O relatório sobre as tendências globais

Nosso comentarista Luiz Horácio realizou um portentoso trabalho de tradução do relatório Tendências Globais 2025. A isso se chama trabalho colaborativo, em rede.

Por Luiz Horacio de Almeida Geribello

A tradução completa do texto principal do relatório Tendências Globais 2025 – Um Mundo Transformado já está no Portal:

http://blogln.ning.com/group/temasgerais/forum/topics/tendencias-globais…

Um “comentariozinho” sobre esse trabalho que levou mais de um ano para terminar:

Algumas observações sobre o relatório Tendências Globais 2025

1 – A partir do momento que uma situação é observada e seu estudo sistematizado, ela já começa a se transformar como efeito do próprio estudo, quer dizer, algumas das direções traçadas, ao serem reconhecidas pelos atores nacionais e internacionais, já passaram a ter uma resposta delas. Por exemplo, primeiro os Estados Unidos, ao perceberem que poderiam sofrer uma enorme perda estratégica e econômica, talvez irreparável, passaram a assumir uma atitude mais agressiva, mesmo em meio à grande crise, para tentarem por antecipação diminuir o prejuízo gigantesco que poderiam ter tido sua imagem, seus papéis e sua importância para o mundo. Depois o Brasil, ao sentir que poderia não conseguir ultrapassar novamente as barreiras e obstáculos de uma grande projeção internacional, mais adequada às suas novas realidades e potenciais, partiu para um grande ofensiva diplomática, reivindicando uma influência maior nas questões globais. E assim por diante.

2 – O surgimento de um novo sistema internacional, um sistema de complexidades políticas e econômicas, o pragmatismo ocupando boa parte do espaço antes destinado às ideologias, está se formando pela combinação em doses diversas, caso a caso, entre o desenvolvimento econômico tradicional, centrado no mercado e nos empreendimentos privados, e o capitalismo de Estado, a retomada de vários papéis de apoio e suporte às atividades de um país, assumindo papéis reguladores e de parceria que há poucos anos pareciam ter sido riscados da história, pelo neoliberalismo econômico. Sistemas híbridos, com enorme presença do Estado, são as resultantes da grande crise global que se iniciou talvez no último estertor dos modelos conservadores tradicionais do Ocidente.

3 – A personalidade das lideranças, a formação de grandes redes sociais e transnacionais, e o crescimento de várias formas de atores não-estatais, são tendências que vêm se confirmando de modo cada vez mais forte. Exemplo disso é a crise da mídia tradicional e a revolução da cidadania através da Internet, por exemplo, notadas nas campanhas eleitorais dos EUA, em que Barack Obama se habilitou como candidato democrata e depois venceu as eleições, contrariando todos os prognósticos iniciais, ou nos atuais debates políticos que ocorrem no Brasil, em que as formas tradicionais de se fazer política e exercer influência nos destinos do país…

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador