Eduardo Bolsonaro quer derrubar eleições neste domingo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Eduardo Bolsonaro estimula a ala mais radical do bolsonarismo, quer a prorrogação das eleições e faz ato hoje

Foto: Reprodução/Redes

Eduardo Bolsonaro estimula a ala mais radical do bolsonarismo a derrubar as eleições neste domingo (30), defendendo a prorrogação do pleito e convocou os apoiadores a se reunirem em ato nesta sexta (28), quando os comícios já estão proibidos.

“Se a eleição for no domingo já temos uma certeza: Jair Bolsonaro foi prejudicado e não teve direito a reparação”, disse o filho do mandatário e deputado pelo PL, em aceno golpista.

A fala foi feita nos últimos dois dias, quarta e quinta-feira. Ontem disse em duas entrevistas que “será necessário adiar as eleições desse ano”.

A tentativa de adiar as eleições pelo filho e um dos mediadores da campanha de Bolsonaro é o último dos passos da estratégia da equipe de campanha de contestar o sufrágio, que pelas pesquisas dará vitória a Lula.

Para entender a estratégia da campanha de Bolsonaro contra o TSE: o caso das rádios e do ex-funcionário

O primeiro foi a denúncia protocolada pelo PL nesta segunda de que Lula foi privilegiado em propagandas em rádios do Norte e Nordeste. O caso é investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com as próprias emissoras negando as acusações e podendo configurar uma manobra do governo para prejudicar o processo eleitoral.

No dia seguinte, o álibi: um funcionário demitido do TSE vai à Polícia Federal (PF) e sustenta a denúncia da campanha de Bolsonaro. No terceiro dia da semana, Eduardo Bolsonaro aparece sustentando a tese de adiar as eleições para cumprir a suposta irregularidade nas transmissões de rádio.

Denúncia e relatórios da campanha de Bolsonaro podem configurar crime eleitoral

“Tem um candidato que está sendo depreciado e um que está sendo favorecido. Isso está ferindo a democracia. Se fosse dado todo o direito de resposta a Jair Bolsonaro é tanto tempo que seria necessário adiar essa eleição”, afirmou, em entrevista à BNews, da Bahia.

Assim como outras estratégias do atual presidente, oficialmente, a própria campanha do PL não pediu o adiamento das eleições, na denúncia protocolada nesta semana ao TSE. O pedido é, antes, testado em falas de Eduardo Bolsonaro, nas redes. Após a propagação e dependendo do endosso de apoiadores, o partido assumiria a postura oficialmente.

Ao mesmo tempo, Eduardo também convocou os aliados e bolsonaristas para um ato na Praça dos Três Poderes, em Brasília, hoje. Pela legislação eleitoral, atos como este, configurando comícios, já estão proibidos. O evento é realizado com pastores pró-Bolsonaro.

Entenda:

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O sonho de consumo dos milicianos federais é a impugnação da chapa pelo TSE. Em circunstâncias normais isso já teria acontecido há muito tempo.
    Todas as ações da corja são no sentido de provocar a impugnação.
    Teriam o álibi ideal para convocar a manada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador