Os principais pontos do novo decreto de acesso a armas de fogo e munições

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Texto que já está em vigor foi assinado por Lula ainda ontem e publicado em edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira

Foto: Jay Rembert via Unsplash

O presidente Lula (PT) editou um decreto que revoga uma série de medidas do governo de Jair Bolsonaro (PL) que facilitavam e ampliavam o acesso de civis a armas de fogo e munição.

O decreto foi assinado por Lula ainda ontem (1), logo após tomar posse da presidência da República. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda (2) e também leva a assinatura do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSD).

Em linhas gerais, a medida suspende novos registros de armas e clubes de tiro, além de restringir o arsenal permitido a civis. Agora, um Grupo de trabalho deve ser montado para propor uma nova regulamentação da área.

Confira os pontos principais:

Flávio Dinocomemorou a ação por meio de uma publicação em seu perfil no Twitter. O ministro destacou o fim a presunção de ‘efetiva necessidade’ para portar armas.

“O decreto do presidente Lula põe fim a um absurdo: a presunção de ‘efetiva necessidade’ para portar arma. Obviamente será necessário alegar e comprovar, sob pena de indeferimento do pedido. Comprar arma é algo excepcional e não é igual a comprar tomate na esquina”, afirmou.

Revogaço

No primeiro dia de mandato, Lula também assinou outras normas e medidas provisórias, o chamado revogaço de atos do ex-presidente, além de definir a organização do novo governo e seus ministérios.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador