Português e matemática perdem espaço em projeto paulista

De O Estado de S.Paulo

No ensino médio, SP quer menos português e matemática

Governo busca espaço para mais disciplinas, mas medida reduz carga das matérias em que alunos têm dificuldade

Projeto do governo estadual de São Paulo pretende mudar currículo do ensino médio e diminuir em 20% o número de aulas de português e matemática.

A iniciativa é uma estratégia para que disciplinas como sociologia ganhem mais espaço na grade curricular e para que seja feita a inserção de conteúdos que hoje não integram o currículo, como as aulas de língua espanhola.

Se colocada em prática, a nova matriz curricular reduzirá a carga horária das matérias em que os alunos têm dificuldade: o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) mostra que 57% dos alunos do ensino médio estão abaixo do básico em matemática e 38% deles não absorveram conteúdos mínimos em português.

Além do remanejamento de disciplinas, a proposta prevê que os alunos do 3.º ano escolham uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas.

Estudo. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação diz que o mais importante não são as mudanças sugeridas para a carga horária, mas a possibilidade de as escolas oferecerem currículos diferenciados. As alterações tornarão o currículo mais atrativo, deixarão o jovem mais preparado para o mercado de trabalho e diminuirão a evasão no ensino médio, argumenta o governo.

Ainda segundo a nota, nas escolas que tiverem pelo menos três turmas do 3.º ano, os alunos poderão optar por uma área das áreas de conhecimento. Para as que não tiverem classes suficientes, a proposta prevê grade curricular com distribuição equitativa entre as três áreas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador