de que os EUA “já estão revisando sua maneira de coletar informações””:

    Nao sabia que ja existe Manual de Gigolagem 2″.

  6. “CÃO QUE LADRA NÃO MORDE”

    –“Cão que ladra não morde”, diz a entrevistadora.

    –Isso foi no passado, responde o entrevistado.

    DILMA consegue com seu discurso mostra ao PIG a que veio:

    Além de defender a liberdade de expressão, dará mais ênfase a internet.

    Mostra ao Obama que os EUA sozinhos não são mais os donos do mundo.

    Consegue o reconhecimento  e apoio ainda maior dos países presentes.

    Mostra ao mundo que sem inclusão e negociação não chegaremos a lugar algum.

    E com certeza  conseguirá além de vários acordos bilaterais..

    .Uma cadeira efetiva na ONU, para o BRASIL.

    DILMAIS!!!!

     

     

  7. Repercussão

    nelson de sá

    Toda Mídia  

    24/09/2013 – 12p4

    Antes de Obama, Dilma foi contundente, virulenta, dura

    Publicidade

    DE SÃO PAULO

    Ouvir o texto

    Dilma Rousseff entrou ao vivo, em vídeo com tradução, no alto da home do “New York Times” e de outros, inclusive sites de Fox News e CNN. Os canais CNN internacional e BBC World transmitiram boa parte do pronunciamento de abertura da Assembleia Geral da ONU. Ela estava também na manchete do “Guardian”, linkando para”live-blogging”.

    Reprodução/Nytimes.comDilma na home do jornal 'The New York TimesDilma na home do jornal ‘The New York Times’

    Além da transmissão e cobertura ao vivo, o impacto do discurso pode ser medido pelos adjetivos que o descreveram. Foi “contundente” (scathing ), segundo a chamada do “Guardian”. Foi “virulento” (blistering ), segundo tuíte de âncora da BBC. Foram “palavras fortes” (strong words ), para o correspondente do “NYT” no Brasil, e “ásperas”(harsh ), para a correspondente da CNN.

    ReproduçãoDilma na home do jornal 'Huffington Post'Dilma na home do jornal ‘Huffington Post’

    Barack Obama, em seguida, praticamente só tratou de Oriente Médio. Antes de mais nada, porém, cuidou de responder breve e indiretamente a Dilma, dizendo que os EUA começaram a “revisar a forma de coletar inteligência” para equilibrar as exigências de segurança com as “preocupações de privacidade que todos os povos [all people] têm em comum”

    Para além da retórica de Dilma e Obama, o embate desta manhã confirmou que o Brasil mantém o esforço de “regular” a internet com uma “estrutura internacional”, com “mecanismos multilaterais para a world wide web”. O país já havia defendido posição semelhante na Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais, da ONU, em dezembro.

    Ainda vaga, como já era então, a proposta é questionada não só por EUA e gigantes de tecnologia como Google, mas também por organizações como WikiLeaks, de Julian Assange. Bem menos vago e já causando preocupação é o projeto de resguardar informações do país, com exigências como o armazenamento dos dados pelas empresas no Brasil, não nos EUA.

    nelson de sá

    Nelson de Sá escreve sobre mídia e cultura. Publicou “Divers/idade” Hucitec), com seus textos de teatro, e a coletânea “Diário da Corte” (Três Estrelas), com textos de Paulo Francis. Escreve também o blog Cacilda. @nelson_de_sa

     

  8. A  Presidenta  reafirmou a

    A  Presidenta  reafirmou a altivez e a firmeza da  política externa  brasileira a partir de 2002.

         Os  que  defendem  que o  Brasil  se  comporte  como  reboques  dos norte americanos, e tenha seus  líderes  como  meros  cachorrinhos  vira-latas ( como alguns líderes de grandes países  europeus )   criticam,  como  era  de se esperar.

  9. ” As manifestações de julho

    ” As manifestações de julho não foram para pedir à volta ao passado, e sim, melhores condições de vida para o futuro”

    E o PSDB e PIG crentes que as manisfestações eram para eles.

  10. ” As manifestações de julho

    ” As manifestações de julho não foram para pedir à volta ao passado, e sim, melhores condições de vida para o futuro”

    E o PSDB e PIG crentes que as manisfestações eram para eles.

  11. Obama desesperado

    Obama ficou com medo assim que ouviu discurso da presidenta na ONU. Ele, Obama, sabe, por espionagem, que nossas forças armadas é de causar inveja a qualquer potencia armamentista. EUA que se cuide. É isso ai Dilma, mostre pra que veio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador