Datafolha: Lula avança em praticamente todos os estratos sociais

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Bolsonaro lidera apenas entre empresários e eleitores mais ricos; disputa entre evangélicos está dentro da margem de erro

A análise dos entrevistados pela pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26/05) aponta a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em praticamente todos os estratos sociais.

De acordo com a pesquisa, a liderança de Lula é especialmente notada entre as mulheres (49%, ante 23% de Bolsonaro); eleitores com 16 a 24 anos (58% a 21%); pessoas com ensino fundamental (57% a 21%) e os entrevistados com renda familiar de até dois salários (56% a 20%).

A liderança do ex-presidente é igualmente expressiva entre aqueles que se declaram pretos (57% a 23%), que se declaram católicos (54% a 23%) e desempregados (57% a 16%).

Nem mesmo o pagamento do Auxílio Brasil foi suficiente para Bolsonaro conseguir algum dividendo eleitoral: enquanto o presidente possui 20% dos votos daqueles que dizem receber o benefício, o percentual dos que declaram voto em Lula chega a 59%.

Entretanto, a liderança de Bolsonaro pode ser vista com alguma folga entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários (42% a 31%) e entre empresários (56% a 23%). Entre os eleitores com rendimento entre cinco a dez salários mínimos, Bolsonaro e Lula empatam com 37% dos votos válidos.

Na apuração dos evangélicos, Bolsonaro está numericamente à frente, mas dentro da margem de erro, com 39% das intenções de voto contra 36% de Lula.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente

Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Rejeição a Lula despenca; 54% não votam em Bolsonaro

Bolsonaro é o candidato com maior rejeição entre os eleitores: 54% dos entrevistados disseram que não votam no atual presidente de maneira alguma, um percentual estável ante os 55% registrados na pesquisa anterior.

A rejeição a Bolsonaro chega a 65% entre moradores do Nordeste e cai para 40% entre evangélicos, e segue reduzida entre empresários (31%), moradores do Centro-Oeste (43%) e quem ganha mais de 10 salários mínimos (47%).

Já o ex-presidente Lula tem 33% de rejeição dos eleitores, uma redução de quatro pontos percentuais em relação aos 37% apurados em março. A rejeição chega a 56% entre quem ganha mais de 10 salários, mas é de 29% entre os estudantes.

Contudo, o Datafolha afirma que os levantamentos não são comparáveis por conta das mudanças de cenário com a inclusão e retirada de pré-candidatos.

A pesquisa Datafolha foi realizada junto a 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Com informações da Folha de São Paulo.

Leia Também

Datafolha: Lula 48%, Bolsonaro 27%, Ciro 7%

Pesquisa CNN: Lula com 40%, Bolsonaro 32% e Ciro Gomes com 9%

Desistência de Doria aumenta as chances de vitória de Lula no primeiro turno, diz diretor da Quaest Pesquisas

Pesquisa Ipespe reforça liderança de Lula e impossibilidade de Ciro e de “terceira via”

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador