Vamos debater?

Assistimos na semana passada, a um debate entre os candidatos a prefeito de Manaus, na rede Bandeirantes de televisão. Nas principais cidades brasileiras, o mesmo programa se repetiu.

Não sei se vocês concordam comigo, mas pra mim, essa fórmula atual:

Pergunta –> Resposta —> Réplica —> Tréplica —> Direito de respostas (TEMPO!!! Tic, Tac, Tic, Tac)

Isso não cabe mais. Estamos na era da informação, não aquela que pensávamos estar em 90/00. Estamos realmente vivendo da informação. O debate nesses moldes ignora o público em casa, na Internet, nos celulares. Temos tecnologia para fazer algo mais dinâmico, mais interativo. E olha que ainda nem chegamos na interatividade da nossa Tv Digital. Quando as operadoras querem fazer algo interativo, elas fazem. Querem exemplos:

  • Big Brother (quantos milhões de votos? Mais um texto do Bial no final);
  • A Fazenda (Nunca vi nem comi, eu só ouço falar);
  • Jogo de futebol, quando pedem um vídeo do torcedor no intervalo;
  • Enquetes (Fantástico, Fasutão, Domingo Legal, etc);
  • Entradas ao vivo;
  • N outras formas de se manter o espectador preso ao assunto.

Agora será que esse é o objetivo das emissoras, dos partidos, do sistema? Isso traria o povo mais pra perto do verdadeiro debate político. Traria uma luz no meio de tanta obscuridade na nossa programação televisiva e na mente atrapalhada de nosso povo.

Voltando ao cerne da questão. Qual seria uma forma de fazer um “debate” (nem sei se este seria o nome adequado)? Onde o eleitor pudesse conhecer seu candidato, confrontar com ideias de outros e mesmo que não saia de lá com seu voto formado/consolidado/encaminhado, mas que comece a pensar de forma diferente. Ver o processo eleitoral de forma diferente, se ver como parte dele e não somente um instrumento pro dia da eleição.

Uma sugestão minha seria envolver no programa, o eleitor. Colocá-lo pra expor suas necessidades e seu entendimento sobre o seu candidato, frente a frente vários eleitores pedindo votos, com justificativa para seu candidato. Como fazer isso dentro de um programa de TV? Não sei! Tem gente muito mais capacitada do que eu, nesse assunto. Estou aqui apenas para levantar a bola.

Debates de vices? Um reality show com candidatos? O que diz e o que permite a legislação eleitoral?

E aí, mais ideias?

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador