Senado libera inibidores de apetite vetados pela ANVISA

Enviado por Antonio Francisco

do Correio do Estado

Senado libera inibidores de apetite vetados pela Anvisa

O Senado Federal liberou nesta terça-feira (2) a venda de três grupos de remédios emagrecedores que haviam sido vetados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2011. O texto aprovado não necessita de sanção presidencial e seguirá agora para ser promulgado em sessão do Congresso Nacional, o que deve ocorrer após as eleições.

Após a promulgação, ficará suspensa a decisão da Anvisa que vale desde 2011: o veto à venda das substâncias femproporex, mazindol e anfepramona (do grupo das anfetaminas e seus derivados), e regras mais rígidas para a venda da sibutramina. A Anvisa argumenta que os anfetamínicos apresentam risco à saúde superior aos seus benefícios e que não há provas científicas de que os medicamentos são eficazes.

O projeto de decreto legislativo é de autoria do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que assumiu como candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva (PSB) à Presidência da República. Na justificativa do projeto, Albuquerque defende que a Anvisa, ao vetar as substâncias, “extrapola a sua competência legal e invade competência do Poder Legislativo”.

A decisão da Anvisa foi alvo de polêmica, colocando, de um lado, a Vigilância Sanitária e parte dos médicos e, de outro, profissionais da saúde que tratam pacientes obesos e os próprios usuários dos remédios. Quem defende a volta das drogas ao mercado argumenta que cresceu o uso de drogas aprovadas para outros fins como emagrecedores e a quantidade de cirurgias de redução de estômago. “Sou favorável à manutenção desses medicamentos no mercado, mas eles devem ter um controle rígido”, diz Walmir Coutinho, professor de endocrinologia da PUC-Rio e presidente da Federação Mundial de Obesidade.

Uma das poucas vozes dissonantes na aprovação no plenário do Senado, o senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE) argumentou que há uma forte pressão da indústria pela aprovação do texto. “Não acho que os senadores deveriam se sentir em condição de liberar o consumo de qualquer medicamento objeto de proibição após análise aprofundada”, disse ele, que é médico.

A volta dos medicamentos às prateleiras não deve ser imediata, afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Segundo ele, os registros dos anfetamínicos estão cancelados, e as empresas devem aguardar uma posição da agência. Barbano diz que vai propor imediatamente à diretoria da Anvisa uma nova resolução, para que a venda da sibutramina continue com regras rígidas e para que os anfetamínicos só voltem ao mercado após apresentarem estudos de efetividade e segurança.

Barbano vai propor, ainda, que os derivados das anfetaminas tenham a venda proibida por farmácias de manipulação –onde essas drogas eram mais vendidas. “Do ponto de vista da saúde pública, considero uma decisão perigosa, porque a decisão da Anvisa tem fundamento técnico, científico e legal”, disse o diretor. Barbano classificou de “contrassenso” a ideia de que não cabe à agência regular o mercado de medicamentos. Para Desiré Callegari, 1º secretário do Conselho Federal de Medicina, a decisão é boa e ampliará o arsenal dos médicos contra a obesidade.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Senhores: nosso congresso

    Senhores: nosso congresso necessita de mais representantes da classe média e baixa. A maioria sempre é do capital e isso nunca beneficia o país ou o trabalhador, apenas a eles mesmos. O agranegócio está importando e distribuindo em nossas mesas, o veneno que o resto do mundo proibiu. Os capitalistas da AL, são venenosos, literalmente.

  2. Uma pequena ” palhinha” do

    Uma pequena ” palhinha” do que será o governo da dona Marina, o tal do Beto  já esta agindo como vice, agora passaremos a  ser o povo que mais consome agratôxico  no planeta, bem como  outros venenos que a ANVISA tenha barrado. Com Marina e Beto empossados,tudo será  liberado!!!!!

     

     

  3. competência

    Anvisa, ao vetar as substâncias, “extrapola a sua competência legal e invade competência do Poder Legislativo”.

     

    Não sabia que era competencia do senado prescrever remédios.

    Essa e uma decisão tecnica, não pode ficar na mão de políticos.

     

     

     

  4. Liberaram drogas piores que Maconha

    Atenderam aois clamores dos viciados em anfetaminas e atenderam aos interesses de Médicos os profissionais que tem o monopólio de autorizar a compra dessas drogas.

    Atenderam aos fabricantes que lucram horrores com esse vício.

  5. ANVISA

    Beto Albuquerque autor do projeto em defesa dos Laboratórios ´candidato a vice-presidente da republica.

    O que esperar de um representante destes que já entregou a alma ás grandes organizações farmaceuticas.

    Temos que abrir os olhos,a venda  desses medicamentos é proibida na europa e  EUA.

    Vejam quem foram os senadores quec aprovaram esse projeto e corte-os de suas escolas em 2014.

  6. “Comedor de Gilete”

    Nassif: o pessoal ainda não conseguiu entender a questão desta aprovação. Quem liberou os inibidores de apetite foi o grupo PS(D)B/DEM no Senado. É que eles estão apostando ou na vitória do Aécio ou da Marina. Então, o governo de qualquer deles vai distribuir estes produtos para o povo, para que não sinta fome, no arrocho que vão promover, em benefício de seus asseclas. Será um kit, com 30 comprimidos e um CD do Aro Toledo: “Virgem Santa, que a fome era tanta…”

    1. INIBIDORES DE APETITE

      O colega JCordeiro está totalmente certo, assisti a votação no congresso para a liberação desse inibidor. O PT foi totalmente contra na liberação dos inibidores. O Senador Humberto Costa, dizia que isso é uma decisão técnica e não política. Achei um absurdo isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador