Militares brasileiros deixam Brics de lado e se concentram nos EUA, diz texto do Ipea

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Levantamento no setor de defesa mostra que, quanto maior a patente, mais militares viajam para EUA; leia estudo na íntegra

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os Estados Unidos são o principal destino de postos e missões militares brasileiras no exterior, e isso fica mais evidente quanto maior as patentes dos militares que viajam para o exterior para cursos.

Texto elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, entre os anos de 2020 e 2023, 134 militares brasileiros fizeram cursos nos Estados Unidos. Dentre esses, 97 eram oficiais superiores.

O segundo país que mais recebeu militares brasileiros nesse período foi a Suécia, com 63 militares (somente um oficial superior) – neste caso, existe influência do projeto de treinamento relacionado à compra dos caças Gripen.

Os Estados Unidos também lideram a lista de países onde militares brasileiros realizaram cursos de pós-graduação stricto sensu no exterior entre 2020 e 2023, com 27 estudantes militares brasileiros nesse período. Em seguida aparecem Reino Unido (9), Alemanha (5) e Argentina (5).

Os Estados Unidos também lideram os levantamentos relacionados aos destinos de militares brasileiros associados a organizações internacionais, comissões de aquisições no exterior e em exercício funcional em instituições de ensino militares.

“Há um contraste imenso entre os Estados Unidos, de um lado, e China e Rússia, de outro. Praticamente, não há militares brasileiros fazendo cursos nos países Brics”, diz o técnico de planejamento e pesquisa, Pedro Silva Barros, um dos responsáveis pela pesquisa.

“Houve quase dez vezes mais oficiais superiores em cursos nos Estados Unidos do que em qualquer outro país. Isso é claramente uma dissonância entre o objetivo da política externa brasileira, de autonomia e equidistância entre as principais potencias, e a concentração exacerbada em único parceiro”, afirma Barros.

Segundo o pesquisador, a concentração dos trabalhos em um único parceiro faz com que o Brasil perca a oportunidade de reunir conhecimento sobre países importantes no cenário internacional e que estão em espaços como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

“Além disso, caminhamos na contramão das demandas que temos de visão de um mundo cada vez mais complexo, com mais tensões e multipolar”, avalia Barros.

Leia abaixo a íntegra do texto elaborado pelo Ipea

Publicacao_expressa_TD_2973
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador