GGN Covid:Queiroga deu uma dedada nas estatísticas

O Jornal Nacional anuncia que a média de casos voltou a aumentar. Pode estar certo, pode estar errado. A questão é que o sistema de estatísticas da Covid está de pernas para o ar. O Conass alega problemas no sistema de alimentação de dados. 

Seja lá o que for, o país começa a ficar sem bússolas no enfrentamento da doença.

Confira:

  1. A média diária semanal estava na faixa dos 15.000, em queda. De repente, no dia 18 de setembro, saltou para 34.452. No dida 21 de setembro, caiu um pouco, para 32.466.
  1. Para saber o que ocorreu no período, vamos ao gráfico de casos diários. Ele mostra no dia 18 de setembro um salto de casos diários para 300.212. Depois, no dia 21 de setembro, -1.146 casos. Pela planilha do Ministério da Saúde de Queiroga, houve notificação negativa! É um evidente erro na consolidação da planilha de dados pelo Ministério de Queiroga, que sequer foi corrigido nos dias seguintes.
  1. Aqui, um gráfico mostrando a variação dos casos do dia em relação aos casos de 7 dias atrás. E aí, cresce ou cai? Os dados de ontem são 28,5% menores que os de 16 de setembro. Mas os de antes de ontem são 146,8% maiores. Ou seja, nem calculando os dados do dia (para fugir da distorção da média, com o descarrego do dia 18), consegue-se encontrar um padrão.

A única conclusão possível é que o MInistro Queiroga deu uma dedada nas estatísticas,

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Seja lá o que for, o país começa a ficar sem bússolas no enfrentamento da doença.”

    começa?

    genocidas amparam-se até a própria morte para defenderem suas mamadas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador