Temer quer brecha para aposentadoria aos 70 e “pedágio” para quem já passou dos 50 anos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro da Casa Civil Eliseu Padilha informou ao jornal O Globo, segundo edição deste sábado (30), como o governo do interino Michel Temer (PMDB) pretende levar a reforma da Previdência à votação. O principal ponto polêmico – quem será atingido, e como – já foi definido: a reforma vai valer para quem tiver até 50 anos. Quem tiver mais de 50 quando as mudanças forem promulgadas, terá de “pagar um pedágio”, ou seja, esticar em até 50% o tempo de trabalho. Isso quer dizer que se faltavam 10 anos para a aposentadoria, será necessário ao trabalhador continuar por outros cinco anos.

O governo interino também pretende destravar os seguintes pontos:

– criar uma “brecha na lei” para estabelecer a idade mínima para aposentadoria aos 70 anos no futuro

– acabar com a aposentadoria dos professores antes dos demais trabalhadores. Neste caso, eles deverão passar por uma transição até que levem mais tempo para se aposentar

– reduzir e 40% o valor da pensão por morte

– aumentar a idade (hoje em 65 anos) de aposentadoria para beneficiários da Lei de Assistência Social, como idosos e deficientes de baixa renda

– desvincular a aposentadoria do salário mínimo

– instituir cobrança de contribuição para os trabalhadores rurais, além de também aumentar a idade da aposentadoria deles

Segundo Padilha, o corte de 50 anos mais o pedágio de 50% fará com que a transição entre as regras atuais e as novas dure 15 anos ou mais, no caso de mulheres e professores, considerando um “prazo ravozável” para interromper a trajetória do déficit da Previdência. Hoje, o rombo é de R$ 143 bilhões. Em 1997, o gasto representava 0,3 do PIB, e em 2017 pode representar 2,7%.

O governo Temer não sabe se vai mexer nos benefícios pagos a militares e suas filhas. E já decidiu que caberá aos governos estaduais estabelecer mudanças na previdência de policiais militares e bombeiros.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um crime de lesa pátria. A
    É um crime de lesa pátria. A propósito as matérias do blog não everiam reproduzir acriticamente a mentira do déficit da previdência. O dono do blog sabe ha tempos das fraudes contábeis perpetradas para criar essa ficção: Sub dimensionamento das fontes de recursos e inclusão irregular de despesas não previdenciárias na conta da previdência.

    1. É preciso parar de espalhar essa mentira de que há déficits
      Concordo é preciso parar de colocar sem crítica a mentira sobre a existência do déficit da previ. Tem que ser mais crítico sobre essas mentiras repetidas milhares de vezes. Se o Nassif concorda que há déficit na previdência ele deveria fazer um post explicando por que não concorda com os estudos negando essa história. Afinal mais de 99% dos leitores diários do blog lêem por terem as opiniões, em especial do dono do blog, e as notícias aqui veiculadas em alta consideração.

    2. Fora empregadores caloteiras

      Fora empregadores caloteiras que não recolheram a sua parte a previência e os devedoras que não pagam.

  2. Os golpistas não representam

    Os golpistas não representam o povo…eles representam o mercado…trata-se de uma organização criminosa pro-mercado apoiada pela globo

  3. Interessante. A expectativa

    Interessante. A expectativa média de vida no Brasil é algo em torno de 75 anos. Uns se vão antes, outros depois. Não é preciso dizer que quem tem melhores condições de cuidar da saúde e trabalho menos insalubre é que tem mais chances de viver mais. Além disso, é bem fácil conseguir trabalho depois dos 40, 50 anos de idade, não é? Enfim, a Lei Áurea encerrou a  escravidão dos negros, um dia nós precisaremos de uma Lei Áurea que liberte pessoas de todas as raças da escravidão.

    1. Paulistas ?

      Paulistas ? Sério ? O Brasil inteiro deve estar protestando contra o golpe menos São paulo só que não estou enxegando direito.

  4. seu FORA TEMER decida

    A aposentadoria do sistema governamental de espoliação obedecerá às mesmas regras do outro sistema.

    No mesmo dia o FORA TEMER sifu.

  5. Aposentadoria aos 70 é absurdo!

    Fazer o trabalhador trabalhar até os 70 parece absurdo! Ao menos deveria ser dada a chance de o trabalhador, ciente de que vai ter de contribuir por 50 anos (!!!), escolher se entra ou não no regime. Atualmente, ele é de filiação obrigatória. 

    Me parece altamente desvantajoso entrar num sistema no qual se contribui durante 50 anos para, ao final, considerando a expectativa de vida do brasileiro, receber proventos por menos de 10 anos.

     

  6. Aposentadoria e pedágio dos golpistas

    Já está claro todos são iguais perante à lei. Só que há os mais iguais na visão do governo golpista. Por isso de cara já exclui os militares. E virão outros no Judiciário e Legislativo.

    Trabalhadores é hora de ir para rua e colocar esses golpistas para fora a ponta-pés.

     

     

  7. Eu fico aqui pensando,
     
    Será

    Eu fico aqui pensando,

     

    Será que vamos ver esses crapulas destruirem o futuro do Brasil, vendendo a preço de banana, e acredito que junto venha uma boa gorjeta, osrecursos do país, destruir as liberdades democraticas e os direitos dos trabalhadores, inertes??? Ser´pa que não tem uma turma com vergonha na cara e um pouco de coragem par ir pra cima dessa camarilha, escudada pela midia quadrilheira e corrupta???

  8. Aposentadoria e pedágio dos golpistas

    Já está claro todos são iguais perante à lei. Só que há os mais iguais na visão do governo golpista. Por isso de cara já exclui os militares. E virão outros no Judiciário e Legislativo.

    Trabalhadores é hora de ir para rua e colocar esses golpistas para fora a ponta-pés.

     

     

  9.  A crueldade, a

     A crueldade, a infâmia.

     

    Pensem nas viúvas. Começaram a trabalhar muito cedo – porque trabalho doméstico é trabalho, trabalho duro, e, na verdade, muitas foram empregadas nas fábricas, nos campos, sem registro é claro; a famosa dupla jornada. Falo inclusive da baixa classe média. Quando o “homem da casa” morre (e, muitas vezes, elas são o verdadeiro “homem da casa”), não faltam os “sócios da viúva”. Primeiro, o estado, com seus impostos sobre herança, com as taxas, etc. , que só aumentam, em nome do necessário imposto sobre herança (sobre a herança dos pobres, é claro). Segundo, os advogados que, sob orientação conscienciosa da OAB, cobram percentuais de 10 ou 12 por centro sobre o espólio, em nome de “serviços prestados”, normalmente uma mera assinatura num documento legal. E, agora, segundo as intenções do governo golpista, teremos uma redução da pensão para 40% da renda do “definitivamente inativo”.

    Às vezes, elas apenas possuem um pequeno imóvel, comprado pelo casal com a poupança de uma vida. Um imóvel no qual pensaram que viveriam a velhice. Mas terão de pagar o estado e os advogados (não nos esqueçamos dos advogados). E sua renda diminuirá para 40% do que era. O que significa que terão de se adaptar aos maravilhosos tempos modernos: sair de sua casa, viver da ajuda da família, se a tiverem. Mas a reforma da previdência é necessária, para garantir o superavit primário (o décimo primeiro mandamento) que se destina a… pagar os juros estipulados pelo banco central independente (do povo).

  10. Extingue logo a aposentadoria

    E coloquem o regime de trabalho em 80 horas, quem sabe assim ocorre logo uma guerra civil e se faz justiça com esses senhores.

    1. O TUKANISTÃO DEVERIA EMPREGAR

      O TUKANISTÃO DEVERIA EMPREGAR TODO O CONSERVADORISMO E EXPLORAÇÃO QUE ELES GOSTAM: JORNADA DE 80 HORAS, MÍNIMO CHINÊS DE 180 REAIS E APOSENTADORIA AOS 75.

  11. Cinismo singelo

    Como acabar com o tal “rombo da previdencia”? Simples, estica a aposentadoria ao ponto que chegue perto daexpectativa media de vida nacional.

    Assim, todos os pobres morrem antes de se aposentar, ou caso se aposentem, só curtirão o “luxo” por alguns poucos anos.

    É claro, os coxinhas vão celebrar, vão ainda dizer que é culpa do PT. E enquanto Temer sucateia a constituição, ele irá privatizar todos os nossos ativos nacionais a preço de banana.

    A elite nacional pelo visto desistiu do pais. Depois de venderem o pais, espero que pelo menos tenham a decencia de ir embora, morar na florida e lavar a privada dos norte americanos.

  12. Com quem parecem esses

    Com quem parecem esses sujeitos que ficam projetando mudanças na Previdência Social, dentre as quais a aposentadoria com idade mínima de 70 anos; pensão por morte 40% da aposentadoria; extinção de idade mínima para certas categorias etc etc etc?

    Resposta: com os hierarcas nazistas programando suas políticas de extermínios de indesejáveis(judeus, ciganos, comunistas, gays, doidos etc etc). 

    “Cabras bom de peia?” Diria, certamente, meu finado avô. Ajuste só nas costas dos mais frágeis, os mais lascados. Antes de chegarem a eles( se é que fosse necessário) deveriam procurar onde tem de onde tirar: os historicamente favorecidos. 

    A Previdência Oficial está quebrada? Está. Mas por que não perguntam os porquês? Ora, porque não querem saber a verdade.

    A sistema sempre foi saudável. O desequilíbrio surgiu quando jogaram nas suas costas obrigações sem a contrapartida dos recursos. A primeira delas as ditas “aposentadorias” rural, na realidade um benefício de cunho social, dos trabalhadores do campo que nunca contribuíram. Ainda mais, acrescidas do que foi comum quando da sua implantação: fraudes, incontáveis fraudes. Conheço não um, mas dezenas de casos aposentadorias graciosas de gente que só conhecia a roça pelo Globo Rural. 

    Claro que não poderiam ficar desamparadas essa classe de trabalhadores. Teriam que ter esse custeio, mas não do orçamento da Previdência, e sim, Social. 

    Outro fator concorrente foi a má gestão, em especial a incapacidade de prevenir as fraudes e as aposentadorias sem um teto. Erros só corrigidos e amenizados depois do estrago feito.

    A média de perspectiva de vida dos brasileiros e 75,2 anos, segundo o IBGE. Média! Quem geralmente alcança essa idade? O cara que começou a trabalhar com 14 anos, viveu em condições insalubres ou um filho de papaizinho que depois de uma faculdade de 6 anos começa a trabalhar com 30 e certamente vai desfrutar uma vida sem sobressaltos? Detalhe: o primeiro, viver viver até lá, “gozar” cinco anos com 1(um) salário mínimo. 

    Bem fazer o quê, se sempre foi, será assim? Se o pau sempre quebra no orifício anal do mais fraco? 

    PS: é piada pronta chamar de “benefício” uma aposentadoria de um salário mínimo e já à beira do caixão. Imaginemos o que seria um “malefício”?

    1. A previdência não está

      A previdência não está quebrada, mas de onde vem o suposto déficit?

      “Se a Previdência é parte da seguridade social e se o orçamento da seguridade social é superavitário, de onde vem o suposto déficit?Em 1989, após a aprovação da Carta Magna, a área econômica do governo sarney deixou de cumprir o que rezam os artigos 194 e 195 da Constituição.simplesmente, apropriou-se das novas fontes de financiamento da seguridade social econtinuou a contabilizar apenas as contribuições dos empresários e trabalhadores como fontes de financiamento da Previdência social. A Previdência urbana é superavitária nos últimos anos, com o aumento do número de pessoastrabalhando, a previdência urbana voltou a ser superavitária, mesmo conforme o critério inconstitucional adotadopelo MpAs que não contabiliza a parte do governo. Apenas a receita dos empresários e trabalhadores urbanos foi sufi cientepara cobrir as despesas. Contudo, em momentos de recessão econômica e desemprego, provavelmente haverá défi cit naprevidência urbana se não houver a contabilização dos recursos do governo previstos na Constituição. O “déficit” daprevidência é a parcela do governo que não é contabilizada, (…) A parte do governo não integra as receitas. Portanto, o “rombo” ou o “déficit” nada mais é do que a parcela do governo que não é contabilizada.” Vejam o link e baixem a cartilha, que é muito esclarecedora. http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=15496 Cartilha: http://www.spbancarios.com.br/Uploads/PDFS/1112_CartilhaPrevidencia.pdf   

    2. A previdência não está

      A previdência não está quebrada, mas de onde vem o suposto déficit?

      “Se a Previdência é parte da seguridade social e se o orçamento da seguridade social é superavitário, de onde vem o suposto déficit?Em 1989, após a aprovação da Carta Magna, a área econômica do governo sarney deixou de cumprir o que rezam os artigos 194 e 195 da Constituição.simplesmente, apropriou-se das novas fontes de financiamento da seguridade social econtinuou a contabilizar apenas as contribuições dos empresários e trabalhadores como fontes de financiamento da Previdência social. A Previdência urbana é superavitária nos últimos anos, com o aumento do número de pessoastrabalhando, a previdência urbana voltou a ser superavitária, mesmo conforme o critério inconstitucional adotadopelo MpAs que não contabiliza a parte do governo. Apenas a receita dos empresários e trabalhadores urbanos foi sufi cientepara cobrir as despesas. Contudo, em momentos de recessão econômica e desemprego, provavelmente haverá défi cit naprevidência urbana se não houver a contabilização dos recursos do governo previstos na Constituição. O “déficit” daprevidência é a parcela do governo que não é contabilizada, (…) A parte do governo não integra as receitas. Portanto, o “rombo” ou o “déficit” nada mais é do que a parcela do governo que não é contabilizada.” Vejam o link e baixem a cartilha, que é muito esclarecedora. http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=15496 Cartilha: http://www.spbancarios.com.br/Uploads/PDFS/1112_CartilhaPrevidencia.pdf   

  13. trabalhar menos em mais tempo.

    Trabalhar menos em mais temp como forma de resitencia: ou seja se quem já tem menos de 50 anos e vai ter sua aposentadaria roubada, o jeito é fingir que trabalha, enganar nas metas, fazer ‘corpo mole’,ir toda hora no banheiro, ficar navegando na internet na hora de trabalho, etc, enfim trabalhanr menos em mais tempo. Reduzir a produtividade como forma de resistencia.

  14. Está faltando uma!

    Talvez a medida mais importante fosse a eutanásia nos pobres mortais que atingissem a idade e tempo de contribuição para se aposentarem.

    p.s. Isso não valeria para os nobres.

  15. Uma perguntinha inocente

    O governo Temer não sabe se vai mexer nos benefícios pagos a militares e suas filhas.

    A previdência militar não é, por acaso, onde temos a grande conta negativa da previdência?

  16. REDUZIR EM 40% PENSÃO POR

    REDUZIR EM 40% PENSÃO POR MORTE.PARABÉNS PANELEIROS AV. PAULISTA VOCÊS COLOCARAM NO R*** DE MILHÕES DERASILEIROS.

  17. Sou professora em desvio de
    Sou professora em desvio de função (problema nas cordas vocais ) e pretendia me aposentar no meio de 2017, pois teria cinco quinquênio. Com o desgoverno Temer já entrei com pedido de aposentadoria proporcional. Não estou a fim de trabalhar mais sete anos. Sei que meu benefício será reduzido. Prefiro isso a viver essa tortura psicológica a que somos submetidos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador