NSA teria interceptado conversas da presidência da Alemanha

Jornal GGN – Os procuradores federais alemães investigam a suposta espionagem praticada pelos Estados Unidos, na Alemanha, devido a informações publicadas pelo semanário Der Spiegel sobre o acompanhamento de 500 milhões de comunicações por mês no país, por telefone ou internet.

De acordo com o semanário a os procuradores alemães consideram que se a Agência de Segurança Nacional (NSA) cometeu um crime contra o direito à privacidade com a observação, controle e armazenamento de dados pessoais dos cidadãos.

O Der Spiegel afirma a NSA considera a Alemanha como “prioridade” de suas operações de vigilância, que chegam ao governo e ao Ministério das Relações Exteriores de Angela Merkel. Esta informação tem causado espanto na Alemanha, e a ministra alemã de Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, do partido liberal, exortou os EUA para dar explicações sobre o assunto.

“Excede a tudo o que se possa imaginar que nossos amigos americanos olham para os europeus como inimigos”, afirmou a ministra, para quem tais informações, se verdadeiras, lembram o procedimento “entre inimigos” durante a Guerra Fria.

A publicação baseia suas informações em documentos do ex-colaborador da NSA, Edward Snowden, onde são relatadas operações sistemáticas de espionagem de dados na Alemanha, consideradas “prioridade” dos serviços secretos.

De acordo com as estatísticas divulgadas, em um dia normal a NSA controla, só na Alemanha, cerca de 20 milhões de conversas telefônicas e 13 milhões de comunicações online. O cálculo pode variar entre os 13 milhões, na véspera do Natal de 2012, e 60 milhões a partir de 07 de janeiro de 2013, aparentemente, um dos dias mais movimentados.

O semanário informa que esse controle de comunicação é maior no caso da Alemanha do que em outros parceiros europeus, como a França, com cerca de dois milhões de casos por dia. O local mais intensamente monitorado pela NSA é Frankfurt, capital bancária e financeira da UE, bem como centro de comunicações on-line em uma escala continental.

Segundo o Der Spiegel a NSA monitora as representações da UE e da ONU nos EUA, tanto por meio de microfones instalados nos edifícios quanto por sua rede interna de computadores ligados a Bruxelas.

Com este sistema, os serviços secretos norte-americanos têm acessado discussões confidenciais como e-mails e arquivos de computador da UE.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NSA teria interceptado conversas da presidência

    Como Willi Brandt a Merkel demonstrou-se inocente: espionada pelo amigo. Como José Marti, nós aqui sabemos quem é o nosso pior inimigo e acreditamos que sabemos  quem são os brazileiros entreguistas. A Alemanha não sabe?

     “Em 6 de Maio de 1974, Willy Brandt demitiu-se devido ao escândalo da descoberta de um espião alemão-oriental no seu gabinete. O espião Günter Guillaume era membro do partido e um dos mais próximos assessores pessoais de Brandt.2 A demissão revelou-se como uma grande surpresa para o público. Hoje sabe-se que esta demissão foi também causada pela fadiga, depressões, e críticas ao seu estilo de liderança. Mais tarde, o chefe do serviço secreto da RDA, Markus Wolf, declarou que a demissão de Brandt não foi o objetivo da RDA e que a Stasi a considerou como um dos seus erros mais graves”.(Wikipédia Willi Brandt)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador