Governo decreta sigilo de estudos sobre a Previdência, diz jornal

Folha de S.Paulo solicitou informações sobre os cálculos que embasam a defesa do governo de que reforma irá gerar economia de R$ 1 tri e descobre que o Planalto decretou sigilo sobre documentos preparatórios

Jornal GGN – O governo Bolsonaro, na equipe do ministério da Economia de Paulo Guedes, se recusa a abrir o cálculo que fez afirmando que a reforma da Previdência irá gerar uma economia de aproximadamente R$ 1 trilhão em dez anos.

A estratégia de esconder a informação está causando preocupação até mesmo entre parlamentares que apoiam as mudanças na Previdência. Segundo informações da Folha de S.Paulo, um deles é o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP). Ele disse ao jornal na semana passada que faltam dados para alimentar o debate da reforma no Congresso e cobrou mais transparência da equipe econômica.

Apoiada na Lei de Acesso à Informação, a Folha enviou um pedido ao Ministério da Economia para ter acesso aos estudos e pareceres técnicos que embasam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência e recebeu uma resposta negativa, isso porque o governo decretou sigilo sobre o material preparatório.

“Assim, não é possível ao cidadão comum, afetado diretamente pelas mudanças em pensões e aposentadorias, ter acesso a argumentos, estatísticas, dados econômicos e sociais que sustentam o texto em tramitação”, pontuam os jornalistas Fábio Fabrini e Bernardo Caram, que assinam matéria no jornal.

A Secretaria Especial da Previdência e Trabalho argumentou ainda em sua resposta “que todos os expedientes” das manifestações técnicas do ministério sobre a PEC “foram classificados com nível de acesso restrito por se tratarem de documentos preparatórios”. Portanto, somente servidores e autoridades públicas, autorizadas previamente, podem acessar as informações.

O órgão público justificou ainda para a falta de transparência acontece pelo fato de a PEC “se encontrar em fase inicial de tramitação no Congresso”.

Essas argumentações são ilógicas para o diretor-executivo da Transparência Brasil, Manoel Galdino. “Se tivesse negado a informação antes de apresentar a reforma ao Congresso, faria sentido dizer isso. A proposta já foi enviada, o que mais a gente precisa esperar? O cidadão tem direito de saber quais foram os fundamentos que embasaram uma proposta que já está em debate público”, disse à Folha.

PEC da Reforma aguarda apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara, onde estava prevista que sua votação aconteceria na última quarta-feira (17). Mas depois de intenso debate e obstrução de parlamentares da oposição, a votação foi jogada para a próxima semana.

Algumas semanas antes, o ministro Paulo Guedes participou de uma audiência pública sobre o tema na Câmara que também suscitou bate-boca e confusão. A principal crítica era a falta de transparência do governo. Para ler a matéria da Folha na íntegra, clique aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

- 2019-04-22 16:14:06

Isto é um total absurdo e acho que se caracteriza como crime. Guedes e esta equipe economica estão se mostrando mal intencionados. Estão querendo fazer um reforma em cima de mentiras e estão deixando a economia se deteriorar propositadamente para tentar argumentar que só uma reforma salva o pais. Isto por si não tem pé nem cabeça, afinal o que uma reforma que só teria efeito daqui a no mínimo 10 anos pode resolver os nossos problemas hoje. Que alías não merecem a menor consideração deste ministro da Economia. O descaso dele com todas questões economicas e sociais 'criminoso.

Antônio Carlos Montandon

- 2019-04-22 08:25:03

Tinham que decretar sigilo mesmo, caso contrário iríamos descobrir que não existe "estudo" nenhum

Ricardo

- 2019-04-22 07:40:09

Basta a comprovação que a CPI da Previdência no Senado de que a dívida é um engodo para rejeitar esse absurdo.

jcordeiro

- 2019-04-21 23:58:50

Wallace: tô contigo e não abro. Só queria dizer que isto não é plano do Guedes. Ele não tem "plano" nenhum. Nunca teve. Isto é coisa dos VerdeSauvas, para quebrar o galho dos banqueiros (seus amiguinhos) e fazer caixa para pagar ao Congresso de ladrões. E concordo com você que só ativando a força de trabalho, liquidada pelo atual governo e pelo Mordomo de Filme de Terror, só isto já seria suficiente. O progresso viria com a execução das cobranças dos safados devedores de impostos e taxas, algumas já descontadas das folhas de pagamento dos trabalhadores. Precisamos descobrir um agrotoxico poderoso para acabar com o sauveiro antes que esses insetos (mais uma vez, desde 1889) destruam toda lavou brasileira. PS.: penso que onde você assentou "Sem mexer das aposentadorias de ouro..." seja, na verdade "Se mexer nas aposentadorias de ouro...". Do resto, como dizem os bicheiros, vale o escrito.

Jacqueline

- 2019-04-21 22:47:33

Valeu!

José brazillis

- 2019-04-21 22:03:28

Poderia informar o número do tal decreto que determinou o sigilo? Quem sabe até o link do tal decreto no Ministério da Economia?

peregrino

- 2019-04-21 17:22:43

como estão escondendo a verdade matemática... podem ter certeza que todos perderão

- 2019-04-21 16:43:34

É óbvio que não existe nenhum estudo. Por isso estão decretando o sigilo, pois não tem o que mostrar Esse governo é uma organização criminosa. A reforma da previdência é necessária sim, mas não precisa prejudicar o trabalhador. Sem mexer das aposentadorias de ouro dos políticos, juízes, e autoridades de alto escalão já é possível resolver o déficit da previdêncial. O Deveria é cobrar os 491.bilhões das empresas qqdevedoras. E sem oferecer desconto ou parcelamento, deveriam é confiscar os bens e dinheiro dos donos e até estatizar ou repatriar as que foram privatizada. Além disso, deveriam cobrar o inss do trabalhador rural, eles não são coitados. Não precisa pagar aluguel pra morar, passagem pra trabalhar e ainda gastam menos com alimentação. Além de ganharem muito bem, se observarem, o trabalhador rural só tem simplicidade, pois possuem caminhionetes, caminhões pra trabalhar nas feiras e um padrão de vida melhor que o trabalhador da cidade. Sem falar que, assim como eu, creio que a sociedade não aceitaria que seu dinheiro do inss pagasse aposentadoria pra quem nunca contribuiu. Outro ponto que o governo deveria priorizar é fazer os 13 milhões de desempregados se tornarem contribuintes com seus empregos. Só os 13 milhões de desempregados e o 17 milhões de trabalhadores já resolveria o déficit do inss. 13 milhões + 17 milhões. = 30 milhões de contribuintes 30 milhões * 13 mil (salário anual) = 390 bilhões 390 bilhões * 19% (8% inss trabalhador + 11% inss empresa) = 74,1 bilhões anuais 74,1 * 10(anos) = 741 bilhões 741 bilhões + 491 bilhões (devedores) = 1,232 trilhões Ou seja, é possível ter 1,232 trilhões em 10 anos melhorando o emprego e a economia ao invés de 1,16 trilhões prejudicando o brasileiro

julio cesar bonassa de oliveira

- 2019-04-21 14:05:43

Sem os estudos não pode ser votado!

FERNANDO AQUINO FREIRE

- 2019-04-21 14:04:38

Se não fosse uma coisa sub-reptícia, anti-povo, parcial, de inspiração leviana e totalitarista, esses demonstrativos estariam aí escancarados, para a gente discutir nas universidades, nos colégios, nos clubes, nos sindicatos, onde quer que os cidadãos pudessem debater, democraticamente, seus direitos e obrigações. Confesso-me medroso, temeroso, assustado, enganado...

Haroldo Cantanhede

- 2019-04-21 13:12:00

Será que o título da matéria, "Governo decreta sigilo de estudos" equivale a dizer que o "Governo resolve escamotear e ocultar a verdade dos fatos" ??

- 2019-04-21 12:46:22

Querem roubar o povo às escondidas.

Jair rogerio

- 2019-04-21 11:56:27

Ontem em entrevista à um site o responsável pelo IPEA e próximo ao Paulo Guedes disse que na reforma da previdencia existe um pacote de maldades. Taí o motivo do sigilo.

naldo

- 2019-04-21 11:32:48

E levam esse governo a sério..........

Carlos Elisio

- 2019-04-21 11:02:39

Depois de tanta demonstração de despreparo, alguem ainda acredita na capacidade matemática do eleito e sua tchurma?

Bruno Cabral

- 2019-04-21 10:16:03

Se fosse bom não precisava esconder...

euclides de oliveira pinto neto

- 2019-04-21 09:47:45

É fácil corrigir... Já que não têm informações, rejeita o PEC "in limine"... Sem argumento técnico que seja passível de confirmação, não dá para aceitar, não é mesmo ? Ainda mais o "chicagoboysta", um mentiroso contumaz, precisa fazer um arrazoado, com previsão de crescimento da economia em torno de 7 a 8% ao ano... faz uma tabela com números fajutos e tenta vender o peixe podre... Só não pode falar do Chile... senão os nobres parlamentares não irão pactuar com a sacanagem... Como é que chegou ao TRILHÃO ? Vai cancelar o "incentivo fiscal" que o Temer concedeu às multinacionais do petróleo, para explorar o pré-sal, exatamente neste valor ??? Se podem dar um "incentivo" desses para as ratazanas, é sinal que a arrecadação está muito boa...

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador