Desemprego cai em 2023: recorde de mais de 100 milhões de pessoas trabalhando

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

1,8 milhão de brasileiros voltaram a trabalhar, o que somou a um recorde de mais de 100 milhões de pessoas empregadas

Foto: Shutterstock

O desemprego caiu no ano passado, com 1,8 milhão de brasileiros voltando a trabalhar, o que somou a um recorde de mais de 100 milhões de pessoas empregadas no ano passado. É o que mostra os dados do IBGE divulgados nesta quarta.

O desemprego caiu para 7,8% no último ano. Em comparação a 2022, o ano passado teve 1,8 milhão de brasileiros que antes estavam desempregados e foram incorporados ao mercado de trabalho.

Na prática, ainda 8,5 milhões de pessoas estavam em situação de desocupação em 2023, mas foi uma diminuição de 17,6% em comparação ao ano anterior.

Por outro lado, mais de 100 milhões de brasileiros estavam trabalhando no ano passado. Os números são um recorde da série histórica, que registra os dados há 12 anos.

Isso representa um estimado de 57,6% da população.

Aumentou, ainda, em 5,8% o número de trabalhadores com carteira assinada (são 37,7 milhões), 5,9% no número de empregados sem carteira (são 13,4 milhões), alta de 0,9% dos trabalhadores por conta própria (atingindo 25,6 milhões) e 6,2% dos trabalhadores domésticos (são 6,1 milhões).

Também caiu quase 3 pontos percentuais na taxa de subutilização (chegando a 18%), caiu quase 12% a quantidade de pessoas subocupadas, caiu 12,4% a população desalentada e 0,2% na taxa de informalidade (chegando a 39,2%).

Confira aqui os dados do IBGE em gráficos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador