Erros em hospitais levam 12% dos pacientes à UTI em um ano

Efeitos colaterais de remédios e exposição a líquidos contaminados estão entre as causas de complicações no quadro clínico dos pacientes

Crédito: Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo

Uma pesquisa publicada na revista Journal of Critical Care apontou que 12% dos pacientes do Hospital das Clínicas, em São Paulo, entre outubro de 2017 e outubro de 2018 tiveram de ser internados na unidade de terapia intensiva (UTI) depois de enfrentarem erros hospitalares.

O estudo foi realizado por médicos intensivistas, que acompanharam 510 internações durante um ano, a fim de identificar se a ida para a UTI estava relacionada a algum evento adverso, como são conhecidos tecnicamente os erros médicos ou hospitalares.

Entre os eventos adversos estão: erros médicos, falta de insumos, perfurações acidentais, dosagens erradas, procedimentos mal sucedidos, exposição a líquidos contaminados, perfurações acidentais, objetos deixados dentro do corpo e demais processos inadequados. 

Os pesquisadores constataram que, no período de um ano, 62 pacientes (o equivalente a 12,1%) tiveram de ser internados na UTI em decorrência de um evento adverso, sendo que 70,9% desses casos poderiam ser prevenidos ou evitados. 

O principal erro hospitalar que prejudicou a saúde dos pacientes estava relacionado aos procedimentos (35,5%), a exemplo de complicações relacionadas a cirurgias, endoscopias ou passagem de cateteres. Em seguida, as infecções hospitalares levaram 33,9% dos pacientes para a UTI.

Reações alérgicas ou efeitos colaterais relacionados a medicamentos foram responsáveis pela piora de 22,6% dos pacientes. E problemas de infraestrutura dos hospitais, como atraso ou falta de métodos de diagnóstico ou de tratamento impactou a saúde de 8,1% dos pacientes que sofreram eventos adversos.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador