Mercado reduz novamente projeção do PIB; crescimento previsto agora é de 1,13%

Relatório confirma desaceleração da economia; no início do ano a previsão era um crescimento de 2,53% do PIB

Jornal GGN – O boletim Focus, publicado nesta segunda-feira (03), derrubou mais uma vez a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para 2019: a expectativa é de uma expansão de 1,13%, ante o crescimento previsto de 1,23% na semana passada. Por outro lado, o Focus mantém a expectativa em 2,50% da expansão do PIB para 2020.

O governo Bolsonaro não está conseguindo fazer a economia decolar. Na primeira semana do ano, a projeção inicial do boletim Focus para 2019 era de um crescimento de 2,53% do PIB. O Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e elaborado com base nas estimativas de instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos.

No final de maio, o IBGE revelou que, no primeiro trimestre, a economia brasileira sofreu uma contração de 0,2% do PIB, apontando para uma nova onda de recessão.

O país iniciou o ano – a assim se mantém – com desaceleração do consumo das famílias e forte contração do investimento privado. Todos os setores apresentaram fraqueza nos primeiros três meses: indústria, agropecuária e investimentos. Cenário que não acontecia desde o fim de 2016.

A pesquisa semanal do BC também reajustou a expectativa de alta da inflação medida pelo IPCA para baixo: em 4,03% ante 4,07%. O centro da meta fiscal para o ano é de 4,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, apesar da fraqueza econômica, o Banco Central deve manter a taxa básica de juros no país, a Selic, como uma das mais altas do mundo: em 6,5% até o final do ano.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um apelo!
    Assim diz a “Silvia Design” quando quer vender seus sofás.
    Da mesma forma, é um apelo que a gente faz aos comentaristas a respeito desses índices de crescimento econômico: deixem de se preocupar com eles, porque mesmo que eles venham a despencar para abaixo de zero, serão sempre veiculados como CRESCIMENTO ECONÔMICO, só que negativo, para quebrar o impacto.

  2. rs…………..gostei dessa sacada, AMORAIZA

    de cima a baixo, já tem gente torcendo para que a roda dos índices da destruição bolsonarista passe em cima da gente girando e descendo a ladeira cada vez mais veloz, e não parada, porque assim os danos da estagnação passam rápido

    como coloquei em comentário anterior:
    é melhor sofrer tudo de uma vez só com a verdade, a de que o país foi destruído conforme prometido por lava jato e bolsonaro, do que seguir acreditando na possibilidades de recuperação com base em mentiras

    no popular: para máquinas paradas não existe nada melhor do que luz e energia desligadas, parada total. Em certas atividades, dá até para salvar o pagamento dos empregados por 1 ou 2 meses

  3. Com licença, Ugo, boa tarde…
    teu comentário me trouxe à memória uma tentativa de haicai do meu tempo de aprendiz de poeta

    filhotes no chão
    pardais saltitam no telhado
    o olhar do gato

    também lembrei porque acredito que a Globo está prestes a entrar numa de provar que quem quebra país é povo, e não os jogadores do mercado

    muito obrigado pelo toque na memória

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador