O censo de castas da Índia

O censo na Índia.

Uma parte já foi feita no ano passado, com resultados preliminares.

População da Índia cresce ‘um Brasil’ em 10 anos 

Agora começa outra etapa, mais polêmica:

Do Terra / EFE

Índia realiza o 1º censo de castas desde sua independência 29 de junho de 2011  18h32  atualizado às 19h13 

O Governo indiano começou nesta quarta-feira a elaborar um censo populacional baseado no sistema de castas, além de outros grupos sociais, sendo esse o primeiro estudo do tipo na história da Índia desde que se tornou independente do Reino Unido em 1931. Em um país com 1,210 bilhão de habitantes, a pesquisa começou a ser realizada nesta quarta-feira na remota aldeia tribal de Hemazara, no estado de Tripura, e continuará progressivamente em todo o país até o fim do ano.

A autoridade responsável pelo censo, C.Chandramouli, explicou à agência de noticias Ians que a pesquisa determinará os grupos sociais em função de quatro categorias: tribos, castas, grupos não pertencentes a castas e outros. “Os pesquisadores só registrarão o que a pessoa em questão declarar verbalmente. Nenhum documento ou certificado seria requerido para realizar a pesquisa”, disse Chandramauli.

Consultada pela Agência Efe, a socióloga indiana Vidhu Verma pôs em dúvida a credibilidade do projeto, pois não será possível saber realmente “se os dados são autênticos ou não, se o povo diz toda a verdade”.Verma explicou que o entrevistado pode se sentir motivado a declarar falsamente que pertence a uma determinada casta, pois isso pode beneficiá-lo “para obter, por exemplo, uma vaga na universidade”.

O censo irá abordar também a população que vive na pobreza. Em 2002, as autoridades indianas já haviam realizado uma pesquisa para determinar a proporção de habitantes que vivia abaixo da linha da pobreza, mas esta é a primeira vez que esses dados serão comparados com a religião e a casta dos entrevistados. Segundo o Banco Mundial, 41,6% dos indianos viviam em 2005 com menos de US$ 1,25 por dia, considerada a linha internacional da pobreza. Já o Governo indiano trabalha com uma linha bem menor, de 12 rúpias (US$ 0,25).

O estudo será realizado pelos Ministérios de Desenvolvimento Rural e de Habitação e Pobreza Urbana, em colaboração com o Registro Geral da Índia. Embora abolido pela atual Constituição, de 1950, o sistema de castas ainda permanece como problema de desigualdade social na Índia. Os chamados dalits (intocáveis), segmento mais desfavorecido da população (“oprimidos” em idioma sânscrito), são pessoas que, por origem familiar, estão no nível mais baixo do sistema de castas hindu.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador