Financiamento de estudos no exterior

Por Vinicius Rodrigues Vieira

(O teclado esta sem acentos). Caro Nassif,

Seu post me encorajou a compartilhar uma situacao que afeta brasileiros com potencial academico e que, por uma serie de circunstancias, nao tem apoio suficiente do Brasil. Cito meu caso.

Vim fazer mestrado em Berkeley, em Estudos Latino Americanos, sem qualquer suporte do governo brasileiro. As agencias governamentais nao dao ajuda a mestrandos, tampouco ha bancos dispostos a emprestar dinheiro para esse tipo de empreitada. Acabo de concluir o mestrado, com uma tese sobre a politica externa sob Lula e FHC, apos duras penas, tendo que dar aulas aqui para sobreviver.

Agora, tenho uma oferta da Universidade de Oxford, para o doutorado em Relacoes Internacionais. Porem, como o resultado saiu em marco, nao houve tempo para eu pedir bolsa para o CNPq e a CAPES, que encerram as inscricoes em fevereiro e nao priorizam as ciencias sociais.

Talvez meu caso seja isolado, mas acho que a falta de apoio a estudantes no exterior e que, como eu, querem voltar apos os estudos para ajudar o pais, e um entrave na nossa politica de formacao de recursos humanos. Isso rende uma boa pauta de discussao. Abs!

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador