Dilma diz na TV que vai conversar com líderes das manifestações e propõe plano para melhorar serviços públicos

Em pronunciamento em rede nacional feito na noite desta sexta-feira, 21, às 21 horas, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que está disposta a receber os líderes das manifestações pacíficas que foram feitas no país nas últimas semanas, e anunciou três pontos que pretende discutir com eles e com dirigentes de outros poderes, para atender às reivindicações dos manifestantes: elaboração de um Plano Nacional de Mobilidade urbana que privilegie o transporte coletivo; destinação de 100% dos royalties da exploração de petróleo para a educação; e trazer, de imediato, milhares de médicos do exterior para o SUS para ampliar o atendimento da rede pública de saúde.

“Precisamos de suas contribuições reflexões e experiências para construir algo melhor, precisamos oxigenar nosso sistema político. Isso é cidadania”, observou a presidenta, referindo-se aos jovens que deram início às manifestações. Dilma reconheceu os pontos que precisam ser melhorados nas cidades do Brasil e ressaltou que vai conversar com governadores e prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto que some esforços em torno da melhoria de serviços públicos. Entre as reivindicações do povo ela citou escolas de qualidade, transporte público e mais segurança. “O governo precisa atender ao clamor popular”, afirmou.

A presidenta ressaltou que está acompanhando as manifestações que ocorrem pelo país e que isso mostra a força da democracia no Brasil. Se essa força for aproveitada, será possível que o país avance em segmentos que ainda não avançou. “Tenho a obrigação de ouvir a voz das ruas e dialogar com todos os segmentos. O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático e justo. Não é fácil chegar aonde chegamos. Precisamos fortalecer isso”, ressalta.

A presidente disse ainda que os manifestantes têm direito de lutar por qualidade de vida e defender com paixão suas ideias e propostas de forma pacífica e ordeira. Mas condenou atos de violência cometidos durante as manifestações e afirmou que as forças de segurança têm o dever de impedi-los com firmeza. “O governo não pode aceitar que uma minoria ataque o patrimônio. Essa violência não pode manchar um Brasil político e democrático”, disse. E garantiu que “todo órgão de segurança pública tem o dever de coibir o vandalismo. Nós vamos continuar mantendo a ordem”.

Foi notório que as manifestações que ocorreram durante essa semana ganharam prioridade nacional e, segundo a presidente, é preciso aproveitar esse vigor para promover mais mudanças ainda. “Minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida e ela precisa ser ouvida e respeitada. Não pode ser confundida com violentos, pois a voz da rua é pacífica”, reitera.

Outro ponto que a presidente abordou é a construção de uma “ampla e profunda” da reforma política que amplie a participação popular. “Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangente sobre seus representantes”, ressalta.

Ela lembrou a Lei de Acesso à Informação, que foi sancionada em seu governo e deve ser ampliada. “Esse é um poderoso instrumento para fiscalizar o uso do dinheiro público”.

Copa

Sobre o financiamento dos estádios para a Copa do Mundo, ela apontou que o dinheiro do Governo Federal que foi gasto com as arenas é fruto de financiamentos que serão devidamente pago pelas empresas concessionárias da sua exploração. “Não permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal”, ressalta.

Ela pediu que os atletas e turistas que estão no país para a Copa das Confederações sejam bem recebidos, assim como os jogadores brasileiros foram quando disputaram a mesma competição em outros países. “O Brasil é o único país que participou de todas as copas sempre foi recebido com respeito, carinho e alegria é assim que devemos tratar nossos hóspedes. Esporte é símbolo de convivência pacífica”, finalizou.

Veja íntegra do discurso de Dilma no Blog do Planalto

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um desabafo preocupado
    Ainda

    Um desabafo preocupado

    Ainda que não se tenha falado sobre o tema neste momento, eu não li, é necessário e urgente que a Dilma invista fortemente em nossas forças armadas. O inimigo maior, o de sempre e de todos no mundo, vem de fora, sorrateiramente, com táticas requentadas e melhoradas, atacando pela mídia, que é sua cabeça de praia. Criam problemas no mundo, vampirizam as economias, invadem países virtual e remotamente, além de invadi-los com drones e mercenários. Aproveitam-se das vulnerabilidades dos outros para desmoralizá-los, sugarem em veias que eles abrem ideologicamente, criando inimigos internos para representá-los.

    Algum tempo atrás o Santayana chamou a atenção para a importância de nossas defesas, desenvolvimento de tecnologias próprias. Isto e nossa educação é que garantirão nossa soberania. Não ter a bomba é não ter como se defender sem se abaixar. Em algum momento o Brasil terá que rever constitucionalmente o direito de desenvolver seu programa nuclear para fins pacíficos, mas que garantam sua defesa. Esta investida de guerra que vem da mídia estrangeira, braço da industria do poder e das armas não cessará. Nossa política de defesa externa deve trabalhar alinhada com a diplomacia e muito espertamente num mundo cheios de blefes e simulações das santísssmas trindades (o triângulo da guerra).  

    Espero que nossa presidenta Dilma nos permita sejamos confundidos pela mídia sobre o que é democracia e sua irmã gêmea, a soberania. Nossa democracia é suprapartidária, mas os que a defendem apartidariamente corroem nossa soberania. O momento no mundo é delicado. A crise capitalista vai resolver como em outros momentos, vai para a guerra de grilagem.

    Precisamos fortalecer cada vez mais os laços com nossos irmãos da América Latina, pois o triângulo da guerra já tem suas bandeiras fincadas em alguns dos países (Colômbia, Honduras, Paraguai e Chile). O Brasil é um exemplo de força para nossos irmãos e não podemos permitir que a ditademocracia, um simulacro de liberdade, invada nossa casa.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador