O que falta a Lula

Lula tinha a extraordinária figura de Marco Aurelio Garcia, além de Gushiken, Graziano. Eram vozes de ideias.

Ricardo Stuckert

De um velho sábio, profundo conhecedor dos meandros da política e da economia:

“Um grande Estadista é o transformador de grandes ideias em ação… Nao apenas as suas mais as de um círculo pequeno que ele cultiva e em que confia. Roosevelt tinha o Brain Trust de Adolph Berle, Harry Hopkins, Brandeis, Frankfurter, Ickes. Mitterrand tinha JL Bianco, Julian Drey, Jacques Pilhan. Lula tinha a extraordinária figura de Marco Aurelio Garcia, além de Gushiken, Graziano. Eram vozes de ideias. De perspectivas, de projeções de cenários. Não vejo essa categoria hoje no entorno. O Celso, com todo o seu mérito, olha bem para fora do Brasil mas não é um pensador político como Lula precisa. Falta-lhe um A. F. Schmidt, um Alvaro Lins…”

Leia também:
Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Getúlio tinha Osvaldo Aranha e vários outros pensadores e operadores de processo transformadores de onde tirou ideias para fazer BNDES-PETROBRAS- ELETROBRAS-.. Agora o PT tá preso às velhas fórmulas de sempre

  2. Boa!
    Cabeças ainda existem, mas confiança não se conquista em apenas um jantar (salvo aquelas raras epifanias). Esses arranjos orgânicos, entre intelectualidade e políticos, foi um diferencial do PT. Era natural. O partido tinha essa facilidade em dialogar com a academia e com os gabinetes. transformava ideias em bandeiras críveis com certa facilidade. Mas o mundo mudou, as redes sociais sufocaram as vias tradicionais de divulgação do pensamento da esquerda, que demanda de mais texto, mais contexto, para situar o leitor.
    Desviando um pouco o foco, um fato que se relaciona com essa seca de pautas e de “papas” foi o fim da “Caros Amigos”. Bastava ler a revista para se situar nas correntes, nos debates da esquerda. O “Le Monde” ainda não conseguiu ocupar esse espaço. A Carta precisa de um mecenas…
    Talvez, a formação de um Conselho informal, um master mind, com alguns nomes bem intencionados, bem selecionados, conseguisse prospectar alguma vitalidade. Não é tarefa simples, mas pode ser feito. Nassif poderia ser um bom nome para levantar lebres…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador