Lula diz que BNDES pode criar linhas de crédito para pequenos e médios empresários

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Lula também defendeu uma revisão do papel do Banco Central e defendeu o papel do Estado na retomada do crescimento econômico

Lula durante entrevista a youtubers e sites de mídia independente. Foto: Ricardo Stuckert
Lula durante entrevista a youtubers e sites de mídia independente. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) defendeu nesta terça-feira (26) que o BNDES passe a oferecer novas linhas de financiamento voltadas para pequenos e médios empresários. A proposta foi feita durante coletiva de imprensa com youtubers e sites da mídia independente.

“O BNDES tem que mudar de função. Não pode ser um banco para emprestar dinheiro apenas para grandes empresas. Precisa ter uma carteira especial para pequenos e médios empresários“, disse Lula.

Em mais de 3 horas de entrevista, Lula defendeu que o Estado brasileiro tenha um papel de protagonismo na retomada do crescimento a partir de 2023. Ele disse que, se eleito, deverá apresentar um grande plano de obras de infraestrutura para aquecer a economia, entre outras medidas.

Lula também aproveitou para rebater as críticas de que o empresariado tem ficado ressabiado com seus discursos sobre a possibilidade de rever a reforma trabalhista. “Nós temos que fazer uma reforma”, reafirmou Lula.

“Queremos uma mudança na estrutura de relação capital-trabalho que leve em conta os direitos que a sociedade brasileira tem que ter. Descanso semanal remunerado, seguridade social, saber quanto vai ganhar por mês. Teremos que fazer uma mesa com empresários, trabalhadores, governo e universidades brasileiras para construir uma nova relação no mundo do trabalho”, defendeu Lula.

Sobre o Banco Central, Lula também sustentou uma revisão no papel da instituição. “O mesmo Banco Central que pode estabelecer o teto da inflação, pode discutir as metas de crescimento e geração de emprego.”

Lula criticou o caráter privatista do governo Bolsonaro, que tenta privatizar estatais que não dão prejuízo, como a Eletrobras e a Petrobras. Para Lula, o País tem dimensão suficiente para pensar em unir as duas empresas e construir a “maior empresa de energia do planeta”.

Participaram da entrevista representantes do Viomundo, Alma Preta, Click Política, canal Vai uma mãozinha aí?, Brasil de Fato, Rede TVT, canal O Historiador, blog Tijolaço, canal Ronny Teles, canal Luide Verso, Portal do José e canal Laura Sabino.

Assista abaixo:

Leia também:

1 – Lula: Bolsonaro foi “estúpido” e “medíocre” ao conceder indulto a Daniel Silveira

2 – Os problemas da campanha Lula, por Aldo Fornazieri

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador