Rio recebe evento internacional de Saúde, com Ana Estela Haddad

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Começam nesta quarta-feira (28), no Rio de Janeiro, a 20ª Conferência Mundial de Telessaúde e o Sétimo Congresso Brasileiro sobre o tema, com presença confirmada da primeira-dama da capital paulista, Ana Estela Haddad, que mediará debate sobre o cenário atual, sustentabilidade e perspectivas com profissionais do Ministério da Saúde e organismos estrangeiros. Ela também assistirá ao debate sobre a saúde nas redes sociais.

A partir de hoje, no Brasil, estudiosos de vários países do mundo se voltam para trocar experiências sobre a conexão da inteligências de saúde. Em torno de mil congressistas se reúnem na cidade do Rio para participar da  Conferência, que acontece em paralelo ao Congresso sediado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 

Desde que o Programa Telessaúde Brasil Redes, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, foi reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde – organismo internacional ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS) -, como referência mundial a ser seguida, em janeiro de 2014, a experiência brasileira tem chamado ainda mais atenção de especialistas de vários países.
Pela sua dimensão territorial e população, o Brasil já estava na pauta de estudos de como usar recursos tecnológicos e o conhecimento dos seus especialistas em saúde para atender melhor a população que vive em comunidades distantes e periféricas.

O Congresso é presidido pela professora  Alexandra Monteiro, Coordenadora do Núcleo de Telessaude do Rio de Janeiro (Programa Telessaude Brasil, Ministério da Saúde), com Ana Estela Haddad na vice-presidência,  e organizado pela International Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH) e, no Brasil, pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaude (CBTmS).

O Telessaúde Brasil Redes hoje implementado já em quase todo o país foi considerado um modelo de experiência bem sucedida em telessaúde para sistemas universais de saúde, a ser seguido por outros países. “Ele cria novos conceitos, entre os quais o da Segunda Opinião Formativa (tema de um artigo científico que publicamos este ano no periódico internacional Telemedicine and eHealth)”, explica Ana Estela Haddad.

Ana Estela  tem sido procurada por periódicos estrangeiros especializados no tema para narrar a experiência brasileira e reunir os experts brasileiros no assunto.

“Estudos mostram que com base no modelo e padrões adotados pelo programa, cada duas teleconsultorias é capaz de evitar o encaminhamento de um paciente para atendimento em outro serviço, melhorando a resolubilidade e qualidade da atenção a saúde da população, explica Ana Estela Haddad, que também representa o município de São Paulo como  presidente do Comitê Municipal de Telessaude, órgão de assessoramento da Secretaria Municipal de Saúde, na implementação do Telessaude Redes.

A Conferência destaca o tema “Desafíos y oportunidades de la telesalud ante los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS)”, com o palestrante: David Novillo-Ortiz (eHealth Coordinator | Pan American Health Organization (PAHO / WHO . The ISfTeH – Telemedicine around the globe Andy Fischer (President IsfTeH).

A primeira-dama media debate sobre a “Telessaúde no Brasil: Cenário atual, sustentabilidade e perspectivas”, com a participação de Alexandre Medeiros de Figueiredo (Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde – MS). Na mesma mesa, o presidente da The ISfTeH , Andy Fischer, falará sobre a telemedicina ao redor do mundo. Marcial Garcia Rojo (President AITT) enfoca Gobernanza de telemedicina,  El papel de la Asociación Iberoamericana de Telesalud y Telemedicina.  Yulun Wang fala em nome American Telemedicine Association (ATA Board Committee).

Em São Paulo

O  Programa Telessaude Redes do município de São Paulo foi criado em 2014, com base na experiência nacional, e buscando também articular experiências já em andamento no município, como por exemplo a Rede São Paulo Saudável vinculada à Escola Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde também participa do Congresso levando seus especialistas.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ana Estela Haddad!

    Com essa beleza limpa, serena , beleza que alcança uma alma que traduz sabedoria e boa vontade, mediando sobre a Telessaúde no Brasil. Assim como Fernando Haddad, seu não menos belo e inteligente esposo, enche nosso peito de esperança nesse Brasil atualmente tão conturbado por medíocres políticos,  que agem com a conivência dos donos da mídia e, por que não dizer, com a ajuda de alguns senhores da Justiça!  Sonhar não é pecado, daí meu sonho de num futuro próximo, ter o orgulho de ver esse belo casal como presidente e primeira dama de meu país!  Confio em Haddad!  E pelo visto ele teve a sorte de encontrar uma alma gêmea. Observando e conhecendo Ana Estela, logo vislumbra-se a figura confiável e competente de FERNANDO HADDAD!  Que Belo!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador