O Conselho Federal de Medicina encontrou a solução para o Mais Médicos, por Luis Nassif

Poucos conselhos federais são mais tacanhos, corporativistas e fora da realidade que o Conselho Federal de Medicina.

Sua nota |Nota à sociedade brasileira|, sobre o fim do programa Mais Médicos, é de uma falta de senso notável.

O programa surgiu como política de saúde pública, para levar atendimento médico a comunidades afastadas, sem estrutura de saúde. Por serem localidades afastadas, pobres, despertam baixo interesse de médicos brasileiros.

O programa mereceu ataques reiterados da classe médica e, em particular, do Conselho Federal de Medicina. Agora, o bravo CFM anuncia que o Brasil tem médicos suficientes para atender às demandas da população. Para tanto, basta que tenham as seguintes condições, que se existissem não haveria a necessidade de programas como o Mais Médicos.

Primeiro, salienta o compromisso social dos médicos brasileiros:

* O Brasil conta com médicos formados no País em número suficiente para atender às demandas da população;

* Historicamente, os médicos brasileiros têm atuado, mesmo sob condições adversas, sempre em respeito ao seu compromisso com a sociedade;

Então, qual o problema que levou à convocação de médicos cubanos? Pequenos detalhes que são pré-condição para os associados do CFM cumprirem seu compromisso com a sociedade:

* O governo, nos diferentes níveis de gestão, deve oferecer infraestrutura de trabalho, apoio de equipe multidisciplinar, acesso a exames e a uma rede de referência para encaminhamento de casos mais graves;

* Para estimular a fixação dos médicos brasileiros em áreas distantes e de difícil provimento, o Governo deve prever a criação de uma carreira de Estado para o médico, com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada.

E termina com um oferecimento campeão:

Comprometido com a Nação, a ser construída com base na ética e na justiça, o CFM se coloca a disposição do Governo para contribuir com a construção de soluções para os problemas que afetam o sistema de saúde brasileiro. 

 A contribuição proposta pelo CFM é a famosa |suponhamos que|. |Suponhamos que| houvesse uma rede de referência em todo o Brasil, uma equipe multidisciplinar em cada cidade, infraestrutura de trabalho em cada canto do país, remuneração adequada para uma nova carreira de Estado…

Como não existe, não haverá médico brasileiro para atender a essas demandas.

Ou seja, temos um conselho federal que atende perfeitamente aos padrões de qualidade e racionalidade do governo Bolsonaro.

Luis Nassif

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que esses velhos do

    O que esses velhos do Conselho fazem não passa de masturbação mental. Então, Nassif, por favor corrija: A contribuição proposta pelo CFM é a famosa |supunhetamos que|. 

  2. Requisitos

    Eles quase, quase colocaram nos requisitos:

    1. Criação de shopping-centers com cinema nas localidades de atuação, para fruição do profissional bem como de sua família;

    2. Estabelecimento de ensino particular com alto nível de qualidade;

    3. Restaurantes padrão luxo e com variedade de cozinhas internacionais para que o profissional possa se alimentar adequadamente;

    4. Condomínios de alto padrão para que o profissional possa se estabelecer com conforto e segurança;

    5. Asfaltamento das estradas da cidade. Cientes de uma eventual dificuldade de atendimento deste requisito, fica como opção ao prefeito o asfaltamento apenas do entorno e das ligações entre os locais citados nos requisitos 1 a 4.

    Cumpridos estes requisitos, não haverá dificuldade para preenchimento das vagas.

      1. Solução à vista (sétimo item)

        A solução para os médicos “públicos” é a lotação em Brasília – que ninguém é de ferro – com proteção institucional para a “medicina defensiva’ (contra quem?) e salário de 18 mil, para jornada de 4 horas (salvo erro aritmético, superior ao teto constitucional) .Não há solução decente para a saúde dos pobres em nossa ordem político-ideológica. 

  3. Idiotice pura. Nenhum médico
    Idiotice pura. Nenhum médico quer atuar em áreas carentes onde não haja também uma burguesia disposta a pagar por clínicas particulares. Nossos bravos e patriotas médicos, formados sem pagar um tostão nas universidades públicas, estão nessa para ganhar 40 mil por mês, 10 no hospital público e 30 na sua clínica particular.

    1. Idiotice pura. Nenhum médico

      João Luiz, concordo plenamente, sou de São Paulo, morador de periferia, há anos é conhecida a ausencia de médicos nos postos de saudes e nos poucos hospitais públicos da periferias. Estou falando de SP, no maior centro econômico do país há esta enorme carência de médicoes.  A maioria deles querem trabalhar na rua Itapeva, que é o metro2 mais caro e rentável do país. Estes médicos não vão querer ser picados por pernilongos no meio da mata amazônica. Este papo de que “meu partido é o Brasil” é só mais um clichê para este pessoal.

  4. Conselho Federal…

    mas que se recusa a ter identidade e atuação nacional

     

    deve se guiar pelo padrão europeu que tem quase 50 Estados independentes prestando assistência total e pagando muito bem aos profissionais da saúde

     

    Brasil é um só, seus merdas do CFM, grande pra caramba ou apenas um pouco menor do que toda a Europa

  5. Medico brasileiro é que nem

    Medico brasileiro é que nem juiz de primeira instância. Estão só um pouquinha abaixo de Deus. Me diz se pode um filho de burguês médico se sensibilizar a vida toda com a questão social? Se ocorre, é excessão. Aquela coisa de revolta adolescente que ouve música de protesto e quer mudar o mundo é coisa de hormônio da idade. Logo o carinha se apaixona pela cominhonete importado do pai e manda os ideais às favas. E junto com os ideais vão os pobres da perferia que são trocados pelos pacientes ricos herdados do velho. Sabe quando o brasil terá médico formado aqui pra suprir com a totalidade necessário e o humanismo dos médicos cubanos? Nunca, nunca,nunca……

    1. Os médicos mais velhos e com melhor formação estão desaparecendo

      Os novos (com raríssimas exceções), a cada leva mais engajados nos negócios que as doenças podem proporcionar e com declinante competência profissional, bem inferior aos antigos doutores, vão transformando, para pior, a saúde no Brasil, um quadro de risco…para os pacientes.

      Pensando bem, é razoável fazer uma melhor avaliação da expressão repetida à exaustão nestes tempos sombrios: “Vai pra Cuba”. Em se tratando de cuidados com a saúde não é uma má idéia.

  6. Caro Nassif
    A humanidade

    Caro Nassif

    A humanidade desses golpistas maçons da CFM, é a mesma dos romanos, quando jogavam os cristãos nas arenas, para alimentarem os leões.

    Saudações

  7. A medicina no Brasil é falida e faz tempo.

    – falta de humanismo a partir do Conselho
    – consultas de 10/15min sem olhar para a cara do paciente

    – paixão e dependência de exames (em comparação com o exame clínico que os cubanos faziam)

    – dependência de uma rede de drogarias que não para de crescer

    – enormidade de profissionais da saúde que estão obesos, são fumantes, comem alimentação não saudável.

  8. Conheço pelo menos uns 25

    Conheço pelo menos uns 25 médicos, alguns mais outros menos.

    Todos eles odeiam o PT por causa do programa Mais Médicos. Nunca vi coisa igual.

    A criação deste programa pelos governos do Pt foi como um bofetão na cara desta gente. Parece que eles se sentiram ofendidos pessoalmente.

    Todos os médicos que conheço a até os que não conheço votaram no Bolsonaro.

    Usavam enormes adesivos em seus carros e iam a carreatas bolsonaristas.

     

  9. Carreira de Estado… sei…

    … querem mamar nas tetas do Estado!

    Logo vao exigir auxilio-moradia… que, claro, vao receber mesmo tendo imovel na cidade.

    E, em pouquissimo tempo, os medicos das grandes cidades terao tambem.

    Todo mundo reclama do Estado, mas sao loucos pra mamar nele.

  10. Sinceramente…..não sei do

    Sinceramente…..não sei do que essa turma tem que se orgulhar……

     

    a medicina do país é uma porcaria……………só é boa pra quem pode pagar, nem planos de saude prestam………….

     

    deveriam ter vergonha, muita vergonha, passei por médicos que não souberam diferenciar uma hérnia de um intestino preso……….calamitoso………. não sei se é pior ficar sem ou se consultar com médicos como esses…….

    1. Quase erro médico.

      E eu quase fui vítima de erro médico. Fui a um hospital adventista, onde tinha convênio, há alguns anos. Pedra nos rins. Pousei no hospital, e durante a noite iam programando uma cirurgia… do apêndice. A pedra estava no rim esquerdo, e, não sendo grande, diluiu-se com o remédio que tomei. No outro dia, de manhã, estava sem dor e sem problema, e eles então concluiram que não era apendicite… Nota: nenhum médico apalpou minha barriga. Só exames de laboratório e remédios.

  11. Tão pensando que médico é santo?

    Ué, porque o espanto? Médico também está exposto à doutrinação capitalista, oras, à lavagem cerebral pela mídia. Médico é uma pessoa comum, como todo mundo. Como os meninos da favela querendo dar rolezinho nos shoppings, médicos também querem dinheiro e acesso às boas coisas da vida. E claro que a definição do que são as “boas coisas da vida” faz parte dos dogmas capitalistas.

    E a solução para os médicos é a mesmíssima que encontraram procuradores, juízes: mamar nas tetas de um estado que é mínimo para atendimento aos vulneráveis. Por que não pode um médico-empreendedor? E esse médico não pode montar uma firma para prestar serviços ao estado? E por que não pode um colega deste médico ser presidente da agência reguladora? No CNJ quem está não é juiz?

    De acordo com a lista de propina da Odebrecht, o “Santo” é médico. Mas nem todo médico é santo.

     

  12. Razão se dê ao nome

    Tudo, menos médicos,são os brasileiros que hipocritamente juraram sob Hipócrates.

    “Menos médicos”  deverá ser o nome do programa.

  13. Responder a Luiz Nassif on line SAÚDE
    Todos podem falar o que achar que deve.
    Mas comentarista deveria conhecer o assunto sobre o qual escreve. Saúde não é um tema simples e Saúde Pública mais controverso e difícil em qualquer país. No Brasil então que a política de saúde sofre diretamente sob a mão ou as mãos pesadas de governos corruptos nos níveis Federal, estadual e municipal.onde as políticas são “distorcidas” para atender interesses de grupos econômicos e políticos.
    O mais-médicos foi enganação, desafio quem apresente números, estatística verdadeira de resultados favoráveis em redução de morbimortalidade nas doenças prevalentes em sua área de atuação com redução de internação hospitalar, redução da busca por especialistas, diminuição dos pedidos de exames sem prejuízo para os diagnósticos. E veja bem, acolhimento não é tratamento, faz parte do tratamento.
    Deu para entender?

    1. É verdade

      Foram médicos famosos, politizados e responsáveis que levaram à falência a centenária Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com a perda de milhares de empregos, especialidades e leitos, enquanto que os anexos da dita entidade vicejam a preços nada módicos.

    2. Queria ver mesmo era se tu

      Queria ver mesmo era se tu tinhas coragem de chamar de “enganação” esse programa na frente dos milhões de beneficiados Brasil afora. Principalmente nas comunidades que só vieram a conhecer um médico depois dessa “enganação”. Deverias refletir melhor antes de expelir essa tua dor-de-cotovelo reveladora.

      Aqui ma minha cidadezinha, que nem é assim tão precária nem fica nos cafundós-do-Judas(só 120 km de Fortaleza), o assunto dominante é a tristeza e o desespero pela possível perda de um VERDADEIRO médico. Todos lamentam a perda do Dr. Ernesto, médico humano que atende(atendia) a todos com paciência, boa vontade e respeito. Como qualquer cidadão, à noite sentar num banquinho da praça para conversar – como um comum dos mortais – com as pessoas.

      Não me pergunte como “tabelar” sentimentos porque não sei. Eis o problema da medicina brasileira, salvo raras exceções: colocam à frente, não os canônes de uma atividade essencialmente humana, a exemplo do respeito à dignidade dos pacientes, a cortesia, a empatia, o Amor, mas as questões materiais. 

       

  14. Médicos brasileiros para brasileiros

    O Brasil tem dimensões continentais. 

    Areas mais distantes desprovidas de recursos de toda natureza. 

    Como atender uma pessoa infartada sem medicamentos adequados? Como atender um politraumatizado sem infra-estrutura adequada? Uma vítima de acidente ofídico? Escorpionico?! Sepse?! Febre amarela?! Chagas?! SIDA?! 

    Somos médicos não mágicos. 

    Att, 

     

     

    1. Minha mãe passou por uns dez
      Minha mãe passou por uns dez médicos que não souberam diferenciar uma hérnia de um intestino preso, ou seja de um monte de bosta, isso em São Paulo e com todos os equipamentos a disposição…..vcs merecem as críticas e muito mais…..

    2. Até agora os médicos brasileiro não entenderam que a ……

      Até agora os médicos brasileiro não entenderam que a série do Dr. House M.D era uma piada.

      Meus caros médicos, há quarenta anos, quando Ressonância Magnética não existia, quando a Tomografia Axial Computadorizada também não, ou seja, quando as dezenas de equipamentos sofisticados de alta tecnologia não existiam os MÉDICOS ATENDIAM e salvavam pessoas.

      O que se criou no Brasil foi uma geração de médicos que se não fizerem dez exames sofisticados para ter certeza de que eles não vão errar, estes médicos ficam simplesmente estáticos e imóveis, e se estiverem num ambiente que não houver tomógrafos ou aparelhos de ressonância eles não se sentem seguros.

      Isto é uma questão de uma formação distorcida, e baseada em países em que devido a densidade populacional ou mesmo a quantidade de dinheiro é muito maior do que a brasileira, os impede de exercer a medicina.

      Isto tudo não é um problema de saúde pública, é um problema de saúde mental dos médicos.

    1. acho que podiamos inclusive

      acho que podiamos inclusive suprir os médicos cubanos com médicos militares convocados, que além de melhores custariam muito mais barato.

  15. Destaque total a essa parte,

    Destaque total a essa parte, Nassif:

    “com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada.”

    Onde se lê remuneração adequada, leia-se salários de marajá. Conheço um médico que saiu aqui do Rio para um rincão nos cafundó da Bahia. Lá ele vivia um vida de nababo. O prefeito para atrair médicos com ele teve que garantir mundo e fundos, o tal “suporte para atuação”.

    No caso desse médico ouve ganho para a população por se tratar de excelente profissional. Só que a custo altíssimo, forçando que o município tivesse que sacrificar outras áreas igualmente prioritárias, com saneamento básico e educação por exemplo.

    E mais, alguns desses médicos ficam pouco tempo. Como o custo de vida nesses lugares é baixo, eles podem fazer um belo de pé meia. Logo juntam um bom dinheiro para abrir clínicas em bairros nobres do sudeste. E aí, bye bye periferia, beijim, beijim tchau tchau 

    1. Réplica a Luis Nassif

      Prezado Nassif, boa noite!

       

      Só quem não é médico, ou não convive com médicos, pode compartilhar da sua ótica! Só quem não está preocupado em salvar vidas, concorda com sua opinião! Só quem acredita em papai noel ou saci pererê, acredita que um hospital sem recursos pode ajudar a salvar vidas ou que um ser humano pode mesmo estudar 6 anos para se formar e mais 6 para especializar e depois ir atender por 1 salário mínimo para atuar com vidas!! Veja só: Atuar salvando vidas! Salvar vidas é complexo, Nassif, portanto o nobre amigo acredita mesmo que o médico merece receber 1 salário mínimo? Entretanto, esse salário milionário ao qual V.Sa se refere, por que razão então alguns médicos não se sentem atraídos por ele? A resposta é simples: O município que oferece altos salários não terá orçamento para pagar em dia! Além do que, do que adianta pagar um soldo nababesco, se oferece uma “possilga” para o médico e para o paciente? Sabe o que vai acontecer? O médico terá que tirar do salário dele para pagar remédios para os pacientes e para comprar pilha, quem sabe, para um simples laringoscópio!!

      O programa Mais Médico não foi abolido, mas sim deve passar por alguns ajustes pertinentes que, ao que parece, somente aos ignorantes, parece ser injusto! Ou seja, é justo usar a mão de obra cubana por 25% do valor combinado com os senhores feudais cubanos, e nem sequer poder tirar a familia de Cuba! É justo que um país desses forneça um médico(que ele diz serem competentes) e nós, que estamos pagando, termos que liberá-los de fazer um teste simples de competência com eles? Porquê aqui no Brasil não podemos aplicar um teste desses se em outros países bem próximos ao Brasil também fazem isso?? 

      Pelo que vejo, o Brasíl e alguns brasileiros têm preferência mesmo por viver na ignorância e tem aversão pela organização, limpeza, pois, manter o programa Mais Médicos sem esses ajustes, implica a manter o povo satisfeito com um atendimento porco, em um lugar nojento, só por serem pobres mesmo! Os governos têm sim que aplicar melhor os recursos com a saúde e valorizar os médicos e demais profissionais da área da saúde brasileiros!! 

       

       

       

  16. Mentira per capita

    * O Brasil conta com médicos formados no País em número suficiente para atender às demandas da população;

    Faltou dizer com quantos meses de fila e com qual qualidade.

  17. Não se governa com antipetismo

    Antipetismo pode ganhar eleição, mas não se governa com antipetismo. Governo é entrega de políticas públicas. É resultado. Dória sentiu isso na pele durante sua gestão na prefeitura. Quis governar na mesma toada da campanha. Fez um governo pífio e reprovado na capital na eleição para governador. Bolsonaro nem tomou posse e tudo indica que vai cometer o mesmo erro. O Mais Médico é uma política pública com resultados. Existem municípios atendidos, quantidades da população beneficiada e de médicos envolvidos. Bolsonaro vai ter que substituir por um outro programa ou deixar a população desatendida. Não existe outra alternativa. É o preço de ser vidraça e não pedra.

  18. POVO SEM NOÇÃO.

    Só quem não é médico, ou não convive com médicos, pode compartilhar da mesma ótica do governo petista! Só quem não está preocupado em salvar vidas, concorda com os derrotados! Só quem acredita em papai noel ou saci pererê, acredita também que um hospital sem recursos pode ajudar a salvar vidas, ou, que um ser humano pode mesmo estudar 06 anos para se formar e mais 06 para especializar e depois ir atender por 01 salário mínimo para atuar com vidas! Nem sacerdote trabalha por esse valor!! Veja só: Atuar salvando vidas! Salvar vidas é complexo, portanto acreditar mesmo que o médico merece receber 01 salário mínimo é coisa para se oferecer para pessoas mal intencionadas, ou despreparadas! Salários milionários também não resolvem a situação, pois alguns médicos não se sentem atraídos por ele pois o município que oferece altos salários não terá orçamento para pagar em dia! Além do que, do que adianta pagar um soldo nababesco, e se oferecer uma “possilga” para o médico e para o paciente? Sabe o que vai acontecer? O médico terá que tirar do salário dele para pagar remédios para os pacientes e até mesmopara comprar pilha, quem sabe, para um simples laringoscópio!! Ou para comprar o café para a cafeteira, ou a água mineral para matar a sede!

    O programa Mais Médico não foi abolido, mas sim deve passar por alguns ajustes pertinentes que, ao que parece, somente aos ignorantes, parece ser injusto! Ou seja, é justo usar a mão de obra cubana por 25% do valor combinado com os senhores feudais cubanos, e ainda compactuar com essa proibição de nem sequer poder trazer a familia de Cuba! É justo que um país desses forneça um médico(que eles dizem, serem competentes) e nós, que estamos pagando, termos que liberá-los de fazer um teste simples de competência? Porquê aqui no Brasil não podemos aplicar um teste desses se em outros países bem próximos ao Brasil também fazem isso?? Acaso é injustiça demais com os irmãos cubanos?

    Pelo que vejo, o Brasíl e alguns brasileiros têm preferência mesmo por viver na ignorância e tem aversão pela organização, limpeza e justiça, pois, manter o programa Mais Médicos sem esses ajustes, implica a manter o povo satisfeito com um atendimento porco, em lugares nojentos, só por serem pobres mesmo os que serão atendidos! Os governos têm sim que aplicar melhor os recursos com a saúde e valorizar os médicos e demais profissionais da área da saúde brasileiros!! 

  19. Mais Médicos
    Quer ser médico no Brasil? Mostre-se habilitado para tal.
    Todos quw querem isso tem que passar pelo Revalida, por que abrir exceções???
    Há médicos suficientes sim, a quantidade de faculdades de Medicina que existem (e até hoje novas são criadas) é muito grande!
    Basta criar políticas de interiorização, tal como é feito no serviço militar, obrigatório, para médicos. Todos que se formarem em Universidade Publica ou usando programas de financiamento, como o FIES devem ser obrigados a cumprir 1 ano em cidades do interior, carentes desses serviços.

    Não se justifica manter uma coisa errada por uma suposta necessidade, está certo roubar pra comer???

  20. Regulamentação da Profissão

     

    Não se trata de qualificar ou desqualificar o CFM, mas de fazer valer a legislação brasileira, no que tange à regulamentação da profissão médica pelo Decreto nº 20.931/1932 e suas atualizações. Toda profissão de caráter superior, seja a medicina, a enfermagem, fisioterapia, farmácia e afins deve ter regulação de Conselhos para evitar o exercício ilegal destas atividades. Os profissionais vindos de Cuba apresentaram uma série de equívocos de prescrições desde superdosagens para crianças até medicamento veterinário para idosos, além de demonstrarem desconhecimentos dos princípios ativos de fármacos. Os termos dos acordos entre o governo Rousseff com a Ditadura caribenha triangulados pela OPAS (que faturava com essa negociação) não eram individualizados com os prestadores de serviço e estes eram tratados de forma diferente dos demais médicos estrangeiros, os quais recebiam salário integral, tratando-se pois, de conivência com injustiças sobre o trabalho desempenhado. Um “partido” que deveria ser de defesa de trabalhadores foi cúmplice de uma ditadura de proletariado (na verdade da Elite dos Castro) na exploração de seres humanos sob condições que ferem a ética profissional. Pesa a isso também as centenas de médicos cubanos, que à revelia das ameaças da ilha buscaram a revalidação e hoje entram na Justiça brasileira pelo direito de asilo político neste país.

    Basta apenas avaliar os fatos e deduzir as razões que levam ao descrédito deste programa, que foi idealizado para financiar a cambaleante e decadente ditadura. Com a palavra o médico cubano Carlos Rafael Jiménez, 2013, em plena Câmara dos Deputados denunciou: “Quem compactua com a Ditadura dos Castro lava suas mãos com sangue”.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador