Xadrez da volta do maior estadista, o senhor Crise

Peça 1 – a última cartada de Temer

A tentativa de colocar na cena o fator militar foi o último blefe de Michel Temer. A reação imediata de um oficial legalista, o respeitado general Villas Boas Correa, de parlamentares, de porta-vozes responsáveis da sociedade civil, abortou a tentativa de aprofundamento da crise política, impedindo o Brasil se reeditar o Panamá de Rafael Noriega.

O que se tem, é simples. No comando, um governo reconhecidamente corrupto, comprando parlamentares para aprovar um conjunto de medidas que afeta direitos de trabalhadores e contribuintes. Esse é o combustível maior da indignação que começa a se generalizar no país.

Nas próximas semanas, há a possibilidade de duas delações definitivas.

 

Uma, do deputado Rodrigo Loures (PMDB-PR), o homem da mala de R$ 500 mil. Pelas informações que circulam, é pessoa de pouca resistência emocional que apresentou à própria PF a prova definitiva: a sacola e os R$ 500 mil recebidos de Joesley Bastista, depois da reunião sugerida por Temer.

O segundo, Eduardo Cunha. A extrema simpatia de Sérgio Moro em relação à senhora Cunha tem duas explicações: ou é o fascínio que acomete os membros da Lava Jato paranaense ante qualquer celebridade (ela já foi locutora e repórter da Rede Globo) ou estratégia de negociação com Cunha.

Não menospreze o provincianismo do grupo curitibano da Lava Jato. O deslumbramento explica muitas de suas atitudes.

O que interessa para a nossa analise é que qualquer uma das delações terá o poder de jogar definitivamente Temer – e seu grupo – atrás das grades. Ou seja, a presidência já é baixa contábil. O que se discute é se irão para trás das grades ou não.

 Esse fator explica a resistência de Temer a qualquer tentativa de desalojá-lo. Outros grampos com Loures já abriram as portas para um dos esquemas mais notórios de corrupção de Temer, no porto de Santos (https://goo.gl/esbqH6).

Peça 2 – a transição política

A estratégia de se promover um desarranjo total na política – através um golpe parlamentar ou clássico – visando empurrar goela abaixo reformas não aceitas pela maioria da população, é conhecida como Teoria do Choque. Em geral, avalia-se em seis meses, depois do choque, o tempo que leva para a sociedade se reorganizar. No andar de baixo, a explosão das manifestações populares; no andar de cima, os protestos atravessando até a pesada blindagem da mídia, sinalizam que o o golpe plutocrata-liberal perdeu prazo de validade.

Qualquer tentativa de insistir nessa estratégia significará levar o caos e os conflitos para todos os cantos do país.

Esses momentos de espanto são propícios para a aparição do grande estadista nacional, o único capaz de romper com a inércia e abrir espaço para os novos rumos, o Sr. Crise. A única dúvida é se já se alcançou o fundo o poço ou não. A resposta virá nos próximos dias.

Haverá um crescimento da campanha pelas diretas mas, provavelmente, a saída da crise será através da queda de Temer e sua substituição por um presidente eleito indiretamente, que conduza o país até as eleições de 2018.

Peça 3 – as alternativas políticas

Há um conjunto de nomes de presidenciáveis circulando. Alguns significarão a continuidade do esquema de Temer e da JBS.

1.    Henrique Meirelles

Joesley Batista grampeou Michel Temer. Logo, de sua parte, os diálogos foram encenados. E o que faz o delator? Reclama do presidente a pouca atenção que seu ex-funcionário, Ministro da Fazenda Henrique Meirelles, dedica aos seus pleitos. Um grampo consagrador para Meirelles.

Aparentemente faz parte do know how dos goianos, depois do famoso grampo sem arquivo de Gilmar Mendes e Demóstenes Torres – ambos se elogiando durante a gravação.

É possível que os 5% da opinião pública que apoiam Temer acreditem na sinceridade do desabafo de Joesley.

2.    Rodrigo Maia

Filho de César Maia, genro de Moreira Franco e súdito de Michel Temer, seria a maior garantia da continuidade do esquema de corrupção que se implantou na parceria Executivo-Congresso.

Depois, há nomes como Nelson Jobim – do PMDB, mas com trânsito no PSDB e interlocução no PT -, Tasso Jereissatti – um templário tucano.

Mais importante que o nome será o processo de escolha, se no bojo de um pacto de desarmamento dos espíritos ou na radicalização da guerra.

Ontem, o Ministro da Defesa Raul Jungman, confrontado com seu primeiro desafio promoveu um vexame, radicalizando com o chamamento das Forças Armadas, seguido do recuo humilhante. E do gesto intolerante de cassar a Ordem do Mérito da Defesa concedida ao ex-deputado federal José Genoíno.

 Poderia ter exercitado sua seletividade com vários outros personagens, mas levaria o troco. A Ordem do Mérito da Defesa já agraciou Edison Lobão, o ex-governador capixaba Élcio Álvares, Fernando Collor, Gilberto Kassab, Heráclito Fortes, José Serra, Leônidas Pires Gonçalves (envolvido em acusações de tortura), Márcio Fortes (tesoureiro do caixa 2 de Serra), Paulo Skaf, Aécio Neves, os ex-governadores paraense Almir Gabriel e Jader Barbalho, o notório Egberto Batista, Aroldo Cedrez do TCU, Delcídio do Amaral, Irapuan Costa Júnior, João Nardes do TCU.

Mas Jungman escolheu Genoíno, sabendo que não teria condições de reagir. Uma atitude vil, mostrando a verdadeira estatura pública de Jungman: insignificante, um pequeno puxa-saco  

No dia seguinte, ele e o general Sérgio Etchegoyen foram obrigados a convocar a imprensa para voltar atrás na convocação das Forças Armadas, ambos com ar de quem soltou pum na sala.

 

Peça 4 – os caminhos do entendimento

Ponto 1 – A descontaminação da máquina pública.

Não bastará tirar o esquema Temer do poder. Será preciso desinfetar o Estado do profundo processo de aparelhamento que jogou por todos os poros da máquina pública, da EBC à Funai, da Funasa à Eletronuclear, os integrantes das quadrilhas de Eduardo Cunha, Aécio, Padilha e da horda dos 120 hunos eleitos pela maior máquina de corrupção da história, no bojo dos campeões nacionais.

Aliás, a literatura desenvolvimentista terá que mergulhar em profunda autocrítica sobre os desmandos desse modelo de criação de campeões nacionais.

Ponto 2 – limites ao poder do Ministério Público, Polícia Federal e da Lava Jato

 Obviamente só será possível com um governo de conciliação acima de qualquer suspeita.

Ponto 3 – a reabertura dos canais de negociação em torno das reformas

Um interino conciliador providenciar a imediata suspensão das reformas em andamento e a convocação de conselho – com representantes de todas as partes – para abrir um processo de negociação.

 

Luis Nassif

101 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conciliar uma ova

    Mas que arrego! Conciliar é a submissão ao mais forte. Para conciliar com esse Congresso terá que submeter-se a ele (que horror!). Para conciliar com a mídia terá que se submeter à Globo (barrabás!). Para conciliar com o povo serão jogadas migalhas a bem da conciliação. Para conciliar economicamente será necessário se submeter aos interesses geopolíticos de Washington. Para haver conciliação será necessário afastar o PT da próxima eleição (Lula condenado). Os indiretos citados são todos do PSDB que deu o golpe usando o títere Temer. Não parece claro? Eleições diretas é a manifestação única da qual não podemos abrir mão. Chega de supostos paliativos.

  2. Contribuição ao debate político

    Precisamos lembrar que o PSDB faz parte do governo, e o programa econômico que está sendo implementado, assim como as reformas trabalhista e da previdência, é  o programa que o PSDB deseja implantar, mas tem coragem de defender na campanha eleitoral.

    O PSDB esperava que com Temer ele sofreria menos o desgaste político destas medidas impopulares, e nas próximas eleições sem o PT e Lula venceria facilmente.

    O confronto social e recrudescimento da violência, permite que a maior parte da sociedade não organizada perceba que são contra e favor das reformas trabalhistas.

    O que acelera o processo de mobilização social, que terá enorme impacto nas próximas eleições.

    Mais do que a revelação dos delatores e processo de corrupção, é a revelação do verdadeiro  programa econômico do PSDB, que não teve coragem de apresentar nas campanhas eleitorais, que irá derrotar o PSDB nas próximas eleições

  3. O “ponto 2 “

        Sem uma solução, ou no minimo uma retomada de controle, está muito dificil encontrar um “alguem”, a procura por este “alguem”, sempre esta esbarrando – batendo de frente – com esta corporação adidas ao “ponto 2 “, ou seja a Republica de Curitiba, que pode detonar contra este “alguem”, como no caso de Jobim, um considerado para substituir Temer, mas que tanto Moro, como seus concorrentes de BSB e do RJ, podem assacar controvertidas operações, de quando ele foi governo, ou até mesmo sobre suas atuais relações com Esteves; na mesma “balada” abater Meirelles, um ex-CEO da J&F, para Curitiba basta suspeitar, quanto a Maia, sem chance, já está enredado em denuncias, e meu filho quando aventa-se o nome de Pedro Parente, é porque a situação esta feia.

          Um “freio de arrumação”, mesmo na indireta, sem restringir a Republica de Curitiba, não se sustenta.

          P.S.: Quanto ao “tonto” e o “cavalariano” terem retirado do Zé Genoino esta comenda da Defesa, pouco importa, pois na Defesa, e na comunidade das FFAA , a atuação do Zé sempre será lembrada, assim como na FAB, que resistiu a retirar dele a condecoração por ele recebida, foi necessario um oficio do PGR Janot para tal ato, portanto não foi a FAB que denegriu o Zé , foi Rodrigo Janot ,  algum dia futuramente – creio que não estarei aqui para ver , nem ele – José Genoino será lembrado como um dos responsaveis pela modernização das FFAA, e nem o PT sabe disto.

    1.  
      Excelentissimo senhor

       

      Excelentissimo senhor Junior 50.

      Enredando em suas figuras de linguagem, quando ainda Cisne espadim da EN nos idos do Alm Flores, já ouviamos loas ao Deputado José Genuino, como “nosso” representante no congresso nacional. Passados anos, já sob os governos petistas, nos representava e proporcionava interlocução junto ao coração do executivo. Oferecendo o dia-a-dia, bem como vislumbrando o futuro estratégico e nossa inserção como desenvolvedores de nação.

      Concordo plenamente que intra-muros, o “cearense”, é reconhecido e sobretudo respeitado, ainda que arrolado nos meandros do jogo.

  4. Diretas já

    Quando vejo alguns nomes serem aventados para presidência da república, sem votos da população, sem respaldo, sem legitimidade alguma, chega a me dar engulhos.

    Até o debate desses nomes é um desserviço ao país.

    Há de se ter clareza e firmeza para defender a única saída possível e viável, que são novas eleições.

  5. A prova do pudim do brasil

    A prova do pudim do brasil como possbilidade de ser um país de verdade será a reforma da previdência. Se uma reforma que descaradamente preserva quem ganha bem e penaliza quem ganha uma miséria passar sem ter levantes, motins, caos e até morte, ou seja, passar sem reação popular de verdade, com as massas indo pra rua – então não há jeito. Que o povo naõ repita sua atitude bovina que teve com o confisco de collor. 

     

  6. Decorativo

    O Temer é decorativo até para o mal. Temer serve os interesses do seu grupo, que cairá junto com ele. Os passos que está dando são aqueles recomendados pela sua equipe visando uma sobrevida. Até o Rodrigo Maia está mais protegendo o seu sogro que o próprio Temer.

    Eduardo Cunha é primeiro premiado pelo seu silêncio em relação a gente do judiciário (silencio premiado, como muito outro delator já deva ter feito), direcionando a sua eventual delação premiada em forma seletiva para Temer, agora que o golpe descartou-lo do esquema.

    O golpe colocou as suas cartas com tanta evidência que até o Meirelles diz que as reformas seguirão com ou sem Temer, numa clara mensagem aos financiadores do golpe.

    O Joesley foi seletivo nos seus depoimentos e, ainda, nas suas gravações, poupando o Meirelles. Lembrando que será aberta uma investigação em relação à delação do Joesley e, para isso, será interessante chamar ao presidente da sua empresa (Meirelles) a depor sobre o caso.

    A esquerda não deveria aceitar eleição indireta.

  7. Ponto alfa e ômega: … Se a alma não for pequena

    Ponto Alfa e ômega

    … Se a alma não for pequena

    A volta de Dilma – para convocar eleições Diretas – é a solução menos crível, mas também a única saída para o país.

    Não é uma hipótese utópica, nosso futuro depende dela.

    Vejamos:

    1) É a única solução que não passa por esse Congresso corrupto.

    2) O Congresso tem a seu favor a Constituição e pode sim eleger o sucessor de Temer.

    Ao contrário do que vem sendo dito, o STF e Carmem Lúcia não darão as cartas do jogo. É verdade que a ministra pode pautar a inviabilidade dos atuais presidentes da Câmara e do Senado, mas nada impede que estas casas elejam novos comandos, assim que o assunto for pautado no plenário do Supremo.

    3) O STF só pode prevalecer sobre o Congresso se “reabilitar” Dilma. Custe o que custe, também é sua única chance de se redimir frente à História, cada vez mais clara e detalhada de seu aval ao complô Temer-Dinheiro com o Congresso-balcão-de-negócios. Como não ver que o esquema Temer serviu para pavimentar a ascensão da corrupção ao poder? (Ou a fortuna levantada era para o futuro do Michelzinho?). E como não ver que o STF não quis ver isso?

    O ponto mais importante não é como entramos, mas como vamos sair do presente turbilhão. Não serão fórmulas mágicas (muitas resolvem o problema imediato, depor e substituir Temer), mas qual história, qual narrativa prevalecerá quando a poeira dos fatos baixarem e qual consequência daremos a esses fatos.

    Porque nenhuma nação poderá resurgir desse caleidoscópio de pesadelos sem passar a limpo o que de fato aconteceu: Golpe!!!

    Reabilitar Dilma não é uma volta ao passado, é ter consciência de que um projeto de país não se faz varrendo o lixo para debaixo do tapete (será que não aprendemos nada com 64?)

    Um pais se faz na VERDADE,qualquer outra solução fora dela significa apenas agendar outros golpes (vide este: Globo, Fiesp, OAB…).

    Que tudo isso sirva para um verdadeiro recomeço.

    Única maneira de a alma não ser pequena.

    Única maneira de dar sentido a tanta dor, prejuízos e nos livrar da infâmia do momento. É esta a missão que nos resta e que nos cabe: dar sentido a algo (ainda) inacabado.

    Uma janela se abriu, mas as oportunidades se esvaem com o tempo.

    A estratégica volta de Dilma – gostemos ou não – representa a recusa das soluções casuísticas (PECs de ocasião, sucessão presidencial seletiva, etc.). Não podemos ser fiadores de acordos de bastidores e acertos de elites inescrupulosas, interesseiras, pois foi isso que nos trouxe a esta situação de eterno retorno do golpe. Não podemos sair de tudo isso com um país divido, é preciso dizer que houve golpe sim e julgar seus agentes.

    Para tomar as rédeas de seu destino o Brasil tem que lutar para poder dizer: valeu a pena!

    1. Para mim, Dilma passará para

      Para mim, Dilma passará para a história com a pessoa que arrebentou com o PT.  Incompetente, em anos como “gerentona da Petrobrás” nem desconfiou da roubalheira de Paulo Roberto Costa, Cerveró e cia. Se tivesse competência, teria percebido e acabado com o esquema. Depois como presidente, não teve culhões para evitar o golpe. Na abertura da Copa, quando a arquibancada de coxinhas mandou ela tomar no c… ao vivo, fez cara de paisagem. Qualquer um ali no lugar dela, chamaria a Guarda Nacional e mandaria prender a arquibancada inteira. Ali começou a falta de respeito. Quando Temer e camarilha ensaiassem o golpe, deveria ter chamado o exército e prendido toda esta corja, comno fizeram na Turquia.  Deixou a Lava Jato investigar só o PT. Não exonerou Moro. Muito fraca. Péssima. Toda a culpa deste inferno é dela. Se o presidente fosse Ciro Gomes ou Zé Dirceu, a história seria completamente diferente.

  8. enquanto a globo estiver

    enquanto a globo estiver dando as cartas podem esquecer uma solução decente para o imbroglio político brasileiro…e como parece que a globo vai continuar dando as cartas, o podem esperar mais uns 30 anos de trevas para o povo brasileiro

  9. Pedido de ajuda = é possível

    Pedido de ajuda = é possível saber o nome do(s) político(s) que puseram na constituição essa regra de jerico de eleição indireta via congresso após vacância do presidente e do vice??  Num país civilizado já seria esquisito – imagina num país como o nosso, com golpes e mortes mal explicadas ? Essa de eleição indireta é mais uma contribuição brasileira de ideias de jerico pra democracia – como a que até os anos 60 o vice era escolhido por votação, que resultou na eleição de dois antípodas políticas em 61 – Jânio, Jango (seria o mesmo que hoje se eleger o Lula pra presidente e o Alckimin pra vice).  Agora sejamos justo = a maior contribuição de jerico da democracia vem justo do país que criou esse modo de governo há quase 250 anos = os EUA  e o seu colégio eleitoral que permite que uma pessoa chegue à presidência com 3 milhões de votos a menos. 

  10. Não conseguirão empurrar

    Não conseguirão empurrar nenhum traste pela goela abaixo de ninguém através de eleição indireta. Hoje em dia não há elementos com a possibilidade de serem apresentados como “velhinhos bacanas” ao estilo Tancredo, ou “velhinho excêntrico”, tipo Itamar Franco. Apenas os fanáticos e os mal intencionados de sempre aceitariam mais um remendo. Isto não quer dizer que os analfabetos políticos que bateram panelas e adoraram patos infláveis irão se manifestar, mas que ajudaria estes midiotas a perceberem que foram feitos de patos, isto ajudaria.

  11. A absolvição da esposa de

    A absolvição da esposa de Cunha

    Para mim, tão desmoralizado, tão parcial, tão anti-juiz, tão esdruxulo, que a sentença de “moro” que absolve a esposa de Cunha – ainda que possa ser juridicamente correta – me parece suspeita e fruto de uma aviso, de uma ameaça e de uma afirmação própria aos políticos, empresários, ao Cunha e ao público em geral:

    “Eu ainda estou no comando. Condeno e absolvo quem eu quero. Faço o que bem entendo. Olhem, eu estou ainda por aqui atento”…

  12. Em 30 anos de fim formal da

    Em 30 anos de fim formal da ditadura, é desolador ver que em 3 décadas o Brasil não produziu um líder – nem falo um que chegue ao patamar mais alto, que é o do estadista. Veja os nomes da esquerda = Lula e Ciro, políticos que começaram suas carreiras na político no início dos 80. Todo esse caos nos últimos 3 anos mostrou como o país é frágil em termos de instituições. 

  13. A mala não tinha 500 mil reais mas 465 mil reais

    Desviaram 35 mil reais. Não se sabe se o Loures, se o próprio Joesley ou a polícia.

    Cleptocracia

  14. mulher de césar

    A absolvição da srª cunha compromete mais a combalida ação entre amigos do ¨ judiciário ¨ 

  15. Entrar num acordo para

    Entrar num acordo para estabilizar e pacificar a sociedade é pedir demais dessa gente. Eles são canalhas convictos. O mau-caratismo, o egoísmo, o preconceito, a ignorância, a burrice, a mentira, o cinismo e dissimulação é sentimento mais forte neles. Mais do que qualquer resquício de inteligência e humanidade. Eles não estão nem aí para o Brasil e os brasileiros. Só querem tirar o deles da reta, com muito nos bolsos, de preferência.

    Achar que esses medíocres vão resolver alguma coisa é o mesmo que acreditar que uma pedra pode pensar.

  16. O povo

    Só a mobilização popular pode tirar esse golpista do poder. Se formos esperar TSE, STF, Congresso vai levar um século. O povo deve a cada dia ir para ruas pacificamente exigindo eleições diretas Já.

  17. Pinceladas leves de parte da

    Pinceladas leves de parte da história recente que tlvz liguem ‘o futuro’ ao passado.  >>>  diariogauche.blogspot.com.br/search?q=Jobim   <<<  para ‘outras partes’ bastam algumas googladas.

  18. Negociação com quem?
    “Abrir um processo de negociação”, Seu Nassif?
    Com quem? Com os EUA?
    Boa sorte!
    Vamos realmente continuar fingindo que o golpe de estado de 2016 foi um fenômeno autóctone?
    A rede Globo é apenas a representante comercial do grupo americano Time-Life.
    O que move nosso mercado de capitais são os humores do capital internacional especulativo, para o qual os habitantes do Brasil e da América Latina constituem um estorvo.
    Negociação é o cacete!
    Eles que tentem reduzir um país de 200 milhões de pessoas à condição de Porto Rico do Sul…

  19. Nassif, o otimista.Qual o

    Nassif, o otimista.

    Qual o sinal que nós, aqui de baixo, recebemos. A CNI/Fiesp anunciando que as “reformas” passarão em anúncio no jornais e na pressão sobre o Congresso. Do grupo do Pmdb o Renan estrebuchando sozinho. O Psdb levando a presidência com o “oportuno arrogante” e milionário Tasso Jereissati. O sistema policial/judiciário sem se incomodar a mínima com a tramóia das entregas do patrimônio nacional a preço mínimo (ingenuos que são afinal votaram no Aécio, o grande moralizador do país, “devem” acreditar que vendendo por baixo os liquidantes não recebem  por cima). A imprensa dando sustentação ao regime. A NSA/Cia aprovando o governo em conluio com nossas Forças Armadas.  Então esqueça conciliação e responsabilidade sobre o futuro do país. Vem paulada sobre o povo brasileiro.

    Enquanto isso, o Moro “legalista da mulher do Cunha” (como o STF é legalista sobre a imprensa, o Psdb e o Pmdb) extermina a oposição ao novo modelo, empareda o Lula e salga a sua casa para que nada reste “desse passado de corrupção que assolou o país”. Ah! No caminho otimista que nos espera, o governo do Psdb que vem por aí negocia uma saida “honrosa” (afinal Temer operou com eles quando governaram e conhece os seus podres “desconhecidos” do sistema midiático/policial/judiciário) para Temer e comparsas o que significa que continuarão roubando ops operando politicamente. E o Brasil, com seu povo otimista, continua a esperar o senhor “crise” se apresentar para chegar ao futuro glorioso que nos espera.

    É preciso que tenhamos consciência de que somos uma República Bananeira (isso foi dito ontem por um jornalista americano em rede nacional) para que num futuro distante cheguemos a ser uma República sem adjetivos. Otimista eu fui quando militei na campanha pelas diretas e vendo o Brasil de hoje descobri, com horror, que as estruturas de poder público caminharam no ritmo do atraso da inculta, ditatorial e bárbara plutocracia brasileira. E é a essa camada que representam, não aos idiotas otimistas que acreditaram no futuro do país se organizando e lutando por um país mais justo e democrático.

     

  20. Em que a Hyundai ou a Mitsubitshi foram diferentes?

    Aliás, a literatura desenvolvimentista terá que mergulhar em profunda autocrítica sobre os desmandos desse modelo de criação de campeões nacionais.

    Em que a Hyundai e a Mitsubitshi foram diferentes? Apenas no fato de que não derrubaram seus respectivos governos. Mas isso não aconteceu no Brasil por erro da política dos campeões nacionais, mas por analfabetismo funcional do empresariado (inclusive os próprios campeões) que caem no canto da sereia do discurso anti-nacional da Rede Globo et caterva. O erro não está na política de campeões nacionais, mas na política de comunicação, que não tem pluralidade de discursos, e na deficiente formação cognitivo-política do nosso empresariado.

  21. temer não vai cair

    o processo no TSE vai ter pedido de vistas e não será julgado, os pedidos de impeachment não vão em frente. Temer é forte e bom jogador e não vai cair o resto é sonho e deslumbre de uma esquerda perdida.

    E todas reformas serão aprovadas. Temer segue e o jogo segue até 2018.

  22. “Ponto 3 – a reabertura dos

    “Ponto 3 – a reabertura dos canais de negociação em torno das reformas

    Um interino conciliador providenciar a imediata suspensão das reformas em andamento e a convocação de conselho – com representantes de todas as partes – para abrir um processo de negociação.”

    A falta de representatividade da população brasileira nas três esferas de poder no Brasil é tão grave quanto a crise

    Não basta somente eleições diretas para Presidente, temos de exigir eleições também pro parlamento, os deputados e senadores que aí estão não nos representam, alguns sequer tiveram os votos da maioria

    REFORMA POLÍTICA JÁ…

     

    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/19/politica/1461023531_819960.html

     

    Dos 513 deputados na Câmara do Brasil, só 36 foram eleitos com votos próprios. Por quê?

    Maioria da Câmara contou com ajuda dos ‘puxadores de voto’ para atingir quociente eleitoral

    Só ex-humorista Tiririca elegeu cinco parlamentares que não alcançaram o mínimo necessário”

     

  23. A melhor parte do artigo

    é a que fala de parar as reformas. Meu caro as reformas já estão pagas e serão aprovadas! A trabalhista de um efeito muito mais nefasto e que atinge a população de imediato já está cumprindo só formalidades no Senado e estára aprovada em 20-30 dias. A reforma da previdencia vem na esteira para o 2o semestre.

    O fluxo de estrangeiros só subindo na Bovespa, dá a letra com Temer ou sem Temer(mas ele fica) as reformas já estão negociadas.

     

    Não há porque negociar com uma oposição de 120 deputados e 15 senadores. hoje a esquerda é insignificante e carta fora do baralho.

     

    Eu li o livro da Naomi Klein e o Brasil nega o que ela apresenta pois aqui dobraram aposta já são 12 meses de maldades e é só o começo.

  24. Vou declinar de

    Vou declinar de fazer qualquer comentario sobre o Xadrez do Moreno de Poços,visto que,todos já sabem minha opinião.Nassif é o mais importante jornalista da sua geração.Vou desviar-me um pouquinho do comentario,para registrar minha mais absoluta indignação sobre a opinião de uma infelicidade tão grande,que doeu-me a região situada entre o figado e alma.Refiro-me ao jornalista Breno Alteman,no que envolve a absolvição de Claudia Cruz,mulher de Eduardo Cunha.Diz Breno,que a descisão de Moro foi uma das mais corretas do Juiz dos Juizes.Bruno desconheceu,ou retirou do Codigo Penal Brasileiro,a figura do “intrujão,no caso intrujona,e a do receptor ou receptora de objetos roubados”,no caso especifo,propina,dengo,comissão por fora.No caso em tela,sabia e era conivente com todas as patifarias do marido,uma especie de Contadora de Al Capone,mas segundo Breno,não tinha absolutamente nada a ver com isso.Não vou nem devo alongar-me.As masmorras de Curitiba não fizeram,por obvio,muito bem ao jornalista.Não prescisou de choque eletrico,quiçá pau de arara,um simples puxão de orelhas da malta curitibana, mudou por com completo o compórtamento do jornalista.Lamentavel,triste,deprimente,o que me levar a crer que Bruno caiu no conto da delação “não premiada”. 

    1. Onde se lê Bruno,leia-se

      Onde se lê Bruno,leia-se Breno.No mais,Papai vivia a me dizer que coragem não é para todo mundo.Taí Eduardo Guimarães que não me deixa mentir.
       

    2. A vergonhosa “opinião” de

      A vergonhosa “opinião” de Breno Alteman,lembra-me o episodio do Deputado Chico Alencar,ao comparecer cinicamente ao regabofe de Ricardo Noblat,o mais tendencioso,cretino e analfabeto “jornalista” do solo consolidado pátrio.

  25. Não vejo um pacto

    Não vejo um pacto possível.

    Rentistas e patronato em geral mostraram o quão intransigentes estão em relação às tais “reformas”: querem as mesmas a qualquer custo, presidente foi derrubada, caos foi instaurado no país, para isso.

  26. Desinfetar a passagem destes vermes batedores de carteira

     pelo poder só tem um nome: politica revogatória.

    Enquanto isso não ocorrer, deveríamos avisar aos pulhas que se aproveitam da republica bananeira que as vendas dos campos do pre-sal, satélite e etc estão sendo feitas a revelia da população e que tudo que for vendido vai ser revisto e desfeito.

    Deveríamos nos articular para denunciar aos franceses, dinamarqueses e a todas as populações que se orgulham tanto de serem democracias: quando seus governos fazem negócios com o nosso “governo”, eles atuam na receptação de mercadoria roubada.

     

     

     

     

  27. há negociação possível com os

    há negociação possível com os patrocinadores do golpe.

    O que os opositores do golpe tem a oferecer?

    Os ´patrocinadores já mostraram depois do golpe (e outros eventos sinistros e sem explicação por parte de nossas autoridades) que estão dispostos a tudo para impor suas vontades.

  28. A “estratégia de negociação

    A “estratégia de negociação com Cunha” não é no sentido de ele falar tudo não, muito pelo contrário, é pra falar apenas o que interessa a Moro e as entidades maléficas que estão por trás do golpe, mas deve se concentrar em azucrinar o Lula e dar o tiro de misericórdia em Temer, se for necessário.

    O mercado já está ventilando que o o nome de consenso é o Meirelles, porque a economia “já estava melhorando”.

    E o próximo ministro da fazenda já está escolhido: Armínio Fraga.

    Vai ser o caos..!!!!

    1. Não se engamem

      se o arquivamento da Claudia cruz fosse acordo, apareceria como acordo e não a desculpa deslavada a jato de que não foram encontradas provas.

      Não há cortina de fumaça, é descaramento mesmo.

    2. Não se engamem

      se o arquivamento da Claudia cruz fosse acordo, apareceria como acordo e não a desculpa deslavada a jato de que não foram encontradas provas.

      Não há cortina de fumaça, é descaramento mesmo.

  29. O próximo passo é retirar o

    O próximo passo é retirar o RATO da Presidencia.

    O passo seguinte é o STF anular TODAS as delações de bandidos feitas até o momento e que estejam soltos, desfrutando do dinheiro SUJO e, imediatamente, PRENDER todos esses mesmos bandidos.

    Em seguida o congresso rever essa malfadada lei de caguetagem.

    Só assim o País poderá voltar à normalidade.

     

  30. Nada de conciliação.
    Após a

    Nada de conciliação.

    Após a derrota dos golpistas, limpeza geral. 

    Cadeia e, se possível, linchamento.

    Se esta gente não tiver mêdo do povo nunca o respeitarão e continuarão a chupar todo seu sangue para sempre.

  31. Meu Deus!! O juiz que

    Meu Deus!! O juiz que absolveu uma mulher que tinha um milhão em uma conta em seu nome no exterior e cujo marido está PRESO!! por corrupção é o mesmo juiz que tem convicção que pedalinhos são resultados de favorecimento em contratos bilionarios da Petrobras; a absolveu por deslumbramento!!!! Por negociação com o marido??? Com qual objetivo?? Esse pessoal prendeu errado uma senhora por movimentar 300 mil em SEIS ANOS!!!! alegando que movimentava dinheiro de propina, através de CAIXAS ELETRONICOS!!!! os senhores se esqueceram???? Revoltante, abjeto, cinico, é o minimo que posso pensar dessa atitude, perseguiu uma senhora até morrer, e fngiu que não a encontrava para citar, o nosso elliot ness de araque, não á toa nas paginas de uma revista americana de musica que na terrinha deles entrevista os politicos mais progressiats, aqui dá espaço para os mais corruptos, atrasados e vendidos, por que será hein?????? Roqueiro brasileiro além de ter cara de bandido é coxinha???????? Como tambem acredita ser uma tal radio roque daqui?? Nojento, asqueroso, e só posso crer em esquemas pesados e tenebrosos que pelo visto ninguem quer por a mão, o povo trabalhador está só, essa é a verdade.

  32. Dia 6 , todos em frente ao
    Dia 6 , todos em frente ao TSE , pressão popular total em cima deles. Não tem que esperar nenhuma negociação. Todos lutando pelos seus direitos que estão a perigo , com esse bando de corruptos.Se o TSE afrouxar , todos a Brasília e pressão popular total . E o único meio para a defesa que temos , não depender de nenhum intermediário.

  33. “Em geral, avalia-se em seis

    “Em geral, avalia-se em seis meses, depois do choque, o tempo que leva para a sociedade se reorganizar. No andar de baixo, a explosão das manifestações populares; no andar de cima, os protestos atravessando até a pesada blindagem da mídia, sinalizam que o o golpe plutocrata-liberal perdeu prazo de validade.”

     

    Nessa brincadeira, botaram o neoliberalismo na constituição por 20 anos.

    Quero ver como vão derrubar essa PEC do Teto, lembrando que a turma de 2014 no senado é quase suficiente para mantê-la de pé. A turma do senado de 2014 é tão podre que a KA é a melhor do grupo.

  34. Em recente entrevista, o governador do Maranhão Flávio Dino…

    Em recente entrevista, o governador do Maranhão Flávio Dino propôs um pacto conciliatório entre o Lula e o FHC. É um tremendo equívoco que irá desmobilizar todos os setores que resistem ao golpe e ao desmanche nacional.

    O momento agora é encampar um movimento nacional desenvolvimentista que supere a hegemonia neoliberal e rentista que domina o país.

    O que falta no país são lideranças que não estejam comprometidas com esses pactos traiçoeiros. A oligarquia brasileira não é nem um  pouco confiável.

    Chega de conciliação. É chegado o momento de realmente a Senzala enfrentar a Casa Grande.

    1. Li essa entrevista e fiquei

      Li essa entrevista e fiquei desanimada.

      É incrível como políticos de expressão, bem intencionados,  ainda consideram o FHC  um cidadão brasileiro.

      Ledo engano. O foco dele é outro.

      1. É intragável essa histórica dos dirigentes petistas e comunistas

        É intragável essa histórica dos dirigentes petistas e comunistas proporem acordo com os golpistas. Se isso realmente ocorrer será uma verdadeira humilhação a todos os militantes, simpatizantes e cidadãos que estão resistindo ao golpe e  lutando contra a destruição do país.

        Os dirigentes dos principais partidos de esquerda do país deveriam ter mais consideração pelos seus militantes, simpatizantes e cidadãos brasileiros.

          1. Por isso sofreu um golpe de estado.

            Por isso sofreu um golpe de estado.

            Além de compor com o que há de pior na política brasileira, cevou a globo e o grupo abril com bilhões de reais. Tudo em nome da conciliação com aqueles que mais tarde daram o golpe de estado de 2016.

             

          2. Com todo respeito, Wilson, o

            Com todo respeito, Wilson, o golpe não ocorreu  por conta de alianças e conciliações feitas pelos governos petistas. Estas, ao contrário, até ajudaram no tempo de  vida relativamente longo destes governos. O golpe foi pra reduzir a importância do Brasil no cenário mundial, destruir sua economia e soberania, impondo um alinhamento automático, submisso a tal nova ordem global. Tudo é bem mais amplo e complexo do que as dissidências internas. Os golpistas daqui são meros agentes, vassalos do poder que, na sombra, aterroriza o mundo. 

          3. A culpa do golpe é do Lula e do PT

            Porque sismaram de fazer deste um País sério e mais justo.

            E pior, impertinentemente, queriam o Brasil independente, não mais eterna colônia.

            Viva, o Lula, o mito, e viva o PT, o partido que mudou a história do Brasil !!!

             

  35. Já que existe prefeito “pegadinha”…

    O Brasil é o primeiro pais do mundo a ser governado explicitamente pela corrupção!

    Ao que parece, os donos do golpe se cansaram dos politicos!

    O PSDB abraçado ao PMDB é a prova que ainda haverá um presidente politico – ungido pelos donos do golpe para fazer a transição, por ser árdua e exigir jogo de cintura…

    Ai virá um presidente “pegadinha” ou um “Pop Star” para servir de estampa, vai ser uma espécie de parlamentarismo com tecnocratas nos ministérios…

    Deu confusão, troca-se o primeiro ministro, nem novas eleições será preciso…

    O parlamento será de fachada…

    Os parlamentares serão laranjas…

  36. Negociar com chantagista não

    Negociar com chantagista não funciona. Ainda mais quando o chantagista não é uma única pessoa e sim um grupo de pessoas, um jeito de pensar. Sei que o primeiro assassinado no estado de exceção anterior, de ’64, foi o deputado que presidia a CPI do IPES / IBAD mas enquanto houver um Instituto Millenium (Globo e tudo o que este representa, tudo a que ela se alia) a trabalhar pela manutenção do nosso pais na posição de subalterno, eternamente uma promessa – que nunca se cumpre porque se se cumprir acaba a subalternidade – ué… óbvio, nosso país será mantido subalterno, dependente, desigual, não-soberano e não-prospero. O estado de exceção anterior tanto quanto o de agora não será desfeito com conciliações. A oportunidade de uma limpeza geral, extirpação do entreguismo, está posta, a hora é essa, não dá para perder a oportunidade.

    Que o povo vá às ruas, e nossos representantes, à luta. Dessa vez Rubens Paiva há de morrer de velho.

  37. Desabafo…Pôxa vida! A

    Desabafo…Pôxa vida! A discussão,pauta, não deve ser o q golpistas querem e sim o q a esquerda quer e é o CERTO

    fazer,por isso q vemos estas manchetes tipo no uol “Psdb quer escolher Armínio Fraga”,Q PAÍS PROSTITUÍDO VIU !,

    a esquerda só sabe se defender e até os blogs independentes replicam o q o PIG quer,Aécio foi afastado e cadê

    as manchetes dos ditos “blogs sujos”, assim, AÉCIO PRESIDENTE DO PSDB É AFASTADO POR CORRUPÇÃO ou PRIMO

    DO AÉCIO É PEGO COM PROPINA e essa q seria a manchete q iIMPLODIRIA O PIG/JUDICIÁRIO/INSTITUIÇÕES escrita

    assim” DILMA PEDE PARA VOLTAR E NORMALIZAR O PAÍS !!”,o povo não sabe q ela quer voltar,o momento era este,

    pois todos sabem q foi um erro por o Temer lá e q fomos enganados,não sou estratategista,mas falta VISÃO a

    esquerda e tem mais, PARA MIM REALMENTE É FÁCIL METER O PAU AQUI,quero ver é estar na linha de frente

    dos blogs sujos,q tem qualidades mil,mas pequenas falhas q ao meu ver são cruciais nesta batalha,bom espero

    estar fazendo uma crítica construtiva e vou procurar melhorar em minhas “percepções de fora”,mas já aviso ,não tenho rabo preso com ninguém e escrevo o q quero aqui pq o Nassif me dá liberdade para isso !!

    Obs:Ia esquecendo,vamos assumir bandeiras,para evitar coisas como o MBL com estampas de Luther King,paneleiros

    com bandeira do Brasil e etc…!

  38. Os “Russos”.

    Vai ter que combinar com os “russos”…..

    O acordão, pelo alto, Globo-MPF-JBS não caiu bem e não está sendo bem digerido, tal como pretendido. Estão fazendo alguns ajustes…

    Uma pergunta que não quer calar: Será que se o Lula e o tal Instituto, mudar de mala e cuia para os EUA, serão tão bem recebidos como a JBS e os irmãos Batista?

  39. Sobre a política de Campeões Nacionais

    O país precisa ser auto suficiente economica, tecnológica e indsutrialmente na maior parte das coisas possíveis.

    è muito útil e importante termos super multinacionais pra exportarmos produtos caros e trazermos remessas de lucros do exterior.

    Logo a política de campeões Nacionais, de favorecer e crair Multinacionais brasieiras é algo bom e necessário.

    O problema foi que os empresários favorecidos por tais projetos, possuiam a sindrome do escorpião, usaram todo o poder economico e político obtido pra destituir e atacar o partido que os enriqueceu, pois aparentemente seu instinto direitsta, preconceituoso, e anti nacional rosnou mais alto que a lógica de apoiar o partido com plano nacionalista.

    Quer dizer que boa parte do congresso que temos, o pior da história, o mais conservador, preconceituoso, odiento e corrupto, foi construido com apoio destes campeões nacionais, no intuito justamente de atacar e derrubar tudo que fosse progressista e regulando o mercado. Aliás, Nassif, cabe fazer uma análise do porque nossa população regrediu tanto ideologicamente e elegemos o congersso mais conservador, capitalista e carregado de ódio da história.

    Aqui temos um grave problema: precisamos de grandes multinacionais pra srem grandes players mundiais e permitirem protagonismo do Brasil no exterior. Porém, nosso empresariado pensa muito pequeno, não tem pretensões de ser playeres mundiais, não está disposto a pagar o preço de permitir um país desenvolvido e mais igual em nome deles proprios se tornarem “donos do mundo capitalista”.

    Talvez solução seja se investir mais em campeões nacionais publicos, como petrobras, ou criar concorrentes estatais pra vale do rio doce, já que  ainiciativa privada não tem nem a ambição nem o projeto para alçar o país a um outro nivel.

    1. Ah, mas a Coréia também tem

      Ah, mas a Coréia também tem seus campeões nacionais e foi assim que ela cresceu.

      Sim. Mas com empresas de alto valor agregado e algumas com tecnologia de ponta.

      Agora, campeões nacionais de cerveja (Ambev)? De carne? Ora esse monopólios deviam ser proibidos. Acho até que o CADE, depois do BC e COAF, é um dos órgãos mais importantes do Estado.

      Os monopólios da Globo, Ambev, JBS, Lacta/Nestlé, etc, tem que ser cassados. Como os EUA fizeram com a Standard Oil Company, no passado.

      A engenharia pesada, a Petrobrás, até é possível concordar em transformá-la em plataforma de exportação, pois tem valor agregado.

      Mas, o verdadeiro campeão nacional do Brasil, na melhor das hipóteses, deveria ser a Embraer. Aí eu queria ver a guerra com os poderosos…

  40. Faltou

    Caro Nassif,

    Neste seu post faltou uma coisa que consideraria básica.

    Na Peça 4 acrescentaria o Ponto 4: Uma agenda de reforma política para as eleições de 2018 com a eleição de Constituinte exclusiva para este tema.

    Assim, penso eu, fecharíamos um ciclo e inciaríamos uma nova etapa da “criação” da democracia no Brasil

  41. Retirada da Ordem do Mérito

    Pelos nomes apontados como recebedores da Ordem do Mérito da Defesa, nessa matéria, não foi de todo ruim a retirada do nome do deputado José Genoíno. As companhias estavam péssimas.

  42. Perdão

    Mas alguem sabe me dizer, quem é o sr. FHC ?

    É que são tantos os “personagens” famosos atualmente, que faço até confusão.

    Seria aquele que pediu p/ esquecerem o que escreveu ?

    Seria aquele pai do filho , que não tem pai ?

    Seria aquele Senador do carro Lada, que necessitava ser empurrado pelo Itamar Franco?

    Seria aquele que traiu o mesmo Itamar, que o levou à Ministro e que roubou o plano Real dele ? e que o levou a vencer (único do PSDB) as eleições.

    Seria aquele que aprovou ( ?) a reeleição, ainda na onda do plano Real, mas que saiu c/ aprovação tão baixa do seu governo, que até permitiu a eleição de um operário ? Seu maior mérito.

    Seria aquele que iniciou a era das privatizações, mas deixou o país mais endividado que estava antes ?

    Seria aquele que durante seu mandato estourou o escândalo do BANESTADO (fuga de dinheiros p/ o exterior), cujo comandante da operação foi um certo MORO, e não deu em nada.

    Teria sido ele o patrocinador do mesmo Juiz p/ ser o comandante da Lava-jato, e que por isso, só poderia ter seu início após o governo dele ?

    Só sei que poderia ficar o dia todo aqui, até que alguém me dissesse quem é mesmo o FHC. Seria o Francisco de Hollanda ?

  43. Dor de Co…tovelo que não

    Dor de Co…tovelo que não passa. Irracional. Visceral. Corrói. Dói. Come de dentro pra fora. Pede uma boa análise.

     

    Nassif, sempre excelente.

  44. Porque o `PT não comemora publicamente a queda de Temer?

    De acordo com o Pig, ‘o PT não pode comemorar publicamente a derrocada de Temer, porque seria referendar as delações de Joesley, que também o atingem mortalmente’.

     

    O que atingiu mortalmente o Michel Temer e o Aécio Neve$ não foi a delação em si do Joesley, porque delator não tem fé pública. O que atingiu mortalmente o Michel Temer e o Aébrio Neve$ foram as provas inquestionáveis dos seus crimes. Como o Joesley alegou que era titular de uma conta bancária na Suiça, que ele mesmo a movimentava e que tal conta era do Lula e da Dilma mas não provou sua alegação, sua delação vazia nem sequer arranha o Lula e a Dilma.

    Aliás, IO Joesley se caiu em contradição mortal ao afirmar que:

    “Eu pensava: vai que esse dinheiro é do Lula mesmo, e eu gasto esse dinheiro do Lula, e depois o Lula vem me cobrar e diz: “Ué, o dinheiro era meu, você gastou na campanha””.

     

      1. O Pior cëgo é aquele que finge não ver o que salta aos olhos

        Você não viu as mala$ cheias de grana?

        Você não ouviu o áudio, Coxinha?

        Pior surdo é aquele que finge não ver e pior cego é aquele que finge não ouvir.

        1. Rojão

          Não sabe conversar, Rui?

          Sabe ao menos o que é isenção, imparcialidade?

          Não consegue se desamarrar dos dogmas raivosos?

          Sim, eu vi as malas, e também as cuecas…

          Ouvi os áudios, que inclusive falam das milionárias contas em favor de Lula e Dilma.

          Mas não acredito em nada que resulte de um flagrante armado.

          Por isso mantenho a pergunta: onde estão as provas irrefutáveis?

          Este blog condena as condenações antecipadas, mas usa do mesmo veneno quando lhe convém.

  45. Conciliar, nunca mais !

    Conciliar é um verbo extremamente perigoso quando se procura caracterizar as relações políticas. Conciliar pode significar “chegar a um acordo” ou  “aliar-se” aos membros da assembléia. 

    No senso comum, “conciliação” pode ser entendida como sinônimo de um “congraçamento harmônico” das partes. É como se a celebração da conciliação fosse um momento “mágico”, a partir do qual todos os membros “conciliados” estivessem harmonicamente unidos.

    A busca por uma conciliação pode  mascarar, ocultar, encobrir divergências fundamentais. Tome como exemplo o governo Lula. Para poder realizar políticas públicas que reduzissem a monstruosa desigualdade social, praticou-se uma “política de conciliação”. Em nenhum momento ficou claro para o povo que existem classes sociais com interesses próprios e antagônicos. Em nenhum momento ficou claro que para a redução da desigualdade foram mantidos os privilégios indecentes da elite. Aparentemente, vivíamos o período “mágico” do ”congraçamento harmônico” entre todas as classes sociais. Hoje comprovamos a gigantesca ilusão dessa crença.  

    O que fazer ? Conciliarmos somente com os nossos iguais e eliminarmos os diferentes ?

    A resposta é “sim” para uma concepção fascista. A resposta é “não” para uma concepção democrática.

    A concepção fascista, eliminação do diferente pela violência,  é impossível. No limite nada sobraria, porque a diversidade é uma característica existente em toda a natureza.

    A concepção democrática possibilita uma evolução pacífica da sociedade  por meio de  instituições que constituam um  Estado Democrático de Direito.

    Acredito que em vez de buscarmos uma “política de conciliação”, devemos propugnar por uma “política de negociação”, própria de um sistema democrático.  Negociar para chegar a um acordo, evidenciando que a negociação ocorre entre classes sociais disputando  interesses divergentes e até antagônicos.

    Negociar, sim. Conciliar, nunca mais !

    1. Dilma no canal youtube Democracy Now?

      Vou ver o programa. Gosto de Mino, o  ultimo romantico do jornalismo.

      Me parece que Dilma vai dar uma entrevista ao canal DEMOCRACY NOW, no youtube.

      (Ainda não vi hoje mas ontem a apresentadora falou algo assim bem rapidamente com o Glenn )

       

       

  46. “… que conduza o país até

    “… que conduza o país até às eleições de 2018” mas com real possibilidade de ter o mandato prorrogado para que as eleições todas coincidam em 2020.

  47. Correção

    Nassif, há um erro no texto. O nome do general é Eduardo Villas Bôas. Você fez confusão com o jornalista Villas Boas Correa. 

  48. Manchete: DILMA PEDE PARA
    Manchete: DILMA PEDE PARA VOLTAR E NORMALIZAR A DEMOCRACIA NO BRASIL
    Nesta sexta-feira Dilma afirmou lutar tb contra um segundo estupro seu no TSE,sendo q o primeiro estupro ocorreu justo por quem DEVERIA evitá-lo as INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS FRACAS E SUBSERVIENTES A UMA EMPRESA DE TV,afirmou ainda q o judiciário brasileiro protege bandidos e exemplo maior é a permanência de Temer, disse ainda q FALHOU SIM,e q isso não daria direito de estuprá-la pois foi só uma piscadinha q deu isso é típico de um país machista,disse ela,Dilma sofre críticas até mesmo da esquerda,ao qual,segundo ela,são machistas,ela estava “tão braba” nesta entrevista q disse; Vão vcs governar com traíras para ver como é bom!” e pasmem finalizou “Os q me criticam não sabem administrar nem os seus lares,o q é menos complexo q um País de mais de 200 milhões de pessoas!”

    Créditos: repórter*j.marcelo do ggn

  49. O homem certo

     

     

    …”Ponto 2 – limites ao poder do Ministério Público, Polícia Federal e da Lava Jato

     Obviamente só será possível com um governo de conciliação acima de qualquer suspeita.

    Ponto 3 – a reabertura dos canais de negociação em torno das reformas

    Um interino conciliador providenciar a imediata suspensão das reformas em andamento e a convocação de conselho – com representantes de todas as partes – para abrir um processo de negociação.”…

    No esquema de eleições indiretas, Roberto Requião, nacionalista, honrado, experiente e sem medo de careta, reúne todas as condições para dar certo. O problema é a banda podre e entreguista do PMDB. 

     

    1. Mais fácil elegerem o Lula ou

      Mais fácil elegerem o Lula ou a Dilma em indiretas que o Requião. 

      Requião não tem moral NENHUMA no PMDB. A tia que serve o café na convenção manda mais no partido que ele.

  50. Se é para tirar o temer e

    Se é para tirar o temer e substituir por tasso jereissati, deixa o temer mesmo. É menos péssimo. O problema não é temer ou outro gatuno qualquer. O problema é a política econômica que querem impor ao povo, digo melhor, à boiada. Essa sim, essa política econômica é que tem de ser impedida de ser implementada à ferro e fogo.

  51. TEMER : a esperteza que engole o esperto

    Não acho a crise tão grave. A situação atual é apenas a o desdobramento natural das forças que foram acionadas com o processo de impeachment de Dilma Roussef : corrupção e conjunção dos setores políticos mais desprezíveis da República com a obstinação de escorraçar Dilma. Conseguiram ! Porém  , a conjunção mostrou-se insustentável . 

    Temer foi a figura mais desesperada e ávida para abocanhar o poder. Já na época do processo de impeachment foi acusado de comprar votos . Gravou o discurso de posse , antes de se definir o afastamento da presidente . Figura rasteira , faria o que fosse necessário para ocupar o cargo  , e assim fez. 

    É o exemplo mais perfeito da esperteza que engole o esperto. Vai ser uma delícia – se acontecer – vê-lo atrás das grades . 

  52. O que aparentemente fica

    O que aparentemente fica claro que é um golpe genuinamente Tupiniquim!

    Na formulação e financiamento!

    A armação internacional fica por conta dos acordos bilaterais, que de bilateral não tem nada!

    Experimenta pedir alguma coisa em troca!

    Enquanto isso a Argentina vai tomando o lugar do Brasil no mundo…

    O que isso significa?

    O povo brasileiro caiu num golpe e foram contadas tantas mentiras e povo acreditou.

    Isso ensinou um caminho…

    Mais um pouco de mentiras e midia certas, eles agora sabem que podem com isso dividir o país!

    Esse golpe, sim – já virá de fora!

    É fácil, o povo tem maioria trouxa!

    País dividido torna-se o gigante das américas, apenas mais um!

  53. A Volta à Normalidade

    O único caminho e o mais sensato e correto é:

    – Anulação do Impeachment devido à tudo que está vindo à tona

    – Recondução de Dilma à Presidência para completar seu mandato

    – Afastamento de todos os deputados/senadores envolvidos no golpe

    – Eleição direta em 2018

  54. E o congréso?

    Prezado Nasif, parece me ingloria a luta por derrubar o temer (com t), não vai mudar nada, os agentes estam ali.É trilhada a sentença, de que “o congreso é o espelho do povo”, hoje o presidente da casa afirmou em alto e bom tom Não Pasaram, refirindose a os pedidos de ipichtman do triste e temeroso presidente dos brasileiros, ou seja a corja que derrubou a democracia (infantil) do Brasil, com argumentos como homenagem a torturadores, Sim,Sim,Sim!, pela honra da minha fámilia, “Pela Paz de Jerusalem” eu digo sim Sr. Presidente! Essas figuras estam à espreita pronta para pular o muro e figuram nas “folhas de beneficios do Temer”. No senado foi peor  (com s, sim). Mais uma coisa é verdade Temer sabe lidar com bandidos e canalhas!

    Um capitulo aparte, e mais tragico, da historia da luta do capital-trabalho é o novo modelo de golpe experimentado em Honduras e Paraguay e ampliado no Brasil, onde os Guardiaes da Moral, no caso o Poder Judicial, unidos a midia, tomam partido abertamente. Realmente é o  triste fim de um sonho, que mantem “o gigante adormecido, ignorante e livre” como era a não muito tempo! 

  55. Conciliar de novo???
    1. Seria Manuel Noriega?
    2. E assim vai o Brasil, de conciliação em conciliação. Não seria melhor assumir um radicalismo saneador, marcar posições e finalmente refundar uma República verdadeira?

  56. A crise e a manifestação de um novo componente político

    Quanto mais tempo durar a atua crise politica, maior vai ser a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras contra a reforma da previdência e trabalhista, atraindo a maior  parte da sociedade que não estão organizados em partidos e sindicatos, além ficará cada vez mais claro aqueles que são contra e favor das reformas trabalhista e da previdência.

    Pela primeira vez estaremos diante de um importante enfrentamento social depois do fim do coronelismo politico, provocado  pelo avanço das políticas sociais dos governos do PT.

    O afastamento do PT e tentativa de implementar as reformas trabalhista e da previdência vai provocar um processo de organização dos setores mais pobres da sociedade, o que vai fortalecer o PT e os partidos de esquerda.

    O coronelismo politico, já vinha perdendo espaço, primeiro  com o processo de urbanização do país,  depois com migração para o sudeste, mais tarde coma constituição de 1988, e finalmente com os governos do PT, que estendeu a ação do estado em beneficio da população mais carentes do pais.

  57. Melhor e mais justo

    Eu tinha perdido este programa e agradeço a quem o colocou aqui, excelente!Fico triste em constatar que Mino tem razão o Brasil não tem esquerda, o que existe são grupos de esquerda que ainda por cima brigam entre si.A não politização do povo é outro ponto importantíssimo. O PT realmente abriu mão de sua base, os Núcleos foram terminado e os PTs Municipais, Estaduais e Nacional não deram a isso a importância devida.Os sindicatos apostam em manifestações que acabam com intervenção da polícia,e onde eles são chamados pela mídia de vândalos. Não tem a visão de pedir ao Mino para criar um jornal financiado por eles que não seja tão sofisticado como a Carta Capital, com um linguajar de mais fácil compreensão mas que relatasse ao povo o que realmente está acontecendo.

  58. Quem vai buscar consenso com

    Quem vai buscar consenso com a globo? Não há como negar que sem ela, não haveria golpes.

    E o temer ficou o tempo que ela permitiu. Quando viu a fraqueza dele para cumprir a agenda, cuspiu o ilegítimo para fora.

    Não há composição com ela: ou é o que ela quer, ou não governa.

    E então? Como eleminar este poder, que muitos achavam derrotado deste a reeleição de Lula?

    1. Aquele que assumir compra a
      Aquele que assumir compra a Globo dos Marinhos e transforma em TV pública estatal.
      Acho que só assim para livrar o Brasil da rede Golpe de televisão.

  59. O “BLEFE” QUE QUEIMOU A LARGADA

    TEMER JOGA “BOMBA NUCLEAR”… MAS NO PRÓPRIO PÉ! 24/5: O DIA EM QUE O GOLPE FOI DERROTADO

     

    Cadê o meteoro?

    – Temer/Jungmann/Maia dão um baita tiro no próprio pé – mais para míssil nuclear (!): o “blefe” da “intervenção militar”…

    – … queimou na largada!

    – Isso porque ninguém na Praça dos Três Poderes teve culhão para bancar o Exército – de novo! – descendo o cacete no… próprio povo que jurou defender!

    – Insólito: Meirelles, gay semi-assumido (!), delirou que podia se tornar Presidente – no Brasil da homofobia assassina?!

    – Peraí… “Presidente”? Portanto “Comandante-em-chefe”? Da repressão? Tocada pelos… ~machões~ fardados?! Esquece, Meirelles! (rs)

    – Veja por que Lula é um estadista: o que é “Política” com “P” maiúsculo.

    – Na qualidade de Estadista, Lula não se opõe a um freio de arrumação, sob Nelson Jobim. Para ~começarmos~ o looongo caminho de volta à democracia, ao Estado de direito e à normalidade institucional.

    – Agora é com a Esquerda: a bola está na marca do pênalti! Começamos a transição pós-golpe, de volta à democracia? Ou não?!
     

    LEIA MAIS »

  60. “O PEIDO”

    DE GAULLE E THATCHER ENSINAM POLÍTICA A TEMER – QUE… PEIDA!

    (trecho do post <<Temer joga “bomba nuclear”… mas no próprio pé! 24/5: o dia em que o Golpe foi derrotado>> de 25/5/2017)

    Telefone sem fio: Rodrigo Maia, Temer, Jungmann e as FFAA

    Segundo Jungmann o pedido de “tropas federais” – é óbvio! – foi feito por telefone.

    Ou seja: como desconfiava a “cartinha” do Rodrigo Maia para Temer, com o providencial registro por escrito de que Maia “não tem nada a ver com isso” é…

    – ~Pós-datada~ !

     

    LEIA MAIS »

  61. Universalidade

    “O que se tem, é simples. No comando, um governo reconhecidamente corrupto, comprando parlamentares para aprovar um conjunto de medidas que afeta direitos de trabalhadores e contribuintes. Esse é o combustível maior da indignação que começa a se generalizar no país.”

    Isto se aplica a todos os governos anteriores (além do atual) de nossa recente “democracia”.

  62. Mais uma vez o Moreno de
    Mais uma vez o Moreno de Poços colocou o dedo na ferida.As hostes golpistas estão completamente desarticuladas,princprincipalmente a Vênus Latrinada.Detonar Don Altobello fugiu totalmente do controle.Passo a bola para Nassif,porque até o acima assinado,expertise em política,ainda não conseguiu decifrar o Enigma de Andrômeda.Tinha uma pedra no meio do caminho,no meio do caminho tinha uma pedra,nada encaixa senão a imprevisibilidade dos acontecimentos.Com a palavra o Moreno de Poços.Vivemos tempos sombrios,muito sombrios,não é verdade Breno Alteman?

  63. Mais uma vez o Moreno de
    Mais uma vez o Moreno de Poços colocou o dedo na ferida.As hostes golpistas estão completamente desarticuladas,princprincipalmente a Vênus Latrinada.Detonar Don Altobello fugiu totalmente do controle.Passo a bola para Nassif,porque até o acima assinado,expertise em política,ainda não conseguiu decifrar o Enigma de Andrômeda.Tinha uma pedra no meio do caminho,no meio do caminho tinha uma pedra,nada encaixa senão a imprevisibilidade dos acontecimentos.Com a palavra o Moreno de Poços.Vivemos tempos sombrios,muito sombrios,não é verdade Breno Alteman?

  64. Xadrez da volta do maior estadista, o senhor Crise

    na guerra de famiglias, são cada vez mais explícitas as cenas de canibalismo. com as chamas cada vez mais altas, os poderosos chefões se iludem que escaparão da fogueira. todos querem ser o último da fila, mas um a um serão devorados. só a antropofagia nos une.

    como fechar o acordo das elites, se ninguém quer ser comido primeiro? são muitas as cabeças a rolar no altar dos sacrifícios de uma impossível pacificação.

    Veja, é preciso estancar a sangria da Lava Jato & Associados. a Globo investe contra Gilmar Mendes. no desespero, cogita-se indulto coletivo a FHC e Lula, para também contemplar Temer. Nélson Jobim impõe condições inviáveis. Meirelles, uma verdadeira Rainha da Inglaterra a serviço do mercado especulativo, garante justamente o que não pode cumprir.

    nenhum deles se entende. nenhum sabe mais o que fazer. não há comando. perderam o controle. no centro há apenas um inquietante e perigoso vácuo. um vazio que só pode ser ocupado pelo Povo sem Medo nas ruas.

    com a massiva ocupação de Brasília em 24-MAI, a Ditadura Temer se tornou a mais breve de todas. o dia que nunca ia acabar foi apenas aquele que jamais aconteceu. em menos de 24 horas é revogado o decreto de garantia da ilegalidade e da desordem. as FFAA recusam-se a degradante função de guarda pessoal de um usurpador agonizante e visceralmente comprometido com o propinoduto exposto por Joesley Batista.

    não foi aceito o clamor BolsoNazi para “matar uns 30 mil” e aplicar o golpe dentro do golpe. os militares disseram NÃO. ficou patente ser inviável qualquer estabilidade para o golpeachment: o Brasil não será uma neo-colônia semi-escravocrata, nem mesmo com uma Ditadura genocida.

    o golpe fracassou. não haverá golpe dentro do golpe.

    a crise se tornou maior do que tudo e maior do que todos.

    volta, Querida!

    ..

  65. Um grupo sem ideologia nem plano de governo, é um grande risco

    Eu tive pensando, e parece que a coisa é bem simples, principalmente considerando os delatores mais recentes, a fatura estava ficando cada vez mais cara.
     

    Antes para determinados grupos econômicos, bastava  um telefonema para resolver alguns problemas, agora além do telefonema é necessário mexer na conta bancária, mais precisamente no caixa 2.

    Caso contrário a retaliação vem a cavalo, e em tempos de novas tecnologias,….A retaliação vem a jato, na velocidade da fibra ótica como é o caso da Globo, que tem seus principais concorrentes na Internet e no grupo “religioso” que controla  outra emissora de TV.

    Precisamos lembrar das dividas da Globo com impostos, ou negociações para o pagamento de impostos atrasados pelo Refis,

    Quanto a concorrência, é sempre preocupante, principalmente se eles aceitarem pagar mais que do ele vem pagando, além disso já tem a proximidade dos controladores da concorrente com um certo Cunha.

    Estamos falando, e alguns tratando diretamente com um grupo “político”, sem ideologia nem plano de governo, muito preocupados com as comissões por serviços prestados.

  66. Tradução poética da canção “Downpressor Man” de Peter Tosh

    Tradução poética da canção “Downpressor Man” (1977) de Peter Tosh.

      À Michel Temer
     Homem Opressor, para aonde correrás?Homem Opressor, para aonde fugirás?Homem Opressor, para aonde debandarás?Quando O Dia chegar… Correrá para o Mar? A tormenta a te açoitarCorrerá para o Mar? As ondas a te afogarCorrerá para o Mar? Os tubarões a te espreitarQuando O Dia chegar… Fugirá para o Deserto? Não há oásis por pertoFugirá para o Deserto? ‘Sou um homem esperto, haha!’Fugirá para o Deserto? ‘Não soltarei o meu cetro!’Quando a Sede chegar… Homem Opressor, quem te acompanhará?Homem Opressor, quem te ajudará?Homem Opressor, quem te defenderá?Quando o seu dia chegar… Você bebeu seu champanhe e gargalhouHäagen-Dazs para o avião presidencial comprouSua camarilha para o poder chamou (triunfou?)Depois do dia 12 de Maio… Mas a verdade será sempre a mosca na sua sopaVocê pode correr mas não pode se esconderPreso dentro de ti mesmo, onde não há foro privilegiadoQuando a pura consciência chegar… Recorrerá ao Senhor, implorando por perdãoApelará ao Senhor, implorando por perdãoSuplicará a Jah, implorando por misericórdiaQuando o seu dia chegar… E agora Homem Opressor?Você não pode subornar JahVocê não pode convidá-Lo para uma reunião às escondidasNão há negociatas escusas com Jah Homem Opressor, por DeusHomem Opressor, não fujaHomem Opressor, Jah perdoa a todosHomem Opressor, limpe o seu coração pois a única Justiça é a Divina. https://www.youtube.com/watch?v=Wu59WhIN8rk

  67. “ELEIÇÕES IN-DIRETAS”: o PT deve compor c/”golpistas”?

    “ELEIÇÕES IN-DIRETAS”: O PT DEVE OU NÃO (RE)COMPOR COM OS… “GOLPISTAS”?!

    Por Romulus & Núcleo Duro

    – À primeira vista, a resposta parece evidente, não?

    Contudo…

    – Se levadas em consideração todas as possíveis implicações de tal decisão, trata-se, sem dúvida nenhuma, do maior dilema ético-político desde o grande pacto que antecedeu a redemocratização.

    – Parábola:

    “Assaltavam o Jararaca grandes dúvidas: o que seria melhor para ele? E para sua família? E para toda a tribo?

    Teria de escolher entre:

    (1) a “cruzada”, justíssima e moralíssima, ou

    (2) aquele pacto que faria até sua mãe cuspir em seu rosto quando voltasse com a “boa” nova”. 
     

    LEIA MAIS »

     

    1. A esquerda precisa defender a posição que ela menos perde

       

      Romulus (domingo, 28/05/2017 às 10:34),

      Sempre fui crítico da esquerda porque ela não se presta muito a fazer o levantamento aritmético da nossa realidade política. Não que seja uma conta fácil, mas é preciso ser capaz de dimensionar pelo menos a ordem de grandeza.

      Creio que como em qualquer situação, mas agora mais ainda, é preciso estar atento para a frase que você sempre deixava inserto no rodapé dos seus comentários e que agora ela é repetida no rodapé dos seus posts. Para a relembrar reproduzo-a a seguir:

      “Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como “uma esquerdista que sabe fazer conta”. Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.”

      Foram 22 votos contra o impeachment da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff. São essas as forças com as quais a esquerda conta. Na verdade, 22 menos 2 votos, pois Armando Monteiro Neto e Katia Abreu são da direita. E é com esses vinte votos no Senado Federal que a esquerda terá que se proteger.

      Nesse sentido reproduzo o final do comentário que enviei domingo, 28/05/2017 às 00:27, para Fábio de Oliveira Ribeiro no post “O fascismo sem máscaras, por Fábio de Oliveira Ribeiro” de sábado, 27/05/2017 às 14:23, aqui no blog de Luis Nassif. Disse eu lá nos quatro últimos parágrafos (Disse quatro parágrafos porque considerei como parágrafo o link que eu deixo para o post “Editorial. “Fora Marcela, mas deixem o Temer”, por Rui Daher”):

      “E o terceiro ponto diz respeito a como a esquerda deve se comportar diante do governo do presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer. Em meu entendimento, e no meu caso representa a crença de quem sempre defendeu o governo da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff, tanto para o primeiro como para o segundo governo dela, o presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer, deve continuar à frente do governo.

      Venho expondo esse ponto de vista há mais tempo e hoje o expus em comentário que enviei, por volta das 21:30 para Luís Henrique Donadio junto ao comentário dele enviado sábado, 27/05/2017 às 11:13, lá no post “Editorial. “Fora Marcela, mas deixem o Temer”, por Rui Daher” de sexta-feira, 26/05/2017 às 10:32, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria de Rui Daher e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/blog/rui-daher/editorial-%E2%80%9Cfora-marcela-mas-deixem-o-temer%E2%80%9D-por-rui-daher

      E um dos motivos para eu torcer para o presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer, permanecer é exatamente porque a máscara dele já não mais o esconde. O único risco é a economia recuperar fortemente e ele sair como herói nacional. Dá até para ele colocar outra máscara no lugar. Aliás, a nossa má memória (do ser humano em geral) permitiria até que ele usasse a mesma máscara que caiu.”

      E o endereço do post “O fascismo sem máscaras, por Fábio de Oliveira Ribeiro” é:

      https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/o-fascismo-sem-mascaras-por-fabio-de-oliveira-ribeiro

      Como eu não gosto de dizer, a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff caiu porque o Brasil é desigual espacialmente e o poderio econômico de São Paulo prevalece nas decisões políticas, caiu também porque o Brasil é desigual socialmente e a direita se faz representar de forma desproporcional ao seu número no cenário político e caiu em razão da crise econômica. A crise econômica é o único dos três fatores que pode ser resolvido de modo mais imediato. Os outros dois são tarefas para mais de meio a um século.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 28/05/2017

  68. Em chama que eu vou.

    A Veja enlouquece
    E já não consegue apagar
    O fogo de palha que ela ajudou a criar
    Seu ritmo é quente
    Trocando de balde com o estadão
    E o fogo só cresce levando

    O Aecim pra prisão

    O Temer tá podre e da árvore não vai cair
    A roupa tá suja
    Dum jeito que é bom se eximir

    São quatro elementos apunhalando o coração
    O Cunha, o Joesley,
    A mala e a gravação.

    Hey,eh-ô eh-ô!
    Em chama que eu vou!

    A Globo por dentro
    Do golpe só queimou a mão
    Mas fogo de golpe
    Lhe abre o tesão
    Brincando,bolindo
    Ardendo sem medo do prazer
    Transou com o diabo
    E espera um bebê

    É mesmo um luxo
    É lógico que é sensual
    É um doce pecado
    Melhor que o original
     

    São quatro elementos apunhalando o coração
    O Cunha, o Joesley,
    A mala e a gravação.

    Hey,eh-ô eh-ô!
    Em chama que eu vou!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador