A primeira condenação do mensalão

Nassif:

Pegaram o mordomo.

Sai 1ª condenação no caso do Mensalão

Advogado de Marcos Valério é condenado a sete anos de prisão e multa de 3,7 mil salários mínimos

Severino Motta. iG Brasília | 01/09/2010 18:08

O juiz da 4ª Vara Federal de Minas Gerais, Alexandre Buck, condenou o advogado Rogério Lanza Tolentino a sete anos e meio de prisão e ao pagamento de 3,7 mil salários mínimos. Ele foi acusado pelo Ministério Público (MPF) pelo crime de lavagem de dinheiro para ocultar e dissimular a origem de recursos movimentados pela suposta quadrilha responsável pelo Mensalão.

Rogério foi advogado da SMP&B Comunicação, empresa de Marcos Valério, acusado pelo MPF de ser o principal operador do Mensalão. Ele teria começado a receber recursos do esquema que desviou dinheiro público em 2002. Naquele ano um cheque de R$ 128 mil foi depositado em sua conta. De lá até 2005 “uma vultuosa soma de recursos” teriam passado por suas contas, segundo conta na denúncia.

Entre as operações consideradas fraudulentas para o MPF está um depósito feito pelo SMP&B na conta de Rogério no valor de R$ 1,8 milhão. O recurso foi usado para a compra de ações da Petrobras e Vale do Rio Doce. O MPF alega que a transação serviu para lavar o dinheiro do Mensalão.

Segundo o juiz, “resta manifesto o elo entre o crime antecedente (dinheiro obtido por meio de atividades criminosas), que é o objeto da ação na Suprema Corte e o crime de lavagem destes valores, que é o objeto desta ação na Seção Judiciária de Minas Gerais”.

Para ele, “a análise pericial contábil produzida pelo MPF é um indício contundente que, somada aos crimes antecedentes já analisados acima e às movimentações financeiras atípicas realizadas pelo acusado, permitem a formação de um juízo de certeza processual acerca da materialidade e da autoria destes delitos”.

A decisão de Buck foi proferida nesta segunda-feira e ainda cabe recurso contra a condenação. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador