Lula tem 17 pontos de vantagem sobre Bolsonaro entre eleitores mais pobres, diz Datafolha

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, Lula segue na liderança entre mulheres - há empate entre homens - e no eleitorado negro

Ricardo Stuckert

da Revista Fórum

por Plinio Teodoro

Detalhamento da pesquisa DataFolha, que projeta vitória de Lula (PT) com 53% dos votos válidos, divulgado neste sábado (8) mostra que o petista tem uma vantagem de 17 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no eleitorado que ganha até dois salários mínimos, a faixa mais pobre da população.

Lula tem 54% entre os mais pobres contra 37% de Bolsonaro – 7% dizem que votaram branco ou nulo e 2% estão indecisos.

Na faixa acima, entre aqueles que recebem entre 2 e 5 salários mínimos, Bolsonaro está à frente com 52% das intenções de voto, frente a 41% de Lula.

Nas faixas mais ricas da população há dois empates técnicos – a margem de erro nesse segmento é de 7 pontos percentuais para mais ou para menos. Bolsonaro tem 52% contra 45% de Lula entre aqueles que ganham entre 5 e dez salários mínimos. Já o petista soma 52% contra 43% do atual presidente entre aqueles que ganham acima de 10 salários.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Religião

Um dos principais campos de batalha nessas eleições, o eleitorado religioso segue dividido. Lula continua liderando entre católicos – 55% a 18% -, enquanto Bolsonaro vence entre evangélicos por 62% a 31%. Nos dois segmentos, apenas 2% se dizem indecisos, segundo o DataFolha, que estima um eleitorado composto por 53% de católicos e 27% de evangélicos.

Lula também segue à frente no segundo turno no voto das mulheres: 50% contra 41% de Bolsonaro – 7% pretendem votar em branco ou anular e 2% estão indecisas.

Já entre homens há um empate numérico: 47% para ambos, com 5% de brancos ou nulos e 2% de indecisos.

No recorte racial, Lula vence entre que se declaram negros por 57% a 35% e entre os eleitores pardos por 49% a 43%. A margem de erro primeiro segmento é de 5 pontos percencuais e no segundo é de três pontos.

Bolsonaro está à frente entre os brancos: 50% a 43% – onde a margem também é de 3 pontos. Os indecisos são 2% entre brancos e pardos e 1% entre pretos.

A pesquisa estima que 40% do eleitorado seja pardo, 35%, branco, e 16%, preto.

Regiões

Outro alvo de disputa de votos nessa eleição, o Sudeste registra um empate técnico entre Lula e Bolsonaro, que está numericamente à frente do petista: 47% a 44% – com a margem de erro de 3 pontos.

No Norte, onde Bolsonaro registra 48% e Lula, 45%, a margem de erro é de 4 pontos e a situação também é de empate técnico.

Já no Nordeste Lula segue na liderança folgada, com 66% dos votos contra 28% de Bolsonaro – margem de 4 pontos. O Datafolha aponta ainda que Bolsonaro tem 5 ponstos sobre Lula no Sul e 7 pontos no Centro-Oeste – os dados não foram divulgados.

No Brasil, 43% do eleitorado está no Sudeste, 27% no Nordeste, 14% no Sul, 8% no Norte e 7% no Centro-Oeste.

O DataFolha ouviu 2.884 eleitores entre quarta (5) e sexta-feira (7).  A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Leia também:

Datafolha: Lula lidera com 49% das intenções de voto

Não só brancos e nulos, mas abstenção também prejudicou Lula no 1º turno

Apesar de Lula manter liderança, Genial/Quaest apresenta dados preocupantes

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador