Álcool em gel mata o coronavírus? Biólogo responde

Diversos estudos reafirmam que o álcool etílico possui sim a capacidade de eliminar vírus, bactérias e fungos. Mas há cuidados a se tomar, confira

Álcool em gel combate o coronavírus – Foto: Getty Image
Do Brasil de Fato Minas
Por Renan Santos, professor de Biologia da rede estadual de MG

Nos últimos dias circulou pelo WhatsApp um vídeo de autoria de um tal “químico autodidata” em que ele afirmava que o álcool em gel não é eficaz no combate a infecções como a do coronavírus. Você recebeu esse vídeo? Acreditou no papo do cara?

Esse é um ótimo exemplo do poder das fake news. Há anos os mais respeitáveis órgãos de saúde e pesquisa do mundo afirmam que a aplicação de álcool nas mãos mata microrganismos, o que evita uma série de infecções. Basta um doidão qualquer gravar um vídeo e soltar nas redes sociais e, como por mágica, todo mundo passa a questionar o que era verdade.

O vídeo em questão possui várias características de uma fake news clássica. Tom alarmista; questionamento do status quo; uso de expressões técnicas de forma a se dar credibilidade à notícia; pedido para repassar a informação para o máximo de pessoas possível; e uma boa dose de teoria da conspiração.

Fica esperto! Sempre que receber algo desse tipo busque fontes seguras de informação, como órgãos oficiais e universidades. Há também diversas páginas na internet especializadas em desmascarar fake news. Visitá-las antes de repassar aquela notícia bombástica que recebeu no grupo da família pode ser bastante útil.

Mas, e o que a ciência diz sobre a eficácia do álcool em gel? Diversos estudos reafirmam que o álcool etílico possui sim a capacidade de eliminar vírus, bactérias e fungos, seja da pele seja de superfícies e objetos. A substância age na desestruturação de proteínas e lipídeos presentes na composição desses microrganismos, o que causa a morte dos mesmos.

É importante que a concentração do álcool seja igual ou superior a 70%. Ou seja, para cada 100 mL do produto, 70 mL são álcool e os outros 30, água e outras substâncias, como aromatizantes e espessantes. Lavar as mãos com água e sabão também é bastante eficaz. Diversos testes mostram que a correta higiene das mãos é um poderoso instrumento para se evitar a proliferação de várias doenças. Lave ou aplique o álcool em toda a superfície da mão, na parte da frente e atrás, entre os dedos e com especial atenção para as unhas, que devem ser mantidas curtas.

Como já foi dito nesta coluna, o coronavírus possui taxas de proliferação e mortalidade semelhantes às da gripe comum. Devemos tomar cuidados sim, pois ficar doente nunca é bom. Principalmente idosos e pessoas imunodeprimidas. Mas sem paranoias! Esta epidemia não é a primeira e nem será a última que a humanidade enfrentará. E está longe de ser a mais grave.

Um abraço e até a próxima!

Renan Santos é professor de Biologia da rede estadual de MG.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atentem para a seguinte informação:

    ÁLCOOL Líquido possui 70@ de álcool e 30@ de água
    Ja o ÁLCOOL COMBUSTÍVEL (etanol) possui 96% DE ÁLCOOL (menos que isso o carro “tosse” e o motor morre.
    Assim, quem quiser álcool líquido mais eficaz, deve comprar em postos de serviço e não em farmácias e supermercados com apenas 70% de álcool. Segundo o estudo acima ainda assim o álcool de farmácia é bom.
    Mas o álcool combustível é 26% melhor….

  2. PRECISO CONFIRMAR COM ALGUM PESQUISADOR/CIENTISTA. Mas ouvi na Europa que “É BOM BORRIFAR (com aqueles borrifadores de passar roupa) O INTERIOR DA CASA E ATÉ AS RUAS COM DESINFETANTE DE EUCALIPTO”

  3. o autor só esqueceu de dizer que tem o vinagre de álcool,e ai quem esta mentindo agora? …vinagre é usado para esterilizar frutas à muito tempo todo mundo sabe disso. é a mesma coisa que dizer que detergente liquido não é sabão e não serve pra lavar as mãos contra o corona

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador