Com 31 assinaturas, CPI do MEC é protocolada no Senado

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Para que a CPI comece os trabalhos, ainda é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, análise o pedido

Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou no início desta tarde de terça-feira (28) o requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC).

“É um requerimento robusto mostrando que há o desejo no Senado de que este esquema escandaloso que se instalou no Ministério da Educação tenha uma séria investigação”, disse o senador. 

O requerimento, que chegou a perder algumas assinaturas, foi protocolado com 30 nomes, dos 27 necessários. Após o anúncio, Randolfe angariou a 31ª assinatura, do senador Jarbas Vasconcelos. Pouco antes, Marcelo Castro (MDB-P), presidente da Comissão de Educação da casa, e Confúcio Moura (MDB-RO), ajudaram a atingir o quórum.

Segundo Randolfe, há expectativa que outros parlamentares façam parte do pedido.

 

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

“A partir dos últimos acontecimentos em decorrência da prisão do senhor ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, conseguimos as assinaturas que restavam (…) Ainda temos a expectativa de contarmos com a assinatura de outros dois colegas senadores que completaram um requerimento com mais de 32 assinaturas”, explicou Randolfe. 

INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO

Segundo o autor do requerimento, a CPI se faz ainda mais necessária diante das ameaças sobre as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). 

“É de conhecimento de todos, em áudio do próprio senhor Milton Ribeiro, que o Presidente da República interveio de forma clara para impedir que a investigação avançasse, em um claro crime conforme o Código Penal de obstrução às investigações e o uso de informações privilegiadas, além disso outros elementos necessitam ser investigados por essa CPI”, completou.

Para que a CPI comece os trabalhos ainda é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), análise o pedido e faça a leitura do documento em plenário.

Leia também:

Milton Ribeiro ofereceu cargo no MEC para pastor suspeito de corrupção

Pacheco está se descolando de Bolsonaro e deve abrir CPI, diz Ivan Valente. Assista na TVGGN

Prisão de Milton Ribeiro é lembrete a Bolsonaro: se perder nas urnas, poderá ser o próximo

Bolsonaro lava as mãos para prisão de ex-ministro

Advogado de Michelle Bolsonaro assume defesa de ex-ministro Milton Ribeiro

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador