Discurso separatista de Zema repercute negativamente nas redes

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Em entrevista, governador de Minas Gerais defende atuação em bloco dos parlamentares da região Sul/Sudeste contra Norte e Nordeste

O governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O discurso do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em torno de uma aliança Sul/Sudeste no Parlamento repercute de forma negativa nas redes sociais.

Em entrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo neste sábado, Zema diz que os governadores do Sul e Sudeste (em sua maioria de oposição ao governo Lula) estão se organizando no Consórcio Sul-Sudeste (Cossud), organizada no primeiro governo Zema e atualmente presidida pelo governador do Paraná, Ratinho Junior.

“Temos 256 deputados – metade da Câmara – 70% da economia e 56% da população do País. Não é pouco, né? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos nós queremos – que é o que nunca tivemos – que é protagonismo político”, disse, afirmando que o bloco promete atuar em conjunto no Parlamento sempre que possível.

Zema também criticou a criação de um fundo para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, afirmando que Sul e Sudeste também precisam de ações sociais e que essa região “vai seguir arrecadando mais do que recebendo”.

“Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento”, disse.

A declaração pegou mal entre os políticos nas redes sociais. Segundo o senador Otto Alencar (PSD), o discurso de Zema “é repugnante, pobre, num estado de estadistas como JK, Tancredo, Milton Campos, Valadares e Afonso Pena”.

“A ignorância duvida porque desconhece o que ignora. Governador Zema, o norte de Minas Gerais tem 249 municípios incluídos como região nordeste, têm os mesmos benefícios da Sudene, Banco Nordeste, etc”, afirmou.

https://twitter.com/ottoalencar/status/1688166306820837377

“Zema quer união do Sul/Sudeste contra o Nordeste? Não conte comigo. Ao povo nordestino eu tenho é que agradecer, e muito”, disse o deputado federal Glauber Braga (PSOL).

“A união que pregamos é a dos trabalhadores contra os fascistas e neoliberais, incluindo aqueles que usam sapatênis e aumentam o próprio salário em 298%”, ressaltou.

Segundo o deputado Ivan Valente (PSOL), a fala de Zema “É de uma insensibilidade atroz. Desumanidade típica do bolsonarismo”.

“O Brasil precisa de mais união, não de ódio. Precisa de mais compreensão, não intolerância. Precisa de mais respeito, não de preconceito. Respeite o povo, o sudeste, o sul e o nordeste. Respeite o Brasil”, disse o deputado federal Lindenbergh Freitas (PT).

“Após sancionar lei que aumenta o próprio salário em 298%, o governador de MG, anuncia, agora, uma “frente Sul-Sudeste contra o Nordeste”. Uma vergonha!”, disse o deputado federal Chico Alencar (PT).

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Durante o governo Lula, a imprensa requentou o anti-comunismo mofado até transforma-lo no anti-petismo que legitimou a criação e a expansão do lavajatismo que derrubou Dilma Rousseff. Com a derrocada do lavajatismo e imprensa ficou com um problema: ela não poderia endossar o bolsonarismo nem tampouco transformar o anti-comunismo e o anti-petismo numa força política capaz de impedir Lula de chegar novamente à presidência. Após a eleição o anti-petismo voltou com força e agora ameaça se transformar no separatismo do governador de Minas Gerais. Esse discurso porém não é apenas perigoso: ele é criminoso, pois conspira contra a preservação da integridade terrirorial do Brasil. As instituições federais (Justiça Federal, MPF e especialmente as Forças Armadas) não podem tolerar o separatismo de Romeu Zema, porque ele ameaça os privilégios senhoriais desfrutados por seus membros de direita e de extrema direita. Então, me parece evidente que ele cometeu um erro imenso ao tentar se qualificar como novo líder da direita adotando um discurso separatista. Ao que parece ele é mais idiota do que Bolsonaro.

  2. A hipocrisia associada a mentalidade egoísta, que por sua vez é dissociada do pensamento humanista, inclusivo e participativo é um pensamento característico daqueles e daquelas que propagam a dependência servil, escravizada e coagida por abuso de poder totalitário, mercenário e impositivo.
    São oriundos dos famosos lobos carniceiros, que se travestem na pele do cordeiro para sugar o sangue, feito os perigosos vampiros delinquentes e anencéfalos e devorar tudo o que podem de suas vítimas.
    Por sua vez, em escala superior, não passam de ratazanas servis e submissas a corte real. perderam o cérebro para o Comando Central da Oligarquia secular, que dominam e controlam todos os ex-humanos que rastejam e imploram por mais comandos maldosos, contra a toda a população produtiva, trabalhadora e cidadã.

  3. Minas não pode falhar, porque, quando Minas falhou, Minas e todo o Brasil caro pagou. E Minas sob esses cabeças de planilha continua a falhar. Uma lástima!

  4. E este pau de bosta vai continuar como político?
    Ou o Brasil faz uma limpeza geral expulsando estes fascistas da política ou em breve não teremos mais Brasil como conhecemos.
    Este tipo de fala revela um pouco a BURRICE e a ESTUPIDEZ bolsonarista.

  5. Alma sebosa, eita definição da moléstia, que entendo como certeira e adequada, para um pela saco feito Romeu Zema. Alma sebosa e espírito atormentado pelos seus próprios desatinos, pela sua flagrante estupidez e por um visível e nefasto fascismo, que parece ser a causa da imagem trevosa e repugnante que ele me transmite. Lula sobe e ele desce velozmente para o ostracismo e para a Galeria dos eternos rejeitados. Tudo isso é apenas o início dos muitos reflexos que explodirão, como castigo, em sua vida e sua história, como muitos bem semelhantes a ele já experimentaram e ainda experimentam.

  6. SE NÃO SABE FALAR,TENTE AGRADAR.É O MAIOR IDIOTA E O PIOR,O MAIS DESGRAÇADO GOVERNADOR(SIC) DE MG.VOLTE PARA SEU MUNDINHO MEDÍOCRE E SUAS LOJINHAS.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador