A reação dos EUA ao ataque israelense

Por alfredo machado

Nassif:

O script de sempre,

Do IG

EUA lamentam, mas não condenam ataque de Israel

Segundo porta-voz da Casa Branca, Washington examina circunstâncias de ação contra comboio humanitário que ia para Gaza

iG São Paulo | 31/05/2010 11:39

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira que lamentam profundamente as mortes e os feridos deixados pelo ataque de comandos israelenses contra um comboio de navios de ajuda humanitária que estava indo para Gaza, indicando que estão analisando as circunstâncias em que foi realizado. A ação deixou pelo menos dez mortos.

Dizendo-se “preocupada” com a ação, a Casa Branca não condenou o ataque, que qualificou de “incidente” e “tragédia”. “Os Estados Unidos lamentam profundamente a perda das vidas e as lesões causadas, e está atualmente trabalhando para compreender as circunstâncias da tragédia”, disse o porta-voz da Casa Branca, William Burton. O presidente Barack Obama estava em Chicago para o feriado do Memorial Day. Ele tem agendada uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca na terça-feira. No dia 9 de junho está previsto que ele se reúna com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Enquanto o presidente palestino qualificou o ataque de “massacre” e decretou três dias de luto. Israel justificou a ação responsabilizando a “Frota da Liberdade”, assegurando que seus tripulantes “atacaram os soldados israelenses”, segundo o Ministério de Exteriores.

De acordo com a rede de televisão “NBC”, havia 11 americanos na “Frota da Liberdade”, entre eles um ex-embaixador e um antigo funcionário do Departamento de Estado.

Imagens amadoras divulgadas por grupo que levava ajuda humanitária até a Faixa de Gaza mostram soldados israelenses a bordo de um dos barcos

Imagens de uma TV turca feitas a bordo do barco que liderava a frota mostram soldados israelenses lutando para controlar os passageiros. As imagens mostram algumas pessoas, aparentemente feridas, deitadas no chão. O som de tiros pode ser ouvido.

A ação de Israel põe o Governo do presidente dos EUA, Barack Obama, em uma situação complicada, pois coloca em perigo as negociações indiretas entre israelenses e palestinos, que começaram recentemente sob a mediação do enviado especial americano, George Mitchell.

A frota de seis navios atacada transportava mais de 750 pessoas que levavam ajuda humanitária à Faixa de Gaza, que está sob bloqueio de Israel desde que o grupo islâmico Hamas assumiu o controle desse território palestino em 2007. A ação causou comoção e indignação na comunidade internacional.

Condenação internacional

O ataque de comandos israelenses contra a frota internacional foi alvo de críticas de toda a comunidade internacional.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou estar chocado com o sangrento ataque israelense e pediu ao Estado hebreu que realize uma investigação a fundo sobre o fato. “Estou chocado pelas informações de que há mortos e feridos nos barcos que levavam ajuda a Gaza”, declarou em Campala, capital de Uganda, onde assiste à abertura de uma conferência sobre a Corte Penal Internacional. “Condeno essas violências. É vital que se realize uma investigação completa”, enfatizou.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, censurou o uso desproporcional da força contra a frota humanitária em Gaza e exigiu que a tragédia seja esclarecida. “Toda a luz deve ser lançada sobre as circunstâncias dessa tragédia, que enfatiza a urgência de reativar o processo de paz israelense-palestino”, afirmou o chefe de Estado francês. O ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador de Israel em Paris, Daniel Shek, para pedir explicações sobre o ocorrido.

Em Londres, o ministro das Relações Exteriores, William Hague, pediu ao Estado hebreu que ponha fim às “inaceitáveis e contraproducentes restrições impostas às ajudas encaminhadas ao território palestino”. “Há uma clara necessidade de que Israel atue com moderação e de acordo com as normas internacionais”, declarou.

Já a Alemanha – país que raramente critica Israel – comentou que a letal intervenção israelense contra um comboio pró-palestino é, “à primeira vista, de caráter desproporcional”, segundo o porta-voz do governo, Ulrich Wilhelm. “Os governos da Alemanha sempre reconheceram o direito de defesa de Israel, mas esse direito deve acontecer dentro de uma resposta proporcional”, disse Wilhelm.

Reação no mundo islâmico

Uma onda de protestos contra Israel tomou conta do mundo árabe nesta segunda-feira. Na Turquia, homens queimam bandeira israelense

O Egito, que em 1979 se tornou o primeiro país árabe a assinar um tratado de paz com Israel, convocou o embaixador israelense depois do ataque. “O Egito convoca o embaixador de Israel no Cairo depois dos eventos do ‘comboio da liberdade’”, disse a TV Nilo em breve manchete sem fornecer maiores detalhes.

A Turquia, por sua vez, também chamou para consultas seu embaixador em Israel e anunciou ter ordenado que os preparativos para as manobras militares conjuntas com Israel fossem anulados.

Após pedido do governo turco, que é membro temporário do Conselho de Segurança da ONU, o órgão anunciou que se reunirá na tarde desta segunda-feira em uma sessão de emergência para discutir o ataque de Israel contra os navios. Diplomatas disseram à Reuters que o horário da reunião ainda não foi agendado, e não deram maiores detalhes.

Por fim, o inimigo declarado de Israel, o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, denunciou o ataque do Exército israelense como “um ato desumano do regime sionista”, informou a agência oficial Irna. “O ato desumano do regime sionista contra o povo palestino e o fato de impedir que a ajuda humanitária destinada à população chegasse a Gaza não é um sinal de força, e sim de fragilidade desse regime”, declarou. “Tudo isto mostra que o fim desse sinistro regime fantoche está mais perto do que nunca.”

O ministro de Defesa iraniano fez um apelo aos países do mundo para que cortem todas as relações com Israel após a morte dos ativistas. “O mínimo que a comunidade internacional deveria fazer com relação ao horrível crime cometido pelo regime sionista é boicotá-lo totalmente e cortar todas as relações diplomáticas, econômicas e políticas com o regime sionista”, disse Ahmad Vahidi, segundo a agência semi-oficial de notícias ILNA.

*Com Reuters, EFE e AFP

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador