OMS quer que filmes com fumantes tenham classificação “para adultos”

Da Agência Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer que todos os países-membros utilizem um sistema de certificação que classifique filmes e séries televisivas como sendo “para adultos” sempre que incluírem cenas com pessoas fumando.
 
Esta é a principal recomendação apresentada no domingo pela OMS sobre a influência que a presença de fumantes em filmes e séries de televisão exerce sobre a decisão de alguém começar a fumar. A OMS acredita que reduzir a exposição visual à presença de fumantes poderá retardar o início desse vício, assim como as doenças a ele associadas.
 
De acordo com os Centros de Prevenção e Controlo de Doenças nos Estados Unidos, 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas onde aparecem fumantes e, desses, 2 milhões poderão morrer de doenças relacionadas com o consumo de tabaco. Em 2014, nos Estados Unidos, 36% dos filmes classificados “para todos os públicos” tinham cenas com fumantes.

 
 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muita preocupação por pouco

    O número de fumantes no mundo já diminuiu horrores nas últimas décadas. É preocupação demais com um assunto já batido. Só as proibições atuais já desanimam bastante os fumantes.

    Proibir um filme por causa de uma cena com fumante? Uma medida exagerada com pouco impacto. Não sei se Dalton Trumbo era fumante, mas, vamos supor que fosse um inveterado. Em respeito à veracidade histórica, teria de ser retratado assim. Os jovens acabariam sendo proibidos de conhecer uma história importante na área das artes e da política somente por este fato. Injusto, não?

  2. uso do cigarro em filmes

    Injusto, sim. Aceita-se financiar o filme sem citá-los. Basta o exemplo do ator e da atriz, agora; porém é preciso acender, de preferência com belo isqueiro. Acabou por chamar minha atenção. Ainda bem que nem toda cigarra sabe defender o deles.

  3. Comunicação truncada
    Oi favor verificar se vc, sem falta de tempo prá anotar telefone consegue se comunicar com esse site do governo, noticioso, o unico que ele governo tem, não consegui, tentei reclamar que não tem o fale conosco mas não consegui, no fale conosco só tem uma relaçao de telefone, então tahttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-01/oms-quer-que-filmes-e-series-com-fumantes-tenham-classificacao-para-adultos 

     

  4. Pela culatra

    Medida contraproducente porque proibiria automaticamente qualquer filme onde o personagem fumante pegasse câncer ou deixasse de fumar por reconhecer que o hábito estava lhe prejudicando a saúde (exemplo: Constantine).

    Esconder e proibir não é a solução. A proibição das drogas só aumentou o problema, gerando uma reserva de mercado com lucros exorbitantes para o crime organizado que se encarrega de promover, divulgar e incentivar o consumo desses produtos de forma velada mas altamente eficiente. Ou seja, foi uma medida com resultado contrário ao alegado.

    Seria uma idéia obrigar um comercial antitabagista com informações educativas antes da projeção de filmes onde houvesse fumantes. Não se proibiria e seria feita a contrapropaganda de imediato.

    O combate às drogas deve usar de inteligência, proibir o debate e esconder o problema é a atitude mais burra que se pode tomar.

  5. Acossados pela ganância

    O diretor Jean-Luc Godard deve ter gargalhado muito enquanto filmava “O Acossado”, pois fez praticamente uma paródia do estilo estúpido usado pelos americanos para empurrar costumes como fumar, nos cinéfilos do passado.

    Contam que o “sistema” usado com afinco nos filmes  americanos foi ideia de Bernays:

    Sua forma de trabalho se baseava no princípio de que as pessoas são irracionais, suas decisões e ações são manipuladas facilmente, Bernays aplicava isso na construção de propaganda. Bernays foi citado pela revista Timescomo um dos 100 americanos mais influentes do século XX.[2]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Bernays

    As produtoras de cigarros  arcavam com percentuais altos dos custos de um filme, mas em compensação atores e atrizes  fumavam adoidado, provocando desejos ardentes nas plateias no mundo inteiro. E risos  em gente como Godard, que percebeu aonde os gringos querim chegar.

    Em O Acossado Belmondo e sua parceira às vezes até se atrapalharam nas cenas, de tanto acender cigarros, colocar na boca, segurar enquanto beijavam, muito ridículo. Vejam, por exemplo, nesse trailer no youtube: 

    https://www.youtube.com/watch?v=IqnPIeLJEv0 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador