Sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet no Senado, ao vivo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Acompanhe e entenda como vai funcionar a sabatina dos indicados ao STF e PGR ao vivo. A população pode enviar perguntas

Começa, nesta quarta-feira (13), a sabatina dos nomeados pelo presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e à Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado.

A sessão conjunta ocorrerá para uma aprovação mais ágil dos indicados, antes do recesso parlamentar. A população poderá participar das sabatinas, enviando perguntas ao atual ministro da Justiça, Flávio Dino (por aqui), e ao procurador Paulo Gonet (aqui).

População pode participar

As perguntas serão selecionadas pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AL), que comandará as sabatinas. Até esta terça-feira (11), mais de 300 perguntas já foram enviadas a Dino por essa ferramenta.

De acordo com a Agência Senado, a maioria dos questionamentos é se o candidato tem capacidade e disponibilidade para se desvincular da política quando se tornar ministro do STF.

Como vai funcionar a sabatina

Para ocorrer de forma simultânea, Dino e Gonet responderão as perguntas dos senadores e as selecionadas da população de forma alternada.

Os senadores terão 10 minutos para realizar a pergunta e os sabatinados terão até 10 minutos para responder. Nesta sessão conjunta, contudo, cada parlamentar terá somente 10 minutos para fazer as perguntas, podendo escolher ou dividir o tempo entre os dois sabatinados. Também há o direito a réplica do senador e tréplica do indicado de mais 5 minutos.

Não somente senadores da CCJ, como qualquer da Casa poderão fazer perguntas. A expectativa é que a sessão será longa, com momentos de embates, e deputados da oposição já se organizam para marcar presença e pressionar Flávio Dino, do qual são contrários à nomeação à cadeira do STF.

Entretanto, os deputados não têm direito a fazer perguntas, somente os senadores.

Após a sabatina, a CCJ realiza uma votação. Caso aprovados, os indicados passam por nova votação do Plenário do Senado, ambas de maneira secreta. O governo espera que ambas as votações ocorram até amanhã, quinta-feira.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador